Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

A incrível recolocação do Figueirense na briga pelo acesso e pelo G-4: o troco da nação alvinegra

10 de novembro de 2013 34

Um possível sprint histórico do Figueirense pode se configurar. A vitória de 2 a 1 de ontem permite um cenário bem claro da situação na reta final.

A Série B não é afeita à lógica, aos determinismos. É fato. Mas também não é uma competição maluca, há algumas certezas.

E uma delas é que a tabela do Figueira lhe é favorável. ABC em casa, Oeste quase de “sangue doce” fora, o lanterna ASA em casa e um tudo ou nada contra um Bragantino que pode estar também de “sangue doce” na última rodada.

Para ingressar no G-4, já na próxima rodada, precisaria torer para um empate do Avaí, equipe que, ao batê-la, propiciou uma combinação de bons fluidos para o momento decisivo. E este empate justamente com o Ceará, que está na boca do caixa para o G-4. E contar com tropeço do Icasa, que joga fora com o América, este ainda necessitanto de pontos para afastar o Z-4.

O futebol tem disso: não há nada muito ruim que não possa melhorar; nada muito ruim que não possa piorar; e nada muito bom que não possa ruir.

Estas três constatações servem para os quatro catarinenses. Portanto, a Chapecoense precisa manter-se esperta, o JEC não desistir, o Avaí buscar forças e o Figueira acreditar no que parecia impossível.

Bookmark and Share

Comentários (34)

  • Mario Medaglia diz: 10 de novembro de 2013

    São devastadores para o Avaí os efeitos do clássico. Perdeu para o lanterna em seguida, pode sofrer mais uma derrota na terça para o Ceará e, se vencer, ainda pode ajudar seu maior rival. Problemas de um time cujo técnico escala mal, substitui pior ainda, e não gosta dos jogadores da casa. Rodrigo Thiesen e Luciano são os maiores exemplos.A insistência com Beto e Reis é injustificável. Nunca vi treinador dar preferência a atacante que não faz gol.

  • marcelo alvinegro diz: 10 de novembro de 2013

    Castiel…

    Terça feira teremos recorde de publico na capita….18.000 alvinegros gritando e incentivando….CHEGOU A HORA DA VERDADE !!!!!!!

    AVANTE FIGUEIRA!!!!!!!

    SÉRIE A = EU ACREDITO!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • CARLÃO diz: 10 de novembro de 2013

    Incrivel foi os adversarios perder isso sim!!! Pensei que ias comentar do penalti rsrsrs

  • Alyson diz: 10 de novembro de 2013

    Deixaram o Figueirense chegar e agora pra tirar a gente dali vai ser difícil, principalmente porque a equipe está fechada e acreditando que pode dar um passo ainda maior.
    Estamos vivendo o nosso melhor momento na série B e crescemos no momento crucial.
    Agora é manter os 2 pés no chão e buscar mais uma vitória na próxima terça feira.
    É A HORA DA INVASÃO ALVINEGRA NO SCARPELÃO, VAMOS APOIAR E SER O 12º JOGADOR.
    Abraço Castiel!!!

  • Marcelo SyncMan diz: 10 de novembro de 2013

    Tem que deixar bem claro que a vitoria não foi por forças próprias… muito pelo contrario levou sufoco e teve ajuda do arbitro!!! Time ruim!

  • alvinegro diz: 10 de novembro de 2013

    O FIGUEIRA VAI SUBI NA MARRA, VOA GAVIÃO, VOAAA PRO ALTO DO CÉU DA SERIE A
    ————RESPEITEM O FIGUEIRÃO O TIME DO POVÃO

  • MAURINO BASTOS diz: 10 de novembro de 2013

    Gostei do comentário. Concordo plenamente que estamos com a faca e o queijo na mão, se as coisas continuarem conspirando ao nosso favor, para entrarmos no G4 já na próxima rodada. Mas tem muita água para passar por baixo da ponte. O Oeste não é bobo e o Bragantino é osso duro de roer. Vamos com calma, humildade e respeito ao adversário, que se Deus quiser, e se formo merecedores, tudo dará certo.
    4VANTE FIGUEIR44444444, PR4 FRENTE FUR4C4O!!!

  • Magoo Alvinegro diz: 10 de novembro de 2013

    N4d4 é impossivel p4r4 um time que est4 4costum4do com gr4ndes emoções, cois4 de time gr4nde .
    Quebr4 tudo FIGUEIRAAAAAAAAAA!

  • Contra 11 e Sem Janelas não consigo!!! diz: 10 de novembro de 2013

    E aí Castiel,

    não irás comentar NADA sobre a ajuda DO APITO amigo para o JaneleCCC contra o Guaratinguetá, que merecia ganhar??

  • Rodrigo Figueiredo diz: 10 de novembro de 2013

    Coisa mais linda, o que parecia impossível, mostra-se palpável sim. É acreditar afinar ainda mais esse time para que possamos voltar a Elite, mesmo com essa superproteção aos maiores que me deixa frustrado e decepcionado, mais fazer o quê?
    Embora Figueira eu acredito.

  • Zé Buscapé Carvoeiro diz: 10 de novembro de 2013

    subir pra série A, até a Chapecoense sobe. Quero vê é conquistar títulos nacionais e participar da libertadores da América

  • Alvinegro Sangue nos Olhos diz: 10 de novembro de 2013

    É sério que temos aqui avaiano reclamando na arbitragem do jogo do Figueira? Sério, mesmo?

    Não se esqueçam que o cl4ssico era para ser clá55ico se não fosse a arbitragem, que anulou mal um gol legal do Rafa Costa. Vão baixando a bolinha aí.

    No tears, kids… just BLOOD ON THE EYES now.

  • ADRIANO diz: 10 de novembro de 2013

    Agora não adianta chorar o leite derramado, todos foram favorecidos e prejudicados pela arbitragem, a grande verdade doa a quem doer, o Figueirense fez o improvável venceu o clássico com maestria e superioridade, deixou o arqui-rival “tonto” e cresceu na competição no apagar das luzes, agora espero que a torcida faça o que não fez o campeonato até aqui, lote o estádio e empurre o time pra cima dos adversários, como a tempos atrás….. AVANTE FIGUEIRENSE!

  • BAH ALVINEGRO diz: 10 de novembro de 2013

    Chora avaianos…chora…depois de estar na frente do figueira o campeonato inteiro e ja dar como certo a subida para a serie A, vai ver logo, logo, o figueira no G4 e subindo pra elite e ver o bvai na serie B ano que vem….hahahahahahaha….seus arrogantes…aquele chocolate de 4 no classico ta doendo ate hoje hein…

  • Anselmo diz: 10 de novembro de 2013

    O problema é esse: sempre que teve a faca e o queijo nas mãos, o meu Figueirense cortou os dedos!

  • Antonio Emilio Morga diz: 10 de novembro de 2013

    AlÔ Sr. WILFREDO

    FIGUEIRENSE X ABC. 10 reais o ingresso. 15 mil enloquecidos torcedores

  • Semprefigueira diz: 10 de novembro de 2013

    Avaiano falar de apito amigo pro Figueirense é surreal.
    Pra vencer o mesmo Guara em casa foi anulando gol legal deles e não marcando pênalti.
    O Paraná na foi estrupado aqui é lá pelos árbitros, no clássico foi uma barbaridade ( mas náo adiantou) contra o palmeiras foi outra aberração ( náo adiantou).

    Bom, nem quero acesso não. A goleada histórica no clássico e chegar na frente do Barcelona da Ilha já tá de bom tamanho.

    No mais é manter uma boa base pro ano que vem.

    Quero ver o Bvai na série B tendo de pagar salário pro Marquinhos e proCleber Santana, já que até agora os ídolos deles estão na folh de pagamento de outros times. Rsrsrsrr

    Semprefigueira

  • A MAIOR E MAIS VIBRANTE DE SC diz: 11 de novembro de 2013

    Médias dos clubes de FLORIANÓPOLIS

    Avaí

    17 jogos

    Público Pagante (total) = 112.105

    Média = 6.595

    Figueirense

    17 jogos

    Público Pagante (total) = 80.499

    Média = 4.735

    Diferença de apenas 1 ponto na tabela (53 a 52) sendo que o Figueirense tem 1 vitória a mais, e o Avaí chegou a estar no Z4.

    Fora o fato de ter tido os 2 maiores publicos de SC na Série B.

    NÃO TEM MAIS GRAÇA, É MUITO RELHO NELAS!

  • O Analista diz: 11 de novembro de 2013

    O Figueira ainda perdeu dois gols feitos com Rafael Costa e Ricardinho. Era pra ter sido 4 ou 5. Aos que reclamam do penalty, na partida entre Figueirense X JEC houve um penalty claro não marcado; ou seja, penalidade máxima quem decide é o árbitro. Falta dentro da área é penalty, não existe, na regra, ser falta o suficiente pra ser penalty. Muitos comentaristas de radio ou TV é que opinam “não foi falta pra penalty”. Isso não existe, ou é falta ou não é. Os árbitros costumam beneficiar os zagueiros; basta um toquezinho que o juiz marca falta se for atacante contra o zagueiro. O zagueiro Pedro Paulo, nesse caso, ficou “marcando” Rafael Costa com as mãos segurando seus ombros, não deixando-o prosseguir. Assim é fácil, né? Se fosse o contrário, Rafael no zagueiro, qualquer árbitro teria marcado a falta. Mas como foi dentro da área, isso é “lance duvidoso”. Figueirense, vencendo mais três e um empate deve subir.

  • TAYLOR ALVINEGRO diz: 11 de novembro de 2013

    ANTES DE MAIS NADA…..GOLLL DO FIGUEIRENSE…
    DEIXARAM CHEGAR, VAI SER DIFÍCIL SEGURAR A VONTADE DOS JOGADORES HEIMMM
    SCARPELLO LOTADO TERÇA GALERA…
    E MAIS UMA VEZ…GOLLL DO FIGUEIRENSEEEEEEE KKKKKKK
    CARACA, COMO AINDA SAI GOL DO FIGUEIRA NO CLÁSSICO UHAUHAUHAUAYHAUHAUHA

  • Edytigrão diz: 11 de novembro de 2013

    Sem comentários: http://www.futebolinterior.com.br

    Florianópolis, SC, 9 (AFI) – Contando com o favorecimento discarado da arbitragem, o Figueirense aproveitou a chance importante de encostar no G4, grupo de acesso, do Campeonato Brasileiro da Série B ao vencer, por 2 a 1, o Guaratinguetá, neste sábado à noite, no fechamento da 34.ª rodada, atuando dentro do Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

    Confira!
    » SÉRIE B: Palmeiras volta a vencer, fica a um ponto do título e G4 continua igual

    O resultado foi injusto, porque o gol da vitória catarinense saiu quando o time paulista era bem melhor em campo. Além disso, teve contra si um pênalti inexistente marcado e um gol, no mínimo, duvidoso, quando o zagueiro Thiego cabeceou e estava em posição duvidosa – impedido.

    Mas a vitória deixou o Figueirense com 52 pontos, em sétimo lugar, a apenas um ponto do Icasa, com 53 pontos, em quarto lugar. O time paulista, que entrou em campo disposto a empatar, lutou bastante e merecia ter atingido o seu objetivo. Ficou com 41 pontos, em 14.º lugar, ainda ameaçado pelo rebaixamento. Há quatro jogos não perdia, com quatro empates e uma vitória.

    PRESIDENTE FEZ PRESSÃO
    Coincidentemente, antes do jogo, o presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Pádua Peixoto Filho, foi visto nos vestiários do trio de arbitragem. O árbitro foi o carioca Grazianni Maciel Rocha e os auxiliares foram do Paraná (isso mesmo do alado de Santa Catarina, segundo os mapas) Adair Carlos Mondini e Luciano Roggenbaum. Além dos erros graves do trio, o árbitro carioca se mostrou confuso na aplicação de faltas e cartões.

    Delfim está na Federação Catarinense desde 1983, quando foi convidado para integrar a chapa de Pedro Lopes como vice-presidente da FCF. Já em 1985, assumiu interinamente a Presidência da Federação Catarinense de Futebol e no ano seguinte, começava à “Era Delfim”, com sete mandatos. Ele está na entidade, portanto, há 30 anos ou três décadas.

    Nascido em Itajaí (SC), se formou em Direito em Florianópolis, sendo depois vereador em sua cidade natal e assumindo interinamente a prefeitura. Depois se elegeou deputado, até descobrir a “mina de ouro”: a Federação Catarinense e Futebol. Ele é considerado o “braço direito” da candidatura à CBF de José Maria Marim e Marco Polo Del Nero.

    Detalhe: os clubes da Série A, em 2014, vão ter direito à voto. O Estado está prestes a colocar dois clubes na Série A: Chapecoense, vice-líder, Figueirense e Avaí que estão perto do G4. Ou seja, serão dois votos catirinense, além do voto da Federação.

    PÊNALTI INVENTADO E GOL IMPEDIDO
    O primeiro gol saiu aos 15 minutos, num pênalti bem cobrado por Rafael Costa, que deslocou o goleiro Saulo. Mas houve muita reclamação na marcação da penalidade máxima, não confirmada nas imagens da televisão. Mas o Guará foi à luta e empatou aos 23 minutos. Rafinha arriscou o chute de fora da área, a bola desviou no zagueiro Gutti e tirou o goleiro Tiago Volpi da jogada.

    No segundo tempo, o Guará atuou melhor, criou três grandes chances para marcar o gol que transformaram o goleiro Tiago Volpi num dos melhores em campo. O lance mais incrível aconteceu aos 25 minutos, quando Rafinha desceu pelo lado esquerdo da área e cruzou. Saci tentou tirar e quase fez contra. O goleiro Volpi ainda tocou levemente na bola que fez uma curva e bateu na trave. Na sobra, Alex Afonso ainda chutrou da pequena área e o zagueiro Gutti aliviou.

    Pressionado, o técnico Vinícius Eutrópio foi corajoso. E mostrou ser pé quente. Tirou o volante Paulo Roberto para a entrada do meia Tchô. Quando o time paulista estava melhor, sofreu o gol aos 31 minutos. Tchô lançou Ricardinho que fez o levantamento para o segundo pau. O zagueiro Thiago, em posição duvidosa, apareceu para testar firme para as redes.

  • SemprefIgueira diz: 11 de novembro de 2013

    Bem lembrado, pelo Analista.

    Além dos erros que já citei acima, teve o pênalti no Tchô contra o Joinville, que nos colocaria no G4. Teve outro pênalti contra o Guará, no mesmo Tchô lá em SP aos 43 do segundo tempo. Teve aquela esculhambação do Ronan lá em Joinville. (Ou seja, o Joinville foi ajudado nos dois confrontos conta o Figueira).

    Pelo padrão “Ressacada” (Considerando o critérios dos árbitros na marcação de pênaltis pró Avaí ou na expulsão de adversário do Avaí em jogos na Ressacada ) o Figueirense teria uns 3 ou 4 pênaltis a seu favor não marcados, o que o colocaria no G4 com folga, e terminaria 70% dos jogos com adversários com um ou dois expulsos.

    Só não vê quem não quer.

    SempreFigueira

  • P.A diz: 11 de novembro de 2013

    “Zé Buscapé Carvoeiro” …você ainda esta vivendo 1991 cara ??? você já tinha nascido ?? o que teu ‘poderoso’ clube fez depois disso ?? que raio de zé ruela você é para achar que estão acima de alguém nesse estado ?? Acorda filhote desmamado, já passaram-se 22 anos, estamos na era da internet, led, pen drive etc etc …ou vai ficar vendo esse K7 pro resto da sua vidinha medíocre ??? …mas sabe que pensando bem, para quem imaginava um dia ser alguma coisa a partir daquilo, faz bem pro ego rever seu K7, é a melhor imagem (não falo em qualidade de imagem kkkk) que você verá em séculos …

  • Edytigrão diz: 11 de novembro de 2013

    Meu time foi 5º DA TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA E CAMPEÃO INVICTO DA COPA DO BRASIL, e jamais disputou a Segunda Divisão de SC (Figueirense Vice Campeão Catarinense da 2ª Divisão 1987), meu time não detém a pior derrota de um time mandante na história da Série A (FigayrenC 1 x 7 Grêmio) . Já você P.A. vive do que em termos de glórias nacionais?????????????????? Nada…. apesar de seu time ser quase secular sequer uma partidinha internacional disputou. Alguns estaduais antes do fim da 2ª Guerra Mundial e só………..
    Ahh…já ia me esquecendo do 6 X 0 eterno duas vezes. Criciúma 6 X 0 Figueirense em 1988 e Criciúma 6 X 0 (Catarinense) Figueirense em 1989 (Série B)

  • zé alvinegro diz: 11 de novembro de 2013

    Zé buscapé carvoeiro , sou seu conterraneo ou seja sou natural do sul do estado , e sou FIGUEIRA , e estou de acordo com o P.A , não se mede a gradeza de um clube pelos seus titulos , mas pela sua historia pela sua torcida , assisti pela primeira vez na televisão (em preto e branco ) o figueira participando do brasileiro la por 74 , 75 quando teu time nem mesmo existia , o figueira tem torcida em criciuma em joinville e em qualquer cidade do estado , joga o maior classico do estado , ficar citando a todo momento um titulo que foi conquistado a mais de vinte anos ou titulos de serie C D acaba se tornando rotineiro ou mesmo bizonho , então o corinthians é menor que o santos porque o santos tem 3 libertadores 2 mundiais o flamengo é menor que o são paulo porque tem apenas 1 mundial e libertadores enquanto o são paulo tem 3 !, o paulista de jundiai , o santo andre são maiores que o vitoria que o goias , que a portuguesa , ou a ponte ou o guarani ! , o uruguai tem 2 mundiais e é maior que a holanda que não é canpea ou a espanha ou inglaterra que tem somente um ! e para concluir em uma pesquisa expontanea feita em criciuma a pouco tenpo mostrou que o flamengo é a maior torcida em criciuma , duvido que uma pesquisa feita em floripa não aponte em primeiro claro o FIGUEIRA e em segundo nosso adiversario , portanto trabalhe em primeiro lugar , para colocar o seu clube como a preferencia em sua cidade é o começo para tornalo grande …..pelo menos em sua cidade .

  • Zé Buscapé Carvoeiro diz: 11 de novembro de 2013

    somos o atuais campeões catarinense e somos o único e eterno representante catarinense na série A. Mas o importante mesmo são os títulos nacionais e somos o único time catarinense a participar de todos os campeonatos sul-americanos existentes na atualidade

  • Batfino diz: 11 de novembro de 2013

    Para todos aqueles que pensam igual ao Edytigrão do pé preto, é melhor rever várias vezes o vídeo do jogo, talvez assim conseguirão ter opinião própria.
    Puxar camisa é falta, fora e dentro da área, principalmente desequilibrando o adversário.
    No lance do segundo gol havia um zagueiro dando condições ao atacante do FIGUEIRENSE.

    Se tem alguém pressionando o árbitro, esse alguém se encontra no site mencionado. Aliás, se este acontecesse para cada jogo “garfado”, iria acontecer constantemente, sempre há impedimento não marcado ou marcado de forma incorreta, é constante a existência de pênalti mal marcado ou não marcado quando este existe, expulsões, cartões, faltas, gols anulados e etc…
    Lembra do clássico avai 0 FIGUEIRENSE 4? pois é, ninguém disse no futebolinterior que o FIGUEIRENSE foi operado. Um gol anulado e um pênalti inexistente marcado.
    Vai cuidar do teu time mo quiridu.

    Suas balas não me atingem,
    Minhas ASAs são como uma couraça de aço.
    Batfino

  • Maycon diz: 11 de novembro de 2013

    Acho engraçado Castija, o blog sempre publicou posts sobre média de publico dos times catarinenses.

    Agora que o Avaí tem média de 6.500 e o Figueira 4.500 não tem mais posts?

    Não teve posts enaltecendo os 2 maiores publicos de SC na Série B, que foram na Ressacada.

    Lembro bem que sempre postavas em outros anos.

  • Souza diz: 11 de novembro de 2013

    Pronto, bastou o Figueira encostar que as felinas já vem com seus rugidos frágeis tão quanto são seus times. Se o Figueira der essa arrancada histórica vai faltar fronha para essas invejosas.

  • FIGUEIRA = POVO diz: 11 de novembro de 2013

    ZÉ ALVINEGRO , TEU TEXTO FOI O MAIS BRILHANTE EM TODO ESTE TEMPO QUE ACESSO O BLOG. NÃO PRECISO MAIS ESCREVER NADA PARA DEFENDER O FIGUEIRA DOS INVEJOSOS, DISSESTE TUDO. A GRANDEZA DE UM TIME SE VÊ PELA RAIVA DOS OUTROS EX : FLA NO RIO , CORINTHIANS EM SP E CLARO , E AQUI EM SC, QUAL SERÁ O TIME MAIS ODIADO PELOS ADVERSÁRIOS ????? AUTOMATICAMENTE É O MAIS QUERIDO!!! ABRAÇOS

  • emerson diz: 11 de novembro de 2013

    Fui procurar o vídeo do futebol interior para ver se o que o EDYTIGRESA falou era verdade. Acho que o cara nem se deu ao trabalho de parar o lance para poder falar alguma coisa. Meu caro EDYTIGRESA assiste e depois comenta se o que aconteceu ali não foi penalti, agarrar agora pode? e depois impedimento com mais dois entre o goleiro e o jogador no momento do lançamento? Assiste o vídeo no you tube e deppois comenta se desculpando o mané do carvão.

  • Lovadeus diz: 12 de novembro de 2013

    É muita mediocridade se gabar por ter uma média de público de 6.500 porque o rival tem média de 4.500.

    Isso é a maior prova de que nossa capital apanha feio pro interior não só no campo, mas também na arquibancada.

    Interior:
    Copa do Brasil Invicto (Criciuma)
    5º na Libertadores (Criciuma)
    Série B (Criciuma)
    2 Séries C (Criciuma e JEC)

    Capital:
    Série C (Avaí)

    Fora que o Avaí já tomou 8 do Tupi-MG e os 2 da capital sofreram as maiores humilhações numa Série A, sendo os detentores das piores campanhas na Série A, ambos caindo na Lanterna e fazendo apenas 32 pontinhos, fiasco nunca superado por um clube do interior.

  • Ponderado diz: 12 de novembro de 2013

    O Avaí, repito mais uma vez, deu a melhora da morte ao janelense. Verá quem viver.Quanto ao Leão, o jogo de daqui à pouco vai definir tudo, ao contrário do que disse o Hemerson. Pelo grupo, acabou escalando um time sem saída pelos lados, logo, previsível demais. Nem estou gostando mais de assistir aos jogos do Avaí, tamanha a facilidade de bloqueio de suas poucas jogadas pelo meio.Pela lateral é um time pífio. E o Alex Reinaldo, incendiário, escondido na covardia do treinador. Uma pena e previsão de muitas dificuldades internas e externas para o ano de 2014.Logo este ano, que seria útil para mostrar a equipe aos milhares de jornalistas que aqui estarão . Prejuízo inestimável e irrecuperável. Mas , como sempre fiz ao longo de 54 anos como torcedor, continuarei pagando mensalmente pois entendo que só a covardia e a emoção exacerbada justificam rasgar uma carteira de sócio do nosso leão. Vamos juntos, para cima ou para baixo, mas juntos sempre.

  • zé alvinegro diz: 13 de novembro de 2013

    FIGUEIRA = POVO , contra os fatos não existem argumentos , e se conseguirmos subir seremos o primeiro clube do estado a cair e retornar no ano seguinte , é mais um feito que dificilmente um outro clube vai conseguir , agradeço o elogio e um abraço de toda a galera alvinegra do sul do estado .

Envie seu Comentário