Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Figueirense corre o risco de ficar marcado como um clube que não reverencia seus craques

30 de novembro de 2012 29

As imagens da confraternização emocionada e emocionante que ocorreu ontem no Kretzer, na despedida de Wilson e Fernandes, não deixam dúvida para ninguém: há um divórcio entre paixão, torcida de verdade, e o futebol atual.

Uso como exemplo a Seleção Brasileira. Nos estádios do Brasil, pagando ingressos que o povão não pode pagar, o público não é o “torcedor”, mas turistas acidentais que vibram com o marketing e não entendem nada de bola, muitos sequer gostam de futebol.

Esta realidade está se aproximando dos clubes. Marketing, negociações, interesses, ingressos caros, e a condução da agremiação como uma empresa não permitem que a emoção tome conta.

E assim, passa a ser natural para os dirigentes, gestores, executivos, verem atletas como custo-benefício, não como uma relação de paixão.

Mesmo assim, um pouco de marketing pode transformar limão em limonada. E fazer o fim de uma relação ser lembrada com carinho. E isso não ocorreu da parte do clube com os atletas.

Estes, então, fizeram a festa com a torcida, diretamente, sem intermediários.

Só espero que o Figueira não fique marcado, entre os atletas e para a opinião pública como um clube que não reverencia seus ídolos.

Bookmark and Share

Comentários (29)

  • Alemão diz: 30 de novembro de 2012

    É incrível a capacidade de fazer tempestade em copo d´água.
    Os dois jogadores por acaso se aposentaram? Pararam de jogar?
    No caso do Fernandes é mais complicado, mas o que impede o Wilson de voltar ao Figueirense como jogador, e quem sabe até terminar a carreira no clube?
    E quantos foram os casos que os jogadores saíram dos times como ídolos, e voltaram para fazer um jogo de despedida. O Fernandão, por exemplo, talvez o maior ídolo da nova geração do Internacional, saiu sem muitos paparicos e adeus, e voltou como dirigente e até treinador. Se não deu certo é outra coisa.
    Nesse caso, acho que o clube poderia ter feito um pequeno agradecimento e os jogadores não precisavam ter exposto as coisas daquela forma na entrevista que deram.
    Uma bela lambança das duas partes.

    É isso aí…

  • URUBICIENSE ALVINEGRO SERRANO – 2014 SÉRIE A – DIZ diz: 30 de novembro de 2012

    Na minha opinião, esta conversa sobre Fernandes e Wilson tem que acabar, já esta ficando chata, repetitiva, desinteressante, abusada, os dois com certeza vão ficar na nossa memoria e em nossos corações como nossos idolos, por muitos e muitos anos, agora chega, vamos viver o momento, o presente, e pensar um pouco no futuro do Figueirense, o que vai acontecer daqui pra frente, as novas contratações, ( pelo que me parece vão ser modestas, segundo palavras dos dirigentes) mas vamos ter confiança, otimismo, esperança, e dar créditos a nova diretoria, nova comissão tecnica, e aos jogadores que ficarão e aos que provavelmente virão, o que passou, passou, foi, acabou, quem sabe um dia eles possam voltar, porque o mundo gira, da voltas, e a vida passa, menos o nosso amor pelo alvinegro, o da maior e mais poderosa torcida de Santa Catarina.

  • Avaiano diz: 30 de novembro de 2012

    O “Urubiciense A.S. – Agora Série B”, pois esta foi a sua postura nominal assumida perante este blog, simplesmente está sendo comentado mais um fato ocorrido, graças a alguns torcedores, de um jogo sem a participação do FiGAYrosa e da relação custo-benefício que atualmente faz um ídolo ser despejado, escurraçado, jogado às traças após uma muitos anos dentro de um clube, ou mais de uma década em se tratando do camisa 10. (Só aconteçe nesse teu timeco)

    E o outro ali, ok, o Fernandes não se aposentou, mas então tá, final do ano, quando ele se aposentar, a Diretoria o convida para o jogo de despedida! Com que cara??? O camarada tem que dar coletiva com dinheiro do próprio bolso!!! Não existe sentimento, emoção, tolerância, despedida. Tá louco um jogador ir parar em um timinho desses! Não tem valorização!!!

    Avaí, paixão pra toda a vida!

  • Zé do Estreito diz: 30 de novembro de 2012

    Vem k… Os dois jogadores tem histório pelo clube é certo… O Wilson é do Uram e passou a temporada toda como líder negativo nos vestiários … dá para continuar? Não. O Fernan10 tem uma história maravilhosa no Clube que ano passado já não ia renovar com ele. Renovou para ser seu último ano – o ano de despedida – o que aconteceu… quase não jogou!!! Daí agora vem com esse papinho que quer renovar. Ele sim está colocando todos numa situação ruim. Devia aceitar o cargo que ofereceram para ele dentro do clube e pendurar suas chuteirinhas gastas e já cansadas.

  • Evaldo Alvinegro diz: 30 de novembro de 2012

    Ídolos não se fazem de um dia para o outro…conquistam a torcidas pelos seus feitos e pelo amor a camisa….tem q ter celebração sim….o Figueira e outros tantos são administrados por empresas que tem coração de pedra, no mínimo um jogo de despedida deveria ter ocorrido, e é claro que a vida continua e novos valores irão surgir mas a maioria é mercenário estes dois não!!

  • Ricardo B. diz: 30 de novembro de 2012

    Antes de vir morar em Floripa, eu via o Figueirense como um time “quase” grande, de estrutura invejável, bons dirigentes, vencedor e de muito respeito. Mas que decepção tive esse ano! Além de estar na mídia mais por brigas políticas do que por futebol, se apequena ao não respeitar quem fez sua história. O Avaí, com todos seus problemas, tá merecendo muito mais respeito!

  • URUBICIENSE ALVINEGRO SERRANO – 2014 SÉRIE A – DIZ diz: 30 de novembro de 2012

    AVAIANO, gente boa, como o amigo falou, despedida para mim, é quando um jogador se aposenta, pendura as chuteiras, ai sim, no clube que ele foi idolo, jogou por muito tempo, se faz uma partida de despedida, mas o Fernandes, Wilson, principalmente o Wilson, que ainda vai jogar muito tempo, não penduraram as chuteiras, ainda estão na ativa, então porque despedida? Porque este alarde todo? ai faz uma despedida e em 2014 eles voltam a jogar no Figuera novamente, como fica a situação? Os bvaianos fazem despedidas quando a paquita loira menstruada abandona voçes? deixa voçes na mão. para jogar em um clube grande? Então façam uma despedida para o MIka e o Pirão, os grandes idolos dos azulados, ou então para o Silas, o grande treinador que chamou os bvaianos de palhaços, e foi embora sem dar a minima para voçes. Como falei, o que passou, passou, agora é o presente, o momento, e pensar no futuro, eles sempre serão nossos idolos, e quem sabe um dia, não voltem para o maior de todos, o da maior e mais poderosa torcida de Santa Catarina; Abraços de um alvinegro serrano, que em 2014 estara na série A, junto com o Criciuma e o Joinville, e porque não a Chapecoense?

  • Giorgio Brena diz: 30 de novembro de 2012

    Concordo com Alemao, despedida pra que se nao estao se aposentando ? Sao atketas que tiveram sua historia no Figueirense que nao sera esquecida e que vao atuar por outro clube, o Figueirense nao teve interesse de seguir com os mesmos, ate pelo pouco aproveitamente que o Fernandes teve este ano no clube.Ultimos 3 anos ele jogou pouco pelo clube.
    O Clube fez certo assim como fizeram outros clubes que cairam, uma limpa no elenco.Recomecar novamente do zero para colher maiores frutos e conquistas.Time desmotivado e com algumas figuras na Zona do conforto nao levara o clube a lugar nenhum. Fara bem ao Fernandes e ao Wilson trocar de ares.
    Nao facam uma tempestade num copo de agua como nosso colega falou,esses atletas deram sua contribuicao ao clube e receberam por isso muito bem por sinal.
    No dia que se aposentarem quem sabe o clube pode fazer alguma homenagem aos mesmos.

  • altair antonio david diz: 30 de novembro de 2012

    Os IDOLOS aparecem e se vao,isto é natural;ALBENEIR,ZICO,ROBERTO DINAMITE,SOCRATES e tantos outros…MUITO OBRIGADO FERNANDES…a fila anda e o meu amado FIGUEIRENSE continua.SR. Ricardo B.//TE digo o FIGUEIRA nao è grande é ENORMEEEEE e faz um favor va torcer para o time da vargemmmm que nem menciono o nome

  • João Frederico H. Leite diz: 30 de novembro de 2012

    Não acredito que o clube vá ficar marcado. O que esta ocorrendo é uma IRRESPONSABILIDADE de um amontoado de ESPERTOS que foram trazidos para o clube pelo inconsequente PAVÃO, que ARREBENTARAM com o clube criando uma dívida monstruosa, e que com o consentimento do nosso INCAPAZ e VELHO CONSELHO, tomaram o clube de assalto. Na história do clube que é muito bonita, normalmente isso não ocorreria. Hoje que mandam são os ABUTRES.

  • ALVINEGRO PH diz: 30 de novembro de 2012

    PARA AVAIANO,

    SÓ CLUBES QUE TEM ÍDOLOS PODEM IDOLATRÁ-LOS OU NÃO.
    NÃO É O CASO DO TEU TIME.
    QUEM É ÍDOLO LÁ?

  • Avaiano diz: 30 de novembro de 2012

    Urubiciense, meu chapa, cada um tem seu ponto de vista. Se concordas com o acontecido e da maneira com que foi, paciência. Esse é o jeito alvi-pink de pensar e que torna um fato a opinião do nosso ilustre colunista: “Vocês ficarão marcados como clube que não reverencia seus craques!” É a cara de vocês!

    Tristes seus exemplos em relação ao saudoso Leão da Ilha. Sem comentários.

    Avaí, paixão pra toda a vida!

  • Avaiano diz: 30 de novembro de 2012

    Na boa, nosso amigo Alvinegro PH deve sofrer de Alzheimer!

  • Mazinho Alvinegro diz: 30 de novembro de 2012

    Êta ladainha que não acaba nunca!
    É o preço que se paga por ser o clube mais importante da Santa e Bela.
    Qualquer evento no MAIOR, é um prato cheio pra midia e para os secadores.
    Óh!
    Esses ídolos chegaram no Figueira arrastando uma cachorrinha-miserável.
    Hoje saem milionários graças ao clube que lhes ofereceu $$$$ e toda uma infra-estrutura para que eles pudesse praticar e aperfeiçoar a sua profissão.
    A diretoria está certa. Muitos atletas se acomodaram e se tornaram perdedores e tem que ser mandados embora, pois a frase da hora é: FUTEBOL É RESULTADO!

  • Lábaro diz: 30 de novembro de 2012

    Pronto..a imprensa consegui seu intento, vendeu suas manchetes, fez o estrardalhaço, agora deu! Respeito e admiro os atletas em tela W e F10..mais deu.
    Aproveitaram e fizeram despedida de “iluminado” O cara que não disperta mais interesse de clube nenhum, que jogou apenas 100 e poucos jogos pelo hawaii é “idolo”..
    O w1 ganhou muito do figueirense não acham…sair reclamando o cara que era o terceiro reserva do flamengo e agora e reconhecido nacionalmente..Por favor parem..
    O que o figueira fez pelo F10. Coisa de pai para filho, deu 13 anos de carreira e salario mesmo com todos seus altos e baixos e ainda oferece continuidade da carreira no clube e ele vai embora…Por favor parem…
    Havaii e Figueira são maiores que esses forasteiros que não se criam em grandes centros e vem aqui posar de reis, por favor parem de ser provincianos…cresçam…pois seremos sempre futebol de segunda linha…

  • Carlos Roberto diz: 30 de novembro de 2012

    Que tal os internautas também agradecerem aos jogadores Wilson e Fernandes por tudo o que fizeram pelo Furacão do Estreito. Muito obrigado aos dois craques e vão com Deus. Quero aproveitar este espaço e mandar um recado ao Criciúma, agora na série A, que necessitará de jogadores de bom nível técnico pra lá permanecer. Dois jogadores que brilharam em 2011: Wilson e Júlio César. Comecem a fazer um bom time com esses caras.

  • Lábaro diz: 30 de novembro de 2012

    Qualquer fosrasteiro chega em Fpolis vindo de Grandes centros onde são rejeitados, e viraM Deuses.
    Quem era W1 antes de vir para o figueira!!! 5 anos recebendo um belo salario..pra quem era 3 goleiro reserva flamerda tá muito bom…
    O “iluminado” mesmo é piada…entre indas e vindas, sempre procurando um clube melhor que o hawaii, voltava e era idolatrado..
    F10 merece todo o respeito, mais o que o figueira fez por ele nesse 13 anos.Coisa de pai para filho…

    Gente deixemos de ser provinciamos, pois nunca seremos recolhecidos como clubes de primeira..pois eles chegam aqui fazem suas obrigações e viram Deuses!!!! Por favor!! imprensa mesmo…

  • Everton – Chapecó diz: 30 de novembro de 2012

    Nosssaaaaa.. quanto choro por causa disso… os caras foram pra rua — Pois bem, arrumem a mala e vao distribuir curriculo, meu amigo.. Esse negócio ta vergonhoso pra estes dois sujeitos, parece choro de marido traído… soube da traição agora quer causar comoção no povo… Ah.. vão pra luta!!!
    Outra.. os caras causam uma confusão sem tamanho, aposto que estão pensando na gana que deixarão de ganhar.. duvido que algum deles tenha perdido um minuto de sono pensando que “não ouvirei mais o grito da torcida”!!
    E de mais a mais.. o Figueira vai ser lembrado não por ter chutado os caras, mas por ter durante duas temporadas a pior defesa do Brasil! hahahahaha
    Da-lhe Figueira!!!

  • César diz: 30 de novembro de 2012

    Castiel,

    Isso já virou frescura, eles não pararam de jogar, apenas sairam do clube. Além disso o Wilson já tava cumprindo hora extra, já deveria ter ido faz tempo.

    Saudações alvinegras

  • César diz: 30 de novembro de 2012

    Pra finalizar:

    O clube vai pra segundona, com a contribuição dos jogadores, ainda querem homenagem. Ai não dá!!!!!

    Saudações Alvinegras!!!!

  • Edson diz: 30 de novembro de 2012

    Craques? Fala sério. Se fossem craques estariam jogando em grandes clubes. Mania de rotular jogador de figueira e avai de craque e ídolo.

  • da ilha diz: 30 de novembro de 2012

    Jogador quer dinheiro castiel e os diretores sabem disso, já por outro lado nossa torcida vai ficar marcada por fazer comemorações especiais a seus atletas

  • da ilha diz: 30 de novembro de 2012

    Palavras do FernanDEZ, Ainda quero Voltar

  • Evan diz: 30 de novembro de 2012

    Castiel, hawayanus me tiram do sério, por consequencia esqueci de falar sobre o post… parabéns pela abordagem sintética da realidade do futebol. É isso aí, sem tirar nem pôr.

  • da ilha diz: 1 de dezembro de 2012

    Wilson falou que volta, isso diz todo o sentimentos deles

  • Carlos Cojeka diz: 1 de dezembro de 2012

    Castija, corre o risco nada. Já ficou marcado. Vai ter de voltar para a série C e subir direitinho, sem janela.
    O quê?

  • Carlos Cojeka diz: 1 de dezembro de 2012

    O Avaiano ali em cima falou tudo, com muita sapiência. Só não dê trela ao meu amigo Urubiciense pq o bicho ficou zureta depois da queda, tá tomando gardenal na dose de 20%, 3x ao dia. Tenho dito.

  • Luis Fernando diz: 2 de dezembro de 2012

    Minha opinião é simples: Fernades e Wilson não poderiam ser dispensados da mesma forma que o Doriva, Pablo, Botti, Coutinho… por exemplo, tipo “não vamos contar com vc´s ano que vem , obrigado!” nao não podem ser tratados da mesma forma pois nem de longe são iguais para a história do clube….ponto final….afinal um foi nosso goleiro e capitão nos últimos 5 anos pelo menos e o outro é simplismente o MAIOR ARTILHEIRO DE TODA A HISTORIA do Figuera!!
    Caberia sim por parte da instituição, se não um jogo de despedida, pelo menos uma placa de agradecimento pelo amor de Deus….não são jogadores sem identidade e identificação como os que citei acima. Concordo com a dispensa do Wilson, tava mal e tinha outro Goleiro pedindo passagem (Ricardo), o Fernandes acredito que o Catariense e série B jogava fácil…..assim como o Túlio…mas tudo bem critério de escalar pra jogar TEM QUE SER SEMPRE DO TECNICO….mas uma homenagem mereciam sim!!

  • ALVINEGRO PH diz: 2 de dezembro de 2012

    O avaiano ficou sem argumento e apelou pra diagnóstico neurologico. bem coisa de avaiano.

Envie seu Comentário