Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Missas e caminhadas pelo Estado são agendadas até o fim da semana

30 de janeiro de 2013 25

Na noite de segunda-feira, uma caminhada em homenagem às vítimas do incêndio reuniu mais de 35 mil pessoas em Santa Maria.
Foto:  Jean Pimentel/Agência RBS

O país inteiro está em luto após a tragédia em Santa Maria. Em muitas cidades do Estado, são realizadas manifestações e homenagens às vítimas do incêndio na boate Kiss no último domingo.

Envie a programação do evento na sua cidade preenchendo este formulário.

Participou de alguma manifestação? Mande fotos.

Cidades como Uruguaiana, São Francisco de Assis, Alegrete e São Gabriel já tiveram homenagens. Confira as atividades que ainda ocorrerão:

Sexta-feira

Em Pelotas, na região Sul do Estado, será realizada uma caminhada em solidariedade e pedido de justiça pelo incêndio na boate Kiss. A saída do cortejo está marcada para as 19h em frente à catedral São Francisco de Paula.

Em Dom Pedrito, a caminhada tem início às 21h, na Praça da Estação, e termina na Igreja Matriz da cidade. As pessoas devem usar camisetas brancas e levar seus celulares ou lanternas. Balões e bandeiras brancas também são bem-vindos.

As três vítimas nascidas em Rosário do Sul (Leonardo Schoff Vendrúsculo, Lucas Dias de Oliveira e Marfisa Soares Caminha) receberão uma homenagem na cidade da Fronteira Oeste. Moradores irão se reunir em frente à Escola Plácido de Castro, às 20h, e caminharão até a Igreja Matriz de Rosário do Sul, onde será realizada uma oração.

Voluntários do Fórum das Religiões que auxiliam familiares dos jovens internados nos hospitais Cristo Redentor e Conceição farão um culto inter-religioso na capela do Conceição às 16h, em Porto Alegre. A partir das 15h, eles estarão reunindo familiares no Cristo Redentor e seguirão a pé até o Conceição.

Em Bagé, o encontro ocorrerá às 21h, na Igreja Conceição. O grupo seguirá até a Avenida Sete de Setembro, em frente à Igreja Matriz de Bagé. Fotos e cartazes serão levados, para que as imagens das vítimas sejam lembradas, assim como lanternas, para iluminação. Velas não são recomendadas.

Também será realizada uma caminhada em Ijuí, às 20h30min. O encontro será na Praça dos Imigrantes.

Sábado

O arcebispo de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert, confirmou a cerimônia religiosa para homenagear os sete dias de morte da vítimas de Santa Maria. Vai ser no sábado, às 22h, na Catedral Diocesana.

Em Itaara, localizada ao lado de Santa Maria, na região central, ocorrem no sábado uma missa em homenagem aos jovens e uma corrente de orações para os que estão no hospital. A missa começa às 20h, na praça Matriz de Itaara. Antes do ato, uma caminhada parte da frente da Escola de Ensino Médio de Itaara, às 19h, até a praça da Matriz. A organização da homenagem pede que as pessoas vistam roupas brancas.

Uma homenagem chamada Caminhada da Luz será realizada às 21h em Quaraí, na Fronteira Oeste. A iniciativa é destinada principalmente às vítimas Luis Fernando Wagner e Maicon Francisco Evaldt. O ponto de encontro é o quartel da cidade.

Em Itaqui, haverá um caminhada do Parcão até a Igreja Matriz do município, às 19h.

A denominada Procissão Luminosa está sendo organizada em São Lourenço do Sul. Com saída programada para às 20h30min, na boate Papillon, a caminhada segue até a Praia das Mães. A procissão termina com um momento de oração.

Tupanciretã sediará a Caminhada Silenciosa, às 22h. O ponto de partida será a praça Coronel Lima. O grupo seguirá em direção ao Hospital Brasilina Terra, para depois retornar à Igreja Matriz, local onde haverá uma missa. A caminhada, iluminada por lanternas e celulares, será feita em silêncio. Organizadores pedem para as pessoas irem de branco e não levarem velas.

Em Cacequi, haverá a Caminhada da Esperança. A concentração será na Praça Getúlio Vargas, às 21h, e o destino é a Paróquia Nossa Senhora das Vitórias.

A caminhada de Santana do Livramento terá início no Parque Internacional, às 19h30min. Seguindo pela rua dos Andradas em direção à praça General Osório, o grupo parará na Igreja Matriz da cidade para uma oração e bênção.

Em Porto Alegre, haverá uma missa em homenagem às vítimas, às 17h, na Paróquia São Francisco, bairro Santana.

Santa Catarina também presta homenagens. Em Garopaba, haverá uma missa, às 20h30min, na Paróquia São Joaquim.

A partir das 2h30min, horário aproximado do incêndio, acontecerá um encontro, em Uruguaiana, dos familiares e amigos das vítimas de Santa Maria. O grupo fará orações pela saúde dos sobreviventes internados, em frente à Catedral de Sant’Ana.

Domingo

Partindo da Capela Nossa Senhora de Fátima, a homenagem de Caçapava do Sul está marcada para às 18h. A chegada na Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção deve ocorrer por volta das 19h.

Em Santa Cruz do Sul, um ato de orações coletivas, às 17h30min, será seguido por uma caminhada que parte da frente da catedral da cidade.

Em Farroupilha, a homenagem às vítimas deve ocorrer durante a missa marcada para as 10h30min no Santuário de Caravaggio.

A proposta de Caxias do Sul é uma caminhada com início na praça Presidente João Pessoa, às 14h30min. A iniciativa se encerrará na praça Dante Alighieri, com um ato ecumênico. Em caso de chuva, a atividade será adiada. Ainda haverá uma missa, às 19h, na catedral da cidade.

Em Porto Alegre, será realizada uma homenagem na Redenção, para prestar solidariedade e apoio às vítimas do incêndio. O encontro será no Arco da Redenção, às 16h. Às 17h, será feita uma caminhada até o Espelho da Água. No caminho, o grupo cantará a música Dias Melhores, do Jota Quest. As pessoas se posicionarão em círculos e darão as mãos, para um minuto de silêncio e uma oração. A roupa aconselhada é a camiseta branca, e o diferencial são os balões coloridos.

Às 19h, a população de Cruz Alta se encontrará em frente à prefeitura. O trajeto será pelo Calçadão até a rua João Manoel, seguindo em direção à rua Padre Pacheco para entrar no Monumento de Fátima. Organizadores sugerem roupas brancas, representando a paz, ou pretas, indicando o luto. Balões serão distribuídos.

No Litoral Norte, haverá uma caminhada à beira mar, em Capão da Canoa. O encontro será em frente gruta de Iemanjá, conhecida como Santinha, às 20h30min.

A Missa de 7º Dia da Tragédia de Santa Maria ocorrerá às 9h, na igreja Nossa Senhora da Piedade, em Novo Hamburgo. É importante que os participantes utilizem uma peça de roupa branca.

Segunda-feira

Durante o primeiro dia de aula da Universidade Federal de Santa Maria, haverá um Culto Ecumênico, às 9h, no prédio da Reitoria.

*Esta lista será atualizada a medida que novos eventos serão anunciados

Comentários (25)

  • Luciana diz: 30 de janeiro de 2013

    Como é difícil ler essas notícias, como doí, impossível não chorar! Que essa dor que sentimos nos de força para clamar por justiça, por punição, porque isso não é uma fatalidade, é uma sequência muito grande erros, de negligência! Acredito que a tristeza quem acompanha essa tragédia pelos meios de comunicação não se compara a tristeza dos familiares das vítimas, e de quem está em Santa Maria, tão próximo disso tudo! Aos poucos é preciso voltar ao normal, buscar forças para continuar o ritmo da vida!

  • Débora diz: 30 de janeiro de 2013

    Oi
    Sexta, 20:00, em S Maria, na Igreja do Mediador (Av Rio Branco) – culto ecumênico

  • Lairane Rekovvsky diz: 31 de janeiro de 2013

    Se o coração do Rio Grande chora, não há motivos para sorrir!
    Desejamos muita força a Santa Maria.

  • carmen lucia diz: 31 de janeiro de 2013

    sim vou au encontro,é convitei todos meus amigos(AS) P IR também,alguns já confirmarão,é estou rezando pela amigas da vitimas,obrigado,

  • Andrés Garibotti diz: 1 de fevereiro de 2013

    O evento de Porto Alegre da Redenção será domingo as 16 horas partindo do arco do expedicionário. Não será as 18.

  • Newton Bittencourt dos Santos diz: 1 de fevereiro de 2013

    A tragédia que se abateu sobre todos nós é de responsabilidade das autoridades municipais, estaduais e federais, o MP também é omisso e responsável. Os donos da Boate Kiss também são culpados pela ganância, juntamente com a Banda que não foi sensata e cujos músicos foram irresponsáveis. Mas, lamentavelmente, também culpo o comitê organizador da festa universitária, que deixou de fiscalizar o local e poderia ter cobrado do proprietário todas modificações necessárias, já que estaria levando mais de mil pessoas na Boate. Infelizmente os jovens não foram sensatos em não providenciar um local mais apropriado e mais amplo para realizar um evento importante como esse em um local pouco atraente.

  • Marceli diz: 1 de fevereiro de 2013

    Muita força para todos, que assim como eu perderam amigos e parentes! Que Deus ilumine a todos e que aqueles que se foram estejam em um lugar maravilhoso. Nós aqui devemos clamar por justiça e por prevenção de novas tragédias…

  • juliana_forner diz: 1 de fevereiro de 2013

    Sim, já modificamos. Obrigada!

  • Paulo Cesar Lopes diz: 1 de fevereiro de 2013

    Domingo as 10:30 horas, missa no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio em Farroupilha.

    Domingo as 19 horas, missa na catedral de Caxias do Sul no centro da cidade.

    Favor colocar na lsita.
    obrigado!

  • Janaina diz: 1 de fevereiro de 2013

    “O meu povo consulta a sua madeira, e a sua vara lhe responde, porque o espírito de luxúria os engana, e eles se corrompem, apartando-se da sujeição do seu Deus.” (Os. 4-12) Está na hora cada buscar a verdadeira face de Deus, para que possamos deixar um legado de bênção não de cinzas e lágrimas as gerações que estão por vir. Vamos marcar nossa geração com outros fatos…Condolências a todo povo Riograndense.

  • Vinícius diz: 1 de fevereiro de 2013

    Em Santa Maria, no sábado, após a missa das 22 horas haverá uma vigília de oração, com diferentes momentos de espiritualidade, até as 2 da madrugada.

  • Mari diz: 1 de fevereiro de 2013

    Dia 02/02, a partir das 02h30min, em frente a Catedral de Sant’Ana, acontecerá encontro dos familiares e amigos de pessoas que faleceram na tragédia de Santa Maria. O grupo fará orações e pedirá pela saúde dos sobreviventes que estão internados.

  • Neiva Spilimbergo diz: 1 de fevereiro de 2013

    Em Cachoeira do Sul , também será feita uma caminhada, no sábado , dia 02.02, ás 20 hrs pela perda de três jovens em nossa cidade.

  • ALEXANDRE diz: 1 de fevereiro de 2013

    Realmente Luciana ! Para nós moradores de Santa Maria ainda é duro acreditar no que aconteceu , a cidade mudou , sair à rua é complicado , são pucos os sorrisos ! A cidade sofre ! Muito triste , muito triste ! Felizmente tem muita gente empenhada em ajudar e ajudar a dar uma resposta à cidade .

  • charles avila diz: 1 de fevereiro de 2013

    Olha é dificil comentar tudo isso, mas só em saber que quando chegar o carnaval vai ter muita gente que vai esquecer e ir para folia e triste.

  • Vinícius Lerina Fialho diz: 1 de fevereiro de 2013

    Hoje em Rosário do Sul, dentro de poucas horas, haverá conforme informado na reportagem, uma caminhada de solidariedade referente a está tragédia que infelizmente ocorreu. Tristes, mas unidos pela SOLIDARIEDADE!
    Precisamos de FÉ E UNIÃO, POVO GAÚCHO!

  • Eva Brites diz: 1 de fevereiro de 2013

    Se passou quase uma semana, mas a dor continua e vai continuar não sei por quanto tempo. Só de imaginar aqueles rostinhos tão alegres, tão felizes, tão cheios de vida, e saber que no lugar só vai permanecer o vazio, me dá uma tristeza.Ver que roubaram estas vidas tão imprudentemente.Estou enlutada, não quero pensar muito a respeito, porque começa a me dar muita raiva, de tudo o que contribuiu para isso.Se os homens certo do poder não fizerem justiça, que Deus tenha piedade de nós. Porque uma coisa é certa, houve crime, e chamaria eles de assassinos.

  • Francine Conde diz: 1 de fevereiro de 2013

    A passeata em pelotas foi muito linda e emocionante….
    JUSTIÇA SEJA FEITA

  • Adriana Zafanelli Bolzan diz: 1 de fevereiro de 2013

    Em Sao Sepe a caminhada vai ser sabado 20:30 de frentre a igreja matriz no centro.

  • rosa dilelio diz: 1 de fevereiro de 2013

    Eu não entendo porque não cancelaram o carnaval,se carnaval é alegria do povo e o povo chora de tristeza.Gente sem noção essa.mas tem gente que é assim mesmo só pensa em si.

  • JOCENEY CORREA MACHADO diz: 2 de fevereiro de 2013

    PARECE QUE ESTAMOS VIVENDO UM GRANDE PESADELO, QUE INFELIZMENTE NÃO É. AINDA ESTOU MUITO ABALADO, TANTOS “GURIS’ E “GURIAS” NA MAIS TENRA IDADE , CHEIAS DE VIDA, COM MUITOS PLANOS, NOS DEIXAREM ASSIM , DESSA MANEIRA. QUE SEJAM SEVERAMENTE PUNIDOS TODOS OS RESPONSÁVEIS, DOA A QUEM DOER DESSE ALÇAPÃO, CHAMADO DE BOATE KISS. EU SEI QUE NÃO VAI AMENIZAR UM SÓ MILIMETRO DA DOR QUE OS SEUS FAMILIARES ESTÃO SENTINDO, MAS QUE JUSTIÇA SEJA FEITA PARA ESSES ASSASSINOS EM SÉRIE.

  • Flávia diz: 2 de fevereiro de 2013

    Força, Santa Maria! mesmo estando longe de minha terra, choro junto contigo por esta tragédia que abalou a todos nós! Vamos rezar para que as famílias e amigos possam ter um pouco de conforto nesta hora. LUTO

  • Maria Toniolo Lorensi diz: 2 de fevereiro de 2013

    Todos jovens,todos MARTIRES,da negligencia imprudencia,e irresponsabilidade que montou uma armadilha para tirar de nosso convivio a nossa Leandra e mais 235 jovens como ela só queriam divertir-se .Conosco fica a dor a saudade,o sofrimento de saber que a Duda de 1 ano e quatro meses nunca mais vai ter a mamãe que tanto a amava junto dela .Resta-nos a esperança que este crime não caia no esquecimento das autoridades competentes a julgar os autores deste MASSÁCRE ,e que nunca mais precise acontecer tragédias desta porpoção para que governos federais,estaduais e municipais se preocupem em fiscalizar e fechar ambientes que oferecem risco a vida humana ,porque estes que ofereceram este local com tanto perigo que ao fazerem isto estavam com certeza pensando só no resultado financeiro ,e asssim estavam desprezando,a vida humana só pdem ser considerados MONSTROS,que a justiça dos homens seja feita,porque a de DEUS confiamos que virá porque todos estes ANJOS foram acolhidos por ELE ,fiquem em paz,estaram sempre nas nossas lembranças …

  • Marina diz: 3 de fevereiro de 2013

    Hoje em Capão da Canoa não percam!
    Participe também no nosso grupo no face : http://www.facebook.com/events/120908384753388/
    Estamos te esperando!

  • Débora Fonseca diz: 3 de fevereiro de 2013

    Aqui na Praia do Cassino hoje domingo dia 03 de fevereiro as 20hs estaremos fazendo uma caminhada em homenagem aos jovens mortos nessa tragédia.

Envie seu Comentário