Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Recorte na reta final da Série A: caminhos de Figueirense, Avaí e Joinville

18 de setembro de 2015 4

Ao longo de 2.876 posts publicados neste espaço e de 165.778 comentários de blogueiros publicados, sempre conto com vasto grupo de leitores que me abastecem constantemente com informações. Talvez por este motivo acerte-se mais dos que se erra por aqui.

Um dos parceiros que me abastece com dados de forma gentil é o leitor Silvestre Salvador Júnior, que monta planilhas muito interessantes na área do futebol. Ele me enviou na manhã desta sexta-feira por e-mail uma análise da reta final do Brasileiro, se é que já se pode denominar assim as 12 rodadas restantes. Ela está publicada abaixo, neste post, para vê-la na íntegra, clique na imagem.

Divido com vocês, abaixo, a visão dos primeiros colocados e do rebaixamento, que, infelizmente, interessa aos catarinenses, com a Chapecoense levemente menos ameaçada.

O critério para considerar um jogo “difícil” do Silvestre, é o time ter mais de 37 pontos até esta rodada.

Veja que, entre os catarinenses, o time com maior grau de dificuldade a enfrentar neste recorte é o JEC.

Todos os três catarinenses têm o mesmo número de jogos em casa e fora. Mas o Avaí tem só dois “confrontos de seis pontos”, contra quatro do Figueira e três do JEC, o que também é um complicador para o Leão, que dorme fora da zona de rebaixamento.

Bom, a tabela oferece muitos cortes e análises intermináveis com base na classificação atual (confira os números). Fiquei com a sensação, na parte de cima, que o Corinthians está com a faca e o queijo na mão analisando os confrontos. E na parte de baixo, vejo o Figueirense com boas chances, embora tenha uma sequência com Inter e Corinthians que pode abalar o moral, vai depender muito de colecionar dois ou três pontos pelo menos nestes dois jogos, o que será bem difícil.

Há outras fontes muito boas. Uma delas, é claro é o nosso professor Kmarão (clique aqui e confira o blog dele) e clique aqui para ver por que Kmarão vê grande possibilidade de um time da Capital cair. Nosso ompetente matemático entende muito de bola e já é referência nacional nas suas análises. Seu último post referenda a análise do Silvestre em relação ao rebaixamento.

Recomendo também o site da UFMG e, claro, o já conhecidíssimo chancedegol.

tabela

Bookmark and Share

Comentários (4)

  • Francisco diz: 18 de setembro de 2015

    Torcemos para que todos os clubes catarinenses se mantenham na série A e que o Criciúma subisse, mas nesta altura do campeonato não teremos tantos catarinenses como este ano na série A. Acredito em 02 se mantendo na série A e teremos 03 catarinenses na serie B do ano que vem. O clube com DNA de série A, infelizmente estará entre os 03 da série b do ano que vem.

  • Serginho Sardá (SHEIK) diz: 18 de setembro de 2015

    Quem está numa pior é o meo figueira, agora na zona, e um jogo que vai perder, acredito que dificil-mente vai sair.
    Minha única alegria é o corinthias.
    fuiiiiiiiiisurf kkkkkkkkkkk

  • Serginho Sardá (SHEIK) diz: 18 de setembro de 2015

    Esqueci, quero que o Joinville ganhe. Um clube honesto não pode ser rebaixado.

  • Paulinho diz: 18 de setembro de 2015

    Acho que será uma grande vergonha se os catarinense cairem para B, pois este ano superamos varios estados que não tem dois na A e estado que não tem nenhum, culpa da diretoria dos clubes que fez um pessimo investimento, contratações horrivel, tecnicos que sobrevivem dos dez porcentos de alguns pé de cabras, empresários com certeza fazendo pressão em alguns tecnicos para seus pé de cabra jogar, e pra terminar bota time ruim esses nossos clubes, só milagre e torcedor fazendo fiado final do mes pois o dim dim ficou nas bilheterias.

Envie seu Comentário