Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Por que a não-mudança de Guto Ferreira é uma aposta arriscada do Figueirense

02 de junho de 2014 30

Confesso que a decisão do Figueirense de apostar todas as fichas na manutenção de Guto Ferreira me surpreendeu.

Todas as informações davam conta de que haveria uma mudança na chave seletora para uma guinada que envolveria a chegada de Gilmar Dal Pozzo.

Não será assim. Guto vai ficar. Alguns jogadores serão dispensados e alguns reforços chegarão.

O que eu penso disso?

Procuro ser coerente: achei a escolha de Guto Ferreira como técnico uma boa (clique aqui e confira). Acho que ele tem bons conceitos sobre futebol.

Logo, em tese, seria favorável a mantê-lo. Em tese. Mas na prática eu agiria diferente. Acho que o timing era para outra postura.

Admiro quem tem convicções e, o sucesso alvinegro é o desejo de todos nós, incluindo a mídia, porque num campeonato nacional o bom desempenho catarinense é garantia de grandes coberturas para todos.

E vejo que, mesmo com reforços pontuais, não percebi um fit de Guto com o clube e com a torcida.

Acredito que uma ação rápida, trazendo Dal Pozzo (e reforços claro, incluindo desligamento de quem não está comprometido) traria bons resultados, porque há tempo para uma intertemporada.

E também percebo um preocupante marasmo em relação à torcida. Não é possível que o Figueirense viva uma Série A do Brasileiro à base de 4 a 6 mil torcedores no Scarpelli. E o Dal Pozzo é um cara carismático, que joga com a torcida, etc.

Mas, como vimos, o Figueira firmou convicção em Guto. E, claro, o departamento de futebol e a direção têm seu diagnóstico interno para ter a certeza de que o clube vai encontrar soluções para uma campanha de alto nível assim que a Copa terminar. Porque só assim escapará do descenso diante dos números atuais.

Bookmark and Share

Comentários (30)

  • Jucelino Ferraz diz: 2 de junho de 2014

    É uma vergonha para o Figueira estar em último lugar. Nem um dos times que jogaram em Floripa mostraram nada de interessante. O Timezinho do Figueira esta péssimo. Precisa mudar a comissão técnica e a metade do time, caso contrário já estaremos na série B novamente.

  • waltencir j da silva diz: 2 de junho de 2014

    como diz o blogueiro do passionais, o figueirense está perdido do diretor ao ponta esquerda, acho que não tem mais jeito, a diretoria do figueirense é muito incompetente

  • Edson – Jec diz: 2 de junho de 2014

    Ficou escancarada a tentativa de puxar o tapete do Guto em prol do dal pozzo..

  • Christian diz: 2 de junho de 2014

    Não sou a favor de trocas de técnico a toda hora, mas nesse momento o mais correto era mandar o Guto embora. O time não responde ao técnico. A postura do bonachão é de impassibilidade diante do jogo à beira do campo. São seis derrotas em 8 jogos. O time não produz nada em campo.
    Fizeram a burrada de tirar o Eutrópio quando não deviam e agora quando devem sacar o Guto não o fazem.
    A diretoria do Figueira cada vez mais afastada dos interesses do clube e do seu torcedor.

  • MAURINO BASTOS diz: 2 de junho de 2014

    Não entendo muito de futebol, se comparado a você Castiel e tantos outros comentaristas. Por isso eu pergunto: O Guto não mostrou um bom trabalho em outras oportunidades? Não mostrou que entende de futebol, tem uma boa leitura de jogo, blá, blá, blá? Então, por que ele não tira o nosso time dessa situação? Culpa dele? Ou culpa desses jogadores descomprometidos com o clube (alguns) e da diretoria que não soube contratar e ainda por cima, volta e meia comete tantas burrices, como a demissão do vinicius, etc.? A Melhor coisa pro Dal Pozzo é não vir para o Figueirense nesse momento, com essa diretoria. Ninguém dará jeito nessa situação, porque não é técnico, jogadores somente, os culpados estão mais acima. Tem muita coisa errada. Diretoria, CD omisso, etc. Enquanto não execrarmos do clube certas pessoas que só inventam, fazem fofocas, com memória de ameba, seremos um ioiô, melhoramos e pioramos, subimos e descemos.
    Por fim, ‘não sou fã do Guto, longe disso, mas deixa ele mais um pouco, contratem bons jogadores pontuais, dispensem aqueles que já mostraram que não estão nem aí para o clube que tenho certeza que sairemos dessa situação. A série A esse ano também está nivelada por baixo e portanto ainda dá tempo pra não cair.

  • Hélio S.G. diz: 2 de junho de 2014

    Sou Torcedor Alvinegro, não acho necessário trocar o técnico, e sim trazer reforços pontuais, penso que com mais 4 ou cinco reforços bons que venham para jogar mesmo ser macho, não ficar igual a mocinha no campo, dispensar três dos que estavam em campo ontem. Camarada com a entrada do frança a meio pau o time já apresentou um futebol ofensivo que todos nos queremos, bom jogador, machucou mas não correu da luta. O Dal Pozzo poderá vir em outra ocasião, mas no momento achamos temeroso.

  • Chico Itapema diz: 2 de junho de 2014

    Não perca tempo, esse time já está rebaixado.
    Um clube com 7 mil sócio so vai aparecer 4 ou 5 mil nos jogos. Criciúma, Joinville, Chape tem 11 mil sócio, por isso tem uma média de 8 mil nos jogos.
    No twitter do Dal Pozzo, so aceitaria com uma mudança grande no grupo, e jogador não existe mais, so tem quem não está sendo aproveitado nos clubes.
    Acabou para Figueira, não precisa ficar brabo por isso.

  • Marcelo diz: 2 de junho de 2014

    Castiel, anota aí:

    Vão manter o Guto, ele vai treinar por todo o período da Copa.
    No retorno, perde para o Coritiba fora e tropeça em casa contra o Grêmio.
    Daí, após ter perdido mais dois meses, vão demiti-lo.

    Abraço Avaiano

  • epa diz: 2 de junho de 2014

    A “não-mudança” não significa o mesmo que “manutenção”?
    Não complica, comunicador…

  • garrasdetigre diz: 2 de junho de 2014

    Rapaz, olha a pontuação = 4, pra 44 ou 45 são 40 em 87 possíveis. Isso dá quase 50% de rendimento necessário! Qualquer técnico serve pois é um milagre muito grande a necessidade de pontos.

  • Rudnei moraes diz: 2 de junho de 2014

    Castiel a Diretoria não esta nem ai pra torcida esta bem claro isso, o presidente é pau mandado do Pastana. só nos resta esperar o ano acabar e começar tudo de novo na serie b, o bom disso tudo é que tem eleições por vir ai é a hora de dar o troco no Wilfredo e sua trupe

  • Juliano Coelho diz: 2 de junho de 2014

    Foraaaaaaa Pastana !!!!!!!!!!!!!!!

    Foraaaaaaa Guto Ferreira !!!!!!!!

  • Juliano Coelho diz: 2 de junho de 2014

    Foraaaaaaa Pastana !!!!!!!!!!!!!!!
    Foraaaaaaa Pastana !!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Foraaaaaaa Pastana !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Foraaaaaaa Guto Ferreira !!!!!!!!

  • Silvino Salviato diz: 2 de junho de 2014

    Foram 5 derrotas, 1 vitória penas e um empate , e mais 1 derrota na Copa do Brasil.

    Não foi visto nenhum esquema em campo, com excessão do jogo contra Corinthians e Flamengo, onde houve entrega total dos jogadores. É correto que teve pouco tempo para treinar, mas teve para conversar, palestras, etc.

    Realmente precisa de mais um zagueiro, lateral esquerdo, atacantes ( que faça gol e receba bola para chutar) e mais um meia que venha para jogar e disputar posição.

    Não sei sinceramente se o Figueirense deveria manter o Guto Ferreira ou trazer Dal Pozzo que é um bom treinador, os que já passaram aqui, Jorginho, Dorival Junior, seriam belos nomes, acho melhor que o Guto. mas vamos ver.

    Figueirense precisa inicialmente de mais jogadores e com certeza o treinador terá mais opções.
    Observação: é exageradamente o número de passes errados e a bola fica queimando nos pés dos jogadores, etc.

  • Joaquim diz: 2 de junho de 2014

    Gostaria de saber se o Guto Ferreira, após o treino normal, chama jogador para fazer hora-extra, ou seja, treinar fundamento. Por exemplo, temos atacantes com dificuldade na hora do arremate final, o que é grave em se tratando de atacante, que, então, deveriam ficar, até por vontade própria, treinando chutes na direção do gol. Se ele não faz isso, podem mandar embora. A bem da verdade, nas partidas que vi até agora, no brasileirão 2014, só o Cruzeiro joga futebol. Os demais times têm um amontoado de peladeiros, salvando-se um ou outro jogador,

  • Paulo diz: 2 de junho de 2014

    São as coisas que acontecem por tás dos bastidores e, que nós não sabemos.
    Isso explica isso, jogadores que não merecem estar no time, técnico que não dá respostas etc…
    É vergonhoso o futebol brasileiro e estadual.
    UMA VERGONHA.

  • Volnei Ricardo Ramos diz: 2 de junho de 2014

    Caro Castiel, é sabido que o problema do Figueirense não é Técnico, os jogadores é que são medíocres, Guto Ferreira tem um bom histórico, basta verificar a ultima temporada. O problema é que treinador não entra em campo. O Figueirense tem que colocar em campo um time totalmente novo, falo inclusive do Goleiro Volpi, que apesar de boas defesas, falhou em muitas outras. Pra resumir um time novo com 11 jogadores seria o IDEAL, jogador de futebol deveria ter piso salarial e o acréscimo deveria ser por produtividade, assim o figueirense pelo menos estaria fazendo essa péssima campanha, por outro lado pagaria um valor minimo para esses pernas de pau.

  • Guilherme diz: 2 de junho de 2014

    O time ja perdeu muitos pontos, do jeito que ja esta fica muito difícil não ser rebaixado mesmo se trouxe-se o Dal Pozzo …

  • BLACK SABBATH diz: 2 de junho de 2014

    O FIGUEIRA É O PIOR DOS 3 CATARINENSES E MESMO ASSIM SÓ SE FALA NELE …POR QUE SERÁ ???? OS ANTI VÃO A LOUCUUUUURA !!!

  • rey you diz: 2 de junho de 2014

    Po castiel, pedir mais de 4-6 mil torcedores em qualquer um dos times de Florianópolis já é pedir demais. Só vai superar esse público quando os grandes times lotarem e derem show no setor visitante.

    a torcida do figueira é carinhosamente conhecida como torcida geladeira em toda SC

  • Manoel diz: 2 de junho de 2014

    A melhor mudança no Figueirense atual seria na Diretoria. Fora o presidente e seu grupo que desmontou uma estrutura vencedora, pautada nos contrados com o Clube e seus parceiros, como a Figueirense participações. Agora tudo é obscuro, como a saida do treinador anterior. Mudar novamente de treinador, só para gerar notícias, não acho que seja o caminho. Joagores que adoram o DM, incuindo o capitão do time, estes sim, pecisam debandar, e com eles o presidente e sua turma. E a torcida tem razão em não ir ao estádio, o time é muito fraco. Levar 3 do atual time do atlético é piada.

  • Berbigão Alvinegro diz: 2 de junho de 2014

    Castiel… usando as palavras do Guto Ferreira: “isto é Série A”, mas… nossa diretoria de futebol é especializada em Série B, “Pastana” deveria ter saído! temos 90% dos jogadores com qualidade de Série B, que deveriam ter seus contratos rescindidos já no final do estadual e temos o Guto que é um mutante, não deu certo na Série B muito menos na Série A… a canoa está entrando água e se continuar assim vai afundar mais uma vez! acorda Wilfredo, acorda conselho!

  • Berbigão Alvinegro diz: 2 de junho de 2014

    outra coisa! se fosse o repórter ontem quando o Guto Ferreira o questionou: “o que é padrão de jogo responde voce?” o repórter deveria ter afirmado: padrão de jogo é o que o Vinícius Eutrópio demorou conseguir e voce estragou juntamente com o Pastana em apenas 7 rodadas!

  • Ricardo – TIGRÃO diz: 3 de junho de 2014

    Alto nível??? kkkkkkkkkkkkkkk

    “Sapo Surdo” ai do Guto Ferreira não serve nem pra treinador de time de botão! Mandem embora em quanto é tempo!

  • Carlos Cojeka diz: 3 de junho de 2014

    Castiel, se aceitares a crítica, estás mais perdido que o próprio time do figueirense. Se é para manter a coerência da tua tese, teria de defender o treinador, e não sugerir a sua troca. Ou então troquei alhos com bugalhos. Pode ser também. De todo modo, fica guto e fica pastana, hehehe.

  • André diz: 3 de junho de 2014

    A intransigência é uma m***a, tchau série A!

  • Joffrãn Guilherme da Silva diz: 3 de junho de 2014

    Nada contra o clube, mas a queda do Figueirense é quase certa. Fazer 45 pontos para permanecer na Série A, será praticamente um pesadelo. Em 9 rodadas ele só fez 04, por isso, não vejo como ele ficar na elite.

  • Jeferson Preto & Branco diz: 3 de junho de 2014

    Arriscadíssima. Com este elenco, temos certeza de que o Eutrópio tiraria mais leite da equipe e estaríamos um pouco melhor. Caso estivéssemos na mesma, aí sim, seria o momento de repensar a mudança de comando técnico. Manter o Guto, que literalmente entrou na roubada arquitetada pela Diretoria, é dar um tiro no próprio pé. Se derem a ele elenco qualificado e os resultados vierem, tudo volta ao normal com o tempo, no entanto, se não vierem logo no reinício, não vão sustentar a situação e aí vai ficar caracterizado o amadorismo, que já é evidente, uma vez que consideraram o catarinense como parâmetro para disputar o brasileirão.

  • LANTERNENSE diz: 3 de junho de 2014

    Grande Castiel, eu nunca tinha visto isso no futebol, um técnico consegue subir da serie B para série A sendo que o time ja estava dado como morto, depois é campeão catarinense aí vai la e perde DOIS jogos e é demitido, o GUTO TRANQUEIRA ja perdeu SEIS JOGOS, NUNCA GANHOU NADA, esta fazendo a pior campanha de todos os times na era dos pontos corridos e continua no comando, eu não entendo mais nada Castiel, só cagada das grande.
    FICA PASTANA

    Abraços e parabéns pelo trabalho fera.
    Ass. LIBERTADORES

  • Coração Alvinegro diz: 4 de junho de 2014

    Essa de quererem dar pitacos em troca de técnicos nos times da Capital, já estão manjados, as vezes nos dá a impressão que alguém leva alguma comissão, caso a ideia progrida. Porra meu o cara não é um Guardiola, mas entente do que faz, só não faz melhor pela qualidade de jogadores que tem são pífias. Que culpa tem o Cara se o material humano que tem é frágil, fica difícil de mostrar um trabalho convincente. A diretoria está querendo o rebaixamento, já demonstrou várias vezes isso, fazer o que agora.

Envie seu Comentário