Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Bolsonaro justifica homenagem a torturador: “Brilhante Ustra é um herói brasileiro”

18 de abril de 2016 19
Foto: Rafaela Martins / Agencia RBS

Foto: Rafaela Martins / Agencia RBS

*Por Matheus Schuch

O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) justificou, nesta segunda-feira (18), a homenagem feita por ele no plenário da Câmara ao coronel do Exército Carlos Alberto Brilhante Ustra, reconhecido como agente de tortura. Antes de votar pelo “sim” ao impeachment da presidente, ele declarou: “pela memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, o pavor de Dilma Rousseff’’.

Em entrevista ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha, Bolsonaro elogiou a atuação de Brilhante Ustra à frente do DOI-Codi (núcleo de repressão durante o regime militar).

“Brilhante Ustra é um herói brasileiro. Se vocês não sabem, era método de quem era preso dizer que era torturado”, disse, em relação ao período de regime militar no país. Para Bolsonaro, o coronel estava combatendo “terroristas que não mereciam direitos humanos”.

Bolsonaro ainda colocou em dúvida as condenações da Justiça contra Brilhante Ustra. “Condenação em primeira instância não vale, ele nunca pagou uma pena”, argumentou. O deputado sustentou que “o período militar não teve tortura como método de governo”.

Quem foi Brilhante Ustra

Durante o período em que Brilhante Ustra chefiou o DOI-Codi, de 29 de setembro de 1970 a 23 de janeiro de 1974, foram registradas ao menos 45 mortes e desaparecimentos forçados, de acordo com relatório elaborado pela Comissão Nacional da Verdade, que apurou casos de tortura e sumiço de presos políticos durante os governos militares.

Ustra foi o primeiro militar brasileiro a responder por um processo de tortura durante o regime militar. Em 2008, a Justiça de São Paulo o julgou como responsável por crimes de tortura.

Em 2012, ele foi condenado a pagar indenização por danos morais à esposa e à irmã do jornalista Luiz Eduardo da Rocha Merlino, morto em julho de 1971. Merlino foi preso e morto em 1971. A versão oficial dos agentes do Departamento de Ordem Política e Social (Dops) foi a de que ele se suicidou enquanto era transportado para o Rio Grande do Sul.

Em 2013, o ex-comandante do DOI-Codi foi convocado para depor à Comissão da Verdade. No depoimento, o coronel afirmou que a presidente Dilma Rousseff participou de “organizações terroristas” para implantar o comunismo no Brasil nas décadas de 1960 e 1970. Segundo Ustra, se os militares não tivessem lutado, o Brasil estaria sob uma “ditadura do proletariado”.

Brilhante Ustra morreu de câncer em outubro do ano passado, aos 83 anos, sem cumprir pena por nenhuma das acusações.

Confira, abaixo, a entrevista na íntegra do deputado Bolsonaro ao Timeline.

Comentários (19)

  • Fábio diz: 18 de abril de 2016

    É inacreditável,
    Esse aí é a cara do golpe.
    Estamos no cominho das trevas. Retrocesso total no Brasil

  • Facundo diz: 18 de abril de 2016

    Tem gente que tem fazer exame de fezes dacabeça

  • andressa diz: 18 de abril de 2016

    O Bolsonaro é um dos poucos deputados que tem “culhão” para expressar sua opinião. Quem sempre puxa o assunto da ditadura é a esquerda, então porque ele também não poderia usar ??? O engraçado é que do Lamarca que assassinou um PM que se ofereceu em troca de um refém ninguém fala né. Este facínora foi até condecorado pelo Dilmão, É muita hipocrisia da esquerda. Tchau querida. Chora petista bolivariano, acabou a mamata, acabou o pão com mortadela. Vai COMPRAR se quiser.

  • Felipe diz: 18 de abril de 2016

    Andressa: Me admiro você saber tanto assim da história. Parabéns! Eu estudei muito sobre esses comunistas e cada dia que passa dou razão pra Bolsonaro. Não que o cara esteja correto em tudo que fala, mas pelo menos ele não é um cara que fica alimentando ONG’s e Sindicatos com dinheiro publico. E mais, ele falou que está guardado num “cofre a 7 chaves” todo processo de Dilma na época da ditadura. ou seja, todos os crimes que ela cometeu, porém ninguém pode abrir esse “cofre”, salvo por uma aprovação de lei específica! Veja quem a gente colocou no poder, a maioria do povo nem sabe quem é dilma, o que ela fez no passado. O povo do bem, cansou de sustentar essa cambada comunista que faz o socialismo com o dinheiro dos outros! Ouvi uma entrevista de 1h:16min que ele fala se for candidato, se aliará aos países de 1° mundo, como USA, Alemanha, Inglaterra, para trazer tecnologia pra cá. Agora vai ver com quem esses comuna se reúnem: Bolivia, Venezuela, Cuba….Ele é o único que falou sobre o Foro de SP, que a maioria do povo nem sabe o que é….começam a pesquisar a história dos nossos políticos e verão quem está no poder hoje….

  • cezar augusto rubin diz: 18 de abril de 2016

    Penso que o Bolsonaro cometeu exagero, não acredito que ele defenda realmente o governo militar que comandou o Brasil. O que está acontecendo, é a indignação pela maneira quase insana com que os petistas defendem esta quadrilha de bandidos que “governava” nosso país.
    A quadrilha agora foi desbancada, presidente afastada e o chefe maior do PT está escondido . Os ânimos estão exaltados, mas nos próximos dias tudo deve se ajustar ( pelo menos não teremos uma quadrilha no governo )

  • becker diz: 18 de abril de 2016

    O Bolsonaro pode ser tudo de ruim q a esquerda fala dele, mas uma coisa até q o então juiz do supremo Joaquim Barbosa disse que ele não é ..LADRÃO E COMEDOR DE PROPINA..daí já é um bom começo vcs não acham?? Porque tem muita gente mais suja q pau de galinheiro se fazendo de herói neste momento!! A oposição falando q o Eduardo Cunha devido as suas inúmeras mentiras de contas e etc, não poderia presidir a mesa,o que acho correto, mas quero ver o que eles dirão agora do presidente do Senado Renan Calheiros que é situação e que tem mais problemas ainda..serão eles justos agora na reclamação???

  • Sergio Roberto diz: 18 de abril de 2016

    Com toda sinceridade… não acredito que estas pessoas tenham realmente estudado a estória. Ser a favor da ditadura é uma opção pessoal, agora aprovar seus métodos só reforça o argumento de que tem gente que não avançou em nada como pessoa, mesma “tendo estudado”, como se pronuncia em seu comentário. Posso também pensar que é parente de algum General, ou ainda, o que é muito pior, gosta de ser carneiro onde se coloca freios e se conduz para onde se quer, e não para onde ele ir. Mais um detalhe, dizer que não havia corrupção quando éramos dirigidos pelo regime e forma de atuação defendido pelo Sr. Bolsonaro é um grande erro. Quem diz ter estudado a ditadura (que é o apreguado ainda que subliminarmente)e insiste nesta afirmação, realmente não leu nada desta estória. Mais uma coisinha Sres.: Se hipoteticamente o Sr. Bolsonaro for guindado a qq cargo publico de relevância nesta Pátria que tds dizem amar, ele terá de se sujeitar a legislação existente, salvo se o golpe dado agora é mais profundo, ou seja, uma ditadura civil. Caso contrario o que ele fala que fará é td baboseira pois ele como qq membro do governo ou não está sujeito a lei existente e será responsabilizado. É claro, istoconsiderando que não a rasguem os direitos civis como fizeram com a Constituição. Portanto, coloquem seus pés no chão. Não concordo em nd com a corrupção, mas se engana quem pensa que só está no PT. Estamos cortando uma erva daninha, só as folhas, mas estamos deixando a raiz. É uma questão de tempo para ela crescer novamente, provavelmente com outro nome. Precisamos deixar o ódio de lado e começar a ser racionais. Isto sim seria um bom aprendizado com td que está acontecendo. Crescer seria continuar a Lava Jato, Zelotes, Mensalão. Mas vcs tds sabem o que acontecerá se houver novo governo. Quem viver verá.

  • Chicão diz: 18 de abril de 2016

    Sérgio Roberto,
    Por favor, revisa o teu texto, pois um tanto confuso em algumas palavras, e que fogem o significado que queres dar ao teu recado para nós.
    Por exemplo:
    “estória”, “apreguado”, e tenta não resumir as palavras. Escreve-as na sua extensão, pois não estás te comunicando com um amigo ou parente, mas com estranhos, e deves te fazer entender, caso contrário receberás críticas até mesmo injustas, exatamente porque não verificaste como havias escrito certas expressões.
    Lembrando:
    Estória é uma fábula, um conto da carochinha, um faz de conta, e HISTÓRIA, significa fatos do passado, períodos ou épocas registrados em livros porque verdadeiros, aconteceram realmente.
    Apreguado não existe, mas a palavra APREGOADO, sim, que quer dizer publicado, proclamado.
    Por favor, a minha intenção é colaborar contigo.
    Saúde e Paz!

  • Luiz Roberto Leal Vicente diz: 18 de abril de 2016

    Como disse uma menina que o Bolsonaro tem culhão (deve ter só um então , ou a coitada nem sabe o que escreveu, ou é analfabeta funcional e metida a entendida eheheheh), mas mesmo assim com absoluta certeza , se alguém quer ser presidente não será elogiando um torturador , inclusive com apenas e tão somente com a intenção de tripudiar da presidenta , lamentável.

  • Sergio Roberto diz: 18 de abril de 2016

    Obrigado Chicão.

  • Carlos Eduardo diz: 18 de abril de 2016

    Se os esquerdista falam mal do Bolsonaro é porque ele é bom. Então, quanto pior falarem dele, mais convicção eu tenho de que ele será bom Presidente. Não tenho nem que pensar, apenas aguardar a eleição para votar nele.

  • Rodrigo Prado diz: 18 de abril de 2016

    Pois é, um “cidadão” tão desequilibrado como esse ainda quer ser presidente do pais. Estamos numa situação terrível, simplesmente NÃO tem em quem votar. TODOS estão corrompidos ou são dementes, como o Bolsonaro.

  • Andressa diz: 18 de abril de 2016

    Sr. Luis Roberto !!! O Sr deveria deixar o fascínio politico e prestar mais atenção ao seu português. Eu tenho nível superior . A esquerda de vcs é tão cega e inconformada que sequer aceita as regras da nossa língua portuguesa, onde o cargo hierárquico vale para os dois sexos. Assim, meu caro, presidentA, só se for na Venezuela !!!!! Outro fato é respeitar a opinião contrária (neste quesito vcs tem muito caminho a percorrer), se outra pessoa quiser votar em alguém honesto( o que deve ser incompreensível para o Sr.), como o Bolsonaro, porque critica-la e não aceitar seu voto ??? Afinal, estamos há mais de uma década sob uma ditadura de esquerda comandada por uma organização criminosa e vcs nada falam a respeito disto.

  • Cláudio diz: 18 de abril de 2016

    Só torturaram e mataram aqueles que lutavam para que a democracia jamais fosse implantada no Brasil e sim o comunismo. Jamais deveriam ter dado anistia aos que sobreviveram, se foram expulsos é porque coisa boa não eram. Está ai a prova que estamos tentando tirar do poder.

  • Chicão diz: 18 de abril de 2016

    Os crimes do PT ao longo desses últimos 14 anos, a sua falsa defesa dos pobres, os roubos na Petrobrás, o aparelhamento do Estado, alianças espúrias, pedaladas fiscais, decretos emitidos sem a aprovação do Congresso, políticas adotadas que nos levaram à recessão econômica, desemprego, inflação, juros extorsivos … ocasionaram o radicalismo entre a população:
    De um lado quem é PT e, do outro, quem é contra o PT!
    E foi esta a intenção dos petistas, esta separação, esta segregação entre o povo brasileiro.
    Nesse vácuo de nomes que animem os eleitores para a presidência do Brasil, Bolsonaro surge como candidato natural de um sistema que não aceita certos princípios e valores imutáveis serem modificados por ideologias que nunca provaram no curso da história que foram adequadas, ao contrário, há um rastro de genocídio e sofrimento indescritíveis aos povos submetidos ao comunismo e socialismo.
    Portanto, a esquerda quando assumiu o Brasil, não só agiu como aqueles que tanto criticou como praticou crimes muito mais graves, principalmente contra as estatais, fundos de pensão e erário público!
    A continuar este espaço agora sem presidente, Dilma afastada de fato e não de direito, Temer, sem poder assumir enquanto o Senado não fazer o mesmo como fez a Câmara, e o Brasil se arrastando e cada vez mais se afundando economicamente, Bolsonaro cresce, ainda mais quando episódios lamentáveis como este, protagonizado por um desequilibrado, um inescrupuloso, o deputado Wyllys, um indivíduo pernicioso e maléfico porque incentivador de preconceitos e segregações.

  • Felipe diz: 18 de abril de 2016

    Uma correção: é Comissão da MEIA Verdade, visto que não tinha o intuito de punir terroristas como a ex-presidente Dilma Vana Rousseff.

  • Sergio diz: 19 de abril de 2016

    Só mesmo esta imundice chamada Timeline,que mostra bem o quanto o jornalismo atingiu o fundo do poço, sendo comandado por dois tucanos como David Coimbra e Kelly Matos, se prestam a dar vóz a este lixo da política chamado Bolsonaro. Esta mesma midia imunda que em pleno domingo á tarde comandou este espetáculo deprimente que enojou as pessoas de boa fé, e envergonhou os Brasil perante a comunidade internacional, revelando o quanto nossos politicos são canalhas e despreparados, mas os eleitores que viraram mulas de cabresto e deixam manipular pela mídia decadente como a Globo e o Timeline, acham graça disso e aplaudem o lixo que domina a oposição no Brasil, a começar por cunha que se tornou um heroi da mídia e das mulas de cabresto da globo/RBS, por prejudicar o governo e esta mídia imunda sempre perseguindo o PT,e se rebaixando e se colocando de quatro diante de corruptos declarados como Cunha e Temer

  • Chicão diz: 19 de abril de 2016

    Com as denúncias contra Calheiros, quero ver os petistas vociferando a pleno pulmão contra o presidente do Senado nos mesmos moldes que fizeram com o Cunha!
    Se permanecerem calados, apesar de Renan ter uma vida pregressa tão ou mais suja que o presidente da Câmara e, agora, sendo acusado do mesmo crime de seu colega, de receber propina advinda dos roubos contra a Petrobrás, o PT se mostrará mesmo como um grupelho de criminosos, ladrões, exploradores do povo, mentirosos, enganadores, legítimos canalhas!

  • Sergio diz: 19 de abril de 2016

    Renan Calheiros é da mesma laia qe Sartori, é da mesma laia que o traidor e golpista Temer, é da mesma laia que o réu blindado cunha que mostra o quanto nosso STF e o nosso sistema judiciário é partidarizado, imundo, omisso e covarde, enfim , se é para a Dilma ser salva por esta gentalha, por estes traíras do PMDB, QUE TEM O RÓTULO DE TRAIDORES CORRUPTOS ESTAMPADOS NA TESTA, então é muito mais honroso e ético que haja o impeachment por pedaladas, acho que é mais decente a Dilma sair pela porta da frente do palácio,via impeachment por pedaladas, do que o TRAIDOR TEMER E SUA LAIA NOJENTA E FEDIDA arrombar a porta dos fundos do palácio para alegrar e contentar coxinhas que viraram mulas de cabresto da GLOBO/BAND/ISTOÉ/VEJA/ÉPOCA/RBS/ TCU/STF/ .

    O espetáculo deprimente, sádico, que os políticos favoráveis ao impeachment mostraram em pleno domingo á tarde,deixou muito claro quem é essa quadrilha protegida e blindada do PMDB/PSDB/PP/PV/BOLSONARO/ETC que vai se instalar no palácio, parecendo mais ratos de esgoto do que qualquer outra coisa.

Envie seu Comentário