Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

O grande problema do Figueirense é como lidar com expectativas fora de controle

28 de agosto de 2013 33

O Figueirense não é um péssimo time. Longe disso. O Figueirense, contudo, não é o principal candidato a lutar pelo G-4 no momento. E este é o drama.

Acontece que a expectativa do torcedor alvinegro, e não poderia ser diferente, é e sempre será de lutar com força pelo acesso. Por quê? Ora, habitou por sete anos a Série A, portanto se enxerga como alguém que tem este perfil.

Só que a expectativa e a impressão não batem com a realidade nde 2012. Esta, diante de fortíssima crise de lideranças desde o rompimento da Era Prisco até o momento, esta abalada e enfraquecida. Os rompimentos em projetos, que nunca foram adiante por interrupções justamente ligadas à crise gerencial, deixaram o time num meio termo entre um grupo que poderia até chegar ao G-4, mas num deslize poderia até lutar contra o rebaixamento.

Esta realidade incomoda a torcida, incomoda a diretoria, e cria um problema: os torcedores perdem a confiança e diminuem, a cada dia, seu apoio no Scarpelli; fora dele, os mais radicais ganham corpo e pressionam não de forma a ajudar, mas a complicar mais o foco.

E o futebol, que poderia ser melhor do que está, é atingido em cheio.

Ou o Figueira acha um jeito de romper esta retro-alimentação que atrapalha a produtividade, ou corre o risco de fazer um campeonato morno, que não empolga nem ameaça, o que é uma das coisas que o Alvinegro não aceita.

Um primeiro passo seria apresentar um bom reforço de meio-campo. É difícil, o mercado é complicado, mas quem tem perfil de G-4 precisa de um cara com moral, referência: o Avaí tem dois , o JEC tem, a Chapecoense tem.

O segundo passo é fazer o simples. Se tem alguém comprometedor (e tem peças assim no time, e o goleiro é uma delas) tome-se providência.

O terceiro passo é ter calma, que duas vitórias consecutivas recolocam o time num bom caminho. Sempre tendo em mente que duas derrotas seguidas também complicam: não colocam perto do Z-4 assustadoramente, mas afastam do G-4 de forma bastante contundente.

Bookmark and Share

Comentários (33)

  • Antonio Emilio Morga diz: 28 de agosto de 2013

    Eis o que é o Figueirense hoje. Diretoria que não tem a menor credibilidade com a torcida. Time que não passa para torcida garra e vontade de ganhar. Torcida longe do clube e do campo. E vamos parar de arrumar desculpas. Vamos sim na melhor das possibilidades ficar na B mais não podemos esquecer que a C e logo ali.
    Fora Marcos Teixeira, Fora Wilfredo.. FORAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  • Edson – Jec diz: 28 de agosto de 2013

    OOOOO…que coisa, pelo jeito o “todo poderoso” esta mais preocupado com a serie C do que chegar na A…

  • Chico – Itapema diz: 28 de agosto de 2013

    O problema do Figueira e Avai, deve ser tratados como um clube pequeno, nada mais que isso, e tem uma torcida sem vontade de ajudar. Unica vantagem, tem a midia, que ficam iludindo um publico, mais por interesse proprio.

  • Antonio Jose diz: 28 de agosto de 2013

    Castiel, chega de falar do ” nojeirense”. sinceramente é a ultima vez que entro no teu blog, virou um ” blog passional do figueirense”. Chapecoense e jec vencendo fora de casa ontem e tu se preocupa com figueirense perdendo para um tal de asa??

    E ainda tu diz que escreve para o diário ” catarinense’”? se é catarinense, abraangendo o estado todo, por que fica nessa mesmisse de so falar dos timecos de florianopolis??? continuam tentando a qualquer custo transformar SC em RS monopolizando noticias apenas dos timecos da capital……sei que voce nao ira postar, mas isso vale como uma critca nao so minha mas de varias pessoas que ACOMPANHAVAM o teu blog. Mude sua postura ou tera somente um publico fraco acompanhando o teu blog.

  • david lemos diz: 28 de agosto de 2013

    Concordo com teu comentário. Estamos (Figueirense) a caminha da série C, talvez ainda mesmo em 2013. Creio que o nosso péssimo presidente (…deveria ter ido embora, junto com outros, com o Adilson Batista) foi mau entendido qdo disse que faria um time de futebol a nível de série A, ele queria dizer C. Solução: gestão democrática e compartilhada com a torcida! Se isso tivesse acontecido não teríamos perdido o Vilson, o Túlio, o Fernandes, o Júlio César, e outros ….
    Saldo positivo de ontem: o Mailson não joga a próxima; Meus receios: os retornos de: A. Rocha, Ricardinho e Nem….. Ah, torcendo para que o nosso melhor jogador, Ricardo Bueno, não tenha sofrido uma lesão grave!

  • Rodrigo Figueiredo diz: 28 de agosto de 2013

    Contra a falta de qualidade é difícil fazer algo, time limitado, inseguro, na minha opinião tem 2 ou 3 jogadores com qualidade para serem considerados JOGADORES PROFISSIONAIS o restante tem que agradecer o trabalho valoroso de seus empresários esses sim craques em ludribiar péssimos dirigentes.

  • Pierin Alvinegro diz: 28 de agosto de 2013

    Assistindo o jogo ontem, parece-me que se confirma o penso há longo tempo: Jogadores, não todos, sem sentimento de compromisso com o clube que os remunera, apenas “cumprem expediente”, sem empenho dentro de campo, conformados com a sua própria incapacidade. Mailson teria necessidade de dar uma cotovelada no jogador do ASA, no campo de ataque, no fim do jogo, sem mais nenhuma chance de nada? E a direção do clube o que diz desse comportamento que, infelizmente, não é só dele? Além disso tudo o nível técnico é baixo, somos inferiores a muitos outros times. Temos que reconhecer.

  • JONAS diz: 28 de agosto de 2013

    TANTO UM QUANTO O OUTRO NÃO PASSAM DE TIMECOS, POBRES METIDO A RICOS.
    MELHOR SERIA DESMANCHAR OS DOIS E TENTAR FAZER UM MEIO TIME.
    É ISSO AÍ.

  • Fernando Avaiano diz: 28 de agosto de 2013

    O Avaí briga pelo ascesso como um grande deve ser, o maior de SC. Já o Figueira pelo rebaixamento e o Jec, o velho cavalo paraguaio de guerra. Já o Criciúma, este já está na Série B, o zumbi do sul já foi rebaixado.

  • wladimir renato cordeiro diz: 28 de agosto de 2013

    como pode o figueirense deixar no banco um goleiro como tiago volpi e botar este fraangueiro do neneca e outra deixar ele no elenco e dispensar o ricardo ? a diretoria tem cabeça de camarão…..porqe ñ tem explicação para isso eles qerem botar o figueira para a serie C….se continuar assim e o qe vai acontecer

  • Jota R diz: 28 de agosto de 2013

    O problema do figueyrense todo mundo sabe qual é, leva um taco do AVAI, a maionese desanda!

  • Sul Alvinegro diz: 28 de agosto de 2013

    Tens razão, não é um péssimo time. Só não tem laterais, zaga, volantes e meias. Não creio que apenas um reforço no meio campo seja suficiente.

  • Tiago Ghisi diz: 28 de agosto de 2013

    Onde eu assino Chico – Itapema

  • Alcides diz: 28 de agosto de 2013

    O Problema do Figueirense é a má administração na área de Futebol.
    Não temos um 10, digo, botamos fora (nosso ídolo que por sinal era barato, em relação a muitos que estão aí).
    Nosso 1 era muito ruím, quando achamos um bom (Volpy), trocaram pelo pior de todos (Neneca).
    Até parece que o Marcos Teixeira esta torcendo contra???
    O Adilson era bom, como esse que veio também é! Mas eles não entram em campo.
    Me sinto envergonhado, pelo clássico (que fomos humilhados) e pela péssima campanha.
    Acho que quem não esta produzindo, deveria ir embora, inclusive, repensar a Administração de futebol, para o proxímo ano.

  • hemerson diz: 28 de agosto de 2013

    o time estava bem na tabela e faltava 9 babas na tabela para fechar o turno, de cinco jogos fora com times pequenos ganhou apenas 1 ponto, e olha q o mais difici era o jec e que estava mal, perdeu para payssandu, abc, jec, asa, e empatou com o guaratiguenta e em casa ressuscitou o avai q estava mal e só ganhou do icasa e oeste. se tivesse ganmhado essas baba tava na frente do palmeiras. resumo, o figueirense nunca soube jogar com times pequenos, sempre q acha q vai ganhar perde. isso é histórico, em 79 empatou com o poderoso botafogo de renata sá no maracanã e perdeu feio depois para o são bento em sorocaba. eta time

  • FERNANDO diz: 28 de agosto de 2013

    FICA “””EUXTRAPIO””””!!! FICA NENECA…..

    FICA ATE O PROXIMO CLASSICO NA RESSACADA…ALIAS QUERO DIZER AO ANTONIO JOSE QUE ESCREVEU ACIMA, E MAL ESCRITO POR SINAL, QUE INTERIOR É INTERIOR…NAO TEM BONS AEROPORTOS, ESTADIOS RUINS, SEM BELEZA NATURAL…POR AI…E MANCHETES NAO DAO NOTICIAS…OK?
    MAS VAMOS AO QUE INTERESSA…FICA “””EXTOPOTAQUIO”””…FICA E ESCALA O NENECA….NO CLASSICO..

  • Marco diz: 28 de agosto de 2013

    Comentário sensato e preciso. Realmente, se não houver reposição no gol, na zaga, e no meio de campo, a luta será contra o rebaixamento. Atacantes, que são difíceis de conseguir, o Figueira tem. Falta alguém para alimentá-los.

  • Adailton Rodrigues diz: 28 de agosto de 2013

    O Problema é um só, Jogadores de qualidade para defesa, Sem contar o desgraçado do Azar, Perdemos a dupla de Sagueiros, o Goleiro, o meio de Campo. Quem aguenta ? Não houve recomposição, Mas o tal de Azar atacou. Lembram do Rival, perdeu a referencia, (Marquinho) um mês atraz, trocaram até de treinador. So que deram sorte, pois é só analizar os resultados. Acredito que a Diretoria tomará providencias, ainda há tempo.

  • Alex Augusto de Mello Júnior diz: 28 de agosto de 2013

    Não frequento o clube internamente para saber mais, porém o que aparece a olho nú é uma direção fraca. Acredito que a diretoria atual do Figueirense não seja do ramo do futebol, e que está no clube para outros fins que não sei precisar. Uma coisa é certa, não é priorizar o futebol. Infelizmente, a direção não entrega um bom produto e os clientes se afastam. Nunca deixaremos de ser Figueirense, porém dói no torcedor ver seu time ser derrotado em casa e fora, até mesmo por adversários tradicionais. Para o clube retornar a série A o torcedor precisará estar junto. Sem esse segundo jogador, o Figueirense jamais subirá. Para isso, bons resultados farão o torcedor retornar as dependências do Scarpelli e até noutros estádios que é característico da massa Alvinegra. A diretoria terá que ser sagaz de fazer isto acontecer, contratando jogador que dê um espírito vencedor ao time e tomando ações para que a Máquina do Estreito ligue e fique ativa até o final. Já vimos o Figueirense forte, e ninguém segura, nem Vasco, Flamengo, Inter e Grêmio, Corinthians ou São Paulo. O Figueirense forte bate qualquer um e atrai de volta uma das maiores torcidas desse país. Vivo em São Paulo a 9 anos, e posso garantir que a nação alvinegra é algo especial.

  • ismael dutra diz: 28 de agosto de 2013

    Todos os times do 10 primeiros tem no seu elenco algum jogador de séria A…Quem o figueirense tem de nome a nível Nacional no seu plantel ? Thiego ex cruzeiro ….meu deus..nunca achei q depois de ver asprilla e Bruno Perrone na zaga do figueirense iria ver outra zaga tão ruim…

  • marcio diz: 28 de agosto de 2013

    quebra tudo Avaí!

  • Tuca diz: 28 de agosto de 2013

    Todos estão se esquecendo dos noventa anos do Avaí, mas o que é isso? Tenho recebido muitas manifestações pelo aniversário do Leão mas quero agradecer , em especial, aquelas recebidas do povo de Arapiraca. Eta povo bão!

  • ZORRO diz: 28 de agosto de 2013

    Gostaria de saber, nessas horas, o que pensa, o que esta acontecendo, qual a atitude e o posicionamento do conselho deliberativo do Figueirense? com relação a presidência e a diretoria do clube. “estão vendo a banda passar em vez de acompanha-la”. Pois a situação está ficando grave e insuportável p/ os sócios e torcedores em geral, tendo em vista q/ já começam a surgir comentários tbém em ineficiência e uma boa faxina p/ uma renovação.

  • Fernando Melo diz: 28 de agosto de 2013

    A MAIOR VERDADE DO ABANDONO ESTA NAS ARQUIBANCADAS, 1.200 PESSOAS, O FIGUEIRENSE ESSE ANO ESTA COM A PIOR MÉDIA DE PÚBLICO DOS ÚLTIMOS 30 ANOS E NINGUÉM FALA DISSO, O CLUBE QUE TEM A MAIOR TORCIDA DE SANTA CATARINA ESTA PERDENDO O SEU MAIOR PATRIMÔNIO, A TORCIDA. NINGUÉM VAI FAZER NADA………..

  • arlindo diz: 28 de agosto de 2013

    por onde anda o tal alvinegro de Urubici, o Mazinho alvinegro eos demais babacas que comiam
    berbigáo e arrotavam lagosta, ano que vem nem sopa de letrinhas, eh serie C mesmo…

  • MAURINO BASTOS diz: 28 de agosto de 2013

    Castiel, concordo em gênero, números e grau.
    1 GERENCIAMENTO – Quem, dentro dessa diretoria mequetrefe, a começar pelo CD e/ou o presidente, tem o perfil gerenciador? NINGUÉM!! Aliás, esse presidente, não sei como ele tem uma empresa tão grande, como dizer ser a sua. Ou não é tão grande assim, ou quem manda nela são outras pessoas gabaritadas. Ele só vai lá tomar um cafezinho. E se ele tem essa pessoa na sua empresa particular, o mesmo não acontece com os que estão ao seu lado no clube, mais especificamente os pilantras MMT e LN.
    2- CONTRATAÇÕES – Depois das trapalhadas que fizeram entre 2012/13, negando dívidas, dispensando os nossos ídolos, etc., qual jogador que visualiza um futuro melhor, quer progredir na carreira, quer ser respeitado, vai querer vir jogar aqui? Vem esses que aí estão e outros do mesmo nível, que estão comentando por aí. Aliás, as contratações que vierem (se vierem, tenho minhas dúvidas) terão que chegar pra jogar, sem histórico de lesões, etc. Esses que estão divulgando, Rivaldo (ñao deu certo nem no Avaí) Zé Roberto, ( está desde maio sem jogarGustavo (é uma incognita a sua qualidade e está a tempos sem jogar).. Por tudo isso, já estou rezando para que pelo menos permaneçamos na série B, porque jo jeito que está indo, vamos bater as portas Série C, logo, logo.
    Eu sempre falei que o Adilson era o menos culpado, estava tirando leite de pedra. Com o Vinicius não será diferente.

  • Fábio diz: 29 de agosto de 2013

    Castiel, é impressão minha ou a nossa NOBRE imprensa esportiva da capital está ignorando o movimento democrático que está acontecendo no figueirense? É algo inédito em SC, grandioso, e com uma causa mais do que justa. Porque essa indiferença? Será que a nossa NOBRE imprensa esportiva não acha democracia em uma instituição de interesse público algo importante? Ou será que está achando “mais jogo” fazer aquele jogo de comadres com quem detém o poder econômico, que tem demanda por anúncios publicitários, que é dono de construtora?

    Gostaria de saber sua opinião sobre esse assunto, grato

  • MANECA ALVINEGRO diz: 29 de agosto de 2013

    A verdade é uma só, tava ruim com o Adilson, os inteligentes que pediram sua saída verão agora como vai ficar, pois o cara tava tirando leite de pedra com esse elenco medíocre que nosso time tem hoje, e não adianta se iludirem com série A, pois o pior está ´por vir, e vamos brigar pra não cair com toda certeza. Infelizmente, isso é fato e só não vê quem não quer, pois quem entende um pouquinho de bola, observa que esse bando que veste nosso manto, não se salva um, tirando os dois atacantes e o volante da base Dener, que não sei porquê ele é banco, pra esses comédias que jogam na nossa meia cancha. E pensar que ainda querem trazer o tal do Zé cachaça… Tamo fudido…

  • Milton Luiz diz: 29 de agosto de 2013

    É triste ver o Figueira nesta situação.

  • Zé Figueira diz: 30 de agosto de 2013

    Wilfredo e o MMTeixeira marcaram o início do seu domínio pleno desrespeitando o maior ídolo da história do Figueira. Escorraçaram o FernanDEZ e nunca contrataram ninguém que jogue 1/1000 dele; para não falar do compromisso com o clube, mais de 400 jogos, mais de 100 gols (o maior artilheiro da nossa história), títulos, capacidade de armação, toque de bola, caráter, etc., etc., etc, etc..
    Não tem nada a ver com a questão financeira: foi uma vingança porque FernanDEZ defendeu o time e o Chico Lins contra as arbitrariedades do “CEO” o MMTeixeira
    Deram um calote de mais de três meses nos salários do Wilson e do Júlio César (que ainda tinham contrato com o clube até 2014). Fomos multados na justiça, amargamos um baita prejuízo, perdemos mais dois bons jogadores. Comparem o Wilson com o frangueiro do Neneca! Vejam o que o Júlio está jogando no Coritiba.
    Nunca tentaram renovar o contrato do Aloísio.
    Dispensaram o Túlio e o Igor: não temos nenhum volante que preste.
    Deixaram o Lucas e o Bruno, dois jogadores de nível de seleção, ir embora (sem uma compensação a altura): faz dois anos que não temos nenhum lateral direito capaz de honrar nossas tradições.
    Deixaram o Juninho (que veio da nossa base e ganhou a bola de Prata em 2012) ir embora quase de graça.
    A zaga atual é um horror!
    Dispensaram as melhores promessas da base: Deretti, Nazário, Ryan, etc..
    Prometeram um time de Série A e MONTARAM O PIOR ELENCO DO FIGUEIRA NAS ÚLTIMAS QUATRO DÉCADAS.
    Após as contusões (sem reposição) só 2 ou 3 jogadores tem nível para serem titulares do Figueira: Saci, Rafael Costa (e, talvez, Tchô).
    No conjunto O TIME É PÉSSIMO.
    A única coisa boa é o surgimento do movimento pela democratização do Figueira.
    FOORA WILFREDO
    FOOOOOOOOOORA MMTEIXEIRA!

  • balthar marques diz: 30 de agosto de 2013

    sou torcedor do Joinville desde a sua fundação mas torço pelo futebol da minha terra no cenário nacional. falo de santa catarina como um todo. o figueirense passa por um mau momento e isto faz parte. o avai andou lá por baixo e está perto de novo: ganha hoje a noite e encosta! as coisas estão mudando, Castiel. o lima não vai pro náutico e o criciúma não leva o técnico da chapecoense porque o cara não é burro. vamos ressaltar também uma coisinha: dos quatro que temos na serie b NENHUM cai pra c. e em 2014 ficaremos no mínimo com um representante na a.

  • Fernando Avaiano diz: 30 de agosto de 2013

    Fica Nenecaaaa…. rzs.

  • carvoeiro da américa diz: 3 de setembro de 2013

    fica teixeira, fica wilfredo. assim ta bom demais.

Envie seu Comentário