Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

OAB nacional diz que Bolsonaro fez apologia à tortura ao homenagear chefe do DOI-Codi

20 de abril de 2016 2
Foto: Arquivo - Valter Campanato/Agência Brasil

Foto: Arquivo – Valter Campanato/Agência Brasil

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) se manifestou, nesta quarta-feira (20), sobre a homenagem do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) ao coronel do Exército Brilhante Ustra, considerado pela Justiça um agente de tortura do regime militar. A entidade que representa os advogados afirmou, em nota, que “repudia de forma veemente” a declaração, feita durante a votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara, no último domingo (17).

Em nota, o presidente do CFOAB, Cláudio Lamachia, afirma que o deputado fez “clara apologia a um crime ao enaltecer a figura de um notório torturador”. E concluiu: “não é aceitável que figuras públicas, no exercício de um poder delegado pelo povo, se utilizem da imunidade parlamentar para fazer esse tipo de manifestação num claro desrespeito aos Direitos Humanos e ao Estado Democrático de Direito”.

O Conselho Federal da OAB irá avaliar o caso em sua próxima sessão plenária, marcada para 17 de maio. Ontem, a OAB do Rio de Janeiro disse que recorrerá ao Supremo Tribunal Federal (STF) e, se necessário, à Corte Interamericana de Direitos Humanos para pedir a cassação do mandato de Bolsonaro.

Em entrevista à Rádio Gaúcha nesta semana, Bolsonaro disse que Brilhante Ustra é um herói brasileiro. Leia a matéria aqui.

Comentários (2)

  • Chicão diz: 20 de abril de 2016

    Independente de a declaração de Bolsonaro ter sido inoportuna na Câmara, domingo último, ao elogiar Brilhante Ustra, no mínimo uma figura polêmica e de más lembranças para os inimigos dos militares nas décadas de sessenta e setenta, a OAB querer a cassação do deputado porque fez apologia à tortura, a Ordem se mostra o quanto está sendo RIDÍCULA, INCOMPETENTE E TENDENCIOSA, enquanto deveria manter o equilíbrio e a sensatez quando invade áreas extremamente delicadas e enaltece exatamente aquele que quer tirar-lhe os direitos políticos!

    Se Bolsonaro elogiou um torturador, e causou impacto na OAB, os advogados simplesmente deixaram de lado, ignoraram propositadamente e de modo sectário, então repudiável e condenável, que o governo de Dilma tem sido MUITO MAIS TORTURADOR QUE DEZENAS DE BRILHANTE USTRA!!!

    Milhões de desempregados por culpa da política econômica da presidente, de gente desesperada porque sem dinheiro para comer, podemos classificar como carinho de Dilma pelo povo ou tortura?!

    Milhões da famílias endividadas – na verdade SESSENTA MILHÕES DE BRASILEIROS INADIMPLENTES, COM SEUS NOMES EM ÓRGÃOS RESTRITIVOS DE CRÉDITO – em face das taxas de juros extorsivas e o desemprego, tais situações humilhantes e indignas seriam cuidados da presidente pela população ou tortura?!

    Os salários que estão sendo corroídos pela inflação de milhões de brasileiros ainda empregados, que perdem o poder aquisitivo a cada mês, denotam preocupação de Dilma pelo ganho do trabalhador ou tortura?!

    Milhares de brasileiros que são mortos violentamente ano após ano porque a segurança pública se encontra um caos absoluto, refletem a atenção de Dilma pelo bem-estar do cidadão ou tortura?!

    Milhares de presos detidos em pocilgas, travestidos em presídios, que são hoje escolas do crime, onde seres humanos vivem de maneira absolutamente indigna para qualquer indivíduo mesmo o pior dos criminosos, quer dizer o modo como a Dilma gosta do ser humano ou tortura?!

    Milhares de pacientes que morreram nas portas de hospitais, postos de saúde, à espera de atendimentos por médicos especialistas que podem levar meses a consulta, o descaso com o mosquito Aedes Aegypti, causador de centenas de casos de microcefalia, Chikungunya, o vírus Zika, ocasionando mortes desnecessárias pela negligência, significa uma saúde de “primeiro mundo” ou tortura?!

    Os milhares de assassinatos pelas polícias militar e civil nesses anos de PT – Celso Daniel ainda um crime que não foi desvendado e o assassinado também antes torturado – com explícita violência de “profissionais” mal preparados, mal treinados, é a Dilma provando o quanto ama o seu povo ou tortura?!

    As cracolândias a céu aberto, exemplos clássicos da falência do poder público quanto à dependência química de seres humanos, abandonados como animais pestilentos, sem qualquer atenção das autoridades neste sentido, é a presidente pensando como trata bem os doentes ou tortura?!

    O tráfico de armas incontrolável, é Dilma se debruçando sobre a “segurança” de quem as porta ou tortura para as famílias que sofrem a perda de seus parentes vítimas de assassinos?!

    O tráfico de drogas, que leva milhões à dependência, à vida indigna, a propinas para maus policiais, advogados, eventualmente até membros do poder Judiciário, é Dilma incentivando a “iniciativa privada” ou tortura?!

    E os advogados querem a cassação de Bolsonaro?!

    Pois esta atitude abjeta, deletéria, cínica e hipócrita protagonizada pela OAB com relação a milhões de casos de tortura, muitos anos depois de Brilhante Ustra e milhões de vezes mais casos onde o militar estaria envolvido, é a Ordem mostrando o quanto é “competente” ou porque reúne as mentes dos cidadãos esclarecidos para torturá-las?!

    Pô, eu sou um taxista, aposentado, ganho um salário mínimo, e tenho de registrar essas verdade para quem deveria – mesmo em tese – ter notório saber “jurídico”?!

    Bah, mas os nossos rábulas estão deixando a desejar, por favor!

    Quanta baixeza moral desses advogados, que jamais se preocuparam com os mortos pelo poder público por falta de assistência médica, pelos presidiários, que levam uma existência que afronta os mais comezinhos princípios humanitários, pelos juros extorsivos que roubam dinheiro do trabalhador e que ferem a estabilidade econômica até mesmo pela falta de amparo legal à cobrança de taxas ofensivas à dignidade da cidadania, e a OAB se volta para o passado e deixa o presente muito mais aterrador que há 40, 45 anos?!

    Bolsonaro merece uma reprimenda, sim, mas apologia à tortura como motivo para ser cassado, a OAB só terá AUTORIDADE MORAL se igualmente pedir a prisão de Dilma e Lula por crimes contra a humanidade, pelas torturas que ocasionam aos cidadãos e porque IMPUNES pelos crimes praticados!

    Basta de calhordice, cinismo e hipocrisia, senhores rábulas, tenham dó!!!

    Ah, só não me venham dizer que esta tortura de Dilma é diferente da praticada pelo coronel, pois eu refutaria a contestação perguntando se a OAB possui algum aparelho científico que possa medir o sofrimento da pessoa quando presa e torturada em comparação com a pessoa livre sem dinheiro para comer, sem poder sustentar a sua família, humilhado, frustrado, e sua autoestima abalada porque vítima da incúria governamental, de corrupção, desonestidade, imoralidade e total falta de ética ou, então, quando pais mostram seus filhos ou filhos mostram seus pais mortos pela falta de assistência médica ou balas perdidas!!!

  • Chicão diz: 20 de abril de 2016

    Perdão, mas esqueci dois outros aspectos de suma importância com relação à tortura:

    Os milhares de acionistas da Petrobrás que compraram suas ações quando houve a descoberta do pré-sal, portanto, mediante valores de mercado à época e, hoje, com este papel valendo MENOS DE NOVENTA POR CENTO PELOS ROUBOS DOS PETISTAS, é Dilma demonstrando seu apego pelos investidores ou TORTURA?!

    As mais de cem mil lojas e postos de serviços fechados pela economia em recessão por culpa da política adotada pela presidente, é Dilma satisfeita porque existem menos estabelecimentos sujeitos a assaltos ou TORTURA?!

    Os salários que não são pagos pelos governos estaduais ou parcelados, em face do período altamente recessivo e dívidas com a União, é Dilma mandando recado que esse pessoal sem seus proventos devem apertar os cintos e relaxar ou TORTURA?!

    E querem cassar Bolsonaro, que sequer é torturador como Lula e Dilma?!

Envie seu Comentário