Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Lição sul-americana aos europeus "metidos"

22 de junho de 2010 22

AP

Aqui na redação, ficou uma televisão no jogo África do Sul 2 x 1 França, outro em Uruguai 1 x 0 México. O motivo, óbvio: num, secar os franceses; noutro, conferir se haveria marmelada.

De um lado, deu tudo certo para quem aposta na decência. O gol de Luis Suárez foi um “calaboca” em episódios lamentáveis (veja quadro abaixo). De outro, os intragáveis franceses (esta seleção, claro, não generalizemos em relação a este povo maravilhoso) deram adeus com mais uma derrota.

Saem pela porta dos fundos estes intrusos que só chegaram a Copa pela maracutaia proporcionada pelo gol de Henry, uma mão na bola descarada e que sequer pode ser comparada ao toque no braço de Luís Fabiano.

Franceses que discutiram entre si, boicotaram treinos, xingaram o técnico e fizeram gestos obscenos para jornalistas. Azedos,  mancharam a imagem de seu país.

E, para o bem do futebol e do fair play, foram os “rudes” latino-americanos quem deram o exemplo aos “educados” europeus, com uruguaios e mexicanos jogando “às veras” uma partida que poderiam empatar.

Bookmark and Share

Comentários (22)

  • roberto diz: 22 de junho de 2010

    “Metidos” teem que ser eliminados mesmo,que nem o Brócolis da copinnha,os CLUBES resolveram tirar a maçã podre do cesto.ÊTA TIME QUIRIDJO. Fizeram que não viram,não entenderam,enguliram em seco.Mas tudo bem a Copa do Brasil não interessava mesmo não é?

  • Adriano André diz: 22 de junho de 2010

    Campanha ja está aberta

    BRASIL RUMO AO HEXA EM 2014, POIS SE DEPENDER DE MIM, É FOGUETORIOS PARA A DERROTA DO DUNGA.

    BRASIL 2014, RUMO AO HEXA EM 2014

  • Mazinho diz: 22 de junho de 2010

    - A South Afrika amarelou!
    - Culpa do Parreira, retranqueiro que não soltou o time, mesmo com um jogador a mais.
    - O Domenech kagou no pau ao dar uma de JUMENTO com o colega Parreira.
    - Não quis apertar a mão do colega, aquele Francês GROSSO!!!
    - Ah! Só hoje:! Sou Grego e Troiano desde gurizinho, heheheh…..

  • TEM GENTE QUE NÃO SBAE NADA MESMO diz: 22 de junho de 2010

    DALE DUNGA, BATE NELES MESMO, UMA MIDIA QUE ACHA QUE MANDA EM TUDO, NO ESPORTE, NAS ELEIÇOES, NOS MERCADOS, NA JUSTIÇA, CAMBADA DE DEMAGOGO, ESSA GLOBO É FODSSSSSSSS MESMO TEM QUE LEVAR PÁU, SO BAIRRISTA E DAI,
    DALE DUNGA, BATE NELES MESMO,
    DALE DUNGA, BATE NELES MESMO,
    DALE DUNGA, BATE NELES MESMO,
    DALE DUNGA, BATE NELES MESMO,
    DALE DUNGA, BATE NELES MESMO,
    DALE DUNGA, BATE NELES MESMO,
    EM 2010 E HECTA_CAMPEAO COM DUNGA TAMBEM
    SO PARA CALAR A BOCA DE GENTE QUE SE ACHA DONO DO MUNDO

  • Alexandre Garrincha diz: 22 de junho de 2010

    Uruguai jogando bem, o melhor entre os sulamericanos! Vai pra final, podem escrever…

    Agora achei ridículo e preconceituoso o texto relacionado à França, ela não chegou à copa só por causa da mão do Henry. Lembrando que o jogo iria pros pênaltis ainda… E, bom, se o lance a ajudou a ir pra copa, não a ajudou a passar de fase, como num certo lance de domingo. Não entendo essa de “a do Henry foi trapaça, mas a do Luís Fabiano pode”. Por que pode? Porque dominou 2x no mesmo lance com o braço? Ah, tá, é porque ele tava com a amarelinha! Aí pode! Que nem o Túlio na Copa América! Aí vale e ainda tem que tirar sarro…

  • Mazinho diz: 22 de junho de 2010

    - Castiel!
    - Estou preocupado com a lista dos desaparecidos.
    - O Zé-da-Pomba e o Fernando Bvaiano devem estar pre-sentindo a NABA a porvir.
    - O primeiro já cerrou (closed) a caixa de ferramentas.
    - O segundo, como já é de praxe, amarelou no 1o. round.
    - Dizem as más linguas que é devido a frente fria. Hiiiihhh!!
    - Pegaram uma carona com o frio e vestiram suas calcitas e pijamitas azulitos-listrados.
    - kkkkk!!!! esses maricones!!!!

  • Carmen diz: 22 de junho de 2010

    Vendo o jogo da copa na tv???? Na redação????
    É ruim heim Castiel!!!
    Tú é o único cara que teria que estar vendo os jogos ao vivo! Ou está? (ando meio desinformada)
    Pelo que tenho acompanhado em se tratando de futebol o teu Blog é o mais visitado , mais comentado e mais conhecido de SC!
    Tem companheiro teu que escreve p/ moscas……e está lá!
    Bom, nós fiéis seguimos.. te seguindo!

    Nota do editor: estou na redação, querida Carmem. Abs,Castija

  • RealistaSC diz: 22 de junho de 2010

    Castiel,
    os franceses com seus problemas ,”discutiram entre si, boicotaram treinos, xingaram o técnico e fizeram gestos obscenos para jornalistas. Azedos, mancharam a imagem de seu país”, já vão pra casa mais cedo!!! E nós brasileiros?? Se a alguma emissora de TV é tendenciosa, manipuladora etc…etc…etc… não justifica a ignorancia e a falta de educação do Sr. Carlos Caetano Bledorn Verri ( Dunga ), para com um profissional da imprensa. Já não basta esse ” bando ” de corruptos e mentirosos que envergonham o pais, e agora temos um mal educado e ignorante representando o Brasil na Copa!!! Se não tem “condições” de aceitar criticas e/ou opiniões, não deve permanecer no comando da seleção!!! Ninguem merece!!!
    Saudações!!!

  • WILSON diz: 22 de junho de 2010

    CASTIEL, O LUÍS FABIANO DEVIA TER CONFESSADO AO JUIZ QUE A BOLA TOCOU NO BRAÇO OU QUE O BRAÇO TOCOU NA BOLA. ELE NÃO PODERIA SE VANGLORIAR DA VANTAGEM QUE LEVOU, EM DECORRÊNCIA DE UMA ATITUDE QUE SE NÃO FOI HONESTA, FOI PELO MENOS ANTI-DESPORTIVA, PORQUE ESSA NÃO É A REGRA DO JOGO. FICOU FEIO PARA ELE E PARA O BRASIL, ELE CONTINUAR GOZANDO DEPOIS, INCLUSIVE DO JUIZ. EU JOGO TÊNIS AMADORISTICAMENTE E O NORMAL NAS QUADRAS É O BOM-MOCISMO. MUITAS VEZES VEJO JOGADOR CORRIGINDO EQUÍVOCO DOS ÁRBITROS EM PREJUÍZO PRÓPRIO, MESMO EM MOMENTOS DELICADOS DE UMA PARTIDA.
    AGORA, QUE MEDIOCRIDADE, HEIN ? EU FAÇO UM DESAFIO: SE VOCÊS OBSERVAREM OS 50 MELHORES DA COPA, A QUASE TOTALIDADE NÃO TEM 30% DE ACERTO EM LANCES FUNDAMENTAIS, COMO PASSES E CHUTES A GOL. NO TÊNIS ACREDITO QUE A ESTATÍSTICA SEJA INVERTIDA: OS TOPS ERRAM MUITO MENOS NOS FUNDAMENTOS E DIFICILMENTE COMETEM ERROS CROSSEIROS, COMO ERRAR O GOL NA PEQUENA ÁREA. NÃO EXISTE MAIS FUTEBOL, EXISTE ATLETISMO E TÁTICA.

  • Paulo Pennaforte diz: 22 de junho de 2010

    Castiel, faço coro com o Alexandre e lamento pelo teu texto, nada profissional nesse caso. O Brasil nunca vai ser uma grande nação por causa dessas “relatividades”. Se o político que roubou é do meu partido, não só não é ladrão como ainda voto nele. Se for do partido adversário, “nunca se viu tanta corrupção na República”, como apregoava na época do mensalão um notório ladrão, figura de ponta da política catarinense. No futebol é o mesmo. Depois do último jogo estava toda mídia criticando o juiz por causa da JUSTA expulsão do Kaká, mas nem um pio sobre o escandaloso gol de mão [tão escandaloso que o juiz viu, comentou com o Luís Fabiano e ainda ficou gozando]. Só que, se o torcedor é emocional, o jornalista, que tem responsabilidades por ser formador de opinião, precisa ser isento.

  • Tio Silvio diz: 22 de junho de 2010

    O Dunga tem mantido basicamente o mesmo time nos últimos dois anos. Ganhou tudo nesse período.

    Agora, milagrosamente, a seleção não presta…… Antes ninguém reclamava.

    Êta povinho que gosta de reclamar para vender noticia.
    Precisamos ter opiniões fundamentadas.
    Deixa o homem trabalhar.

  • Paulo César da Rosa Romão diz: 22 de junho de 2010

    Me impresssiona como a Imprensa em geral protege o Kaká e o Parreira. Fosse o Felipe Melo expulso estaria até hoje sendo trucidado e chamado de irresponsável pela crônica. Já o Kaká…os jornalistas procuraram culpar o juiz. Uma vergonha! O Parreira, o técnico da teoria, conseguiu a “proeza” de ser o primeiro a desclassificar uma seleção anfitriã na primeira fase da Copa. Ele continua a enganar os trouxas sul-africanos, que já falam em renovar o seu milionário contrato. Tivessem ficado com o Joel Santana, estariam classificados. Esperto foi aquele tal Sheik que o demitiu durante aquela Copa (não lembro qual ano). No Brasil a crônica esportiva continua a incensar este enganador.
    Pra fechar: o comportamento dos cronistas da RBS (daqui e de lá) com relação ao comportamento psicótico do Dunga é vergonhoso. Apesar da clareza das imagens e de tudo o que já se sabe, ainda procuram responsabilizar seus próprios colegas de Imprensa pelo comportamento estúpido do técnico. Imagino que deva ser por causa daquela bobajada de patriotismo da “República Riograndense”. Vivemos tempos difíceis.

  • Adriano André diz: 22 de junho de 2010

    Assino embaixo o que Alexandre Garrincha escreveu. Nao entendo os brasileiros dizerem que é diferente o gol do Maradona, o gol do Henry e o gol do Luis Fabiano. Ambos foram feitos com as maos. Só por que um foi feito em um jogo que ficou 2 x 1? o outro foi em um jogo final da eliminatoria? e o do Brasil foi em jogo que o Brasil estava vencendo de 1 x 0? A ta. Mas pelo que sei, caso nao existisse o gol de mao do luis fabiano de mao, a costa do marfim poderia empatar, e se ocorresse empate castiel no jogo do Brasil? Portugal jogaria pelo empate na ultima partida contra o Brasil, e costa do marfim fazendo 2 gols de diferenca contra a morta coreia poderia eliminar o Brasil. Da mesma forma que ao colocar a mao de Dios o jogo da Argentina estava 1×1 e a propria argentina poderia fazer tbem outros gols, como tbem o Brasil poderia fazer outros gols caso fosse anulado o gol do Luis Fabiano. OU seja, caso, tudo está no “se” e como o “se” nao joga, o Brasil deve tbem sair pela porta dos fundos nas oitavas de final, isto seria fair play nao acha?
    E o Alexandre foi feliz do gol de Tulio no jogo contra o Uruguai. Quer dizer que o tem que ser para os outros, nao tem que valer para nós?
    Se roubado é mais gostoso, entao nao reclamem caso algum time eliminar o Brasil com um gol de mao, ou impedido, ou de penalty inexistente.

    E a campanha continua, Após a LEI DE GERSON, o que vale agora é a LEI DE DUNGA, ou seja, podem xingar, falar o que vier a cabeça, e que se dane quem ouviu. VERGONHA MUNDIAL.

    BRASIL: RUMO AO HEXA EM 2014. E FORA DUNGA.

  • jose ernesto diz: 22 de junho de 2010

    ALEXANDRE GARRINCHA BRILHANTE SEU COMENTARIO , e seu pseudonimo me faz voltar um pouco no tenpo e reforçar seu pontode vista começando pela copa de 62 Espanha vencendo o Brasil 1 a 0 , Niltom Santos que estava levando um baile do atacante espanhol o derruba dentro da area penalti , a Espanha abriria 2 a 0 , o Niltom anda dois passos para fora da area e o juiz marca falta resultado cobrança para linha de fundo na saida de bola o Brasil enpata , mas isto não teve inportancia o inportante foi o Brasil vencer e ser bicanpeão ! aquela seleção de 82 que comentam ter sido uma das maiores de todos os tenpos cometeu penaltis escandalosos sobre atacante da russia e sobre o garoto Maradona mas o Brasil era o maximo , em 86 Brasil estreia na copa contra a Espanha (coitada da Espanha) o atacante Michel chuta de fora da area a bola bate no travessão quica dentro do gol e volta para dentro do canpo 1 a 0 Espanha……nada disso o nosso juizão anulou aquele golaço , ao final o Socrates fez Brasil 1 a 0 , chegamos em 94 Brasil e Holanda ai nos fartamos ! lançamento para Romario conpletamente enpedido mas o baixinho fez que não era com ele e o Bebeto foi la e fez 2 a 0 no gol que deu a vitoria ao Brasil nem mesmo a falta existiu ,mas o Branco bateu e mais uma vez o Baixinho em conpleto inpedimento se curva para não inpedir a tragetoria da bola e assim fizemos 3 a 2 garfamos os Holandeses que reclamaran um penalti mas o juiz estava conosco novamente mais recentemente em 2002 talvez a melhor partida da copa valendo vaga para as quartas com o jogo 0 a 0 foi a vez da Belgica provar de nosso veneno , no segundo tenpo bola na area Brasileira o atacante belga cabeceia fazendo 1 a 0 mas o nosso amigo foi mais uma vez fiel e mais uma vez não nos abandonou marcou falta do atacante e anulou um gol legitimo que mudaria a historia da partida , o que o Fabiano fez no ultimo jogo ja aconteceu muitas vezes pimenta nos olhos dos gringos e refresco para a gente mas o torcedor brasileiro e assim mesmo parcial egoista nojento , e os cronistas contribuem para isso , não esquecem o gol de mão do Maradona quando somos historicamente a seleção mais beneficiada pela arbitragem parem de serem ridiculos .

  • glaiton santos diz: 23 de junho de 2010

    Po esse Rodrigo Thiesen poderia ir pro Figueira, joga muito.

  • JUMENTO diz: 23 de junho de 2010

    Nada disso “Mazinho”

    PERA lá!

    “O Domenech kagou no pau ao dar uma de JUMENTO com o colega Parreira”.

    Muito pelo CONTRÁRIO:

    Deu foi uma de “MAZINHO”:

    “O Domenech simplesmente, mijou na PARREIRA de UVA ! Uma estátua como é o MAZINHO para ele !!!

    O que?

  • JUMENTO diz: 23 de junho de 2010

    Retornando!

    O “Mazinho” ai é Mãe é, Castiel?

    Tá com saudeades do tal de “Fernando Bvaiano” e também do tal de “Zé da Pomba” ?

    Ao invés de UM o ESGADAO devorador quer DOIS, é?

    O que?

  • RealistaSC diz: 23 de junho de 2010

    Glaiton Santos,
    tanto o volante Rodrigo Thiesen, quanto o meia Johnny foram procurados por pessoas “ligadas” ao dpto de futebol do Figueirense, porém, “influencias internas ” do Avai F.C. não permitiram o progresso das negociações!!! Concordo contigo, seriam ótimas contratações pro Figueirense F.C. !!!
    Saudações!!!

  • Adriano André diz: 23 de junho de 2010

    É dificil, eu como avaiano tenho que aturar os figueirenses dizer que gostariam de ver Rodrigo Thiesen e Johnny no estreito. Fico fulo por que acho que ambos deveriam ser titulares no Avai. E esta diretoria, que agora resolveu abrir a cartilha do Rebaixamento nao consegue ver… é, teremos que aturar um meio com Marcus vinicius e Rudinei. Ai que dor, nao consigo ver uma luz no fim do tunel, acho que vou pegar uma lanterna para ver.

  • Fernando Luiz Vieira diz: 24 de junho de 2010

    Bom dia, Sr. Castiel, cada um tem liberdade para interpretar as ações de acordo com o seu ponto de vista sobre a vida.
    As decisões imediatas no futebol dependem de informações visuais que são muito rápidas, possibilitando assim muitos erros. Via de regra o atleta causador de irregularidade na jogada posiciona-se como inocente.
    Com isso o resultado dessas decisões tem que ser aceitos por fazerem parte do contesto. Presunção de boa intenção por parte da árbitragem.
    O que não deve acontecer, é que nós que estamos assistindo aos fatos, façamos concessões aos erros e teçamos justificativas unilaterais. Afinal de contas estamos mesmo que apaixonadamente torcendo por vitórias que gloriem e não aquelas possam gerar vergonhas ao longo da história.
    Muito bom ter lido várias manifestações de pessoas que acreditam que a vida é mais do que vitórias a qualquer custo.
    Um abraço. AVANTE FIGUEIRENSE, retornemos nossa busca a primeira divisão.

  • Paulo Pennaforte diz: 24 de junho de 2010

    Arrasou, José Ernesto. E esqueceste do pênalti inventado contra a Turquia, em 2002, quando derrubaram o Luizão a uns 3 km da área, mas o ladrão [ooops, digo, juiz] enxergou como sendo dentro da área.

  • jose ernesto diz: 25 de junho de 2010

    PENNAFORTE tens razão esqueci mesmo , o nosso amigo do apito faz qualquer negocio para nos ajudar ! ate os turcos ele logrou ! mas considerando o fato de o Brasil ter participado de todas as copas nunca a inprensa ou a torcida reclamou que a seleção tenha sido prejudicada pela arbitragem , por outro lado………

Envie seu Comentário