Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

O mundo foi dominado por um bando de Loucos! Parabéns Timão

16 de dezembro de 2012 14

O mundo tem que se render, novamente, ao futebol brasileiro. E desta vez quem representou nossa força neste esporte esteve à altura de nossas tradições. O Corinthians foi guerreiro, foi inteligente e aliou força com técnica. O 1 a 0 sobre o Chelsea teve nos ingredientes competência acima de tudo.

Tudo em uma decisão de Mundial é diferente. A começar pelo horário, cedinho pela manhã. Para o torcedor mais fanático, provavelmente houve uma virada de sábado para domingo sem dormir. Para aqueles não envolvidos, assistir a uma partida de tamanha importância, com pão quentinho e café, é uma experiência diferente. E legal.

Também é incomum o ambiental. Aqui em Floripa, onde tem uma colônia corintiana grande, pelo menos no Centro, onde moro, ouvia-se gritos angustiados aqui e acolá, perdidos pela manhã cinzenta. Lá no estádio, o contraste do “bando de loucos” com a frieza mais apropriada ao gélido japão.

Dentro de campo, também é estranho. A escola europeia x a escola brasileira. E o empate do primeiro tempo foi justo. Mais chances claras de gol para os azuis, três, com duas para os corintianos.

Gostei do Timão na primeira etapa. Guerreiro, como seu santo Jorge, taticamente aplicado e vítima de dois de seus defeitos já bem conhecidos: alguns momentos em que sua zaga joga em linha, e a dificuldade para clarear os sentimentos na hora de concluir a gol.

No Chelsea, os defeitos apontados neste ano complicado também estiveram presentes. Um time um tanto sem alma, que abre mão de um Oscar para ver um meio desconjuntado e uma zaga que “faz água” pelo setor direito.

E as qualidades, obviamente, estão nas conclusões precisas. E só não viraram vantagem graças a um brilhante primeiro tempo de Cássio. Simplesmente perfeito, o goleiro. Do outro lado, Petr Cech só não teve o mesmo trabalho porque Emerson não estava transformado em Sheik, tanto na conclusão, quanto no oportunismo ao não brindar Guerrero com um passe em momento decisivo.

Na segunda etapa, daria para copiar e colar a análise do tempo inicial, em termos de distribuição das ações na partida. Mas com uma diferença importante e, para alegria dos “Loucos”, favorável ao representante brasileiro. O Chelsea não era mais tão perigoso, enquanto o Timão mirava o gol com mais ambição.

Até que, aos 25 minutos, Guerrero, tão esquecido, tão negligenciado, teve uma chance e fez o que se espera destes homens da função nove: gol.

E o gol foi concretizado por Guerrero, mas foi obra coletiva, de envolvimento do adversário, o que dá mais brilho e valor ao feito.

Aí, faltando 20 minutinhos, é que o técnico Benitez aposta em Oscar. Um jogo inteiro com o lado azul clamando por criatividade e velocidade, mas o treinador não viu esta necessidade.

Já Tite foi magistral. Seu time sóbrio e concentrado foi mais concreto e intransponível após o tento. E, quando houve chance, Cássio mostrou para o mundo que tem DNA de campeão.

Parabéns ao Timão.

Bookmark and Share

Comentários (14)

  • Leandro Criciuma diz: 16 de dezembro de 2012

    Sequei com todas as forças, mas o Chelsea é muito ruim… não mereceu, nenhum dos dois mereceu estar na final, mas a retranca prevaleceu e tivemos um jogo horrivel… pelo menos deu pra ver que a Seleção brasileira nao pode ter jogadores mediocres como David Luiz, Ramires e Oscar… amarelões!!!

  • Travolta diz: 16 de dezembro de 2012

    Com rios de dinheiro público e generosos espaços nos veículos de comunicação, até o Guarani da Palhoça conseguiria.

  • O ANALISTA diz: 16 de dezembro de 2012

    Essa é a grande moral da história: O Corinthians, se comparada a folha salarial com a do Chelsea, é “pobre” (é a sétima dos times brasileiros), além do que o time inglês teoricamente é superior. Mas uma boa zaga (incluindo-se volantes e laterais) é que pode fazer uma grande diferença; o Figueira, ano passado, com bons zagueiros, volantes e laterais, foi bem no Brasileirão. Esse ano, fazia gols mas tomava mais ainda. No caso do Corinthians, méritos também ao grande treinador Tite.

  • Marco lima cabral diz: 16 de dezembro de 2012

    Nossa como a gauchada é bairrista, no site do clic rbs versão RS não aparece nem uma notinha de rodapé falando do titulo co Corinthias. É outro pais o rio grande do sul.

  • ZE ALVINEGRO diz: 16 de dezembro de 2012

    E ai Senhores ! Renan Tigre , Descarpeli , Cesar , …..( de a César o que é de César ou seja o vice , ao CORINTHIANS o que é do CORINTHIANS o topo do MUNDO ! ) Munchen , Jequeano corneteiros arrasados e afins , gostaria de saber como estão se sentindo após a CHOQUE que tomaram , se manifestem por favor ! CASTIEL PARABENS ! BRILHANTE COMENTARIO !

  • MARCOS SANTOS diz: 16 de dezembro de 2012

    TRAVOLTA…..TU ÉS UM IDIOTA COM DOR DE CUTUVELO!!!!!!! O CORINTHIANS MERECEU O TÍTULO E ENCHEU DE ORGULHO O PAÍS DEPOIS DOS 4X0 DO SANTOS ANO PASSADO….VAI DORMIR E DEIXA DE SER MALA………XAROPÃO!!!!!!

  • ledemir10 diz: 16 de dezembro de 2012

    “Encheu de orgulho o país”, tem gente que ta brincando. Falta educação, saúde, segurança e esse “bando”, que realmente é um bando que quebram aeroporto, saqueam lojas,promovem violência. É por isso que esse país está nessa situação, pobre povo brasileiro!

  • Rogerio diz: 16 de dezembro de 2012

    ============================================================
    a torcida do Corinthians lembra muito a do Figueira, torcida de povão.
    ===========================================================
    ===================>FELIZ NATAL TORCIDA ALVINEGRA, TORCIDA-POVÃO!

  • emerson diz: 16 de dezembro de 2012

    Aqui em Joinville não ouvi nem comemorações nem foguete. Aqui tem um bando de louco… PELO JEC!!!

    Já em Floripa… Tudo torcedor do eixo rio-SP.

  • maurino bastos diz: 16 de dezembro de 2012

    Os gauchos estao certos. Valorizam o que eh deles. Enquanto nao fizermos o mesmo continuaremos a ser o zero da br 101. Agora os caras nao sao loucos, sao bandidos mesmo. Tinha ate faixa dizendo que havia roubado um carro p arranjar dinheiro p ir assistir o jogo. E as tvs acham tudo lindo.

  • Afonso diz: 17 de dezembro de 2012

    O leandro criciúma nao entende nada de futebol, mais nada mesmo, dizer que o David Luiz é pipoqueiro e nao joga nadas???ele é muito bom, jogo demais. e parabens ao corinthians, pois o que sua torcida vez foi impressionante, pela primeira vez vi um time sem apenas se defender em um mundial, jogo de igual pra igual e mereceu se campeao. TIGRE NA A E O RESTO NA B.

  • Paulo Dutra diz: 17 de dezembro de 2012

    Sequei muito os gambás. Pena que este Chelsea é uma grande merda. Se fosse o Barcelona a estória seria diferente. A taça do mundo NÃO está em boas mãos, não! Estaria melhor nas mãos do Chelsea, ou do Barcelona, com certeza.
    O mundo chora por esta injustiça !

  • Marcelo diz: 17 de dezembro de 2012

    pelada horrorosa, uma das piores finais de mundial dos últimos tempos

  • ze alvinegro diz: 17 de dezembro de 2012

    Quanta bobagem dor de cotovelo , despeito inveja , o chelse é recheio de fossa , o david luiz não joga nada com o barcelona seria diferente ….como foi em 2006 ? , o mundo chora pela injustiça …..menos a nação corintiana , quem mandou não conhecer futebol ! voces saberiam que os times ingleses são pés frios em mundiais , que final não é semifinal , quebraram a cara quando achavam que o coringão não passava pelo boquinha e não aprenderam ! mudem de opinião conselho para voces do contrario vão continuar levando choque .

Envie seu Comentário