Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Renascimento da oposição no Avaí não teve timing para se lançar como alternativa

24 de outubro de 2013 24

Num momento em que todo o foco do clube deve estar voltado para o futebol, afinal a difícil missão de voltar à elite carece de união total, ressurgiu nas redes sociais a oposição do Avaí, encabeçada por Flávio Félix e Décio Girardi. (leia aqui)

Quero deixar claro que uma oposição atuante é importante. E, no Avaí, pode conduzir, no futuro, a uma evolução na participação associativa nos destinos do clube, como deu um pequeno avanço o Figueirense.

Mas lançar o nascimento da Chapa quase um mês antes de que seja aberta o protocolo de inscrição e num período difícil para o presidente Zunino e de muita necessidade de união dentro de campo me pareceu fora de timing. (veja opinião da atual diretoria aqui) 

Então, para reforçar a opinião do blogueiro: oposição é bem-vinda à democracia. Mas se ela é oposição responsável, quer, primeiro, o bem do clube e, nesse sentido, faltou sensibilidade para escolher o melhor momento de reaparecer.

 

Bookmark and Share

Comentários (24)

  • Inezita Maria Cabral diz: 24 de outubro de 2013

    Já começa errado, deviam respeitar o momento delicado do Presidente Zunino.

  • Ricardo diz: 24 de outubro de 2013

    Oposição com responsabilidade é o que precisamos. Neste momento a oposição me indica que não querem o acesso do Avai. Qto pior melhor. Sempre foi assim. Torcem p tudo dar errado e assim pegar o poder. Pessoal, Avai acima de tudo. Agora precisamos subir.

  • Leandro diz: 24 de outubro de 2013

    Infelizmente já começaram perdendo, estão fazendo barulho na hora errada, quem deve estar rindo e a torcida do figueirense,arrumamos assunto para sair do foco, estavamos focados no acesso, agora esses EX- AVAIANOS, vem apresentar oposição na hora da união. A oposição é valida, para ter diferentes ideias, mas infelizmente se apresentaram na hora errada. Tomara que nossos jogadores fiquem de fora, ou alguem acha que o nosso capitão Marquinhos que é fã do Zunino, vai querer contraria- lo ou não apoia-lo. Abraços.

  • Marcelo diz: 24 de outubro de 2013

    Castiel,

    entendo teus argumentos, mas faço uma pergunta: se a eleição está marcada para menos de um mês à frente, entendes que essa “oposição” deveria apenas assistir os mesmos dirigindo o clube em nome da “união dentro de campo” e em respeito ao “período difícil para o presidente Zunino”?

    Me parece que as coisas não se chocam. Se a chapa fosse lançada ANTES, haveria o meso comentário de que seria ruim para as pretensões do time em campo. Ideias diferentes são SEMPRE bem vindas e, no mínimo, não permitem que os que estão dirigindo o clube se acomodem.

    Coloquem as chapas frente à frente e que se discuta O CLUBE e não vontades pessoais. Todos têm a ganhar com isso.

    Nota do editor: acredito que o lançamento poderia ter acontecido há um mês, ou há um ano quem sabe. Não na reta decisiva da competição. Abs

    Abraço.

  • Bruno diz: 24 de outubro de 2013

    Meus Caros,

    Não sejamos ingênuos, ou até mesmo maliciosos.

    Se o o momento é de união e foco na reta final da série B, deveriam os próprios que lá estão alterar a data da eleição para o final do campeonato. Assim, todos os interesses do leão (dentro e fora de campo) seriam preservados.

    Todo ano de eleição no Avaí, levanta-se algo para afastar quem quer concorrer.

    Lembram a história do patrocinador portugues? da arena?
    E O AVAIAO RUSSO? se perdeu do aeroporto à ressacada?

    Agora é a falta de “timing”

    Pelo amor, me poupem.
    “Quanta esganação, só querem aclamação”

    Lembrando que a oposição tem como carro chefe a mudança do estatuto, mudança essa que foi “ensaiada” pelos que lá estão para logo em seguida, estagnar, desaparecer, provavelmente escondida na bunda de quem sentou sobre a mesma.

  • Eduardo diz: 24 de outubro de 2013

    Qual seria o timing certo? Depois das eleições? Não né cara pálida.
    Estamos bem no campeonato e isso pode afetar o rendimento do time? Dá onde tiram isso?
    O Zunino merece todo o respeito do mundo, o que não significa que montar uma chapa para concorrer a presidência do Avaí seja um desrespeito com ele, muito pelo contrário.
    Uma chapa de oposição é o que muitos torcedores avaianos estavam clamando, e agora teremos opções e discussões em prol do Clube.

  • Ed diz: 24 de outubro de 2013

    A eleição ocorre em menos de um mês. E isso quem define é o estatuto do clube. Afinal, qual seria o “timing” para uma oposição?

  • Kadu diz: 24 de outubro de 2013

    Minha opinião: cabe ao Hemerson Maria, Julio Rondinelli e aos lideres (M10, CS88, EC5, Diego, Leandro Silva) grupo de jogadores, não deixar isto prejudicar o rendimento do time… De resto, a oposição é muito bem vinda (desde que não comecem de “fofocas e disse que disse”), pois além de novas idéias, vai chamar a atenção da imprensa (pelo visto já conseguiram, pois começou o “lançamento de balões de ensaio”) e da torcida, tirando um pouco da pressão sobre o time.

    Sds Azurras

  • Dalton diz: 24 de outubro de 2013

    Castiel, o que está errado é a data da eleição. Deveria ser feita sempre após a primeira semana de Dezembro, quando todos os campeonatos, seja série A, B ou C, já terminaram.

  • Matheus Hoffmann Machado diz: 24 de outubro de 2013

    CARTA ABERTA AOS AVAIANOS

    Bom Dia Colegas Avaianos,

    Meu nome é Matheus Hoffmann Machado, moro em Biguaçu, sou advogado, tenho 29 anos, e sou sócio do AVAI Futebol Clube desde 1998.

    De pronto gostaria de esclarecer que não tenho nenhuma ligação com a atual administração do clube, por vezes sou crítico a algumas ações adotas pela mesma, entendo que a alternância de poder em qualquer administração é essencial ao pleno exercício da democracia, mas, no entanto, reconheço os avanços administrativos, patrimoniais e também “futebolísticos” galgados pela administração do Presidente Zunino.

    Escrevo essa mensagem, porque data vênia, achei totalmente intempestiva e inoportuna, neste momento a apresentação da chapa de oposição “Avai Mais Forte”. Não falo nem pela condição atual do presidente Zunino, que infelizmente esta mal de saúde,e por tudo que fez pelo clube, merece além do nosso respeito, nossas preces para uma pronta recuperação. Escrevo em razão da atual condição do time na serie B. O time esta bem na classificação e em campo, com a torcida e imprensa (local e nacional) acreditando e apostando no acesso do Avai. Realmente não consigo conceber como alguém consegue pensar em eleição numa hora dessa. O Avai está a aproximadamente 30 dias de voltar a serie A, sonho meu, de vocês, do Presidente Zunino, e de TODOS os Avaianos!

    Não estou aqui para criticar a ideia não, porque inclusive me identifico com a maioria das propostas elencadas pelo grupo, observando contudo, que alguns que agora as propõe já tiveram oportunidade de realiza-las e assim não o fizeram, entretanto, definitivamente não entendo ser este o momento para discuti-las. Entendo sim, ser este o momento para unirmos força, situação, oposição, conselheiros, sócios, torcedores e imprensa, ou seja, Avaianos de todo o mundo, em prol de um único objetivo que é o acesso a seria A, deixando esse assunto de eleição para depois.

    Para finalizar, acho que o correto mesmo seria a postergação das eleições no AVAI para outrora, quando o Avai já estiver na serie A, ai independente de quem ganhar a eleição, com a projeção de aumento de receita e visibilidade que uma serie A proporciona, será muito mais fácil para o futuro presidente, independente de quem for, fazer um bom time e as mudanças administrativas e estatutárias necessárias.

    Att.
    Matheus Hoffmann Machado
    Sócio do Avai – Carteira nº 1010017-2
    Setor A – Portão 1 – Fila I – Cadeira 166

  • Rafael diz: 24 de outubro de 2013

    A eleição é 20/11… estamos a menos de 1 mês para acontecer e queriam que esperassem passar as eleições??
    Que mostre-se suas propostas e avaliem o melhor a ser escolhido.
    Estão com medo do que?? O clube não tem dono e não se pode usar como argumento a saúde do atual presidente, o processo democrático dentro de toda instituição como um clube de futebol é importante, caso contrário fazem o que quiser sem ter ninguém com força para contrariar e muitas vezes ajudar na escolha de um melhor caminho.

    “Falta de oposição é fenômeno grave, porque nunca se sabe o que vai surgir. Se não há contestação cruzam-se os braços e aceita-se o fato consumado que, muitas vezes, no íntimo se repele.” (Barbosa Lima Sobrinho)

  • Cristian diz: 24 de outubro de 2013

    Primeiro: NOJO e REPULSA a quem usa a condição de saúde do Zunino como motivo pra desqualificar uma oposição. A saúde dele NADA tem a ver com a sucessão, e ABUSAR da condição dele para tentar desmerecer a formação de uma chapa de oposição é ridículo.

    Segundo: QUANDO é o momento certo? Se fosse quando Avaí tava mal, seria ruim. A eleição se aproxima e nada tem de errado e nem tem pq influenciar no campo.

    Terceiro, se o momento é ruim, não é igualmente ruim ficar apresentando o sr. vice presidente como virtual futuro presidente desde já, como tem sido feito insistentemente como se nem eleição houvesse? Isso é normal e saudável?

    Ah vá…

  • Fernando Avaiano Feliz diz: 24 de outubro de 2013

    Caro Castiel, respeito tua opinião, mas não acho que a oposição lançou candidatura na hora errada. Estamos há 1 mês das eleições. A Série B vai até o final de novembro. Quando eles deveriam lançar esta candidatura? O Presidente Zunino fez muito pelo Avaí, mas vamos separar as coisas. Se a campanha deste ano, que começou horrorosa, inclusive com a perda do Catarinense, estivesse pior, ninguém estaria reclamando. E usar da doença do Presidente para tentar aliviá-lo de uma oposição é insensato. O Presidente fez muito mas também deixou de fazer. Vamos as promessas não cumpridas: estádio para 33 mil pessoas, novo CT, recolocar o clube na Série A em 2012, parcerias com estrangeiros, etc, etc. Sem falar que sempre que o Avaí está bem, os ingressos são majorados e as campanhas de sócios feitas até aqui, mais correram com os sócios do que angariaram novos. Alguém que foi sócio como eu lembra daquela parceria com uma empresa do Paraná para profissionalizar o programa de sócios? Aquilo foi uma aberração. Saudações Avaianas.

  • roberto diz: 24 de outubro de 2013

    Os interesses proprios e as rivalidades internas mais uma vez ficaram acima da Instituição AVAI e tambem sem o minimo respeito por essa nação apaixonada que é o nosso grande patrimonio. Espero que tais atitudes não tirem o foco daqueles que realmente vem trabalhando dentro do Clube.

  • Ricardo diz: 24 de outubro de 2013

    Não esqueçam que o senhor Flávio Félix, abandonou o barco. Tomara que agora ele tenha aprendido. Avaí acima de tudo!

  • Fernando Avaiano diz: 24 de outubro de 2013

    Minha opinião, inoportuno lançamento em plena Série B, espere terminar poxa. Quanto a democratização, acho que uma chapa de consenso seria bem melhor, mais vá lá. Outra coisa, questão de promessas, uma coisa eu quero saber, o Avaí melhorou ou não com o Zunino. Teve seus pontos negativos, um pouco de falta de transparência, uma falha aqui ou acolá, mais penso que ele foi um Presidente de razoável pra bom, eu daria uma nota 7,5 para o futebol e 8,5 para a questão do Patrimônio, Média Geral: 8,0. Mudanças são necessárias, concordo, mais eu preferia que viessem mentes e pessoas novas para o Leão, não ex Presidentes, Desembargadores ou outros mais. Eu queria ver alguém com projetos de verdade, nada de intenções, o inferno está cheio. Falar de estádio pra 35 mil pessoas é engodo, falar de CT outro, de hotel, de Russos, nada disso, projetos. Ah, vamos subir, vamos, o que será feito em termos de contratações, parcerias, empresários, etc. Como baratear os custos dos ingressos e dos associados, melhorar o acesso e aumentar a capacidade de renda do clube. Uma poupança de 5% do faturamento com Taxa de Reserva, seria o necessário para deixar o clube sempre no azul. Muita gente falando, poucos projetos. O Avaí não pode depender de um empresário, de um abnegado, tem que ter plano de desenvolvimento.

  • Marcos diz: 24 de outubro de 2013

    E a redução das MENSALIDADES? que talvez seja o erro mais CRASSO e ABSURDO dessa atual gestão, que iniciou em Janeiro de 2010 quando destruiram COM LOUVOR um quadro de 13 mil sócios em pleno auge (Sra. Otília Pagani e cia.) enfiando a força mensalidades R$ 95,00 na social oposta tentando criar uma espécie gêmea da antiga (queriam dois setores do amendoin que ninugém no país tem) sem demanda e sem estudo algum. Meu setor aumentou 40 reais em 1 mês. A partir de 2012 reduziram pra R$ 70,00 em Série B achando que ia resolver algo, ledo engano. É o mesmo valor que os sócios do Criciúma pagam na Série A. Temos 4 mil sócios adimplentes apenas, pois óbvio, a torcida da sua resposta não se associando, o valor é patético. O Joinville cobra R$ 48,00 por mês em qualquer lugar da Arena e tem 10 mil sócios. O Avaí fica esperando o milagre da associação em massa, que não acontece. São valores definidos por puro chute. Temos 5.154 cadeiras nos setores CDE e segundo sei, cerca de 1.700 associados lá apenas. Nem metade. Então por que não tentar ganhar DOIS TORCEDORES naquele setor por um valor de R$ 55,00 por mês por exemplo, como era em 2009, quando mal e porcamente lutam pra ter um pagando R$ 70,00? um valor que custa a manter um sócio antigo e é NADA ATRATIVO pra conquistar um novo? Nem digo nada das mensalidades descobertas que tem um valor OFENSIVO pro seu custo benefício, deveriam custar NO MÁXIMO R$ 40,00 por mês, SE QUISESSEM que ela fosse bem povoada, o que não é. A visão do jogo é péssima, é distante do campo, e ainda pega chuva. Tá mais caro que o melhor lugar da Arena Joinville, no meião. Bom, nem sei porque estou falando disso, visto que a quantidade ÍNFIMA DE SÓCIOS atuais por si só já explica o quanto este plano atual é fraco, feito nas coxas, sem estudo e sem demanda. A PRIMEIRA COISA É BAIXAR TODAS AS MENSALIDADES PARA 55/40 (valores MASSIVOS, que criam demanda e consigam abranger todas as classes de torcedores ao invés de restringir) como faz este plano RIDICULO de 70/50, que fecha o clube pra meia duzia de sócios. Façam isso para COMEÇARMOS A SONHAR com a possibilidade de ter 8 mil sócios em 2014, ou se preparem para outro ano de promoções pra encher o estádio.

  • rogeriomafra diz: 24 de outubro de 2013

    Não se esqueçam de fazer uma estatua na frente do estadio do presidente Zunino,pois este foi o melhor presidente que o Avai teve.Torçamos que o nosso presidente se restabeleça com urgencia para continuarmos um Avai grande com um patrimonio invejavel,quero ver nosso presidente ainda comandando o nosso Avai nas horas Boasenas horas ruins,não quando alguns que se demitiam porque o Avai não tinha dinheiro em caixa para viajar e deploravel estes oportunistas de plantão.

  • Sebastiao diz: 25 de outubro de 2013

    Se os jogadores estão realmente tão fechado com a atual gestão , que subam pra A , porque não terá cabo eleitoral maior que isso … E se a oposição ganhar ,terá a batata quente de manter na A

  • Juliano Cruz diz: 25 de outubro de 2013

    Õ Castiel, se as eleições serão no dia 20 de Novembro, e a série B vai até dia 30 de Novembro, quando você considera que seria a data correta de lançamento da chapa de oposição? DEPOIS DAS ELEIÇÕES????? Tá de brincadeira, né?????

  • rOGÉRIO diz: 25 de outubro de 2013

    justamente agora que o Avaí ta quase subindo e o presidente do Avaí coitado tá doente…são uns coiós mesmo, já começaram fazendo m…vão ser burros assim no inferno, desse jeito não ganham nem eleiçao pra sindico.

  • Thiagão Alvinegro diz: 25 de outubro de 2013

    Tomara que tire o foco mesmo, o MAngue não pode subir de jeito algum, seria péssimo pro Figueirense como clube no futuro.

  • Fernando Avaiano diz: 26 de outubro de 2013

    Discordo Thiagao, seria ótimo se o Avai subisse, os dirigentes alvinegros teriam que criar vergonha na cara e fazer um time tb, se organizar, um puxa o outro. Gozacao é o de menos.

  • George Aurota diz: 26 de outubro de 2013

    Flavio Felix? Este senhor era conhecido “chorão” pela imprensa. Ameacou renunciar tantas vezes e RENUNCIOU definitivamente no meio da serie B. Deixou a “bomba” na mão do Fernando Bastos. Foi recordista de PERDER CLASSICOS para o rival do além-ponte. Sinceramente, será um retrocesso e tanto. A turma do outro lado da ponte deve esta vibrando.

Envie seu Comentário