Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Jogo chato como a vuvuzela

25 de junho de 2009 33

Joel Santana deu um banho. Parabéns/EFE
E complicado como o Dunga

Constatações de uma tarde florianopolitana fria, gostosa para acompanhar futebol. Em casa, claro, com um cafezinho e biscoitinhos. Deu Brasil. Vi o seguinte:

- Por favor, se é para agüentar estas vuvuzelas, então que se faça um acordo e se dê à África o título logo. É insuportável assistir futebol assim. Jogo a toalha. Não tem boa vontade com um povo, com uma nação, com uma cultura que justifique esta tortura sonora.

- Some-se a vuvuzela ouvir o Galvão ensinando como é a pronúncia tribal dos nomes sul-africanos beira à insanidade.

- Bom, mas tinha os biscoitinhos e o cafezinho, então fui em frente na partida.

- Velho Joel Santanta. À la Parreira, à Tite (forma do Inter jogar atualmente), estilo do que tem mais moderno no futebol, os sul-africanos ficavam 11 no campo de defesa, para sair rápido com a posse de bola. Claro, com mão-de-obra menos qualificada, muitas vezes a proposta descamba para a retranca, mas não deixa a concepção de estar consoante com o que tem de mais moderno no futebol. Joel, folclórico, sim, mas um grande técnico.

- E o Brasil? Para furar um time recuado e ocupando espaço a rodo, tentou girar a bola na intermediária e, na individualidade, arriscar. Não foi muito feliz. Principalmente porque o responsável por desequilibrar a marcação, Robinho, está vivendo em outro mundo.

- Resultado desta concepção na primeira etapa: quatro bons arremates a gol, com Ramires, com André Santos e dois com Kaká. E quatro chegadas com perigo dos sul-africanos. Ninguém mandou melhor, portanto na primeira etapa.

- No segundo tempo, Dunga mostrou que aproveitou o intervalo para piorar o time. Se Robinho estava inoperante, Filipe Mello aderiu à moda e passou a jogar mal. O time de Joel? Igualzinho. Sem tirar nem por.

- Dunga piorou as coisas no vestiário. E, para variar, mexeu tarde na equipe. Desde is 15 minutos deu para perceber que o time perdeu a clareza nas ações, a volúpia. O que faz o técnico: fica passivo. Tá, poderia ter prorrogação, mas não houve lesão e são três possibilidades. Porque não dar um gás no meio ou no ataque? Mas Dunga é chato, é complicado, mas tem estrela: lançou Daniel Alves na vaga de André Santos. Este bateu falta, aos 43, e levou o Brasil à final!

- Uma observação final: acompanhei comentarista de televisão, ontem, afirmando que os estádios sul-africanos dão um banho nos brasileiros. Até concordo. Mas acho que esqueceu-se, nesta assertiva, dos gramados. O de hoje estava em estado lamentável. E o piso de jogo, convenhamos, é fundamental numa análise de uma praça esportiva. Ou não?

Postado por Marcos Castiel

Bookmark and Share

Comentários (33)

  • flanelinha bate-volta diz: 25 de junho de 2009

    Ninguém merece aquelas cornetas, que tortura, que falta de respeito para com a populção terrestre que vai ter de aguentar essa chatice durante toda a copa, por educação vou me abster sobre oq acho que os corneteiros deveriam fazer com suas malditas vuvuzelas.

  • Roberto Rodrigues diz: 25 de junho de 2009

    Castiel, volto para corrigir: ao invés de endócrino um otorrinolaringologista. As buzinas me deixaram tolo e a definição do especialista quase tomou todos os caracteres.

  • Berloque Gomes diz: 26 de junho de 2009

    Realmente as cornetas fazendo aquela barulhada infernal enchem o saco de todo mundo. Deveriam ser proibidas, porque deve atrapalhar os jogadores (deve ser difícil se concentrar no jogo com aquela barulhada toda). Quanto ao jogo, deu pro gasto. Jogar uma semifinal contra o time anfitrião, com 60 mil torcedores barulhentos, não é fácil. Mas o Robinho é que precisa se ligar. Muito fominha e muita firula (se continuar assim, daqui a pouco é mais um a perambular pelas baladas e pagodes de Floripa).

  • Marcel diz: 25 de junho de 2009

    Qto meteu tres na Italia, era o melhor técnico do mundo. Agora ja é o pior. E qto aos estádios nada haver. Lógico q os estádios deles são melhores, pois acabaram de ser constuídos ou reformados para copa do mundo. Os do Brasil só começaram o ano que vem.

  • LOGO ALI NA PALHOÇA diz: 26 de junho de 2009

    O, caro Castiel o que importa é o resultado no final, em 82 a seleção era a melhor do mundo e nao ganho nada, o socretes o zico o falcao olha uma seleção de peso mas porem o que leva-se em conta é a vitoria o titulo isso sim, em relação ao galvao bueno hahahaha assiste ele quem quer, ove ele quem quer, liga a tv e escuta o radio é melhor o ve na band o na sport tv e não é so o galvao aqui tambem tem uns que deus nos acuda uma lastima

  • flanelinha bate-volta diz: 25 de junho de 2009

    E o presidente da FIFA tem a cara de pau de dizer que é o som da Africa é o som dos quintos dos infernos isso sim.

  • Zé da Pomba diz: 25 de junho de 2009

    Castiel! O BRASIL venceu, mas, para mim NÃO convenceu. Agora, como nem todos tem “sportv” o negócio é colocar o RÁDIO encima da TV para não escutar o “TARADO” do “GAVIÃO BUENO” narrando – pura sacagem! Bate em cheio a “vuvuzela” – lingua travada do Joel! Fê, nada de liga com um tal de “Não sei o que Avaiano”. O Guru já deu o toque! Resiste, não cai!

  • Starcks diz: 25 de junho de 2009

    Queridos amantes do futebol e agonizantes ouvintes do Galvão Bueno. A solução é simples, não precisa ter Sportv. Assiste o jogo em qualquer Canal de TV, diminiu todo o volume e ouve o jogo transmitido pela Rádio. Já foi muiiiito pior na época do Márcio Guedes, um comentarista tendencioso e ruim pra mais de metro. Então assistiamos a TV Globo e ouviamos o José Carlos Araújo (Show!). Experimentem. Aposto que vcs vão gostar.

  • SEU CUNHA diz: 25 de junho de 2009

    Acho que um time que tem na sua lateral esquerda, com todo respeito André Santos, não merecia a vitória. Ainda bem que saiu, bastou para surgir a vitória, Tem jogador que só joga em seus próprios times, no caso André Santos não é jogador de seleção.

  • Emerson diz: 26 de junho de 2009

    Não reclamo do Dunga nem da seleção. O Brasil está na final e prestes a papar mais um título. O que dizer da Fúria Amarelona, que não conseguiu chegar à final? Ou da Itália, que tomou de 3? Ou da Argentina, que está passando sufoco nas eliminatórias para a copa? Sinceramente, acho que o Brasil é a melhor seleção no momento e ano que vem tem tudo para levar essa copa. Os corneteiros de hoje serão os puxa-sacos de amanhã.

  • Marcel diz: 25 de junho de 2009

    Pior que as cornetas e a naração galvão, é a mascara do robinho. fominha.

  • João Evaristo Debiasi diz: 25 de junho de 2009

    Castiel, qdo falta luz num gramado o Glavão costuma dizer que em casa vemos bem pq os modernosequipamentos da Globo “compensariam” a baixa luminosidade etc e tal. Ok, e não há uma tecnologia análoga para o áudio? Só que para anular ou diminuir o som das cornetas? E pra finalizar tem um avaiano que tá queimando o André Santos. Ridiculo isso. O cara jogou bem mas a avaianada provinciana prefere queimar.
    Abraço

  • Carmen diz: 25 de junho de 2009

    Com certeza Castiel! Tem corneta..
    são menores mas fazem um barulho ensurdecedor. São vermelhas com azul (cores do Barça) e torcida toca o tempo todo! Presta a atenção qdo assistir um jogo transmitido no Nou Camp.
    Abrazo.

  • Zé da Pomba diz: 26 de junho de 2009

    Tadeu 15! Usurpando a idéia do Castiel, tenho a dizer que: És complicado como o dunga. Então, quer dizer que passasse alguns dias fora, é ? Fosse acampampar com os amiginhos? Vejo que CONTINUAS fofoqueiro e bisbilhotando as coisas, né? A turma tá DOIDA para te pegar, maravilhoso! Querem botar uma CANGALHA em ti, pode? Liga, tá, medonho.

  • Tadeu Kinze diz: 25 de junho de 2009

    Passei uns dias fora e vejo que a turma continua firme. A FÊ emanando LUZ, o Zé-da-Pomba continua sensível e ciumento e o Bcunha continua o mesmo despeitado de sempre. Imaginem o Bcunha e O Balemão juntos, QUE DUPLINHA sem vergonha!!! – A seleção jogou o suficiente, porém sem brilho. A classificação é o que interessa. O programa “casseta” ganhou um tema rico com o Joel Santana falando inglês. É pra acabar mesmo.

  • Carmen diz: 25 de junho de 2009

    Ô Castiel! Assisti a dois jogos dentro do Camp Nou e lá também tem corneta! Tanto que eu trouxe duas!!! Não acho tãoooo ruim assim! E o Daniel Alves na Cataluña é chamado de “Todo Terreno” traduzindo é um 4 por 4 que vai em todas as bolas, e define! Dá-le Barça, Dá-le seleção brasileira, dá-le Figueiraaaaa, sábado estou lá e com a corneta!!!.

    Nota do editor: nunca fui no Camp Nou, mas tem certeza que é assim?

  • Mangue Rebaixado diz: 26 de junho de 2009

    A choradeira normalde quem nunca vai ter uma atleta na seleção ou copa do mundo!André Santos foi campeão em 04 e vice da copa do Brasil (“craque” marquinho não tem). Dunga venceu o Uruguai, Paraguai, Egito, Itália e Africa do Sul nesta sequencia e gozado o Time do Joel (nunca ganhou nenhum torneio de expressão só carioca) empatou c/ Iraque, Vence u Nova Zelândia (nem liga tem) perdeu p/ ESpanha e Brasil e deverá perder p/ espanha aí ta fazendo uma excelente campanha? Ah Gramados uma vergonha!ABS

  • PAULO diz: 26 de junho de 2009

    Castiel.Não se pode ir contra a cultura de um país.Se as cornetas dele fazem parte,temos que suportar.Se não quiser ouvir o barulho,baixa o som.Assim não ouve o idiota do Galvão e as buzinas,aliás não sei o que é pior.Quanto a nossa seleção,não há o que discutir.Jogou como deve quando se enfrenta uma retranca muito bem armada.Troca a bola até aparecer a chance.Já quebarasses a cara ao cornetear o Dunga.Pô dá um elogio pro cara, ele tá ganhando.Jogar bonito e perder? eu to fora.Prefiro é ganhar.

  • Fernanda Freitas diz: 25 de junho de 2009

    Diz aí Castiel, a substituição do André Santos foi certa ou foi pura sorte do Dunga? E no próximo jogo, ele entra com André ou vai apostar no Daniel Alves? FÊ.

    Nota do editor: Foi pura sorte. Vai por mim!

  • Claiton diz: 25 de junho de 2009

    o que tu quer mais ,Castiel?…o time tah na final…acreditas ainda nessa coisa de q a selecao tem q jogar bonito??..acorda pra vida,meu caro..o futebol mudou faz tempo..naum existe mais times bobos…O QUE INTERESSA EH O RESULTADO…o Brasil vai ganhar essa copa e “jornalistas` como voce ainda vao malhar o Dunga…Tu tah pior q aqueles caras q vao no scarpelli(acham q sao torcedores),para vaiar o proprio time…Tente ver pelo lado bom as coisas…estas muito ranzinza…pare de contaminar…

  • Roberto Rodrigues diz: 26 de junho de 2009

    Off topic Castiel. Acabei de assistir ao jogo do teu time com a LDU do Equador. Como caiu de produção hein? A última vitória foi em cima do Avaí…

    Nota do editor: Roberto, a vaca foi para o brejo… Mas não tá morto quem peleia…rsrsrssr

  • JulioAzzurra diz: 25 de junho de 2009

    O jogo foi muito corrido e disputado. É claro, o elenco do Brasil é superior. Mas os comandados de Joel foram muito bem. Vi o jogo pelo SporTV e me livrei do chato do Galvão. André Santos mostrou que não tem condições de ir à Copa. Pior foi o Kleber, reserva direto foi preterido pelo reserva da lateral direita. As duas vagas da lateral esquerda da seleção estão abertas. Será que o Dunga vai improvisar um LD na LE?

  • LEÃO DA ILHA diz: 25 de junho de 2009

    Castiel! até concordo em parte contigo, mas olha ai guri, auto-critica em demasia , não achas? abç

  • blueJOKER diz: 25 de junho de 2009

    Esta vuvuzela é tão primitiva e idiota qto a falta de educação dos torcedores que não se contem em assistir um jogo sentado,de não fazer fumaça com sinalizador,de fazer uma imundície no estádio.somos iguais,só muda o “modus operandi”somos tão primitivos qto eles,somos do terceiro mundo, “just like them”.

  • Maiquel Felpis diz: 25 de junho de 2009

    O Castiel, vai dizer que vc não tem o sportv??
    Escutar o Galvão narrando é tortura tal qual a vuvuzela

  • Alvinegro diz: 25 de junho de 2009

    MALDITAS CORNETAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • leonardo diz: 25 de junho de 2009

    CASTIEL, denuncie a ação da policia militar de SC, que esta se armando para barrar a festa organizada pela torcida alvinegra pro jogo contra o vasco!

    estao proibindo ate as inofensivas fumaças coloridas! exigimos tratamento igualitario, ja que no sul da ilha vale tudo e nunca é nada barrado!

    estamos ficando cansados disso.. essa perseguiçao vem de longa data…

  • Roberto Rodrigues diz: 25 de junho de 2009

    Caro Castiel desculpe, mas ouvir o Galvão só prá masoquista. O homem tem audiência porque está na Globo. Não o ouço há muito tempo. Corro para a Band, Sportv ou quando estas não transmitem tiro o som. O mundo já está muito chato prá termos ainda de assistir aos Faustões, Gugus, Sílvios, Galvões, etc. Quanto ao comentário sobre a seleção, também fecho contigo. E olha, ouvir aquele barulho de colmeia durante 9O` também é de morrer. Acho que vou a um endócrino, pois o zumbido não me larga.

  • Alvinegro diz: 26 de junho de 2009

    Falam mal do Galvão porque ja virou lugar comum, e quem quer dar uma de intelectualóide malha o cara. Mas a verdade, a verdade verdadeira é que ele é o cara! Se colocar o bicho a narrar o enterro do Michael Jackson, ele vai dar um banho. SEEEEGUUUURAAA, QUE EU QUERO VER… VAI QUE É TUUUUAAAA WILSONNNNNN….. ROOOONNNAAAAAAAAAAALLLLLLLLLLLLLLLDIIIIIIIIINHOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!
    É UM MONTRO!

  • Êmone diz: 26 de junho de 2009

    Treinador de seleção que não usa as cores e nem uniforme da comissão técnica é um bobalhão. No jogo de ontem a saída de Robinho era necessária. Com certeza o gol sairia bem mais cedo e tinha caixa prá mais. Fala sério….o time da África do Sul é uma firida. Com um bom treinador o Brasil ganharia fácil…fácil. Mas com o Dunga(argh) as coisas se tornam difíceis.

  • LOGO ALI NA PALHOÇA diz: 26 de junho de 2009

    O Castiel, teu time ontem que coisa medonha, te pergunto vc acha o Guinhazu bom? o cara não da um passe certo so roda e desarma o Dalessandro que coisa orrorosa e olha contra o Corintians completo a coisa esta feia amigo, vc não acha que mesmo com a volta do nilmar pouca coisa muda? bem foi uma lasttima o jogo contra o orintias e contra a L D U orivel é so ir para cima deles que os galderios geme

    Nota do editor: medonho mesmo.

  • Flávio Targino da Silva diz: 26 de junho de 2009

    Castiel, não concordo com o seu comentário. Achei o jogo do Brasil x África do Sul muito bom. Méritos para o Joel Santana e méritos para a Seleção Brasileira que soube ter paciência e não perdeu a cabeça. Isso vai ser decisivo na copa do mundo, creio que todos os jogos do Brasil serão assim, Brasil versus timinho (no diminutivo de propósito) fechado. Pra mim foi realmente um jogo pra cachorro-grande, muito bem jogado e trabalhado técnica e taticamente.

  • Roberto Rodrigues diz: 26 de junho de 2009

    Não precisa ser intelectual prá não simpátizar com o Galvão Bueno. Até o meu querido Zé da Baga, que na escola só entrou prá limpar as salas de aula, não suporta o “sabe-tudo”. Dia destes me disse: “seu Rodrigues, como é que a mulher desse Garvão atura ele? Acho que é por causa da “bufunfa” – completou.

Envie seu Comentário