Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

DNA de elite, Figueirense tem impresso no mapa genético o que poucos times têm. Parabéns Alvinegro, tua glória é lutar

30 de novembro de 2013 91

 figueira1esta

Quando cheguei há 20 anos em Florianópolis comecei na mídia esportiva como setorista do Figueirense. O clube estava, em 1993, há 20 anos em jejum. Não sei se fui pé-quente, mas vi o clube, em 1994, voltar a ser campeão catarinense. E, na sequência, chegar à elite e passar a ter a hegemonia no Estado. Pois bem, mais uma vez tenho o prazer de fazer a crônica de mais um momento de glória Alvinegro. Abaixo, minha crônica para o site do Diário Catarinense. 

A meta e luta de todos os times brasileiros é chegar à Série A, esta é a regra. Quando a Série A deseja ter um time, vem a exceção. E o Figueirense é ímpar: tem impresso em seu DNA a presença na elite e por ela é adulado e desejado. Poucos têm este privilégio que só é concedido pelos deuses do futebol os que nasceram com o dom especial de brilhar.

Então, o resultado não poderia ser outro: no momento em que só uma vaga ficou em disputa entrou pela brecha aquele time mais acostumado, mais abençoado, com mais futuro na elite, que lá ficará mais à vontade. O resultado do duelo com o Bragantino? Pouco importa o 1 a 1 que deu a classificação. Toda a história de glória tem momentos de tensão e heroísmo. No caso Alvinegro, está no hino: “Tua glória é lutar”. Lutou, empatou, contou com tropeços de Ceará e Icasa e fez a festa de quem tem o diferencial, a carteirinha divina na primeira divisão brasileira.

E grandes feitos começam com gostinho especial. Uma quase eliminação virou este quase milagre a partir de uma goleada histórica de 4 a 0 sobre o Avaí. Então mais três vitórias e dois empates deixaram o que estava longe das mãos ao alcance dos guerreiros de alvinegro. Esta arrancada partiu de um grupo de atletas que oscilou muito no rendimento, é verdade, mas a camisa alvinegra tem destas coisas: se preciso, entra em campo sozinha.

Se querer é poder, os atletas do Figueirense não só acreditaram que poderiam retornar, como perceberam que não só eles tinham esta certeza. Vestiram a camisa com honra e raça e esta lhes deu a sabedoria e destreza que pareciam inexistentes.

 

Havia um gigante a despertar, uma nação a assumir seu papel de protagonista

 

Então, os jogadores viram que não estavam sós: em sua torcida, seu maior patrimônio, houve uma imediata, consistente, retumbante e emocionante resposta de amor incondicional e de dedicação sem igual.

Milhares de alvinegros se deslocaram a Bragança de carro, de ônibus, de avião e, se preciso fosse, o fariam a pé para incentivar durante os 90 minutos. Estes estavam representando milhões que sofreram em suas casas e nas ruas da grande Florianópolis, espalhados por Santa Catarina e no mundo todo via internet.

Mas havia 90 minutos e um gol por fazer. Para jubilar a trajetória mágica era preciso jogar futebol. Tensão em alvinegro literalmente graças às cores do Braga. E com um minuto Mailson quase marcou, milímetros afastaram a eletricidade dos cabelos do meia da bola.

 

Quando é para ser… Carnaval antecipado Alvinegro começa com disparo de Éverton Santos e casquinha milagrosa de Maylson

 

E o Bragantino que entrou com um time misto, dentro de suas possibilidades até ameaçou. Mesmo com o domínio e o ímpeto alvinegro, o time da casa apareceu à frente com perigo, exigindo boas participações de Tiago Volpi.

Mas as estocadas do Figueirense eram verticais. Rafa Costa, aos 21, fez drible desconcertante e chutou para exigir ótima defesa de Rafael. Era um sinal. O lado esquerdo funcionava, e por ele Saci começou a construir o acesso. Fez grande jogada individual e, de sua iniciativa, de seu ímpeto, a bola passaria por Maylson para , no rebote, nascer a  pintura de Éverton Santos.

Eram 29 minutos da primeira etapa quando  Éverton Santos disparou, da entrada da área, o tiro certeiro rumo às redes. A bola ainda raspou a cabeça de Maylson, mas quando é para ser… o pequeno desvio só melhorou o roteiro. O atacante Éverton explodiu em alegria junto com os companheiros, junto com os quase quatro mil alvinegros no estádio, junto com a nação espalhada por todos os cantos do Brasil e do Planeta.

 

Magia Alvinegra, com “A” de Série A e defesa que vale um gol e gol adversário para testar cardíaco

 

Paulo Branchi, narrador da CBN/Diário, eternizou o “A” de Série A do Figueira quando do gol de Abimael em 2001. O “A” que está no DNA voltou a ser exaltado com emoção no gol e também numa defesa que valeu por um tento.

Uma vaga não depende somente de atacantes e goleadores. Precisa de um grande goleiro: Volpi, aos 41 minutos ainda da primeira etapa, fez o seu milagre, uma defesa de cinema, espetacular em cabeceio de Leo.

O resultado era magro, apenas abrira o caminho mas não dera tranquilidade. Haveria mais 45 minutos de luta. E antes do primeiro minuto da fase final quase o Bragantino marcou novamente.

Torcedores cardíacos começaram a ser preocupar em assistir ao restante da partida, não só pelo gol quase sofrido, mas pelo gol errado por Rafa Costa logo depois, aos três minutos.

E assim foi. Aproximações na área perigosas do Braga sempre com o atacante Nilson, tentativas constantes do Figueirense na maioria com Rafa Costa. Mas o Braga estava mais perigoso e chegou ao empate com Guilherme.

Quando o apito trilou, na raça, no sofrimento, na tensão, então Santa Catarina ofereceu ao Brasil o time que mais entende de Série A para figurar na vitrine. E o país vai recebê-lo com a naturalidade de quem já se acostumou com sua grandeza.

Bookmark and Share

Comentários (91)

  • SÉRIE A diz: 30 de novembro de 2013

    SOU SÉRIE A … E VOCÊ LEÃOZINHO ???????????????????

  • Leonardo diz: 30 de novembro de 2013

    Parabéns, Figueirense!

    Não esqueça, Castiel, da Chapecoense, que fez uma campanha bem melhor que a do Figueira! Abraços!

  • alvinegro SERIE A diz: 30 de novembro de 2013

    ==========================================================================
    FIGUEIRENSE O TIME DO POVO
    FIGUEIRENSE O TIME DE SANTA CATARINA
    FIGUEIRENSE A MAIOR TORCIDA DO ESTADO
    =========================================================================

  • PAULO SÉRGIO/SÃO JOSÉ diz: 30 de novembro de 2013

    PARABÉNS CASTIEL! BELA CRÔNICA, IRRETOCÁVEL! DÁ-LHE FIGUEIRA!

  • Alvinegro diz: 30 de novembro de 2013

    BOR4 FIGUEIR4, N4 ELITE, ENQU4ANTO ISSO N4 COSTEIR4: …………………….
    QUE SILÊNCIO……………………………………………………………………..

    O QUÊ??????

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    CHUP4 4V4Í!!!!!!!!!!!!!

  • Julio C diz: 30 de novembro de 2013

    Parabéns ao JEC. Time honrado. Que deu o seu melhor, e graças a este resultado permitiu que o Figueirense que não foi competente na tarde de hoje chegar a Série A. De qualquer maneira, o futebol Catarinense está bem representado na Série A. Parabéns Figueirense.

  • Marcelo diz: 30 de novembro de 2013

    Que acesso maravilhoso!
    Os deuses do futebol estiveram ao nosso lado desde o último clássico na 4rreg4ç4d4.
    Depois daqueles 4×0 os demais resultados (além dos nossos) ajudaram e hoje estamos comemorando.
    Dedico este acesso ao goleiro do 4v4í, que disse que nós comemoraríamos o clássico e eles o acesso. Dedico também àquele zagueiro que disse que o bom era que os adversários do 4v4í pós-clássico eram alvinegros.
    Acesso épico, inesquecível, maravilhoso, que começou em cima do nosso maior rival, dentro da casa deles!
    É série A em 2014, no ano da copa!
    É DNA de série A!
    Parabéns pela crônica, Castiel! :)

  • gerson diz: 30 de novembro de 2013

    O Figueira não pode deixar de agradecer os catarinenses: Joinville (3×0 contra Ceará) e Chapecoense (2×1 contra Icasa)…. haaa, ia esquecendo, o Avaí também tem méritos, entregou o ouro com um sequência desastrosa de derrotas. E o Figueirense, que viu a bola kicando encima da linha, só teve o trabalho de empurrar para o Goooooool.

  • Brun diz: 30 de novembro de 2013

    Público em Bragança: 3.050

    Desconta o que tem de torcida do Bragantino (uns 500) vai ficar no que eu falei, 2.500 aprox.

    Alguém avisa isso pro Giovani Martinello, fanatismo tem limite.

  • figueirA diz: 30 de novembro de 2013

    VALEUUUUUUUUUUUUUUUUUUU FIGUEIRA!!!

  • FIGUEIRAAAAA44444444 diz: 30 de novembro de 2013

    Parabenss!!! ao maior em tudo.

  • Chico – Itapema diz: 30 de novembro de 2013

    Figueira ioioio, vai e volta. Time ruim.
    Escapou da serie B, mas vai ser fregues dos times do interior na A.

  • Emir Agostini diz: 30 de novembro de 2013

    Agradeçam ao JEC.Se não já era.

  • rogério cardozo diz: 30 de novembro de 2013

    Os times catarinenses foram muito bem nesse campeonato da B, hoje terminado o AVAÍ ficou a 4 pontos e JEC a 3. Parabéns figueira e chapecoense , foi como ganhar um campeonato, agora é se organizar na A e na B para melhorar cada vez mais.

    Visite Tubarão http://www.galeriatubarao.net/

  • PFC diz: 30 de novembro de 2013

    Gosto muito de te ver, leãozinho… no buraco.

    Bvaí e time, Figueirense é clube.

  • D4 B4rr4 diz: 30 de novembro de 2013

    Parabéns, Castiel!
    “Falastes” como um autêntico Alvinegro.
    Figueira, time com DNA de “série A”.
    Obrigado Bvai, pela larga “abertura” de pernas “pra nós!”
    Obrigado CHAPE, pela irmandade!
    Obrigado JECA, pela dignidade!
    Obrigado aos jogadores alvinegros, pela entrega e dedicação.
    Obrigado Rodrigo Pastana!
    Obrigado Presidente Wilfredo Brillinger!
    Obrigado ao meu filho Diego que, foi a Bragança Paulista em busca do acesso.

    FURACÃO, o + x série “A” de todos os tempos.

  • ricardo guppy diz: 30 de novembro de 2013

    GRANDE MEU FIGUEIRAAAAAA

  • Salomao diz: 30 de novembro de 2013

    Castiel. duvidei de seus comentários, fui irredutível, mais ouvir Joinvilense falando que isso e chapecoense que foi aquilo, Figueirense na última década esteve em quase todas edições da série A, time consagrado, que deu uma decaída nos últimos anos, mais querido de Santa Catarina esta no seu lugar….depois da Creu no Avaí o Figueirinha é o mais um série A…..chora avaino, chora Joinville, chupa chapecoense e Criciúma, enfim parabéns pelo seu comentário, e mais uma vez Figueirense Série A!!

  • Roberto diz: 30 de novembro de 2013

    Sou torcedor roxo, mas consciente, se for para a A, com um time parecido com a da B, vai ser ioiô.
    De mais, faço minhas as palavras de Júlio C. Parabéns JEC, pelo profissionalismo.

  • TAYLOR ALVINEGRO diz: 30 de novembro de 2013

    DIRETAMENTE DO KOXIXOS…UMA FESTA ESPETACULAR…COM AMIGOS E PARENTES…

    COMPLETAMENTE LOTADO E A FESTA ESTA LONGEEEE DE ACABARRRRRR

    OBRIGADO MEU SENHOR..O TIME COM O DNA DE SERIE A DEVE ESTAR SEMPRE NA SERIE A….

    HAAA E ANTES QUE EU ME ESKEÇA….GOLLL DO FIGUEIRA NO CLASSICO…NAO PARA DE SAIR GOL LA……..

    #XUPAAAAAAAAA LEAOOOOOOOOOOOOOOO

  • Supremacia Azul diz: 30 de novembro de 2013

    Nem tudo é competência…..
    Esses alvinegros desdenharam tanto o Jec e a Chape e agora num inexplicável surto de humildade, prestam reverências aos rivais!
    Só subiram por obra e acaso do destino e aos “colonos” e “bailarinas”, como essa turma do estreito se referia a eles!

    DNA de elite???????Essa é de lascar, é dose pra mamute!!!!!

  • Marco Schroeder diz: 30 de novembro de 2013

    Comentário emocionante. Parabéns aos alvinegros, especialmente ao Presidente Wilfredo Brilinger, que este ano “pegou o boi pelos chifres”, colocou a casa em ordem e chegou ao resultado a que todos almejavam, mas só ele acreditava. Agradecimentos à Chapecoense e ao Joinville, a quem não faltou dignidade. Ah, faltou agradecer ao avaê e ao seu capitão marquinhos santos, pelo estímulo dado ao Figueira. Festeja galera. O Figueira é povão.

  • Maycon diz: 30 de novembro de 2013

    É uma vergonha um time subir com média de 5.000 pessoas em casa, sem lotar estadio (na verdade, nem chegou perto, visto que o maior público foi 9.000 pagantes) com uma torcida tão pequena que no meio do campeonato colocava 1.500 a 2.000 pessoas brigando pelo G4. Como que o acesso pode cair no colo de uma torcida tão minuscula como essa?

    Time com torcida sobe com média de 5.000 pagantes por jogo? A menor média de acesso da história de SC.

    Pensar que o Avaí que chegou a colocar 17.000 e depois 16.000 torcedores no meio do campeonato, ficou de fora, em detrimento a uma torcida xoxa e modinha como essa, que sumiu o ano inteiro e só apareceu no final.

    Durma-se com um absurdo desses.

  • Paulo de Lucca TIGRE diz: 30 de novembro de 2013

    só subiram porque chapeco e JEG ajudaram….bastava 1 X 0 pro ceará hoje e tudo mudava….marrecos do interior

  • TRICOLOR 3 ESTRELAS diz: 30 de novembro de 2013

    COM DNA E SEM TORCIDA CASTIJA

    MENOR MÉDIA DE UM TIME CATARINENSE SUBINDO

  • FRANCISCO CALDAS diz: 30 de novembro de 2013

    ESTOU MUITO FELIZ PELO WILFREDO BRILINGUER,INJUSTIÇADO PELOS TORCEDORES,POIS ELE AMA O FURACAO E SEGUROU SOZINHO O ANO DE 2013.PARABENS A TODOS OS JOGADORES E AOS MEMBROS DO DEPT. DE FUTEBOL.INFELIZMENTE TENHO QUE FALAR ISSO,QUEM MENOS MERECEU O ACESSO FOI O TORCEDOR ALVINEGRO QUE NAO SABE ENXERGUAR QUEM VERDADEIRAMENTE AMA O FIGUEIRA…E OLHA QUE AINDA TEM UM BANDO QUE ENALTECE O DINHEIRISTA QUE NUNCA GOSTOU DE FUTEBOL E JAMAIS FOI TORCEDOR DO NOSSO GLORIOSO FIGUEIRENSE, O GANANCIOSO DO P.PRISCO.

  • Paulo de Lucca TIGRE diz: 30 de novembro de 2013

    JEG e Chapeco……burros demais de ajudar o único time sem nenhum titulo nacional de SC entre os “grandes”….nem série C

  • Borges diz: 30 de novembro de 2013

    Tinha mais torcida do Figueira em bragança que nos jogos do Scarpelli hein? Ficou vazio o ano inteiro, até no jogo do acesso contra o ASA deu 6.900 pessoas hahahaha.

    Olhem as médias:

    Avaí 10 lugar: Média 6.054
    Figueirense 4 lugar (subiu): Média 5.111.

    Time com e time sem torcida de verdade.

  • glaiton(bródinho) diz: 30 de novembro de 2013

    Castiel, nosso Talismã….

  • Giovanego diz: 30 de novembro de 2013

    Parabens pelo post Castiel, mas uma coisa tem que ser lembrada, nem vc acreditava, tanto que falou no post de 27/10 que o figueira já podia pensar em 2014, e vc estava certo, só esqueceu de mencionar que seria na série A, esse FigueirAAAA faz coisa.

    Dalhe FigueirAAAAAAAA

    http://wp.clicrbs.com.br/castiel/2013/10/27/rodada-deixou-tudo-muito-claro-para-chapecoense-avai-e-joinville-figueirense-e-criciuma/?topo=67,2,18,,,2

  • Marcelo Alvinegro diz: 30 de novembro de 2013

    Neste momento um único agradecimento:
    OBRIGADO JOINVILLE!!!
    Te devemos essa…

  • jose ricardo da silva diz: 30 de novembro de 2013

    Castiel, te encontrei no começo do campeonato no Angeloni de Capoeiras e te disse que apesar de tudo, de toda a desorganização administrativa, toda a limitação do elenco, todas as improvisações feitas motivadas por contusões o Figueira podia subir por quê, porque tem experiência nesse negocio de subir e definitivamente não combinamos, ao contrario do pocarropa, com a serie B, muito obrigado a Chapecoense e ao Joinville, que demonstraram caráter e capacidade de sonhar com dias melhores, subimos na hora certa por que a segunda ano que vem vai ser ferrada. Ahhh manda um alô pro escroto do Cacau que disse que o jogo tava comprado, se aquilo e comprado, a vo do Miguelito e uma bicicleta, capaz de ser mesmo.

  • Renato kammers diz: 30 de novembro de 2013

    O meu Figueira e a Chapê já estão lá, só falta o Criciúma. 3 representantes catarinense na série A, é pra deixar o eixo do mal, mal.

  • Alvinegro RJ diz: 30 de novembro de 2013

    Sem aperto no coração, não é Figueira!!!

    Viva o Furacão!!!
    Viva o futebol catarinense!

  • César diz: 30 de novembro de 2013

    Castiel,

    Você falou exatamente o que eu iria comentar. DNA DE SÉRIE A. ENTÃO COMO O MEU TEOR ALCOÓLICO ESTA MEIO ELEVADO., NADA MAIS A DECLARAR.

    VALEU,

    ABRAÇOS E AUDAÇOES ALVINEGRAS

  • CharlesAlvinegro diz: 30 de novembro de 2013

    O Marquinho Pakita pode usar aquela pa que simulou nosso enterro em poa, e cavar a propria cova, nojento!!! Creu creu creu creu

  • Nelson diz: 30 de novembro de 2013

    Tudo começou na goleada no salão de festas do Figueir4!!! Chup4 Bv4e!!

  • joaquim pedro diz: 30 de novembro de 2013

    Vão ficar devendo essa ao Joinville que foi lá e honrou seu nome porque eles não fizeram a sua parte.Time ruim que não merecia subir. É que os outros são muito ruins também e brocharam na hora “H”. Uma vez, não me lembro o ano, o Joinville jogou contra o ceará em Fortaleza. Eu estava lá. Eles ganharam de 4 a zero. Foi um foguetório danado, uma festança. Agora o Joinville devolveu com juros e correção. Nada como um dia após o outro. Dessa vez murcharam. Quietinhos, quietinhos.

  • fabricio j diz: 30 de novembro de 2013

    CEARÁ….NÃO VAMOS MAIS COMENTAR NÃO VALE A PENA…..SE PREOCUPOU TANTO COM FIGUEIRA QUE ESQUECERAM DE GANHAR SEU JOGO…..POR FAVOR, NÃO DEIXEM DE LEVAR ADIANTE A INVESTIGAÇÃO SOBRE A MALA BRANCA DELES….ESSA VERGONHA NO FUTEBOL E NA POLÍTICA TBM TEM QUE ACABAR UM DIA….SEMPRE TEM ALGUÉM QUERENDO SE DAR BEM EM TUDO….FIGUEIRENSE NUNCA…NUNCA MENOSPREZOU NINGUÉM E SEMPRE RESPEITOU TODOS….ESSE ASSUNTO FOI UMA IMENSA FALTA DE RESPEITO COM O FIGUEIRENSE….FOI O ACESSO MAIS DIFICIL DE TODOS PRA MIM….PARABÉNS A TODOS…

  • Claiton diz: 30 de novembro de 2013

    CHICO ITAPEMA ( Muchen ), qual time do interior fez uma boa campanha na serie A???
    Conselho:
    Torça pra um time e não contra a Capital…Assuma logo que és Bailarina…

  • garrasdetigre diz: 30 de novembro de 2013

    DNA= Denovo Na A pra ser o lanterna!
    Sobrou vaga nessa fraca série B de 2013!

  • ZORRO diz: 30 de novembro de 2013

    Olha que alegria, a maior e poderosa torcida do estado comemorando novamente, ou seja o time da massa, do povo, o + querido, está de volta, essa é a virtude que possui o esquadrão de aço, q/ está assinala no seu DNA. Parabéns Figueira outro acesso, o qual persistirás sempre qdo for necessário, pois este é realmente o teu lugar na elite do futebol brasileiro.

    “SER FIGUEIRENSE… Ñ FAZ PARTE… ESTÁ ALMA”.

  • Alvinegro diz: 30 de novembro de 2013

    Bvaianos vão chorar na cama que é lugar quente!!!!!!

    chupa bvaí !!!!! créu créu créu

    FIGUEIRA SÉRIE A

  • Figueira Serie A diz: 30 de novembro de 2013

    Os rivais virão aqui dizer, ah media de publico pequena, ah campeonato mediocre, ah ceara era só ganhar de 1×0 que tava dentro, ah joinville e chapecoense ajudaram o figueira, ah isso e aquilo…
    Pouco importa, o que interessa é que estamos na SERIE A, e o figueirense foi competente nos momentos necessários enquanto os outros falharam.
    o campeonato se foi medíocre, foi pra todos, porém só 4 tao comemorando hj.
    Parabens Figueira, rumo a libertadores 2015, agora nao vamos deixar passar….

  • Luiz Alvinegro diz: 1 de dezembro de 2013

    Subimos, isto é o que importa…….

    Agora é pensar em 2014 e se preparar para fazer bonito…….

    Quanta dor de cotovelo de meia duzia e bvaianos por aqui né…………

    Vão dormir e chorar na cama que é lugar quente…………..

    Alias, EU SOU SÉRIE A! E vcs, bvaianos??????????????

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    S4ud4ções 4lvinegr4s………..

  • valberti diz: 1 de dezembro de 2013

    Parabéns nação alvinegra, mas temos que bater palmas e agradecer sempre ao profissionalismo dá chapé e do jec. Depois do meu figueira vou sempre torcer para estes times. Agora, se focemos depender de criciúma e bvai…..

  • Jack diz: 1 de dezembro de 2013

    Vamos aos fatos…nunca esta serie B esteve tao fácil de subir…
    Chape subiu pq foi o melhor o 2º melhor time com sobras na bzona
    sport pela camisa
    Figueirense agradece ao time do mangue pela abertura das pernas, vai la no mangue e mete 4 linguiças..ops…5..juizao viajou…isso tudo em 45 min e todo remendado…estivesse com esse time desde o inicio, ia brigar fácil pelo titulo.
    Jec…cavalo paraguaio sempre
    Bvai – o trio reumatismo não quis mais nada desde que não recebem…fizeram beicinho e nada de jogar bola…e ainda falam em jogar por amor ao Bvai…pior que os azuis calcinhas ainda acreditam….tsc tsc…quem sabe daqui a 30 anos o Bvai volta a serie A para tentar o BI…38 rodadas no zona de rebaixamento neh ???
    Bvai rumo a permanência na serie B….huahuahuahua

  • maria diz: 1 de dezembro de 2013

    Hoje vibrei mais que final de copa do mundo, torci pelo figueira e pelo meu filho Diogo que foi a bragança ver o time do coração.

  • Moacir – EU AVISEI diz: 1 de dezembro de 2013

    Eu escrevi e fiz as contas nesse espaço que, se o Figueira ganhasse do 4VAI4 , ´teríamos plenas chances de , no decorrer do campeonato brigar na última rodada
    pela classificação.
    Impossivel, loucura, devaneios de uma noite de verão …kkkkkkkkk, o IMPOSSIVEL ACONTECEU , Figueira chegou lá…agora…pés no chão, vamos reforçar o time e dispensar vários jogadores que (infelizmente) não podem nem chegar perto de uma Série A.
    Ah….PARABENS A TODOS OS JOGADORES, apesar das limitações do elenco e da incrível sorte, Somos Série A.
    Observação: VOU PASSAR O RESTO DO ANO PAGANDO PROMESSAS.

  • justus cArvoeiro diz: 1 de dezembro de 2013

    Parabéns ao Figueira pelo acesso, mas acho que em 2014 não vai conseguir tirar o nosso bi catarinense.

    Estamos bem perto de um fato histórico para nós catarinenses, 3 clubes entre os 20 melhores do Brasil, é a grande evolução do futebol no Brasil, vamos ver agora se conseguimos manter e sonhar com voos maiores, vamos buscar o título !!!!!!

  • flavio costa diz: 1 de dezembro de 2013

    parabéns figueirense,criciuma ,chapecoense…..tomara que um dia um time da ilha também suba…por ora torcemos por vcs de fora da ilha….mas parabéns!!

  • Brun diz: 1 de dezembro de 2013

    Foi muito bonita a invasão, principalmente pela distância percorrida. Animal mesmo.

    O que não consigo entender sinceramente é subirmos 2 times pra Série A entre os 4, 50% de aproveitamento, e nenhum dos 2 superar a marca de 10 mil pagantes em uma única partida, em 19 jogos, com acesso.

    E pior, os maiores públicos de ambos foram contra o Palmeiras.

    Figueirense x Palmeiras: 9.712

    Chapecoense x Palmeiras: 9.251

    http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-b/publico-serieb.html

    Além de tudo, a média do Figueirense foi bizonha, a menor de um time catarinense que já subiu.

  • Gisely diz: 1 de dezembro de 2013

    Castiel parabéns pelo seu texto… Estou muito feliz de ver meu time na Série A e sinceramente gostaria muito de ver o Joinville tb, pq jogou muito o campeonato todo… A Chape foi uma surpresa maravilhosa, mostrou um futebol bonito e merecia levar o título. Já o Avaí, bom esse mostrou a arrogância de sempre, calçou o salto alto nas ultimas rodadas e caiu feio… Bom, amanha o Criciúma vai jogar e eu espero que assim como eu, todos de SC torçam pela permanência do Tigre na série A! Vamos mostrar a força do futebol catarinense pro Brasil… É Santa Catarina!

  • Vanderson Correia Marques diz: 1 de dezembro de 2013

    AGRADECIMENOS: ao time da CHAPECOENSE e do JOINVILLE, por jogarem um futebol de respeito e dignidade.
    Parabéns FIGUEIRENSE.

  • MARQUINHOS ALVINEGRO diz: 1 de dezembro de 2013

    O TIME QUE MAIS REPRESENTOU SC NA ELITE, NÃO PODERIA FICAR DE FORA JUSTAMENTE NO ANO DA COPA NO BRASIL. BALNEÁRIO CAMBORIÚ ASSIM COMO EM TODO O ESTADO, O MAIS QUERIDO DE SC DEIXOU SUA MARCA NO ACESSO, SUA TORCIDA ESTA EM ESTADO DE ESTASE. PARABÉNS FIGUEIRA, ORGULHO CATARINENSE NA SÉRIE A.

  • Edson – Jec diz: 1 de dezembro de 2013

    Grande JEC…JOGOU COM HONRA, NEM AI PARA QUEM IRIA SUBIR OU CAIR…JOGOU SEM SE IMPORTAR COM OS OUTROS…poderia tranquilamente abrir as pernas para o Ceara, mas não, jogou com honra dos que são grandes…

  • MARQUINHOS ALVINEGRO diz: 1 de dezembro de 2013

    OBRIGADO CHAPECOENSE E JOINVILE PELA FORÇA, MOSTRARAM QUE SC TEM O MESMO OBJETIVO, TODOS NA SÉRIE A, AMANHÃ É A VEZ DOTIGRE, QUEM SABE UM DIA POSSAMOS RETRIBUIR.

  • Thiagão Alvinegro diz: 1 de dezembro de 2013

    Chorando mto…

    Obrigado Jec e Chape.

  • alan diz: 1 de dezembro de 2013

    Otimo comentario castiel, realmente o Figueirense tem DNA de serie A,eu não acreditava no acesso depois da derrota para as bailarinas e com a vitoria em cima do 4v4i o time engrenou e conquistou o acesso merecido com a sua grandeza.

  • o m4ior diz: 1 de dezembro de 2013

    Eh um clube, mehdio, ehtico, profissional, e orgulha, seus seguidores…

  • Adailton Rodrigues diz: 1 de dezembro de 2013

    Parabéns a todos, Mas o destak maior é Para o Presidente Wilfredo, O Homen segurou o Rojão, ou mais alguém colocou dinheiro no Fogo ? Pensan que é fácil ? vejam o exemplo, Sr Zunino se afastou, a Barca afundou, e sabe quando voltará ? Nunca. Parabéns, a Competência do Figueirense, e meus Pêzames a Incopetencia dos Outros. A Sorte também ajudou muito, foi o Ano mais Fácil pra conseguir Subir.

  • diogo diz: 1 de dezembro de 2013

    1o e antes de mais nada: com FREGUES e SÉRIE B não se discuti.

    Joinvile Bando de BURRO e ganharam e ajudaram o Figueirense.
    Chapecoense Banco de BURRO e ganharam o ICASA e ajudaram o Figueirense.
    Média de Público NÃO GANHA JOGO.
    Eu APOSTO e DUVIDO aparecer aqui UM BVAIANO que GRITOU “ELIMINADO” no CLÁSSICO. Só quero UM.

    “NA DESPEDIDA DA SÉRIE B, AVAÍ BATE O BOA DIANTE DE APENAS 568 TORCEDORES”
    Prefiro nem comentar, ou precisa? E pra corrigir o título da reportagem. DESPEDIDA ? Não, PQ ano que vem o BVAI JOGA A SÉRIE B, então é no máximo um ” até logo”

    NÃO DISCUTO COM SÉRIE B

  • doescarpeli diz: 1 de dezembro de 2013

    olha a ciumeira do maiyconricona avaina ai em cima chupa que d uva seu babaca e não se esqueça que o figueira tem a maior torcida do estado figueira serie A.

  • Mazinho Alvinegro diz: 1 de dezembro de 2013

    Bom dia, Castiel!
    Bom dia para a imensa nação Alvinegra, e apenas ….
    Oi, para os torcetansos secundinos e suburbanos do Carianos.

    Toda a ilha e a grande Floripa estão em festa em justa homenagem ao seu filho mais ilustre, o FURACÃO em sua volta imediata ao seu lugar de direito, a elite do futebol nacional.
    Foi uma das semana mais longa para a NAÇÃO, esta noite valeu por muitas e este domingo será muito pequeno para tanta alegria e felicidade alvinegra.

    Parabéns pela tua belíssima crônica Castiel. Já salvei e arquivei na pasta própria do meu FURACÃO, O atentado.

    Figueira, “A tua glória é lutar”.
    Vencer!, vencer!, vencer! …………..

  • WILSON MIRANDA diz: 1 de dezembro de 2013

    Boa Materia Castiel, faltou mencionar que o acesso teve uma ajuda catarina sem igual, primeiro a chapecoense em cima do Icasa e depois o Joinville. É bom lembrar que uma vitoria dos cearenses nestas partidas o figueira ficaria na sala de espera por mais um ano. Embora a vitoria (empate) tenha sido do figueira é um pouco menos do sucesso alardeado. É bom acordar para esta realidade. O Leitor Jose Ricardo Silva menciona a esportividade da Chape e do Joinville que nao disputavam mais nada e foram lá vencer e com isto ajudaram o Figueira.

  • Angela diz: 1 de dezembro de 2013

    O figueira teve é muita sorte????????????????? mas com esse timeco…..perna de pau…vai voltar logo..logo.. pra B….na minha opinião´só o goleiro….que se aproveita….

  • Colono do Oeste diz: 1 de dezembro de 2013

    Valeu Figueira.
    Ficamos “felizes” por vocês terem subido. Ano que vêm é 06 pontos certos pro Verdão na série A.

  • Zé da Pomba diz: 1 de dezembro de 2013

    Castiel!

    Assisti o jogo todinho em, Bragança.

    Times médios – jogo quase de varzea – AMBOS.

    O FiGAYrenC precisou de AJUDAS – muitas AJUDAS:
    do São Avai;
    do São Ceará; e
    do SÃO… SÃO… SÃO Joinville – 3 vezes SÃO Joinville.

    Pelo visto vai começar a Série “A” E N D I V I D A D OOOOOOOOOOOOOO.

    Claro, irãO para Séire “A” de FUSQUINHA que NEM pega no tranco – timizinho que NEM ganhar sabe.

    É esperar para ver o VEXAME que vem COM CERTEZA.

    Avaí meu querido :) :) :) :)
    Avaí meu querido :) :) :) :)
    Avaí meu querido :) :) :) :)
    Avaí meu querido :) :) :) :)
    Avaí meu querido :) :) :) :)

  • MELHOR DE SC diz: 1 de dezembro de 2013

    Maycon, deixa de ser idiota. O campeonato brasileiro é por pontos corridos, não é por média de público. Classificam os 4 times que tem mais pontos ganhos. Simples assim. A torcida do Figueira protestou e boicotou muitos jogos porque não apoiava a administração do time como estava sendo feita. A torcidinha modinha do 4v4aí, iludida, achava que o seu time era o barcelona do mangue com a meia cancha que nem time de serie A tinha. Por isso, se ferraram. Não viram que seu jogador chave era o Héracles. Foi só ele se contundir e o time todo desandou.
    O Figueira está sempre na vanguarda. Agora emplacou mais uma marca inédita. É o primeiro, e único, time de SC que caiu em um ano e subiu no ano seguinte, como fazem os times grandes de Rio-São Paulo-Minas.

  • Alyson Silva – ELITE diz: 1 de dezembro de 2013

    Grande Castiel excelente texto meu amigo!!!
    Falou tudo Figueirense tem o DNA da série A, não mala branca, mala preta… cresceu na reta final e exatamente no último jogo nossos concorrestes amarelaram perdendo seus jogos.
    Figueirense não fez nenhum milagre, foi sim competente e soube aproveitar o vacilo dos seus adversários.
    Deixo aqui o meu respeito para sempre para as Chapecoense, Joinville, Palmeiras e Paraná que foram profissionais e jogaram com responsabilidade até o último minuto dos seus jogos.
    Agora é fazer festa VOLTAMOS…
    Chora Bvai segundona…kakaka

  • joaquim pedro diz: 1 de dezembro de 2013

    O técnico do ceará disse que a bola (deles) não entrava porque batia no goleiro. Deveria reconhecer a qualidade do goleiro adversário. No brasil é assim, o mérito nunca é do vencedor. Perdem e ainda se acham os maiores.

  • SERGIO ALVINEGRO DO KOBRASOLI diz: 1 de dezembro de 2013

    Segundo o regulamento sobem para SERIE A quem mais faz pontos, SIMPLES ASSIM, logo o FIGUEIRA foi o quarto quem mais fez pontos e garantiu sua vaga. Falar que estamos devendo para JEC ou outro é pura tolice, por o SE não faz parte do futebol, ou voces, VIUVAS DO MANGUE não sabem??? O certo é puxar o edredom e ficar no quentinho da cama, lamentando no Acesso …. enquanto curtimos no felicidades FIGUEIRA O TIME MAIS VEZES NA ELITE DO FUTEBOL BRASILEIRO e o UNICO DE FLORIPA E JOGAR NOS PALCOS DA COPA

  • Eduardo Jequeano diz: 1 de dezembro de 2013

    Agora só falta DNA pra conseguir lotar o próprio estadio, coisa que até a torcida do Avaí conseguiu.

  • Semprefigueira diz: 1 de dezembro de 2013

    Ei. Deixem de falar asneiras.
    O Figueira não deve nada a time nenhum.
    Desde quando jogar com dignidade é favor?

    toda essa conjuntura nos levou ao título, mas para isso fizemos 60 Pontos,a frente portanto de outros 16 times e por isso, coquistamos o acesso.

    É isso não é? Ou alguém fez mais pontos que o Figueira e está cedendo a vaga

    Semprefigueira.

  • PANTALEÃO diz: 1 de dezembro de 2013

    OBRIGADO CHAPE!
    OBRIGADO JEC! 2x (AMERICA MG)
    OBRIGADO PARANÁ!
    OBRIGADO A DIRETORIA!
    AGORA ATÉ VOU TORCER PARA O CRICIÚMA FICAR NA SÉRIE A, E ANO QUE VEM TEREMOS O MELHOR ESTADUAL DE TODOS OS TEMPOS.
    CHUPA LEÃO.

  • da ilha e da Figueira da Padre Roma diz: 1 de dezembro de 2013

    Parabéns meu Figueira, meus Parabéns a Chapecoense e também ao JEC que deram um brilho a série B 2013

  • JULIO CESAR – NOVA IORQUE diz: 1 de dezembro de 2013

    Castiel, que alegria escutar pela net o acesso do meu FIGUEIRENSE. Parecia que eu estava em Floripa. Em casa. Qdo em 1979 meu pai me levou pela 1a.vez num Scarpelli lotado num jogo pelo Brasileiro FIGUEIRENSE 2X1 gremio eu sabia que o FIGUEIRENSE só me daria felicidade. Que saudade de vc meu FIGUEIRA. Vc é uma das minhas paixões.

  • André diz: 1 de dezembro de 2013

    Esse JEC faz “cosâ”! Francamente! Ah! Um bom título para a matéria seria: “JEC faz o improvável e ajuda Figueirense no acesso.”

  • ANDRE FCC diz: 1 de dezembro de 2013

    buuuuuaaaaaaa, o meu time tem mais torcida , buaaaaaaaaa o time deles subiu,buaaaaaaaaa,o time deles nao botou nem 5000 ,buaaaaaaaa, o meu ta na B , buuuuuuuuaaaaa,, que chororo e esse gente? aceitem que doe menos, se torcida ganhasse jogo, sport, corinthians e flamengo eram campeoes.buaaaaaaaaaaaa,
    e agora dorme com um barulho desse.

  • Robson diz: 1 de dezembro de 2013

    Ir a Braganca acompanhado de meu irmão e filho ver a classificação do nosso Figueira foi algo que vai ficar marcado para sempre ….De quebre fica a lição de que no futebol como na vida temos que lutar até o fim sempre! Valeu Figueira!
    Aos que ficam falando da generosidade do Jec e Chape, que realmente merecem ser enaltecidos eu queria lembrar aos mais jovens que em 2004 qdo Figueirense e Criciuma estavam na serie A o Figueira decidiu jogar com o Atletico Mg em Ribeirao Preto e em toda SC só se falava que o Figueira havia “vendido” o jogo pois Ateltico e Criciuma brigavam para não cair…Resultado do jogo: Figueira 2 a 1 !!

  • samuel diz: 2 de dezembro de 2013

    Foi os DEUSES do futebol que nos levou ao acesso, porque este “time” ai…..É um dos piores que o figueira teve nos últimos vinte anos. Então mo queridu, tivemos mais sorte do que JUÍZO. Valeu DEUSES do futebol, MUITO OBRIGADO!!!

  • Rogério Figueira diz: 2 de dezembro de 2013

    Eu quero deixar registrado que todos, eu disse TODOS os torcedores do Figueirense com quem conversei de sábado pra cá estão torcendo para o Criciúma ficar na Série A. Isto sim demonstra uma dignidade, e que não condiz com a atitude de parte da torcida carvoeira em 2007, fazendo festa nas ruas por termos perdido a Copa do Brasil.

  • FIGUEIR4 diz: 2 de dezembro de 2013

    CHOOOOOOOOOOOR4 ZÉ DA POMB4!!! O CHORO É LIVRE!!!
    FOSTE ATÉ BRAGANÇ4 F4ZER O QUE?? N4O T4V4S NO M4NGUE N4 SEXT4 VENDO 4 DEC4DÊNCI4 DO BVAI?

    FIGUEIR4 SERIÉ A!!!

    4CEIT4 QUE DÓI MENOS!

  • Hudson diz: 2 de dezembro de 2013

    Boa tarde, Castiel

    Vim até aqui apenas para pedir que você inicie uma investigação acerca do borderô divulgado pela diretoria do Bragantino. Nunca vi algo tão absurdamente fraudado.

    Segndo laudos da própria Federação Paulista de Futebol, o estádio Nabi Chedid comporta 16 mil pagantes sentados. O setor visitante (verde) onde ficou localizada a torcida alvinegra possui capacidade para 4.500 pessoas. Estava superlotado (a ponto de boa parte da torcida lá presente ter de se deslocar para as arquibancadas cobertas).

    Divulgam, mesmo assim, que foram vendidos 3.052 ingressos. Isso é uma vergonha, sonegação de impostos clara.

  • hudson diz: 2 de dezembro de 2013

    P/ Brun

    Em matéria de média de público, se tem um time que tem motivos DE SOBRA e bastante GORDURA PRA QUEIMAR nesse quesito é o Figueirense, líder absoluto de público e renda na história do Estado de SC.

    Uma média de 5.111 torcedores por jogo é sim baixa para as tradições da torcida e do clube, mas há de convir que esse ano foi absolutamente atípico. Em cerca de 8 partidas nós já entramos em campo ELIMINADOS (100% de aceitação por parte da torcida, imprensa e até diretoria, que já falava em 2014) em campo. O jogo em que o teu time entrou eliminado em campo teve 586 pagantes.

    Isso sem contar as inúmeras desconfianças do torcedor em relação à diretoria (que, por sinal, também cobrou os ingressos mais caros da Série B – 50 reais o mais barato no estádio).

    E mesmo assim mantivemos cerca de 8 mil sócios em dia, o maior quadro associativo entre os catarinenses da B. Abraços

  • kleber santos diz: 2 de dezembro de 2013

    Tem muito chororô, mas os números corroboram. Vejamos: após o acesso de 2001 se passarão 13 anos – com 2014 – destes o alvinegro participou de 10 na série A e apenas 3 na B, enquanto o banguela foi justamente o inverso.

    Saudações Alvinegras

  • Deivid diz: 2 de dezembro de 2013

    Sou Chapecoense, mas torci muito para o Figueira Subir para Série A, pelo menos 6 pontos ano que vem é garantido.

  • Maycon diz: 2 de dezembro de 2013

    Castija, não vai ter post sobre essa humilhação aqui? http://globoesporte.globo.com/sc/noticia/2013/12/duelo-da-capital-mesmo-sem-acesso-avai-tem-publico-maior-que-figueira.html#!comentario-25520589

    Hoje a nação avaiana já deve ser o dobro da torcida do Figueirense na Grande Florianópolis.

  • TRICOLOR 3 ESTRELAS diz: 2 de dezembro de 2013

    Pena que não tem DNA pra lotar próprio o estadio. Torcidinha pequena.

    Até o Leão Banguela que não subiu lotou o estadio algumas vezes.

  • Batfino diz: 2 de dezembro de 2013

    Obrigado Chapecoense
    Obrigado Joinville
    Obrigado Paraná clube
    OBRIGADO FIGUEIRENSE!

    Ah! não posso esquecer, obrigado 4v4í.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk……….

    Batfino

    Suas balas não me atingem, minhas asas são como uma coulraça de aço.

  • Jandir Jr diz: 8 de dezembro de 2013

    É isso mesmo Castiel. Naturalidade. Você arrematou de voleio, de sem-pulo. A elite receberá a Mááááááquina do Estreito com absoluta naturalidade.

Envie seu Comentário