Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Primeiras lições de Londres para Florianópolis estão nas soluções para o caos no trânsito

25 de julho de 2012 21

Olá internauta, blogueiro, esta é minha primeira postagem aqui de Londres, onde cheguei para a cobertura olímpica.

Saibam que está um calor bastante forte por aqui, perto dos 30 graus, a diferença de fuso (não muito grande, quatro horas) já está sendo absorvida, e hoje já é dia de muito trabalho.

Vejam na foto postada no blog que, para atravessar as ruas, os londrinos foram cuidadosos com os turistas e mídia. Em qualquer cruzamento, há avisos para “olhar para a direita, ou olhar para a esquerda”, ou seja, olhar para o lado certo.

Vejam o cuidado que os ingleses tem com seus visitantes serve para que melhoremos as coisas boas que temos em Floripa, onde recebemos muitos visitantes.

Nossa cidade melhorou muito nos últimos tempos em termos de indicações de trânsito, mas nosso caos, a tranqueira que verificamos aí precisa de soluções que na capital inglesa estão de vento em popa.

Por exemplo, aqui, apesar do caos no trânsito ser grande, é uma “loucura” organizada, ou seja, há bicicletas, muitos ônibus e as pessoas optam por este transporte, não por seus carros, e os metrôs e trens funcionam muito. Então, poderíamos ter transporte marítimo, por bicicleta mais trabalhado, ônibus que funcionem melhor, enfim, oremos para mudanças mais rápidas.

Bookmark and Share

Comentários (21)

  • Carlos diz: 25 de julho de 2012

    Vai sonhando….vai sonhando…! O que faz uma cidade eh o povo. Falta ainda muita educação para que Floripa chegue próximo a Londres.

  • Fabiano Burfel diz: 25 de julho de 2012

    Castiel, não tenho dúvidas de que o nosso problema reside no modelo administrativo que o transporte público vive.

    Empresas privadas que visam o lucro no transporte publico é incoerência. Sempre que qualquer decisão que vise melhoras para a grande massa, mas tragam qualquer decréscimo na célere PLANILHA destas emrpesas são ventiladas elas são e sempre serão contra!!
    E como os administradores publicos tem interesse (financeiro ou politico) nelas, eles não vão tomar nenhuma decisão contra estas.

    Na Europa ou nos EUA, quando precisa-se decidir algo que venha a resolver problemas públicos os governantes (pressionados ou não pela opinião pública) vão lá e o fazem e pronto. Já aqui… aqui o povo paga!!!

  • Tigre em São Paulo diz: 25 de julho de 2012

    Castiel,

    Esses avisos de “look right” e “look left” existem há anos em Londres.

    Aliás, essa é basicamente a diferença entre países desenvolvidos para o Brasil. Lá, eles estão sempre preocupados com o bem estar da população e dos turistas, não sendo necessário copa ou olimpíada para que tais obras sejam feitas.

    Um abraço e aproveite para tomar uns “pints” nessa linda cidade.

  • URUBICIENSE ALVINEGRO SERRANO – DIZ diz: 25 de julho de 2012

    Em primeiro lugar, quero aqui, desejar ao Presidente o Bvai, Sr. Zunino, muita sorte, e que Deus, olhe muito por ele na sua cirgurgia, e que sua recuperação, seja breve, e que volte com toda saúde, para o convivio de seus familiares, e a presidir o bvai, porque em 2013 ele vai ter que estar forte, saudável, com a cabeça boa, no lugar, para conseguir presidir o seu bvai na série C, não vai ser facil, só mesmo com muita saúde. Principalmente paciencia, com seus torcedores, que vão estar desesperados.

  • GENERAL LEE — FUTEBOL E POLÍTICA diz: 25 de julho de 2012

    POIS É NÉ CASTIJA,
    (APOSTO QUE LEVOU AQUELA BLUSINHA E MEIAS DE LÃ PRO FRIO E TÁ UM CALOR F…POR AI rsrsrsrs) Foi naquela de agradar a esposa ou a avó –Leva que vai esfriar por lá rsrsrs) Acontece nas melhores famílias.

    Vamos ao comentário:
    O Futebol está cada dia mais com cara de política ou/e vice-versa.

    Andei lendo algo a respeito e achei bem pertinente a reportagem onde dizia o segunte:

    As atuais gestões de prefeitos e vereadores estão cada vez mais aproveitando o momento político dos partidos em certas cidades para alçarem voos mais altos e futuramente se lançarem a Brasília…….
    FLORIPA E JOINVILLE QUE O DIGA
    .
    Sem falar as juras e promessas ao povo e ao município e no meio do mandato abandonam o barco e concorrem a Deputado e ao Senado ou simplismente
    trocam de PARTIDO. (QUE SAUDADE QTO SÓ DOIS POUCOS PARTIDO TINHAM
    POLÍTICOS FIÉIS..ARENA E MDB).

    No futebol tbém convivemos com as mesmas juras de amor.
    Sem falar da TAL JANELA DE TRANSFERENCIA e……….
    (ESTOU FALNDO DE JOGADOR E TÉCNICOS)
    Lá se foi a paixão pelo time, as juras de amor e…. a torcida (QUE SE F…)
    A torcida que fica chupando o dedo e bancando as perípécias financeiras
    dos Cartolas e Diretores.(Safados de plantão).
    .
    É uma verdadeira paixão INSÓLITA esse FUTEBOL.
    DEFENDEMOS O CLUBE COM UMA FORÇA DAQUELAS.
    COMPRAMOS CAMISA E BANDEIRA E ASSINAMOS O FINAL DE SEMANA
    EM FAMÍLIA PARA IR AO ESTÁDIO E TUDO MAIS.
    SEM FALAR DO PPV, CABELOS BRANCOS E QUASE INFARTOS COM AS
    BOLAS NA TRAVE QUE NÃO ENTRAM E A GOZAÇÃO NO SERVIÇO.
    VAI CAIR, NÃO VAI SUBIR, ETC,ETC….
    .
    .
    Não podemos esquecer dos LOBOS EM PELE DE CORDEIRO: Os Empresários FIFA.

    Por—ra já ia esquecendo da CBF e da FIFA e……….

    Bom vou parar por aqui, por que A GENTE COMEÇA A MEXER DEMAIS, levanta em cheiro de Mier——da ,

    POLÍTICA E FUTEBOL É QUASE TUDO IGUAL KKKKKKKKKK

    E O POVO HÓÓÓÓÓÓÓÓÓ.

  • Márcio diz: 25 de julho de 2012

    Sei que o que vou escrever por aqui não se refere ao seu texto, mas é relevante: acabo de ler no site clicrbs que o Presidente do meu querido Avaí está com câncer no pulmão!!! Mas graças a Deus ele descobriu agora no início e será possível retirar o tumor sem maiores consequências!! Força sr. Zunino, que Deus te ilumine!!! Tenho feito críticas quanto ao seu trabalho à frente do Avaí, mas não misturo as coisas!!! O cidadão Zunino é uma pessoa de grande caráter e respeitado por todos na cidade!!! Um exemplo de Administrador e cidadão!!! Boa recuperação, presidente!!!

  • Mauro diz: 25 de julho de 2012

    Bem comentado. O Brasil deveria “aprender” com os países mais evoluidos e adquirir esses conhecimentos para a aplicação em todo Brasil. Mas em vez disso estão preocupados em roubar…

  • Sergio Luiz diz: 25 de julho de 2012

    “Nossa cidade melhorou muito nos últimos tempos em termos de indicações de trânsito”… Gostaria de ter exemplos dessas melhorias, meu caro Castiel. Os cuidados dos Londrinos não é apenas com turistas e mídia. Faz muito que há uma preocupação com as pessoas que habitam a Cidade.
    Cá desse lado (não é síndrome de vira-latas!), temos exemplos de sobra de como não fazer. Um exemplo: saia do continente e pense em seguir para a Beira Mar. Antes daquele monstrinho do elevado há uma verdadeira armadilha para os incautos. Caso você seja pedestre, procure um lugar para travessia das pistas naquela região. Melhoramos no atraso.
    Saudações e sucesso na empreitada. Cuidado apenas com as comparações entre engenhosidades das Ilhas.

  • davi diz: 25 de julho de 2012

    As prefeituras no Brasil, todas elas não ligam para transp. coletivo, pois o mesmo não da lucro, mesmo que ocorram algunas desvios, transp. coletivo para elas é uma coisa trabalhosa e para pobres. Enquanto carro da lucro (ipva, estar, multas…..).
    Mas podemos evoluir, até pq temos apenas 500 e poucos anos. Enquanto a Inglaterra é um pais bastante velho em comparação a nós.

  • Carlos Cojeka diz: 25 de julho de 2012

    Castiel, lembre-se de dar uma camisa do figueirense ao Mick Jagger!

  • Sergio diz: 25 de julho de 2012

    Floripa tem que ter, ou meu ver, abertura política e consciência das pessoas. Quando se tem qualidade e eficiência no transporte as pessoas usariam esse meio de locomoção. Concordo com você quando diz que as” pessoas optam por este transporte, não por seus carros, e os metrôs e trens funcionam muito.” É o que falta para Floripa.

  • alvinegro diz: 25 de julho de 2012

    interessante… mas sobre o figueira? como voce acredita que vamos pra sul americana nessa nova fase? esse fato novo pode ajudar a equipe a progredir e quem sabe buscar o título? seria um caminho mais fácil pra libertadores e ne? abraço e boa sorte.

    obs.: faça uma boa viagem mas nao esqueça de comentar sobre o figueira pois estamos ansiosos. abraco

  • Marcio diz: 25 de julho de 2012

    Tudo se normalizando e hoje o figayra assume a lanterna. Tudo dentro da realidade timinho nao cai depenca. Ladeiraaaaaaaa

  • José Marcelo diz: 25 de julho de 2012

    Olá Castija,

    Nós brasileiros temos muito que aprender com os ingleses mesmo, principalmente qnt à organização. Só um porém: Esses avisos de olhar para direita e para esquerda não foram colocados paras as olimpíadas. Estive por duas vezes em Londres e já havia percebido os avisos. Lembre-se que antes de ser sede olímpica, Londres é uma cidade turística, que recebe milhares de turistas o ano todo, e, digamos que pelo fato do sistema viário ser contrário ao de muitos países, isso se faz necessário. Basta saber se o Brasil vai fazer a mesma coisa para a Copa e Olimpíadas.
    Quanto ao transporte público, não só em Londres mas como em MUITAS outras cidades da Europa, “dão um banho”. Grande parte (e bota grande parte nisso) opta pelo transporte público (ônibus, metro, trens e trams) aos carros particulares, deixando esses apenas para viagens ou utilização esporádicas.
    Um abraço e boa estadia em Londres

  • Raul diz: 26 de julho de 2012

    Em termos de organização o primeiro mundo parece estar, obviamente, anos luz a nossa frente. Quero ver em 2014 e as Olimpíadas do Rio. Sei que o foco são os Jogos Olímpicos, mas sabedor de que seu blog é muito lido e em pouco tempo será invadido com comentários sobre futeol, gostaria de apenas relatar os fatos, logo abaixo, poi de vez em quando me vejo obrigado a dizer algumas verdades para prepotentes iludidos.

    A torcida do Corinthians sempre sofreu com o fato de ser o único time grande de SP que não tinha vencido a Libertadores. Os torcedores sofriam com a chacota dos adversários mas, resignados, entenderam que não havia outra maneira de dar uma resposta definitiva a essas provocações que não fosse dentro de campo, vencendo o torneio. E assim o fizeram. Todos sabemos que o Criciúma é o time catarinense mais vitorioso em termos de títulos: são dois brasileiros, B e C e uma Copa do Brasil. O Avaí faturou uma série C, assim como o JEC também. E o “Todo poderoso” Figueira, não tem nenhunzinho sequer? Só títulos estaduais? Ô Figueira, estou confuso, pois se vc é o “maior” do estado, pq essa grandeza não se reflete na sua sala de troféus. Ou será que vc não é tão grande como creem os seus torcedores? Fico com a segunda opção.

  • Jonata diz: 26 de julho de 2012

    Por isso que o nosso Brasil está nessa penúria. O cara faz um post sobre futebol e tem 170 comentários. Aí o cara faz um post alertando/fornecendo/opinando sobre um assunto de real importância pra nossa cidade/sociedade e nenhum, repito, nenhum, comentário é feito.
    No que diz respeito ao futebol, meus comentários normalmente são censurados (alguns com razão) pq vejo nesse esporte apenas entretenimento. E não algo indispensável para a sobrevivência humana, como alguns aqui levam para suas vidas.
    Pela primeira vez, tiro o chapéu para voce Castie. Grande post. Não adianta só reclamar.
    Apresentar idéias/propostas é o que devemos fazer.
    Saudacoes.

  • cleber diz: 26 de julho de 2012

    Tá mas quem que ficou na aldeia para fazer os comentários das atuações do Figueira e do Avaí?
    Eu, também, faria isto. Aliás, se não me convocassem, pediria pelo amor de Deus mandem-me para Londres.
    Afinal, ser repetitivo e melhor do que ser verdadeiro. Cativa os leitores.
    Hoje, farei isto para o comentarista. Direto e reto.
    ” O Avaí ficará onde está e aguardará seu arquirrival, para, no ano que vem, fazerem partidas memoráveis na Série B. Pronto, simples para um bom entendedor.

  • Zé da Pomba diz: 26 de julho de 2012

    Castiel!

    Boa impressão.

    Agora o CAOS no trânsito de FLORIPA deve-se a essa TURMA depois da PONTE.

    Vem para ILHA e depois querem voltar para o SUBURBIO ligeirinho.

    NÃO pode, tem que ficar IGUAL o FiGAYrenC – atrás de TODOS.

    Uh! Lá, lá.

    Estão ENFIM na ZONA.

    Que BOM!!!!

    Em Tempo:

    Uma pergunta que não quer CALAR que aliás o “Tadeu XV” – aquele FEDORENTO torcedor ROSA, também quer saber;

    As LONDRINAS tomam banho ou só JOGAM perfume por cima?

    Cuidado na resposta, se NÂO quando VOLTARES vais DORMIR na CASA DO CACHORRO, tá LEGAL Castiel…!

    Aloha!

    Avaí meu querido :) 8) :)
    Avaí meu querido :) 8) :)
    Avaí meu querido :) 8) :)

  • Daniel diz: 26 de julho de 2012

    Isto não é novidade nem aí nem aqui no Brasil. Em Curitiba, nas esquinas, tem um “Olhe” pintado no chão, com a respectiva seta (direita ou esquerda).

  • Pedro diz: 27 de julho de 2012

    Oh Castiel, acho melhor voce parar de viver apenas na ” ilha da fantasia” chamada Florianopolis e conhecer mais o Brasil. Isso ja existe em algumas cidades brasileireiras como Curitiba, Joao Pessoa, Novo Hamburgo, Rio de Janeiro,entre outras. Não é só na Inglaterra que temos estes exemplos. Sai da toca Castiel…rs

  • Fabrício diz: 29 de julho de 2012

    Como é que é o nome do cidadão ???, Ububiciense, tenente sei lá, o que que uma criatura dessa vem opinar lá daquela terra que nem pernilongo tem, de tanto frio, fica ai meu, torce para o Inter de Lages que tá muito bom, e pará de encher a bola do mais nojento de SC, que tá murchinha, murchinha, ah ele vai precisar de muita lenha para a segundona de 2013 né ???, pois o inverno é rigoroso, cada mané que aparece.

Envie seu Comentário