Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Joinville e Criciúma já rivalizam em pesquisa de torcida da Internet com Avaí e Figueirense

20 de dezembro de 2011 84

O momento é de discussão amena, não há como fugir. Algo que me chamou atenção é que, em todas as medições que se fazem de torcidas, o resultado é sempre muito parecido, com variações mínimas.

Não dá para dizer o mesmo em relação à dupla da Capital e, claro, em relação aos dois outros “grandes” do Estado, Criciúma e Joinville.

Já vi pesquisas conflitantes. No caso desta, de internet feita pela Globo.com no Blog do Ilan (clique aqui e confira), vale quem clica mais e está dando Joinville. Criciúma e Figueira estão pau a pau e depois vem o Avaí.

Nesta outra, o Torcidômetro (clique aqui e confira) só aparece a dupla da Capital até o momento e o Figueira está disparado em relação ao Avaí. 

Entre os demais times brasileiros, sem novidade: Fla sempre primeiro, depois Corinthians, depois Vasco e São Paulo. 

Nas demais comparações regionais, Atlético-MG e  Cruzeiro cada um vence uma , Grêmio bate o Inter e Coxa supera o Atlético-PR. 

Gente, é só internet, tem valor pequeno, é pela curiosidade. E mensagens grosseiras não serão publicadas e não adianta apelar para a democracia, nem dizer que é censura.

Abaixo o printscreen da medição de hoje (atenção que muda o tempo todo):

Bookmark and Share

Comentários (84)

  • Muller diz: 20 de dezembro de 2011

    Castiel, leio seu blog todos os dias e na minha opinião és bom profissional. Agora, este post realmente é a prova de que não temos assunto nenhum palpável. Fale sobre a melhora de nossos clubes. Torci muito por Joinville, Criciúma e Chapecoense para valorizar nosso futebol. Sei que muitos pensam em ser o melhor dos piores, mas a melhora significativa de nosso futebol como um todo é bom para todos, clubes, jagodores, imprensa e até torcedores se formos analisar friamente questões técnicas, financeiras e comerciais.
    Abraços, Muller.

  • Julia diz: 20 de dezembro de 2011

    Agora me diz uma novidade o Figueirense ficar na frente do Bvai ? isso já é normal, já estamos bem acostumados .. rsrsr

  • André Ricardo de Cordova diz: 20 de dezembro de 2011

    O Torcidômetro do Globoesporte.com pré-determina os 32 times e de SC só coloca Avaí e Figueirense. Jec e Criciúma não tiveram a chance de serem votados. Logo a primeira pesquisa parece ser mais realista!!!!!

  • Alvinegro em Joinville diz: 20 de dezembro de 2011

    Pesquisa que é medida por cliques de internautas é realmente pesquisa? Lembras, Castiel, do “mico” da FIFA quando achou que ia dar fácil Pelé, mas os hermanos argentinos clicaram e clicaram milhões de vezes para dar Maradona? Aí, a dona FIFA teve de inventar uma nova categoria, a de melhor jogador via internet para premiar Dieguito e contentar os argentinos.
    Eu sei que agora até falta assunto para postares. Mas acho que não tem nada a ver este aí de “pesquisas” de internet… Então, só posta quando for pequisa de verdade, por gentileza. Desculpa a minha sinceridade, Castiel!

    Em tempo, FELIZ NATAL pra ti e também pra toda nação alvinegra!

  • Joao diz: 20 de dezembro de 2011

    Sinceramente, essas pesquisas pela Internet ou mesmo no meio da rua nao servem para nada, enquanto isso nao for feito pelo Senso (IBGE) nao terá validade na minha opiniao.

  • Jakson diz: 20 de dezembro de 2011

    Nem sempre é vantajoso ter a maior torcida… Queria que meu time tivesse o minimo de torcedor e ganhasse títulos! Do que adianta Flamengo e Corinthians terem as maiores torcidas e não ganharem nada (ganham um título de vez em nunca)? Pesquisas na internet, não importa para o que, é furada. Torcedores começam a divulgar links e uma mesma pessoa pode votar varias vezes (isso acontece no segundo PrintScreen). O Senso seria o melhor meio para fazer a pesquisa sobre a maior torcida de time de futebol no Brasil, seria um valor próximo do real, já que o Senso não é feito com todos e sim com o responsável pelo imóvel.

  • Serginho_JEC diz: 20 de dezembro de 2011

    Castija, acho que estas pesquisas (mesmo o JEC estando na frente), não devem ser levadas a serio. Só vou deixar minha opinião sobre o que aconteceu este ano.
    media de publico no estadio.
    1º JEC
    2º FIGUEIRA
    3º CRICIUMA
    4º AVAI/CHAPECOENSE.

    Não tem segredo, basta olhar os numeros, que falam por si só.
    Castija, não ha comparação entre torcidas em Santa Catarina, a do JEC é muito, eu disse muito maior. mas isso não ganha jogo. vide Santa Cruz onde está.

  • Serginho_JEC diz: 20 de dezembro de 2011

    Castija, só para completar meu post anterior….
    … Joinville tem cerca de 500 mil habitantes. Ultimo jogo do jec deu 20 mil pessoas, arena lotada, imagina o JEC na serie A. seria uma media de 30 a 35 mil tricolores no minimo, eu disse no minimo. Por isso não há comparação

  • JEQUEANO diz: 20 de dezembro de 2011

    É sempre assim,se o JEC esta na frente em pesquisas em que o povao realmente vota como no blog do Ian que esta aberta pra todo o Brasil nao se leva muito a serio, até o proprio castiel cae na besteira de dizer que em outra pesquisa o figueirense esta na frente do avai ,mas nao especifica que só torcedores desses times votaram onde nao tem JEC e criciuma,ai o castiel vendo isso apelou trazendo isso aqui pra um jornal de florianopolis pra ve se isso muda kkkkkkkkkkkkk

  • Mauro FFC diz: 20 de dezembro de 2011

    Pesquisa se faz em campo, ao vivo e a cores. Na internet qualquer um pode votar em quem quiser. Na arquibancada é que vale, pois lugar de torcedor é no campo e não em casa na internet. E no campo não tem pra ninguém, só dá o trem pagador de SC, ou seja, Figueirense FC. Pode contar até com os jogos fora de casa, que a torcida do Figueira comparece. As outras é só na boa, é torcida modinha. Veja pelo número de associados.
    Dá-lhe Figueira, mais um ano como a melhor e maior torcida do estado.

  • Deco diz: 20 de dezembro de 2011

    Castiel, todo mundo sabe que em SC quem manda é a torcida do Figueira…nao viaja com estas pesquisinhas fajutas de torcidometro…fosse assim contratava 10 pessoas pra ficar clicando o dia todo…nao tem nexo.

    Figueira – na alegria ou na tristeza esta sempre la apoiando o time, nao é toa que o trem pagador de SC.
    Bvai – torcida modinha, só aparece na boa, mais conhecida como torcida oportunista.
    Criciuma – na cidade só tem um time, entao nao tem opção, vai esse mesmo.
    Joinville – na cidade só tem um time, entao nao tem opção, vai esse mesmo.

    Argumentos faceis de comprovar quem é MAIOR DE TORCIDA DO ESTADO…simples assim.

    Abraços a Nação Alvinegra.

  • ZORRO diz: 20 de dezembro de 2011

    Pesquisa pela internet gera mta oscilação, variante em relação a mês, dia e hora, simplificando, dependendo da disposição da galera internauta pode existir resultados
    totalmente distintos dependendo da hora portando se conclui em perplexidade e ñ conduz a uma realidade absuluta, p/ ser + sucinto ainda é e será sempre ñ determinante, imprecisa, sómente conveniente p/ gerar polêmica.
    Agora independente de pesquisa é evidente, já é sabido q o + querido, o único representante de Santa Catarina evolui cada vez +. Portanto vamos aguardar “a máquina de 2012″, p/ ñ comentar na vergonha do coermão, pque até então é só alegria HÁ,HÁ,HÁ,HÁ!!!
    “Ao nsso caro catija e família um feliz natal”
    Figueira paixão p/ toda vida!!!

  • Alemão diz: 20 de dezembro de 2011

    O Figueirense só não ficou na frente do Avaí ainda na melhor colocação em toda a história do campeonato brasileiro, que é o que realmente importa.
    Pesquisa de internet, carreteiro, memorial, cadeira no estádio, vestidinho em treino e uniforme rosa não importam.
    Se bem que igualou no uniforme azul.

    É isso aí…

  • Leonardo diz: 20 de dezembro de 2011

    Outra base de comparação e que me parece mais real é comparar os páginas dos clubes no Facebook, lá só da para curtir uma vez. Peguei as páginas mais curtidas de cada clube, segue:

    Figueira: 26.909
    http://www.facebook.com/pages/Figueirense-Futebol-Clube/103787802993782

    Avaí: 20.623
    http://www.facebook.com/pages/Ava%C3%AD-Futebol-Clube/107570065932204

    Criciúma: 6.395
    http://www.facebook.com/criciumaec

    Joinville: 2.794
    http://www.facebook.com/JoinvilleEC

  • Pablo diz: 20 de dezembro de 2011

    Castiel,

    Tudo isto é muito subjetivo. Tem muito a ver com o momento de cada time. Te garanto que se fosse feita uma pesquisa desta na campanha de 2009 do Avaí seria bem diferente. Você não acha?
    Outra coisa que pode ser lembrada é que nem todos hoje tem acesso a internet e isto dá uma falsa verdade à pesquisa. Então, acho que isto tipo de post que você fez não mostra nada de interessante! Ou você realmente acha que a torcida do alvirosa e da Campinense-PB por exemplo, são maiores que a torcida de Payssandu e Remo.

    Sem mais palavras!

  • andre – Cocal do Sul diz: 20 de dezembro de 2011

    nada haver pesquisa pela internet, facebook a maioria dos torcedores nem entram nesses sites, é a mesma coisa que fazer uma pesquisa aqui nesse blog só vai dar a torcida do figueirense e do avai, porque em criciuma e joinvile ninguem entra aqui e nem sabe que esse blog existe. Nunca uma pesquisa pelo twitter, facebook ou qualquer outro site vai retratar uma realidade

  • Ricardo diz: 20 de dezembro de 2011

    Caro Castiel.
    é facil, fácil ver de quem é a maior torcida em SC,, pegar a quantidade de público dos últimos vinte anos de campeonatos, estaduias, brasileiros , Copa do Brasil que os clubes catarinenses disputaram e ver qual o clube que colocou mais torcida.
    a resposta será fácil: Figueirense F.C, a Federeção tem arquivado tudo isso é só conferir.

  • Jhonatan Cidral diz: 20 de dezembro de 2011

    Não precisa de enquete e nem pesquisa pela internet (coisa que eu não acredito, nem um pouco). Torcedor se faz no estádio, independente do momento. O Joinville viveu anos terriveis, mas no catarinense, sempre esteve entre as maiores médias de publicos, brigando sempre com o figueirense, na série A e B. Não foi atoa que Joinville colocou 20mil pessoas na arena, com ingressos esgotados em pouco mais de 24 horas. Figueirense também esteve bem de publico, mas é preciso considerar a torcida visitante, que na grande maioria foi numerosa no scarpelli.
    Enfim Castiel, você pode continuar persistindo em dizer que o avai está afrente de Joinville e Criciuma, mas o tempo já está tratando de colocar cada um no seu devido lugar, só resta você começar aceitar a situação. Torcedor se faz no estádio, e lá que está a grande prova, hoje em SC, apenas dois clubes podem discutir tamanho de torcidas, são Figueirense e Joinville.

  • Renato Luz diz: 20 de dezembro de 2011

    Lugar de torcida é no estádio e não votando pela internet!!!

    A Torcida do Figueira é a maior e encerrou o assunto!

  • Jhonatan Cidral diz: 20 de dezembro de 2011

    Outro detalhe: Apenas um clube em Santa Catarina teria forças para mobilizar quase 10 mil torcedores, em plena segunda feira atarde, no mercado municipal para assistir um jogo. Este Clube, se chama Joinville Esporte Clube.

    Castiel, não vamos implorar pelo seu respeito a grande massa tricolor, isso virá ao natural e em muito breve.

  • Rafael diz: 20 de dezembro de 2011

    Gurizada, essa pesquisa do Ilan House permite apenas 1 voto por IP. Não adianta ficar votando várias vezes, é computado apenas o primeiro voto. E não é novidade o JEC na frente dos outros 3.

  • Emídio Jr diz: 20 de dezembro de 2011

    Olhem o que o Sr.Serginho_JEC diz:

    “… Joinville tem cerca de 500 mil habitantes. Ultimo jogo do jec deu 20 mil pessoas, arena lotada, imagina o JEC na serie A. seria uma media de 30 a 35 mil tricolores no minimo, eu disse no minimo.”

    30 a 35 mil de média?? Onde o cidadão acha que o JEC joga? Só pode ser no Couto Pereira, em Curitiba (capital dos Joinvilenses)…!!

  • Eriscléison diz: 20 de dezembro de 2011

    Castiel, como o JEC e Criciúma poderiam ser votados no primeiro “Print Screen” se só colocaram 32 times e dentre eles apenas os dois da capital? Se o JEC estivesse lá, estaria a frente tbm! E vc sabe disso!
    Abç

  • Luiz diz: 20 de dezembro de 2011

    Eu acredito que o número de torcedores das torcidas se equivalem. Porém, há de se ressaltar, que o número de torcedores não influencia muita coisa.

    A torcida do Avaí, que “cresceu” nos últimos anos, pode-se notar que deverá voltar a ser “pequena” nos próximos anos, já que esse crescimento se deu pelo forte apoio da mídia e pelo time voltar para a série A depois de décadas.

    A torcida do Figueirense me parece ser grande, porém quando o time chegou ao maior momento de sua história, tendo chances de conquistar o título nacional, não colocava mais de 12 mil pessoas no estádio, mostrando que essa quantidade de torcedores não são tão presentes como deveriam.

    A torcida do JEC sempre esteve presente, até porque a região é a maior do estado e só possui um clube. Acredito que pelo tamanho da cidade, o JEC deveria deveria ter muito mais torcedores. Porém, sinto que o JEC ainda é segundo time para maioria de torcedores da cidade.

    A torcida do Criciúma talvez seja a menor desses 4. Mas nenhum deles representa tanto uma cidade e uma região quanto o Tigre. Criciúma, com certeza, é a cidade que mais respira futebol no estado. E se formos falar de qualidade e de paixão, a torcida do Tigre dá um banho.

  • JEQUEANO diz: 20 de dezembro de 2011

    kkkkkkkkkkkk sempre o mesmo papo quando o JEC encomoda e mostra sua força de que é uma cidade de um time só kkkkkkkkkk,entao a cidade de santos tem 5 milhoes de habitantes pq é mais ou menos o tamanho de sua torcida um exemplo de muitos,vcs sempre tem uma desculpa pra nao assumir que o JEC é a maior torcida de Santa Catarina,maior publico de SC esse ano 19,611 media de 11 mil por jogo, isso sem ajuda do visitante

  • Fernando diz: 20 de dezembro de 2011

    1º – Pesquisa na internet vale quem mais clica, logo, não representa a realidade ou a totalidade de torcedores de um clube, é uma amostragem a ser desconsiderada, visto que, muita gente não tem acesso à internet para poder votar. Fato!

    2º A maior torcida de SC, de fato, palpável, real, física, está com certeza entre Tigre e Jec, só depois vem a dupla da capital, aí sim, brigando pela terceira posição.

    3º O íten 2, refere-se não somente a torcida numérica, bem como, a torcida presente nos estádios também, visto que Tigre e Jec, analisando friamente, colocam muito mais gente em seus estádios, do que a dupla da capital.

    4º O ítem 3, menciona apenas a torcida presente, pois se quisermos falar de torcida atuante, que realmente apóia o time, fica até complicado de falar, pois neste ano, Tigre e Jec, mesmo nas séries B e C, respectivamente, deram um banho na torcida “amarga” da dupla da capital.

    2012 promete, o estadual vai estar forte, disputado e se alguém não concorda com o que postei aqui, que ajude sua torcida a fazer diferente no próximo ano, pois em 2011 foi assim.

    No mais, Feliz Natal a todos e bom 2012 para todos…

  • Serginho_JEC diz: 20 de dezembro de 2011

    Emidio Jr, Couto Pereira cara? não viaja. Foi o Coxa que mandou seus jogos aqui na Arena, deu pra ver que tu não entende nada de futebol não é meu caro.

  • Serginho_JEC diz: 20 de dezembro de 2011

    Concordo com o Jhonatan, apenas JEC e Figueira podem discutir tamanho de torcida.
    Castija posta ai um comparativo da média de 2011 no estadio, onde é lugar de torcedor.

  • Mazinho Alvinegro diz: 20 de dezembro de 2011

    Escutem!
    O que realmente importa é a MÉDIA de público no estádio. Isso é real!
    Nesse quesito, o FURACÃO humilha os demais projetos de times.
    Nesta temporada, se somarmos as médias do Bvai e a do Supermercado, não chega
    a do FURACÃO, pode isso?

    Simbora, FURACÃO classe A!
    A de Atentado
    A de Alvinegro
    A de série A.

  • Renan TIGRE diz: 20 de dezembro de 2011

    andre – Cocal do Sul

    Comentário perfeito, é isso mesmo.
    Assino embaixo.

  • Guilherme diz: 20 de dezembro de 2011

    Castiel agora pega e divulga a pesquisa feita recentemente no estado todo da maior torcida de santa catarina.

    Medir torcida por um clique em curtir é demais, eu mesmo não sabia disso…

    bem ridícula essa sua comparação, mas para você que vive de polêmica serve e para um retardado como eu que perdeu o tempo respondendo também.

    Abraço, boas festas para você e continue com sua “desinformação”

  • Fernando Alvinegro diz: 20 de dezembro de 2011

    Acho uma vergonha que Criciúma e Joinville tenham torcidas menores que Figueirense e Bvaí…

    Ambos são os maiores representantes de sua região, mas mesmo assim não conseguem ser maiores que Figueirense e Avaí… O caso do Xoinville chega a ser mais deprimente, pois é o time da maior cidade do estado.

    O grande problema desse povo é que muitos ainda tem torcem para Flamengo, Corinthians, SPFC, Santos, Vasco, etc. e esquecem do time de sua cidade…

    Acho q essa turma tem q criar vergonha na cara… Só isso…

  • =======Barcegueira diz: 20 de dezembro de 2011

    façam o seguinte, peguem na federação catarinense os dados de público nos últimos 10 anos pra ver.
    MEU CARO, A MAIOR TORCIDA DE SANTA CATARINA SEMPRE SERÁ A DO FIGUEIRENSE.
    VOCES VÃO TER QUE ENGOLIR ISSO SEMPRE!
    BVAÍ,BRICIUMA E BJÉC NAO EXISTEM!

  • Dan diz: 20 de dezembro de 2011

    No numeros sao funcao do desempenho do time. Claro que o Jec e figueira esse ano tiverao a melhor media de publico devia a boa campanha em 2011. Mais o Jec eh impressionante, na copa sc tinha jogos com 5-8 mil pessoas. Eu ainda quero ver no minimo 3 time de sc na serie A, 4 na serie b. O nosso futebol ta valorizando muito

  • Rodrigo diz: 20 de dezembro de 2011

    Estas pesquisas não mudam nada, na realidade.
    E a realidade é que o Figueira é série A e os outros são série B.

  • É Phloda não ter praia e comer chucrrruta demais diz: 20 de dezembro de 2011

    Só resta mesmo ficar na frente dos teclados… einsbein pra todos os jequeanas.

  • MAURINO BASTOS diz: 20 de dezembro de 2011

    Até que enfim, apareceu um outro possível TREM PAGADOR no futebol Catarinense. Chega do Figueira todo ano dar banho em renda e torcida no Catarinense. Espero que o JEC faça o que fez na série B.
    Agora, essas duas pesquisas chulas, não serve de parâmetro para medir o tamanho de uma torcida. O que vale é o número de torcedor no estádio. Esses que ficam atrás da tela do computador, são meramente simpatizantes. Não vão ao estádio, clicam 2 ou mais vezes na votação e por aí vai. Final do Campeonato Catarinense, ou então final do ano de 2012, soma-se o número de torcida de todos os times e aih sim, ganha quem realmente tem mais torcida.
    Agora, se der JEC, nada mais justo, uma vez que na região soma-se próximo a 1.000.000 de habitantes e tem somente um clube, ou seja não tem opção, jah que não tem tu, vai tu mesmo.
    Fica aih minha sugestão Sr. castiel.

  • JULIANO SOU TIGRE ATE MORRER ! diz: 20 de dezembro de 2011

    Oi para mim, o Tigre tem a maior torcida do Estado ! Pois Criciuma mesmo com menos de 200.000 habitantes bota mais torcida que os rivais ! So que tem outros detalhes que se deve levar em consideração ! Os adversarios que enfrentam, o televisionamento, o preço dos ingressos e etc… Este ano todos os jogos do Tigre foram televisionados, os do Jec não ! Ou seja ou você vai no estadio ou caso contrario não assiste ao jogo ! Aqui o ingresso mais barato e R$ 50,00 ! La na Arena em Joinville era quanto ? E o pior pagar R$ 50,00 para assistir Asa, Salgueiro, Boa, Duque de Caxias e etc … e complicado ! Não e a toa que os bares ao redor do estadio estão sempre lotados ! A televisão com certeza tira muito publico do estadio !

  • alexandre diz: 20 de dezembro de 2011

    Nessa pesquisa dá pra confiar minimamente:

    http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/08/avai-e-o-time-catarinense-com-mais-fas-no-estado-figueira-e-o-segundo.html

    Avai em primeiro no estado, figueira em primeiro na capital, JEC lá atrás.

  • DA ILHA diz: 20 de dezembro de 2011

    Qual a novidade nisso, estamos no século 21

  • Serginho_JEC diz: 20 de dezembro de 2011

    Fernando Alvinegro tenho certeza que tu não acompanha futebol não é mesmo? eu sabia. No jogo contra o CRB na final vendemos 20 mil ingressos em 48 horas.
    Não vou mais comentar sobre a maior torcida, pois todos que entendem de futebol sabem que o Joinville dá um banho. A vergonha sr. fernando é o Bvai por média de 2 mil na serie A. O figueira amarelar no tal do (Si se puede ser un cavalinho paraguaio) e ficar fora da libertadores.

  • DA ILHA diz: 20 de dezembro de 2011

    Quem anda respirando aliviado são os torcedores do avaiBis, série A foi um calvário pra eles, noto eles andando pela cidade mais aliviados.

  • Marcio Michels diz: 20 de dezembro de 2011

    Bom já vi que se não for Bavai ou Figayra em primeiro não vale nada, se fosse seria a melhor pesquisa do mundo.
    Simples e objetivo, como muitos falaram, pega os números do ano de 2011 de torcedores que compareceram ao estádio durante o ano. Pelo que me consta o Joinville colocou o maior público em apenas um jogo e também tem a maior média. Quer pesquisa melhor que essa?
    Outra coisa é aproveitar o ano de 2012 tambem para fazer este comparativo e poderia ir atualizado jogo a jogo, pois os 5 Grandes que eu incluo também a Chapecoense, e vamos medir, quero eu mesmo saber se o JEC não tem a maior torcida, dúvido que não tenha.
    Amigos o Gigante acordou, ficou 7 anos adormecido, agora sabem que o bicho vai pegar em todos os sentidos. Ah arena será ampliada para 30.000 lugares, e uma turminha estava corneteando o Criciuma pois será aplicado recursos publicos de cerca de 1,5 milhão, irão infartar pois aki será 30 milhoes de recursos.
    Vlw pra cima deles JEC

  • MAURINO BASTOS diz: 20 de dezembro de 2011

    Caro Marcio Michels!
    Concordo com vc no segundo e terceiro parágrafo do seu comentário. Senao vejamos:
    1- No primeiro parágrafo você demosntra ser uma pessoa racista, generalisando nossa torcida como “Gay”. NAda contra essa preferência sexual, cada um queima o que quer, ou o que tem. Temos sim pessoas desse quilate na nossa torcida, como conheço muitos torcedores do Cricri, com a mesma preferência. Cada um é cada um e acho que vc, talvez pela infantilidade e por estar atrás de uma tela de computador se acha protegido para menosprezar esses seres. Torço para que um dia não sofras pela tua ignorância.
    2- Realmente a melhor pesquisa é o levantamento das torcidas de cada clube durante o ano todo, não importando a serie em que se encontra. Até concordo que o JEC foi beneficiado pelo valor cobrado do ingresso que foi o mais barato durante todo o ano. Mas realmente o JEC sempre terá que ter mais torcida, pois o JEC não é de Joinville, é de toda a região norte. Seria até uma vergonha se fosse diferente, como o foi até 2010. Cara uma região de mais de 1.000.000 de habitantes teria quepor pelo menos 30, 40.000 torcedores em seu estádio.
    3- Agora quanto a dinheiro público para ampliar a arena é uma baita sacanagem, não achas? Gente passando fome, gente sofrida, que não tem nem casa para morar, que perdeu tudo nas catástrofes, e ainda achas bonito ganhar mais dinheiro público que o outro. E ainda falam, sem provas, de que fomos beneficianos pelas letras. Eita Cabecinha de ameba.

    Bom já vi que se não for Bavai ou Figayra em primeiro não vale nada, se fosse seria a melhor pesquisa do mundo.
    Simples e objetivo, como muitos falaram, pega os números do ano de 2011 de torcedores que compareceram ao estádio durante o ano. Pelo que me consta o Joinville colocou o maior público em apenas um jogo e também tem a maior média. Quer pesquisa melhor que essa?
    Outra coisa é aproveitar o ano de 2012 tambem para fazer este comparativo e poderia ir atualizado jogo a jogo, pois os 5 Grandes que eu incluo também a Chapecoense, e vamos medir, quero eu mesmo saber se o JEC não tem a maior torcida, dúvido que não tenha.
    Amigos o Gigante acordou, ficou 7 anos adormecido, agora sabem que o bicho vai pegar em todos os sentidos. Ah arena será ampliada para 30.000 lugares, e uma turminha estava corneteando o Criciuma pois será aplicado recursos publicos de cerca de 1,5 milhão, irão infartar pois aki será 30 milhoes de recursos.
    Vlw pra cima deles JEC

  • Guto diz: 20 de dezembro de 2011

    pesquisa é difernete de enquete. De qualquer forma, que tal abordar os números acumulados da Timemania onde os 4 principais do Estado estão presentes?!

  • Edson diz: 20 de dezembro de 2011

    Aqui em SC é diferente, quem mora em Floripa torce para o Avai ou Figueirense, quem é do sul para o Criciuma e no Norte para o Joinville, ou seja, é dificil alguem de Joinville torcer por um time da capital, e vice e versa, diferente por exemplo no Rio Grande do Sul, qualquer cidade que voce for voce vai achar torcedor do Inter e do Gremio, mesmo no Chuí. Por isso acho que Joinville, vai ter mais torcida, mas torcida mesmo é aquela efetiva, que é socio e compra produtos do time, sofre e fica feliz com o time…Tenho conhecidos que torcem para o Avai mas raramente vao em um jogo e nao estao nem ai para o time, esse nao pode ser considarado um torcedor nato, mas na pesquisa é torcedor.

  • Jair diz: 20 de dezembro de 2011

    Vamos se sensatos! No FACEBOOK, SÓ DA PARA CURTIR UMA VEZ, E TODOS TEM DIREITO A TER UMA PAGINA, ENTÃO.. Figueira lidera, seguido por Bvai.. E por ai vai, depois acredito que o Joinville, mesmo tendo torcida só na sua cidade.
    E todos reclamaram da presença de publico no Figueira no Brasileirão, mas se não me engano, foi a melhor média na História de um clube em Santa Catarina. Me corride ai Castiga, se eu estiver errado! FELIZ NATAL!

  • Edson diz: 20 de dezembro de 2011

    Para o Juliano de Criciuma, ai que esta a diferença de torcida, torcida que prefere assistir o jogo em casa ao inves de ir no campo, nao da para chamar de torcedor fiel…
    Outra coisa, no ano que vem a Arena estara com 30.000 lugares…

  • Tigre – Jvlle diz: 20 de dezembro de 2011

    Quero ver o JEC colocar 20 mil numa terça feira na série B. Num domingo de sol e ainda numa final é facíl falar, já que não se tem nada para fazer em Joinville.

  • AlvinegroCentral diz: 20 de dezembro de 2011

    Cada um vive sua realidade não tem jeito..
    O jec fala que colocou 20mil contra CRB, mais eu pergunto quanto estava o ingresso mesmo? o Figueirense tem a maior média de publico de SC nos ultimos 20 anos, TODOS os anos o Figueira aparece em 1º em média de publico com o ingresso a R$50, é minha gente aqui é série A, pagar 20 conto todos pagam!

  • Carlos Cojeka diz: 20 de dezembro de 2011

    Muito boa a do Alemão. O Janelense igualou no azul… e no BRANCO!
    As pesquisas sérias (IBOPE e Lupi) foram unânimes em relação ao Avaí. O resto é chororô, inclusive essas de internet em que o vencedor é o que clica mais vezes. É pacabá.

  • Fernando diz: 20 de dezembro de 2011

    A Arena Joinville hoje é o maior estádio de SC, 22.400 mil lugares.
    Vai ser ampliado em 2012 para 30 mil lugares … na série C 20 mil pessoas no estádio maior publico de SC no ANO.

    e sabe pq vão ampliar ???? PQ SOMOS A MAIOR, FIEL E APAIXONADA TORCIDA DE SC

    Abraçoss !!!!!!!!!!!!

  • FERNANDO LUIZ VIEIRA diz: 20 de dezembro de 2011

    BOA NOITE. ACREDITO QUE PODEM SER DUAS AS INFORMAÇÕES QUE DEFINEM O POTENCIAL DE CADA TORCIDA. A PRESENÇA NOS JOGOS AO LONGO DA TEMPORADA E O NÚMERO DE ASSOCIADOS, EM DIA COM SEUS PAGAMENTOS. AVANTE FIGUEIRA O MAIOR DE SANTA CATARINA. FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO

  • Carlos Ziggy diz: 20 de dezembro de 2011

    Sempre fui e continuo sendo do partido do torcedor no estádio. Esse é o parâmetro para mensurar torcidas, independente da fase do time.
    Nesse contexto Figueira e Joinville estão à frente. Interessante que os estádios dos quatro grandes do estado são de dimensões semelhantes, com capacidade similar, o que acredito eu, permite um levantamento mais próximo da realidade.
    Considera-se ainda as particularidades demográficas do nosso estado, onde Joinville é a cidade mais populosa, bem como sua RM e conta com apenas um time que a represente, resultado de uma fusão patrimonial entre dois times, o que soma mais torcedores. Já na capital a preferência é dividida entre dois times.
    Mas é isso, rivalidades á parte, um bom final de ano a todos!

  • emerson diz: 20 de dezembro de 2011

    Maurino Bastos, o dinheiro que vem para o JEC não é o dinheiro da saúde, educação ou alimentação. É dinheiro destinado ao Esporte, que o Joinville foi buscar junto ao Ministério do esporte. A Prefeitura de Joinville não está tirando dinheiro de nenhum setor importante para a sociedade. Eu se fosse você me preocuparia com o dinheiro dos estádios para a copa, ali sim deve estar sendo gasto muito dinheiro que deveria estar sendo investido em saúde, educação, alimentação, etc.

  • thiago verde diz: 20 de dezembro de 2011

    ENQUANTO OS 4 CONSIDERADOS GRANDES BRIGAM PRA SABER QUAL A MAIOR TORCIDA, NÓS DA CHAPE VAMOS PAPANDO OS CATARINENSES.
    DOS ULTIMOS 5 ANOS FIZEMOS 3 FINAIS, UM VICE E 2 TÍTULOS, E SOMOS OS ATUAIS CAMPEONESSS.

  • Gênio diz: 20 de dezembro de 2011

    Castija, sempre gosto de analisar as coisas com a razão e não com a paixão. sou torcedor do Brusque e pelo que pesquisei defino os grandes 4 da seguinte forma:

    Figueira: O melhor time de SC hoje, equipe mais estruturada entre os demais do estado, vai participar da sul-americana e quase conseguiu a libertadores, alem claro de ser o único de SC na serie A. (o que na minha opinião o torna o principal clube de santa Catarina) 2º colocado em torcida 1º em estrutura e elenco

    JEC: Concerteza tem a maior torcida do Estado, andavam cabisbaixo com estes 7 anos no escuro, mas acredito que o JEC voltou e vai subir pra serie A, será investido cerca de 7 milhões somente no elenco. 1º colocado em torcida 3º em estrutura e elenco

    Criciuma: O Criciuma é o clube mais vencedor do estado, foi campeão da copa do Brasil e participou da libertadores, sofre altos e baixos, mas acredito que com a gestão do Angeloni vem muito forte para 2012. 4º colocado em torcida 2º em estrutura e elenco.

    Avai: O Avai tem a melhor marca de um clube Catarinense na serie A, chegou em 6º em 2009. Está montando um elenco de serie B, para jogar a serie B, não acredito que irá subir já em 2012. JEC e Criciuma estão melhores, mas considero o time mais raçudo do estado, capaz de ser campeão estadual com elenco inferior aos demais. 3º colocado em torcida 4º em estrutura e elenco

  • Reginaldo diz: 20 de dezembro de 2011

    Sou de Joinville e não faço a menor ideia de quem tenha a maior torcida de Santa Cataria. Gostaria apenas de destacar duas coisas. 1º: não sei como é na capital e em Criciúma mas aqui quase todo mundo torce para um time “grande” (Fra, Flu, Palmeiras…) e para o Jec. 2º: Avaí e Figueirense têm a desvantagem de competirem por torcedores dentro de sua cidade. Criciúma e Jec não enfrentam esse problema. No mais, tomara que Avaí, Criciúma e Jec subam e que o Figueira não caia. Já pensaram Santa Cataria com 4 times na série A?

  • Alvi_nigros diz: 20 de dezembro de 2011

    Edson, tais engando. Eu mesmo sou natural de Tubarão, mas torço desde criança pro Figueirense e me considero manézinho de SC. Vai no Orkut pra ver como tem torcedor do interior do estado que é Figueirense ou Avaí. Na verdade em cada cidade do estado que voce for, sempre se acha gente na rua com camisa de Figueirense e Avaí.
    Não tem conversa, Figueirense e Avaí são os dois maiores em torcida do estado, basta pegar os dados de público e renda nos últimos cinco ou dez anos na federação.

  • Davi Neumann diz: 20 de dezembro de 2011

    Isso não é novidade desde os anos 80 o Joinville tem a maior torcida de SC o que eu acho interessante é o Joinville ter torcida fora de SC, a imprensa carioca da mais espaço pro Joinville do que a própria de SC volta e meia tem materia no jornal o Globo falando do Joinville

  • João Boaventura – Bom Retiro – ZN Joinvilense diz: 20 de dezembro de 2011

    Castiel,

    Do teu post só discordo de duas coisas: quando você diz “já” rivalizam e ao citar o adjetivo grande escrito entre aspas.
    Joinville e Criciúma sempre estiveram muito à frente da dupla da capital; nasceram grandes e dominaram o futebol catarinense durante uma década e meia. Nos anos 80, quando o JEC se tornava o único OCTA e disputava 10 campeonatos consecutivos da Série A, onde estavam o Avaizinho e o Figueirensinho? Hum? O todo poderoso “furação” chegou até, em 1987, a perder a final da segundona pro Blumenau! Então, não há duvidas que são grandes, de fato.

    Sem mais

    abs

  • Edson diz: 21 de dezembro de 2011

    Para o Alvi_negros, Cara, isso que estou dizendo, em Tubarão nao tem futebol, por isso voce torce para o time da capital se tivesse um time forte em tubarao voce torceria para ele…mesmo assim vc é excessao, se pegar na sua cidade muito torcem para o criciuma e o resto torce para o Flamengo, vasco, corintians…raras excessoes torcerao para um time de SC que nao seja o Criciuma…

  • Serginho_JEC diz: 21 de dezembro de 2011

    Ei amiguinho Reginaldo não sei por onde tu andas, mas esta realidade que domina todo o futebol Catarinense de torcer para um gigante Fla/Flu/SP esta mudando de forma muito rapidá. Se os clubes Catarinenses continuarem a investir no futebol e levar os 4 para serie A, acredito que a nova geração terá apenas um clube. o da sua cidade. tirando a velha guarda. mais aí deixa os velhinho quieto.

  • Tricolor do Sul diz: 21 de dezembro de 2011

    primeiramente, não me venham que a cidade de joinville é a mais populosa e por isso a torcida do jec é maior… todos sabem que isso nao diz nada, por que ali mais da maioria são mistos de outros estados!

    outra coisa, o jec jogou 6, 7 partidas na serie C este ano… dai é facil colocar 10.000 mil pessoas, nao compara com uma campeonato longo igual série B e A!
    ta ok, torcedores lunaticos do jeguiville?
    entenderam, ano passado o crciuma teve uma media de 13.000 mil pessoas na
    série C!

    Outra coisa, esas pesquisas de internet nao valem nada!

  • MAURINO BASTOS diz: 21 de dezembro de 2011

    Meu caro Edson!
    Discordo de você em todos os sentidos. Acho que você não mora em Tubarão e nem na região. Tubarão hoje não tem futebol, concordo, mas que torcem para o Criciuma, discordo frontalmente. Até torciam, antes daquela roubalheira que fizeram com o tubarão em 98, se não estou enganado. Eles roubaram do Tubarão na cara dura dentro de T, aí simubarão e mais na cara dura ainda, no HH, anulando um gol legítimo do Peixe. Inclusive em Tubarão, os Cameras da RBS quase sairam linchados, porque estavam debochando da torcida do Peixe. Evidentemente que aqui em TB tem algum torcedor do Criciuma, são iguais a mulherres de bandidos, gostam de apanhar, mas também tem muitos torcedores do Figueira. Não fale o que não sabes. Agora se formos a Jaguaruna, aí tem mais torcedores do Tigre. Evidentemente tem muitos que preferem torcer para os times de fora, questão de cultura e lavagem cerebral da mídia. Mídia essa que hoje, embora muito tímida ainda, estão querendo muidar essa mentalidade. mas vai levar décadas até que isso aconteça em maior volume. Eu particularmente, até uns 15 anos atrás era torcedor do Fluminense, devido a brincadeiras. Hoje, respiro o meu Figueira!
    Ainda sobre torcedores Alvinegros em Tubarão, espero que saibas, o Figueira tem as escolinhas de futebol espalhadas por toda a Amurel, mais atuaantes do estado. se fores

    Alvi_negro, forme um clube em

  • emerson diz: 21 de dezembro de 2011

    Ao Alvinegro Central, o ingresso da final da série C estava 50 reais, e não 20 reais como você falou. O Joinville lotou o estádio porque tem a MAIOR TORCIDA DE SANTA CATARINA. Simples assim.

  • Alecsandro diz: 21 de dezembro de 2011

    Pô Catiel, no final do compeonato catarinense de 2011, vc disse que em SC existiam 5 ” grandes” e não mais 4. Mudou de idéia outra vez, já que falou em 4 “grandes” novamente neste post?

    Nota do editor: é, uma falha, acho que temos “cinco” sim, a Chape já tem este potencial

  • alexsandro diz: 21 de dezembro de 2011

    só para informar ao amigo tigre o ingresso na arena contra o crb custava 50reais eo criciuma n~em deve entrar nessa conversa de maior torcida porque não da nem pro começo, quanto qual é a maior é a do jec, o pessoal do figueira vem querer dizer que é trem pagggador mas não conseguiram lotar o estadio nem com a grande campanha que fizeram na série a, nem com a ajuda da torcida do curintia conseguiram, o jec boto 20mil contra o crb ingresso a 50reais , imagina o jec na série a e com essa campanha do figueira qual seria o publico ainda mais agora que vão ampliar a arena para 30mil pessoas. e caro castiel já que vc é de fora e menospresa o jec eo criciuma só queria te dizer que;
    jec: 36anos,12 titulos estaduais, um titulo da serie c, 10 participações consecutivas na série a
    criciuma:uns 40 anos,9 titulos estaduais,umacopa do brasil, uma série b, uma série c,varias participações na série a
    avai: quase 100 anos, 15 titulos estaduais, uma série c; fez a pior participação de um time catarinense na série a
    figueira:quase 100 anos, 15 titulos estaduais, nenhum titulo nacional.

    portanto meu caro castiel mais respeito com o jec eo criciuma, são tão grandes ou até mais que a dupla da capita.

  • Leonardo diz: 21 de dezembro de 2011

    A capital de joinville é Curitiba, porque se depender de Floripa ta loco né

  • Serginho_JEC diz: 21 de dezembro de 2011

    Fico no veneno quando um Criciumense ou Avaiano, começam a falar de maior torcida, meia duzia de gato pingado no estadio. Sem comentarios.
    Tricolor do sul, aham aqui em Joinville 99,9% das pessoas são de fora. cai na real né amiguinho. tem uns camarada meu que vieram de fora e são fanaticos pelo maior de SC. Joinville Esporte Clube sem comparação. ACORDA

  • Everson Labes diz: 21 de dezembro de 2011

    Até pela internet dá TIGRE!!! É tigre na internet, na rua, no campo e onde for!!! TIGER, TIGER, TIGER

  • Edsone diz: 21 de dezembro de 2011

    Caro Maurino Bastos, veja só como voce se enrola em relaçao ao time que torce, primeiro voce diz que ate torcia pelo Criciuma, depois era tubarao, depois Fluminense e agora figueirense…É muito time para torcer…Ah e pode ter certeza que em Jaragua do Sul tem muito torcedor do JEC…mas muito mesmo. So quis dizer que em SC a torcida é regionalizada, diferente do Rio Grande do Sul, 90% dos gauchos ou torcem por inter ou gremio…

  • MAURINO BASTOS diz: 21 de dezembro de 2011

    Edsone!

    Considere o meu comentário até o final do item 3 (Cabeça de ameba). A partir daí, colei o comentário do Sr. Marcio Michels, para ficar melhor de argumentar e esqueci de apagar.
    Não me enrolei não, somente induzi vc a conclusão errada. No dia em que me vires dizendo que torço para o Criciuma, podes mandar me internar, estarei louco.
    Eis que o Sr. Edson me responde dizendo ser normal, pois o dinheiro é oriundo de verba para o esporte. E daí que seja do esporte? O dinheiro não é oriundo dos impostos pagos pelo contribuinte?

  • Tiago diz: 22 de dezembro de 2011

    Viram quem ganhou? Sôs tôlo! Deu Tigre na cabeça! Cadê a maior gambazada de SC? Ah, o pessoal do Estreito não conhece internet, né? Esqueci do detalhe!

  • Tiago diz: 22 de dezembro de 2011

    Serginho_JEC,

    tu fica no veneno pq teu time é um lixo! Não tinha série poucos anos atrás! Só pq conseguiu o acesso pra B depois de um uns bons anos agora tá com essa marra toda? Cai na real, bicho! Maior de SC? Fala sério, vai ter que ralar muito ainda… dá uma olhada no Ranking da CBF, valeu?

    Maior de SC… essa raça pira mesmo!

  • JEQUEANO diz: 22 de dezembro de 2011

    tiago

    maior de SC que vc diz sem mensiona com certeza é o JEC né,pelo menos foi o que mostrou esse ano jogando a serie C,realmente o JEC ficou muito tempo no buraco mas mesmo assim a torcida sempre junto,se lembra quando lotavamos a Arena quando estavamos sem serie? e diziam que só tinhamos o catarinense pra ir? pois é eu vi time ai na serie A jogos com estadio vazio,que contraste hem? e nao venham me dize de faze pq serie A com certeza é faze muito melhor que sem serie

  • Stark diz: 22 de dezembro de 2011

    data venia estimado jornalista … mas aquela poesia tinha todos os ingredientes para um posicionamento diante desta pesquisa fajuta obtida no FB. Não continha termos agressivos, somente sarcásticos ao extremo (para fazer jus ao estilo deste blogueiro) caracterizando times e atores do futebol local. Não ofendia ninguém. Levei quase dois segundos para buscá-la nas entranhas da minha memória após ler o post. Perfeita. Como futebol é arte e poesia é arte, pensei cá com os meus botões que o blog estaria aberto ao estilo.

  • gustavonarede diz: 23 de dezembro de 2011

    Tomara que saia essa ampliaçao da arena, do jeito que ta não dá mais essa história de 15 mil pagantes sempre é conversa pra boi dormir, quem ta la no aglomero sabe que é mentira. É muito trabalhoso sair de São Francisco pra Joinville e ficar na arena enlatado que nem sardinha nos jogos do Joinville, se tu levanta pra ir no banheiro esqueçe não tem mais lugar tem que procurar outro. Se realmente ampliarem o campo pra 30 mil lugares vai ficar melhor, o Joinville não precisa de torcida do curintia ou do flamengo pra lotar o estadio, na final contra o CRB a torcida do Joinvill e sozinha lotou o estadio tiveram que usar o espaço reservado pra torcida visitante e liberaram uns camarotes pra torcida do CRB

  • Marco diz: 23 de dezembro de 2011

    Finalizou a enquete com tigre na frente, jec em segundo, figueira em terceiro, avai em quarto seguido da chapecoense…

  • Stark diz: 24 de dezembro de 2011

    Para contar com torcidas como a do Corinthians e a do Flamengo no próprio estádio é preciso estar na mesma Série que ambos. Sem isso é blá, blá, blá !!!

  • joinvilense diz: 25 de dezembro de 2011

    Primeiro Rodada do Catarinense 22/01/2012
    JEC x CAMBORIUENSE
    vai dar mais de 9 mil pagantes, e vai ser o maior publico da rodada.

    JEC nao é moda. jec é FODA.

  • RAFM diz: 26 de dezembro de 2011

    Falem o que quiserem…!!!
    Arrotem siris do mangue…
    Colham pedras de carvão o tempo todo…
    Se achem animais de zoo com as listras alvinegras…
    Enfim… chorem… gritem… se lamentem toda a hora dos infortúnios…
    O MAIOR DO ESTADO, O ÚNICO OCTO CAMPEÃO, OCTO NA REALIDADE, POIS FORAM OITO SEGUIDOS E NÃO ALTERNADOS. NINGUÉM NO MUNDO TEM ESSE TÍTULO…
    Quem tem… quem ? Em cima de quem ? Em cima de Figueira, Avaí, Criciúma, etc.
    JEC… NASCEU CAMPEÃO… NASCEU COM A TAÇA NA MÃO…
    Nós não somos favoritos de nada… nós vamos lá e… pimba…!!!
    Chegamos… !!! Tremei… o resto…!!!
    Vou propor mudar o nome para… OCTOJEC…!!!
    Fui…!!!

  • Paulo Henrique [C.E.C] diz: 16 de fevereiro de 2012

    ai qual foi o time qual record de publico foi de mais de 32.000 pessoas?
    qual foi o time q na serie c de 2010 teve media de publico mais de 10.000 pessoas(q foi a maior media das 4 divisoes? , no jogo contra o macae com 20.000 pessoas no estadio aproximadamente 10.000 pessoas voltaram pra casa por nao conseguirem ingresso.
    acordem criciuma tem 200.000 habitantes mais olhem a regiao as cidades coladas ao redor q n tem otro clube na cidade e q a cada ano almenta o numero de torcedores do criciuma. concerteza o tigre tem a maior torcida de SC

  • Paulo Henrique [C.E.C] diz: 16 de fevereiro de 2012

    RAFM oq adianta vcs terem 8 titulos seguidos do catarinense? qual é o time de sc q tem 3 estrelas na camisa? qual time de sc q foi campeao da copa do brasil invicto? enfim o jeca só tem estadual e ai na tua cidade é só misto e torcedor de times de eixo tenho parentes q moram ai nenhum torce pro jeca todos para times de eixo

Envie seu Comentário