Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Rafael Coelho funciona. Evando, não

25 de julho de 2009 54

Viva a volta ao G-4!

A expectativa a era muito simples: o Figueirense acharia um jeito de jogar fora de casa equilibrado e confiável? A resposta, após o 1 a 0 sobre a Ponte Preta, segue inconclusiva. A solução determinada pelo treinador Roberto Fernandes funcionou o suficiente para a vitória, mas foi insuficiente para chegar-se a uma conclusão.

Tirante este viés tático, o mais importante de tudo, na real, é poder dizer: o Figueira venceu um adversário direto ao G-4. Mais, fora de casa. E, na realidade, isso é o que importa. E, também voltou ao grupo que mira a Série A.

Claro, vital, também, mostrar que o Figueira teve um goleador operante, Rafael Coelho. E a Ponte um goleador inoperante, Evando.

O técnico Roberto Fernandes não prima pela coerência. Por que não manter um esquema padrão, tipo o que jogou no Scarpelli e venceu bem o Vila Nova?

Sacrificou João Filipi, o melhor dos zagueiros nos serviços prestados da temporada, apostou em três volantes, três zagueiros e tirou Clodoaldo, que serviria como referência, para entrar com Pacheco, ficando somente com Coelho como finalizador de ofício.

Enfim, como não vemos treino, a única coisa que restava era apostar que este esquema tivesse sido testado e aprovado.

Em campo, a “pequena” revolução aprontada por Roberto Fernandes teve como reflexo, no primeiro tempo, um time que apresentou, individualmente, os atletas tentando se ajustar às novas funções e posicionamentos.

A ideia tática, contudo, era consistente, há que se admitir. Difícil de empregar pela falta de dinâmica natural dos atletas, que precisam de tempo de adaptação, mas bem concebida.

O esquema funcionou parcialmente em termos de povoamento de meio-de-campo. E, no caso dos contra-ataques, demorou um pouco, mas, quando apareceu, foi fulminante. A partir de Paulinho, passando pelo passe de Pacheco, chegando a Lucas e terminando com Coelho. Pé em pé até o 1 a 0.

Massari na vaga de Fernandes foi correto

No segundo tempo Roberto Fernandes mexeu bem. Fernandes não se encontrou no esquema proposto. O campo pesado também forçava muito um atleta que ficou um tempão parado. As explicações do treinador à CBN no intervalo me pareceram coerentes.

Massari entrou para tentar mostrar serviço, dar o seu recado, com uma série de incumbências táticas de gente grande, coisa para jogador experiente alternar flutuação entre ala e meio numa configuração em que, certamente, o time seria bastante agredido por um adversário que precisava dar resposta ao seu torcedor.

O garoto, cria da casa, entrou ali e foi sério, discreto, mas eficiente.

A aposta na segunda etapa foi no contra-ataque – um pouco exagerada até. Simplesmente abdicou de trocar bolas de meio para ganhar tempo.

O time fechadinho atrás e muita correria quando de posse da gorduchinha.

Nesta toada, o Figueira levou poucos sustos, assustou pouco e voltou de Campinas com os três pontos na poupança.

Obs 1: Sobre Evando, ex-Avaí, no primeiro tempo uma atuação bizarra. Prejudicado pela distribuição tática do técnico Pintado, mesmo assim, quando teve chances mostrou estar completamente fora de sintonia, arremates descontrolados e inoportunos. No segundo tempo, Evando posicionou-se mais à frente, mas continuou concluindo mal. E pareceu, ainda, bastante cansado e fora de forma, sem a qual seu futebol some. Sua penúltima tentativa foi uma patética bicicleta mal-sucedida. E a última, a bola do jogo, errou cara a cara com Wilson.

Obs 2: O técnico Pintado foi o mesmo do tempo de Figueirense. Taticamente apresentou um time com poucas variações, poucas jogadas ensaiadas, monocórdio e com funções previsíveis e facilmente anuláveis.

Postado por Marcos Castiel

Bookmark and Share

Comentários (54)

  • marcel diz: 26 de julho de 2009

    Jumior, eu cito a cidade que eu resido. E coloco os comentários que eu bem entender. Não é obrigado a ler. Faça os seus. Que dos meus é por minha conta. Babaca nenhum coloca palavras na minha boca.

  • Edinei diz: 25 de julho de 2009

    Pintaram o Galo meu querido.

  • cielavaiano diz: 25 de julho de 2009

    Gooooooooooolll,dooo Leãoooo!! 2 x 0!A maquina azulll!

  • Dimaris diz: 25 de julho de 2009

    hahahah. Castiel não é Galo é Pintado. Você está trocando o nome dos peixes.

  • Junior diz: 25 de julho de 2009

    Tecnico galo??? abraços castiel!!! figueira sempre!!!

  • André diz: 25 de julho de 2009

    Xastiel..arruma lá…o técnico é o pintado…fraquíssimo como sempre…em relação ao figueira…a zaga ótima…o Wilson goleiraço…o Rafael Coelho fazendo gol como sempre…o lucas bem…e o meio bem na marcação…péssimo na criatividade…mas já é um outro figueira em relação a competitividade…

  • Monique diz: 25 de julho de 2009

    O técnico Galo seria o mesmo da época de Figueirense, SE o técnico fosse o Galo.. vou entender q vc confundiu e quis dizer PINTADO. Enfim, Saudaçoes Alvinegrasssssss e QUEBRA TUDOOOOOOOOOOOOOO FIGUEIRAAAAA!!! PS: Esperar q o Evando fizesse gol no Figueirense é demais néé.. viu o manto preto e branco e apavorou!!!

  • Alvinegro! diz: 25 de julho de 2009

    Castiel por favor arrume o nome do técnico da Ponte Preta!Não é o “Galo” como colocasse e sim o “Pintado”!Que realmente continua o mesmo!Ele só sabe ficar na beira do campo mandando todo mundo correr e dando esporros sem esquema nenhuma de jogo!Horrível!Ainda bem que foi embora do Figueira!Apesar de ser meio confuso muitas vezes, mas prefiro mil vezes o Roberto Fernades!!Essa foi uma vitória pra dar muita confiança á este grupo!!abraço!

  • Stark diz: 25 de julho de 2009

    Já pensou ano que vem Figueirense e Avai na Série A ??? Teríamos a elite do Futebol Brasileiro circulando entre a Ressacada e o Scarpelli. Seria o máximo para o Futebol Catarinense. Bom, o Figueirense já chegou no G4 e o Avaí está massarando o Atlético.

  • Wilson Santos diz: 25 de julho de 2009

    Mas quem esse… O Sábio, Pensa que entende de futebol, quando na verdade ele não passa de um mero torcedor do Time do Mangue, tenta menosprezar a qualquer preço as vitórias do Figueirense, tenta de todas as maneiras desqualificar os feitos de seus profissionais. Pobre mortal, ainda se intitula O SÁBIO, Acho que vc está mais para UM BURRO torcedor, que por sinal o Avai não mereçe um ser intojado da tua espécie. Castiel, desculpe o desabafo, mas não dá pra aguentar mais, puta cara chato e BURRO.

  • Fabio Silva diz: 25 de julho de 2009

    O técnico da ponte é o Pintado, nao o Galo Castiel! Erro compreensível, mas é importante corrigir! heuheuhe!!

    Abs!

  • O SÁBIO diz: 26 de julho de 2009

    Engraçado, eu conhecia uma pessoa que nos seus 92 anos de vida não sabia escrever nem seu nome. Mas era de uma sabedoria fantástica sobre tudo, principalmente futebol, talvez por esse motivo eu tenha tanta sabedoria nesse campo. Mas claro que não é “Redículo” oras é ridículo, mais ridículo ainda é jogar pedra no telhado dos outros e ter seu telhado de vidro. Exemplo: dêem opiniões e não “DEEM” moral de cuecas. Sabedoria estar no saber, no conhecimento de algo, sejamos sábios, falta argumentos

  • Carlos Gavião diz: 26 de julho de 2009

    No post tá escrito”Taticamente com poucas variações táticas” (?).

  • Zezinho_Alvinegro diz: 25 de julho de 2009

    Castiel, na Observação 1 continua constand o nome do Tecnico Galo no Lugar de Pintado. Confusão normal já que temos muitos animais no futebol.

  • Pedro diz: 25 de julho de 2009

    G4! É, acho que vai ter clássico ano que vem. O Hawaii dificilmente cai. E nosso Figueira de Deus quiser (e ele quer) sobe. É a capital fazendo bonito. Abraços.

  • tenebroso diz: 25 de julho de 2009

    o 2º gol do time do mangue estava impedido. o ML disso que estava meio impedido , isso existe? ahahahahahaha. se fosse o figueira era porque tinha comprado o juiz, me poupe.

  • O SÁBIO diz: 25 de julho de 2009

    Família grande essa Santos! Coisa horrorosa. Será só ele? A questão de o gol ter sido irregular não anula a vitória dos rosinhas. Só que sejamos honestos, um futebol horrível, mostra a deficiência e muito clara do time da praia do cagão.
    Vai apenas fazer uma fumaça, mas não tem time para classificar e permanecer no G 4.
    Sem falar que desse time vão sair Edson, Rafael Coelho e grande possibilidade do Lucas também. Ai eu quero ver, com eles já não é grande coisa. Saudações azurras

  • Wilson Santos diz: 25 de julho de 2009

    Castiel, quantos jogadores formados nas categorias de base do Figueirense, estavam em campo, hoje….? Rafael Coelho, Lucas, Edson e Massari, correto….! Acho que por sinal os melhores em campo.

  • MAURINO BASTOS diz: 25 de julho de 2009

    Esse Cunha (Sábio), ou será sabiá? É mesmo entendido de futebol. Dizer que o Rafael Coelha estava impedido é mais que burrice,é ser cego. Ou será que ele estava vendo outro jogo?

  • Sr Pasquale diz: 26 de julho de 2009

    Peço, que “comentaristas” que escrevem palavras como “Redículo” não deem opiniões, a língua portuguesa, e os torcedores dos nossos times da capital agradecem… Os Cronistas esportivos do Paraguai devem pelo menos saber escrever…! Sou alvinegro, mas peço por TODOS um pouco de respeito a nossa língua!E outra coisa, avaiano tem mais coisa pra se preocupar do que a série B, vocês não são Séria A, então se preocupem com vocês! Ano que vem conversamos…Figueiraaa!

  • Nego Mamador diz: 25 de julho de 2009

    Seu Castiel! Os “rosinhas” resolveram acordar. Também já era tempo. Há meu ver exitem 8 (oito) times na Série “B” brigando entre si para ficar no G4 – Se ligem. Agora quero parabenizar o Gaúcho Fudêncio, pelo BATISMO do clássico, caso os “Rosas” subam para Série “A” onde desponta imponente o Glorioso AVAI:
    “Avi-Gueirea”. Máximo, arrombasee oh!

  • MAURINO BASTOS diz: 25 de julho de 2009

    Parabéns garotada Alvinegra, bela vitória! Foram a Campinas, deram uma banana pra macaca, uma lamparina pro iluminado e voltaram com 3 pontos. Já ultrapassamos 1/3 da caminhada rumo a Série A. O resto, bem o resto a gente vai buscar na raça, na humildade. Ao verdadeiro Avaiano, parabéns também pela vitória contra o Atlético, menos pra um burro SÁBIO, ele não merece. É muito jegue! ou será um menosprezo ao bichinho?

  • Joao Floripa diz: 25 de julho de 2009

    As coisas começam a se encaminhar: vitória; Wilosn levando o terceiro cartão na hora certa; Ale levando o terceito – pena que não tenha que cumprir umas 30 partitas. Agora só falta arrumar o time, que apesar do monte de volantes, não ganha uma segunda bola e não marca ninguém, epxondo a defesa durante os 90 minutos. Sugiro que fiquem a semana toda treinando passes e marcação no meio. Ou seja, falta o básico do futebol -teinador e treino.

  • flanelinha bate – volta diz: 26 de julho de 2009

    O figueirense jogou com garra, raça e perseverança enfim jogou ao estilo série B, estamos VOLTANDO ao G4 para não mais sair à elite é o nosso habtat natural, não há como nos deter, VOLTAREMOS.
    Ah! o hawai vai cair, tudo que sobe desce, principalmente o time do mangue, calouro da A.

  • marcel diz: 25 de julho de 2009

    Esse Evando só era craque no Avai. Pq lá quem tem um olho é rei. Parabensss!! figueira, vamos de degrau em degrau subindo. Com humildade e seriedade. E ahhh sem ajuda daquele aparelinho de assopro, que tanto ajudou nosso co-irmão ano passado.

  • Duarte Machado Jr. diz: 25 de julho de 2009

    Castiel, o técnico da Ponte Preta não é o Galo, é o Pintado!

  • Wilson Santos diz: 25 de julho de 2009

    Por um acaso o Técnico da Ponte não seria o PINTADO…?

  • Filipe Alvinegro diz: 25 de julho de 2009

    Castiel..primeiro lugar..não era o Galo…era o Pintado o técnico da Ponte!!! Arruma aí!! E outra coisa, nosso elenco é mto bom…o que nos falta é técnico! O esquema inicial foi interessante, mas as alterações foram bizarras. Ele não tem noção nenhuma de tática. É uma lástima como técnico!

    Fora isso, destaco tb a torcida alvinegra, que mais uma vez esteve presente, e bem presente em campinas!!

    Terça o verdadeiro caldeirão vai ferver!!!!

    VOLTAREMOS!!

  • Eduardo diz: 25 de julho de 2009

    Na obs 2 acho que você queria dizer técnico Pintado, e não técnico Galo como consta no post.

    Abraço,

    Eduardo
    Blog Gigante Alvinegro

  • Carlos diz: 25 de julho de 2009

    Caro Castiel. Análise perfeita. Quem é o Galo? Estás trocando peixe por ave? Tudo bem, os dois não são bons terinadores e confundem mesmo. Saudações alvinegras.

  • rodrigo diz: 25 de julho de 2009

    QUEBRA TUDO FIGUEIRA!!! Agora é lotar o Scarpelão na terça pra ajudar o time….
    Castiel – No obs 1 e 2 é o Galo ou Pintado? a ironia é boa os dois ex-alvinegros tomaram…

  • O SÁBIO diz: 25 de julho de 2009

    O técnico em questão é o Pintado.
    Outra uma boa vitória dos rosinhas, embora ilusória. Um futebol de time pequeno, só retranca. O gol foi irregular, quando recebeu a bola Lucas estava em posição de impedimento, sem falar que deram um impedimento que não foi de Evando e deixaram de dar um pênalti para a Ponte, mas valeu, só que é ilusão.

  • FILLIPE GOMES diz: 25 de julho de 2009

    Bela vitória, mas precisamos vencer os próximos jogos, pois essa série B, ao contrário de anos anteriores, está muito equilibrada. É só ver os números para percebemos que há 8 times brigando por 04 vagas. Para mim, a Portuguesa é a grande favorita a subir, junto com o Vasco. As outras duas vagas serão disputadas por 06 times, sendo 01 deles o Figueira. É bom que time e torcida saibam que cada jogo é uma final. O adversário de hoje é um dos concorrentes e o de terça é outro. Força FIGUEIRA!

  • Sandro diz: 26 de julho de 2009

    É o seguinte: estamos a 07 pontos da zona de rebaixamento e o bgayra está empatado em nº de pontos com o 5º colocado!
    O LEÃO NÃO CAI, O BGAYRA NÃO SOBE

  • Carlos Gavião diz: 26 de julho de 2009

    Agora pode-se dizer que o Figueirense ganhou 3 pontos de um time mais forte , com mais estrutura. O Wilson foi bem de novo, Lucas , Rafael Coelho, ale, Regis, Fernan-dez.

  • CABOCO SECADOR (Avaí vai cair e o Figueira não vai subir) diz: 25 de julho de 2009

    tum-tum-tum-tum-tum-tum…tô batendo meu tambor pro figueira também…

    Nem com reza braba esse mulambo cai pra zona da 3ª?

    Eita miserê de secação….num tá dando nem aqui, nem no sul da ilha.

    Saravá bando de mulambos.

  • Zé da Pomba diz: 25 de julho de 2009

    Seja bem-vindo ao G4 Figueira “Rosa!

  • Zé da Pomba diz: 25 de julho de 2009

    Castiel! Estou MARAVILHADO. Parabéns meu PEQUENO Brócolis – Série “B”! Parabéns AVAI meu GRANDE querido – Série “A”!

  • Zé da Pomba diz: 26 de julho de 2009

    Continuação – Tadeu 15, onde andas nego? És muito “Mari” quando o teu “Rosa” Figueira ganha! Em tempo: “Mari” é a abreviatura de “maricon”.

  • O SÁBIO diz: 26 de julho de 2009

    Bom, o interessante no futebol é as opiniões às vezes somos obrigados a voltar atrás em algumas, pois bem, eu revendo as imagens em outro anglo posso afirmar, o Lucas não estava impedido, mas o pênalti no atacante da Ponte foi e o impedimento no Evando não existiu, dois lances capitais contra a Ponte.
    Outra opinião que não mudo é que com esse time jogando esse futebol redículo os rosas não sobem, pior ficará com a saída já confirmada de Edson e Rafael Coelho, com possibilidades do Lucas também

  • Maria diz: 25 de julho de 2009

    Castiel, sou avaiana.. mas só uma correção o Técnico, era o Pintado e não o Galo, como tu diz no post.
    Maria

  • Marcos Castiel diz: 25 de julho de 2009

    Em atenção a todos os que me corrigiram, já arrumei o post neste ato falho. E fico feliz de que o povo está atento. É preciso concentração total. Valeu, povo!

  • marcel diz: 26 de julho de 2009

    Muito boa Sr. Pasquale, isso pq ele se chama sábio hahahahaha. Se ele é sábio eu sou o dicionário Aurélio em pessoa hahaha. Ele escreve até o nome errado. O nome correto dele é sabiá, apesar que está mais pra urubu hahaha.

  • MAURINO BASTOS diz: 26 de julho de 2009

    Realmente, tenha certeza Cunha/Sábio (???), no dia que estiver errado, pedirei desculpas a quem quer que seja, até a você. O que não é nesse caso, nenhum dois dois estavam impedidos. Tente me convencer aos olhos da razão, aí sim com prazer pedirei desculpas, sou humilde, não arrogante. Seu eu tiver um pouquinho de inteligência e respeito, deixo para os outros notarem, não fico gritando aos quatro ventos que sou o bom. É esse o maior defeito do ser humano, que todos desprezam, inclusive eu.

  • Guilherme diz: 26 de julho de 2009

    Esse “o sábio” não passa de um ignorante, assim como a maioria dos avaiANUS. Parece pobre quando ganha na mega-sena, fica bobo. Quero ver teu time permanecer 7 anos na Série A e chegar numa final de Copa do Brasil. Tu tá muito preocupado com o Figueirense na Série B, deve ser porque vocês tem muita experiência em Série B, já que ficaram 10 anos lá, Vai cuidar do time, seu vi***.

  • Guilherme diz: 26 de julho de 2009

    Sábio, quantas vitórias tem o Figueirense e quantas tem o Avaí jogando na Ressacada? Vocês não mandam nem na própria casa!

  • LOGO ALI NA PALHOÇA diz: 27 de julho de 2009

    CASTIEL tu como treinador és um belo Gaucho, de bola não entendes é nada, o tu achas que esquema para jogar fora de casa do figueirense esta errado, hummmmmmm e o volantao que tu querias me diz para que? olha quero te falar novamente não prescisa deninguem no time não é so acertar as peças e pronto, no final do campeonato veremos quem tem raozao hahahah apara o coitado

  • O SÁBIO diz: 26 de julho de 2009

    Os amigos avaianos já notaram que algumas coisas neste blog mudaram depois das vitórias avaianas. Na coloninha tem um que pensa que mora em Ctba – Outro que mora na praia do cagão pensa que mora na baía de todos os “Santos” Praia “Fê dorenta”, Será que com tantas “Bostas” tem Tubarão? Então melhor pegar todos os “Santos” e se mudar para Porto Alegre. Ai já fica parecendo uns figayúchos, os mesmo que estavam infiltrados na torcida do Grêmio na Ressacada, os mesmos de sempre.
    Esse Avai faz côsa.

  • O SÁBIO diz: 25 de julho de 2009

    Maurino aprenda a ler, veja que no primeiro comentário o que eu comentei, porque em nenhum momento eu escrevi que o Rafael Coelhinho da Páscoa estava impedido, reafirmo a jogada foi irregular sim, o Lucas recebeu em impedimento e tocou para o Rafael.Reveja o lance e não tenha vergonha de pedir desculpas. porque até pode ficar a duvida o que não pode é dizer o que eu não escrevi. Só que a duvida fica pra vocês, eu tenho certeza que Lucas estava impedido.

  • Fudêncio diz: 25 de julho de 2009

    E ai seu castiel tudo tri legal! Bah! BAITA vitória de ambos, Tchê! Agora, pensando lá na frente que tal um “GreNal” de Santa Catarina, ou seja, o “AviGueira”! BARBARIDADE, Tchê! Castiel, se os marcias da “chuteira e do vestidinho Rosa” estiverem na Série “A”, quero que deponhas a meu favor no Tribunal pelo “patenteamento” do clássico! Bah! AviGueira”!

  • O SÁBIO diz: 26 de julho de 2009

    No inicio algumas Barbies diziam assim; não vão ganhar uma partida, depois, não vão sair da zona, depois, não ganham time grande, agora é, quero ver ficar sete anos numa série A, não param os argumentos frouxos, essa torcida contra vai ficar conhecida como, torcida METAMORFOSE, a cada rodada e sucesso do Avai eles se transformam, mudam discursos e cada um pior do que o outro.
    A inveja é uma merda. Ou seja, são incapazes de reconhecer a supremacia avaiana nesse momento.
    “AVAI, SÓ ELE É ASSIM”

  • Macarrão Bobgueira diz: 27 de julho de 2009

    ao sábio (eheheheheh), fale apenas dos secadores do avaí, sou Figueirense e não seco o avaí, tenho coisas muito mais importantes pra fazer para o meu time, vcs se matam sozinho. E quanto a ser sábio, sábio pelo que sei, não sai dizendo para os outros o que tem na cabeça e vou dar um expemplo que vc falou e que vc tem na cabeça (MERDA) eheheheheh vai te catar avaiano, cuida do teu time que tá bem agora, mas até quando?? saudações alvinegras….

  • Junior diz: 25 de julho de 2009

    Marcel, quando postar, não coloque a cidade de Curitiba, cite outra qualquer, não envergonha a cidade com tantas besteiras e menosprezo ao Avai, que pode ter só um olho, mas lá no Estreito, o pessoal tem três, o de baixo bem largo de…..
    É dose de aguentar tamanha infantilidade, cresce rapaz, elogia teu time que ele precisa muito, deixa o time dos outros sossegado.

  • Dimaris diz: 25 de julho de 2009

    Que bela vitória. Gostei muito da apresentação da equipe. Estava consistente e consciente. O sistema de defesa está muito bem.

Envie seu Comentário