Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

O Ferinha manda o recado da Paraíba!

31 de julho de 2009 24
Blogueiros, peço desculpas aos alvinegros pela falta de um post hoje mais cedo, como é costume do blog em dia de jogo. Mas passei a manhã com compromisso e viagem deve me impedir até de ver o jogo. Mas deixo vocês com a companhia de Helton “Ferinha” Luiz, que está na Paraíba e nos mostra com seu bom humor e senso de observação o que rola por lá no textinho abaixo. Se eu conseguir me informar sobre o jogo, abro discussão no blog logo mais à noite. Inté. Manda parceiro Helton:

“Garçom, aqui na Paraíba, todo mundo é igual…”
Castija e amigos leitores! Claro que alterei a letra da música do Reginaldo Rossi, mas é mais ou menos isso. Todo mundo igual ou muito semelhante. O sotaque, a linguagem, o vernáculo nordestino é que deixa a gente feliz, como se não existisse preocupação no mundo, êita ferro! Bom, boralá escrevê procê, macho.
Distante 120 quilômetros de João Pessoa, Campina Grande não é tão quente quanto a capital. Aqui sobra um ar diferente o que não muda a hospitalidade do povo. Cheguei sentado – ao lado, que fique claro – do humorista Shaolim, aquele mesmo que iniciou no Domingão do Faustão e agora é contratado da Record, juntamente com Tom Cavalcante.
Primeira impressão: simpático.
O homem leu um livro chamado “A Cabana”, de William P. Young, a viagem inteira de Recife até Campina Grande. Tá certo que foram só 20 minutos de vôo, mas leu.
Aqui está a maior fábrica da Havaianas que é exportada para o mundo todo. O maior São João do Mundo, realizado no mês passado, infelizmente. O Encontro da Nova Consciência, um encontro ecumênico realizado durante o carnaval e, atualmente, o Festival de Inverno. Neste período se apresentam por aqui artistas de todo o país nas mais diversas formas de arte.
No hotel onde estamos encontrei o coreógrafo e dançarino Carlinhos de Jesus. Rápidos cumprimentos e me disse que está promovendo algumas oficinas de dança e um workshop, além de apresentações do seu grupo carioca de bailarinos.
Primeira impressão: simpático
O Figueirense chegou ontem à noite de Recife. Preferiu vir de ônibus e treinar no campo do Sport, na Ilha do Retiro. Uma questão de logística. Encontrará aqui um estádio onde cabem, “apertadinhu”, 50 mil pessoas – o que me disse o Vanduir, taxista aqui de Campina Grande. O nome é José, mas prefere Vanduir e não se fala mais nisso!
O estádio chama-se Gov. Ernani Sátiro, carinhosamente mais conhecido como Amigão. Capacidade oficial: 45 mil pessoas.
Recorde de público: 1982. 42.149 torcedores para ver o Treze levar 3 a 1 do Flamengo-RJ.
Ah, isso me fez lembrar algo. A piada na cidade é o Campinense, óbvio, pela campanha do time. A frase mais usada é: VISITE CAMPINA GRANDE E LEVE 3 PONTOS. Que coisa!
Dizem que o povo vai pro estádio mais para conhecer o time visitante do que torcer pela equipe da casa.
Era isso! Sobre futebol a gente fala depois na CBN, fechô mô fio?
Até a próxima.”

Postado por Marcos Castiel e Helton Luiz

Bookmark and Share

Comentários (24)

  • marcel NÂO LEVAREI 30 ANOS PARA SUBIR diz: 31 de julho de 2009

    Castiel, uma notícia não sei se vc já sabe. O Atlético está desistindo de fazer o estádio nos moldes que exige a fifa. Inclusive já avisou a prefeitura para se preparar para arrumar o pinheirão. Ele disse que não dispõen dos valores e nem parceiros para as reformas que a fifa exige. Não vai gastar 130 milhões só para os jogos da copa. Não sei pq entrou então. E qto a jogo ficara goleando facíl.

  • Tonha do Tabaco diz: 31 de julho de 2009

    Castiel meu lindo! Sem querer assustar, temo pelo Figueira. É que lá na Paraíba há a LENDA da “Mulher Macho Sim Senhor”. Se incorporada nos jogadores da “Campinense” NÃO tem mais para ninguém. Nascida como “Filha da Dor”, empestiou-se na região mais que notícia ruim. Esparramada como Jagunça, quer COMEDR quem vem de FORA, especialmente, se descobre que há concorrência – por exemplo, maricas que usam “Chuteira e Vestidinho Rosa”. Ulalá! Pelo jeito JOGO vai ser com “Zoio nos Zoi. Tchau Figueira!

  • Carlos Cojeka diz: 1 de agosto de 2009

    ôooo, peludo, volte a cobrir os jogos do Avaí que é mais negócio, rapaz.
    Abraços ao amigo.

  • Wilson Santos diz: 31 de julho de 2009

    Para os secadores de plantão, Rafael Coelho, aquele que quebrou o tornozelo, mas com o tornozelo quebrado ele está jogando, e por sinal já fez o primeiro GOL a 1:20 , como pode isso, jogador com tornozelo quebrado pode jogar….hummmm, pergunta para o Sábio, será…..

  • Fernando Avaiano diz: 31 de julho de 2009

    Chupa essa alvinegro, ha ha ha ha. Que coisa boa, o alvinegro tomando ferro do lanterna! Depois dessa sou obrigada a dizer, obrigado Prisco, obrigado técnico, obrigado Fernandes. Para a turma do 171 tipo Glaiton, Tadeu 24, vamos de novo: chupa essa. ha ha ha ha.Desculpa Castiel, mais isso é um desabafo. Abç

  • Nego Mamador diz: 31 de julho de 2009

    Seu Castiel! Para hoje já estou até prevendo baixar por lá a LENDA da “Paraíba masculina mulher MACHO sim senhor”. Se ELA incorporar nos caboclos (jogadores da Campinense) vai ser um “deuses” nos acuda! É ferro e mais Ferro e o Figueira virá para casa com umas 4 (quatro) mandiocas atravessadas. O que? Credo!

  • Marcos Schmidt diz: 31 de julho de 2009

    kkkkkkkkkk…. tem que ser muito bom pra ir lá e voltar de quatro. como esse post ganhou relevância depois do jogo terminado, hein, Castiel? Rumo à Série C

  • Flavio diz: 3 de agosto de 2009

    Mais uma vez o Hélton inspirado…

  • Wilson Santos diz: 31 de julho de 2009

    Quanto besteirol desses Bvainus, agora que o time deles deu uma alegria, já estão se achando no direito de se comparar ao grande Figueirense Futebol Clube, vão se enchergar, vão ter que trilhar muitos caminhos para chegar aos números alcançados do grande Furacão Alvinegro Catarinense, morram de inveja, e parem de inventar, pois os numeros não mentes, muito menos as estatísticas. Vão se informar cambada de ignorantes.

  • glaiton santos diz: 31 de julho de 2009

    E também tem a familia do Philon da BobGueira que é de lá, que já foi convocada pra torcer pro Figueira todos eles torcem pro Treze e com certeza hoje vão ser Figueira.

  • O Sábio diz: 31 de julho de 2009

    Espero que não me venham com bla, bla, bla, porque é obrigação ganhar do time do Campinense. Agora se por ventura perder, ai vocês rosas tem mais é que tomar chá de sumideira e ir chorar em outro canto. A questão é uma só, estão hoje no G 4, mas não tem time para permanecer, na realidade vocês sabem disso, só não querem é dizer. Como diz o Zé, espero que eles não emporcalhem, e tem outra o pessoal de lá gosta de zoeira, cuidado, porque precisa ser muito ruim pra perder pra eles.

  • Ana Letícia da Rosa diz: 31 de julho de 2009

    Esse texto é a cara do Ferinha!!! Bju!

  • Berloque Gomes diz: 31 de julho de 2009

    “O estádio chama-se Gov. Ernani Sátiro, carinhosamente mais conhecido como Amigão”. Sátiro? Amigão? Eu, hein! Melhor abrir o olho com o “Sátiro”. No link acima tem a foto de um sátiro, da mitologia grega. Melhor não bobear, não tem?

  • Leo Leão diz: 31 de julho de 2009

    Visite Campina Grande e ganhe um chocolate…
    Fora do G4… hehehehe

  • cielavaiano diz: 31 de julho de 2009

    Ei Zé da Pomba!Não achas o FLANELINHA BARBIE VOLTA a cara do Tadeu 15?Tenho minhas desconfianças!EM 3 MESES,MAIS QUE SETE ANOS!Urrraaaa LEÃOOOOO!

  • Zé da Pomba diz: 31 de julho de 2009

    Castiel! Depois de uma BELA vitória do GLORIOSO AVAI, vamos a um POST de menor intensidade – Série “B” para desanuviar. Acreditem: lá na PARAÍBA há MULHER MACHO sim Senhor! Os “Rosas” irão a loucura. A Chupeta, SEU CUNHA será fichinha. Ah! Segundo o TADEU 15, o Estádio da Campinense tem capacidade para 45.000 espectadores – 22.500 são para as “MULHER MACHO”. Isso que é força na PERUCA e NÃO na política. GlaYton e Tadeu 15 por FORA, mas, ligados na SUCÇÃO. Ui! Figueira, NÃO emporcalha!

  • flanelinha bate volta diz: 31 de julho de 2009

    Wilson, Lucas, toninho, Régis, Edson, alê, pulinho, Fernandes, Vinícius, Rafael Coelho este é o time, está é a MÁQUINA.

  • Wilson Santos diz: 31 de julho de 2009

    Esses Bvainus, torcedor do time dos Mosquitos, sofrem mesmo de delirius tremem, comem berbigão estragado, da baia Sul, depois vem aqui colocarem seus devaneios sobre seus desejos de insucesso do Figueirense, quanta marmuria, quanto rancor, também depois de 10 anos sem títulos, 30 anos sem Elite, o que esperar, delirios, delirios, e mais delirios…. parecem umas tresolocadas desvairadas com espamos multiplos….

  • O Sábio diz: 31 de julho de 2009

    Cielavaiano vou responder pelo Zé, me permita Zé. Esse Barbie e volta, é o mesmo da família grande, o multiplo, é bem a cara de um Barbie fanatico, pois o cara se travesti toda hora. Só que deixa um rastro muito grande, fácil de detectar.
    Ele pensa que está enganando, mas quem engana mesmo é o time dele. Ele como escrevi é bem a cara do time, sem personalidade, Já notou que eles e elas volta e meia dizem que estavam viajando, nem eu que fumo viajo tanto.
    “AVAI É PAIXÃO”

  • Eduardo Medeiros diz: 31 de julho de 2009

    Boa Castija e Helton, já estava com saudade da parceria no blog…esse Ferinha tem um poder de observação e descrição invejável…vcs dois são show!

  • Zé da Pomba diz: 31 de julho de 2009

    Acho querido amigo “cielavaiano”. Aliás ele, também, escorrega na BANANA.

  • Fernando Avaiano diz: 31 de julho de 2009

    Isso não vale para você Samuka, é direto para os malas que de vez em quando invadem o post, e daí Glaito, Tadando, Wilson Gayucho, Felipe e cia, é só alegria. Grande técnico, fica Prisco. Fernandinho Dm, ha ha ha ha. Já para vc. Samu, tem muito campeonato pela frente, tem que acreditar!

  • Guilherme diz: 31 de julho de 2009

    “Em 3 meses mais que 7 anos”??? Tanta ignorância. Em 2006 o Figueirense acabou em 6º Lugar, melhor colocação de um time catarinense na história do Brasileirão.

  • Nego Mamador diz: 31 de julho de 2009

    Seu castiel, não acredito! Na CBN/Diário disseram que a torcida do Figueirense lá na PARAÍBA se restringia a 01 (UM) casal, PODE? Ai é de CORTAR o saco – TODO!

Envie seu Comentário