Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Lamento que quem ateou fogo à casa de envolvida em racismo não terá o mesmo rigor no julgamento da nossa sociedade

12 de setembro de 2014 15

Assim que aconteceu o caso de racismo no estádio do Grêmio publiquei um post alertando: individualizar a questão muitas vezes é pior que o ato racista em si (clique aqui e leia o post).

Eu previ e aconteceu: demonizaram a menina. E a questão virou uma caça ao “monstro”. Que a menina precisava e deveria ser punida não há discussão. Já o clube eu questiono, mas aceito quem pensa em contrário.

Agora, colocaram fogo na casa da menina (clique aqui e confira). Pode? Isso não é tão pior quanto o ato em si.

Mas nossa sociedade aceita a olho por olho, dente por dente. Basta ver o CTG recentemente queimado em relação ao casamento Gay. O garoto gay assassinado em Goiânia, com direito a bilhete racista. E centenas de casos que não tiveram tanta repercussão porque não foram num estádio de futebol.

E eu pergunto: quando a torcida chama o auxiliar de “bandeira v…” ou árbitro de “fdp”, não há um assédio nisso?

Somos hipócritas. Involuídos. Devolvemos violência com violência.

Insisto em acreditar que a bondade gera bondade, mas o quadro social brasileiro em especial (mas o mundo não é diferente) nos diz que a raça humana está perdendo o jogo para sua estupidez.

As autoridades terão o mesmo empenho em solucionar este caso de incêndio? Vão a fundo? Tem envolvimento com torcidas organizadas, com grupos justiceiros, com o quê?

As eleições logo ali, e o Brasil se desmantelando. Estaremos de pé até lá?

Bookmark and Share

Comentários (15)

  • paulo gonçalves diz: 12 de setembro de 2014

    Já comentei e vou repetir. Quero ver se a NOSSA QUERIDA IMPRENSA vai dar o mesmo destaque a esse fato quanto ao caso do goleiro ARANHA. Veremos se farão alguma campanha para tentar reconstruir a casa da menina. Nossa impressa é especialista nisso. Com a desculpa de bem informar faz qualquer coisa mas na hora de ajudar a ressarcir tira o corpo fora. Como aconteceu com aquela escola de São Paulo.

  • Marco diz: 12 de setembro de 2014

    Uma das pouquíssimas vezes que leio um comentário decente. Parabéns Castiel, acabasse de ganhar um leitor fixo. As pessoas elevaram a hipocrisia ao nível mais patético da moralidade. Gentinha sem noção, mas não dá de esperar muito mais que isso desse povo que não sabe nem ao menos votar.

    Grande abraço Castiel. Tu é o cara.

  • Marciel Junckes diz: 12 de setembro de 2014

    Castiel, atos de racismo devem ser repudiados pela sociedade. Agora a reação deve ser proporcional à ação. O que fizeram com esta moça, foi transformá-la no símbolo do racismo, como se a punição a ela imposta fosse servir como uma “prevenção geral” para os demais indivíduos da sociedade. Em bom português, transformaram-na em “Boi de Piranha”, o que, em um país que se diz democrático, deveria ser tão repudiado quanto o racismo. Parece que algumas pessoas acreditam quem punindo esta moça de forma “exemplar”, todos os atos de racismo serão depurados. Ledo engano: violência gera violência, e a que está sendo cometida contra esta torcedora do Grêmio, de forma psicológica, e agora física também, não vai contribuir em nada para o fim do racismo no Brasil.

  • waltencir jose da silva diz: 12 de setembro de 2014

    estão punindo a coitada 30 vezes, por um ato, agora e os políticos que roubam, diretamente por estes desvios, morrem pessoas nas ruas nas mãos de bandidos, morrem pessoas nos hospitais por falta de atendimento, alunos abandonam a escola por falta de investimento, isto não é punido pela sociedade, gostei muito da sua matéria Castiel, parabéns.

  • Leo B. diz: 12 de setembro de 2014

    Post perfeito, corroboro com tudo o que foi dito pelo Castiel. Certamente o incêndio foi realizado pelos que se julgam ofendidos, o que não dá esse direito a ninguém. Me parece que esse episódio é de mão única, os “ofendidos” podem fazer o que quiser, botar fogo, apedrejar e se for necessário até matar que tá tudo certo. Não é bem assim, não.

  • Edson – Jec diz: 12 de setembro de 2014

    Falsos MORALISTAS, Hipocritas vagabundos..

  • Rogerio diz: 12 de setembro de 2014

    Castiel, desta vez seu texto ficou brilhante. Parabéns. O Pelé também falou uma coisa certa, estão crucificando a menina que foi no embalo da torcida, estão fazendo a menina de bode expiatório e linxando ela por causa de futebol. Toleram mensalões, ONGs corruptas que mamam no dinheiro público e se dizem representantes das minorias, toleram os politicos incompetentes e mentirosos, mas não toleram uma menina que foi no embalo da torcida. E o Aranha não perdoando a menina, que palhaço, ainda faz o sinal da cruz dentro de campo, mas é incapaz de perdoar cristãmente falando. Futebol é diversão, não essas confusões aí. É por essas e outras que estou abandonando torcer por futebol, CHEGA! ESTE PAÍS ACABOU !

  • André Santos diz: 12 de setembro de 2014

    Castiel,

    Discordo bastante das coisas que escreves, mas desta vez, do meu ponto de vista, vc foi muito feliz. Tenho nada a acrescentar!

    Um abraço e bom final de semana…

  • Leonardo diz: 12 de setembro de 2014

    Quando eu era criança, e se falasse palavrão, meu pai me educava na porrada, mas lembro q quanto íamos juntos na Ressacada, não havia problema eu falar, pois estádio de futebol sempre foi um lugar onde podíamos xingar, extravasar, falar o q a gente pensava no momento da emoção. Havia negros na torcida q falavam “coisa de nêgo, macaco, tinha q ser preto, etc…”, mas isso nunca quis dizer q fôssemos racista. Hoje ainda tenho muitos bons amigos negros e eles sabem como sou.Daqui a alguns anos entrarem mudos e sairemos calados do estádio. Pelé ontem falou tudo, apesar de geralmente falar besteira, disse q o goleiro Aranha comprou briga com a torcida, e q xingamentos em estádios de futebol sempre foi normal, e eu também acho! Agora pior do q o ato desta menina, q do meu modo de ver, não fez nada de grave, apenas se envolveu no calor da emoção afim de desestabilizar o time adversário, e eu concordo com o que ele fez. Estádio de futebol se pode tudo, desde que não haja violência. Agora infinitamente pior do que o ato desta menina, é o ódio destas pessoas, cambada de ignorantes, hipócritas e fdp!! Coitada desta menina e de sua família. Acho q o clube G^remio deveria prestar uma ajudar no que for capaz, afim de proteja a família dela. Enfim, apenas dei minha opinião, e quem não gostar, q vá pra pqp!!!

  • URUBICIENSE ALVINEGRO SERRANO – ELITE – ELITE – SÉRIE A A A A diz: 12 de setembro de 2014

    Castiel, o que esta menina fez, claro que foi errado, mas isso vem da emoção do jogo, no embalo da torcida, time do coração perdendo, – mas na minha modesta opinião, o goleiro ARANHA, também tem sua parcela de culpa, fazendo aquele estardalhaço todo, parecia uma libélula em campo, nervosinha – quando chamam ele de FDP – CORNO – VIADO, será que ele fica assim atacadinho também? parabéns pelo seu comentário, muito bom – abraços-

  • K MALA diz: 12 de setembro de 2014

    SOU DE ORIGEM ALEMÃO POR PARTE DE MÃE MEU AVÔ VEIO DA ALEMANHA MINHA AVÓ BRASILEIRA,NUNCA GOSTEI E FICAVA MUITO CHATEADO DE VER PARENTES DO MEU PAI ITALIANOS CHAMA-LA DE ALEMOA BURRA, NÃO SEI O MOTIVO, MAS ELES COMPLETARAM 50 ANOS DE CASADOS ,E EU VI MINHA MÃE CHORAR ESCONDIDA PELAS OFENSAS A ELA DIRIGIDAS ,AGORA PERGUNTO ISSO TRATA-SE DE RACISMO OU NÃO QUANDO OUVE ESSE INCIDENTE COM ESSA INFELIZ EM PORTO ALEGRE, MINHA MÃE VOVÓ DE MEUS FILHOS ME DISSE KAIO EU PREFERIA SER CHAMADA DE MACACO POIS SOMOS DESCENDENTES DESSA ESPÉCIE ANIMAL MAS BURRA ÉGUA É MUITO FEIO E SOFRIDO ,E SABEM O QUE ELA FEZ IGNOROU ,E CONTINUOU LECIONANDO OS SEUS 30 ANOS DANDO ENSINAMENTOS AOS FILHOS DOS QUE A CHAMAVAM DE BURRO E DENTRE ELES TEM MÉDICOS ,VETERINÁRIOS ENGENHEIROS ,SERÁ QUE ERA BURRA ,E VAMOS REPRISAR O OCORRIDO E VER OS GESTOS DE MACACO SE COÇANDO , QUE ESSE INFELIZ FAZIA ,NÃO VOU FALAR O APELIDO QUE TEM ,POIS TRATA-SE DE MAIS UM NOME DE BICHO INSETO,POIS PODEREI SER PROCESSADO EMBORA SOU ADVOGADO E POSSO ME DEFENDER ,.EU ME SINTO HONRADO DE SER DESCENDENTE DE MACACO É UM BICHO SUPER INTELIGENTE ,MAS OUVIR A PALAVRA ALEMOA BURRA SER DIRIGIDA A UMA PESSOA INTELIGENTE.CONCLUO DIZENDO A CULPA É DESSE REPÓRTERES QUE NÃO TEM COMPETÊNCIA ,CRIANÇAS VCS ESTÃO COM ASSUNTOS DE SOBRA PARA ALERTAR O POVO, A POLÍTICA BRASILEIRA É A MAIS POBRE DO MUNDO,VAMOS PASSAR ORIENTAÇÕES,FALAR A VERDADE POR FAVOR NADA POR DEBAIXO DO TAPETE ,A NOSSA JUSTIÇA ESTÁ ABARROTADA COM ROUBOS ,COMO PETROBRAS MENSALÃO RESOLVERAM ABRAÇAS A CAUSA MAIS INSIGNIFICANTE POR QUE ??? É O QUE ME PERGUNTO PARA O BRASILEIRO ESQUECER E ATENDER AOS PEDIDOS DE VOTOS

  • david diz: 12 de setembro de 2014

    Daqui a pouco vão prender o Aranha e ela sera elevada a heroína.

  • felipe diz: 13 de setembro de 2014

    concordo, sociedade é manipulada pela midia. sempre foi assim e sempre vai ser. tantos casos que acontecem e passam impune. mas como vc disse, involuimos ou invuluiram pq nao me incluo nessa manipulação televisiva.

  • Irene diz: 13 de setembro de 2014

    “…a raça humana está perdendo o jogo para sua estupidez.” Castiel, com essa frase você define muito bem a natureza humana.

  • Paulo Pinheiro diz: 15 de setembro de 2014

    David. Posicione-se: tocar fogo na casa dela foi certo? É isso que você acha?
    Não acha que a mão que acusa a Patrícia deveria também acusar esse cidadão incendiário (confesso)?

    Castiel acertando em gênero, número e grau. Estou com você. Venderam sensacionalismo e agora a situação foge ao controle. Um retrato do povo ruim que somos.

Envie seu Comentário