Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de dezembro 2007

O TEMPO TAMBÉM VAI COOPERAR EM SC

31 de dezembro de 2007 1


Somente o litoral Norte pode acontecer alguma chuva localizada, mas nada que atrapalhe. Neste momento algumas áreas de instabilidade estão em atividade entre o Norte da ilha a até o norte do Estado. Como mostra a cor vermelha na a figura anexada . Estes sistemas estão causando chuva com trovoadas e algumas rajadas de vento localizadas. Mas que devem perder força antes da virada do ano. Somente no litoral Norte ainda podem persistir algumas instabilidades localizadas. Portanto a previsão é de tempo bom para a virada em praticamente todo o Estado.
No Oeste as temperaturas em torno de 20°C a meia noite. Na faixa leste termômetros oscilando entre 23 e 26°C principalmente na beira mar em Florianópolis. Nas regiões da Serra, temperaturas um pouco mais baixas oscilando entre 16 e 18°C.

O mar permanece calmo na costa e se encontra aquecida entre 25ºC no Sul e 27ºC nas praias do Norte. Com estas condições nada melhor que um banho de mar para comemorar a chegada do Novo Ano.

Postado por GLAUCO FREITAS

Bookmark and Share

O tempo irá colaborar na noite de reveillon

31 de dezembro de 2007 0


O ano de 2007 se despede com previsão de sol em seu último dia. As instabilidades que ontem trouxeram chuvas fortes ao norte gaúcho já deixaram o Estado e ao longo dessa segunda-feira é o tempo seco que predomina e favorece o retorno do calor pelo oeste gaúcho. Máximas que chegam a 35°C no oeste gaúcho, 33°C na Grande Porto Alegre e no litoral os termometros chegam a 30°C em algumas praias.

Na hora da virada, o Rio Grande do Sul recebe 2008 com uma noite estrelada e com temperaturas agradáveis em praticamente todo o Estado. No oeste gaúcho temperaturas em torno de 27°C a meia noite. Na faixa leste termômetros oscilando entre 23 e 25°C. Nas regiões de serra, temperaturas um pouco mais baixas oscilando entre 16 e 18°C.

Não se descarta a ocorrência de chuvas isoladas próximo a divisa com  SC, em especial na faixa que vai de Lagoa Vermelha a Torres. Chuvas essas que ocorrem com fraca intensidade e de forma isolada sem atrapalhar as festividades ao ar livre.

A equipe da Central de Meteorologia deseja a todos um Feliz 2008 de muitas realizações, Saude e prosperidade!

 

Postado por Estael Sias

Bookmark and Share

Quase 100 mm de chuva em Santa Maria

30 de dezembro de 2007 0


O último domingo do ano em Santa Maria foi de tempo instável desde as primeiras horas. Mas a surpresa veio mais tarde. Perto do meio dia uma intensa área de instabilidade passou pela cidade e deixou mais de 24 mm de chuva e reduziu a visibilidade no aeroporto a 1600 metros.

A nebulosidade diminuiu e até algumas de sol ocorreram e os termometros chegaram a 27°C e quando parecia que o pior já tinha passado as 20h00 uma nova instabilidade passa pelo município e agora traz mais de 50 mm de chuva e reduziu a visibilidade a 1200 m.

Somando o total do dia, nessas indas e vindas da chuva o pluviomêtro da estação automática do INMET registrou incríveis 94,6 mm de chuva e assim o último domingo de 2007 termina com mais um dos recordes de chuva do ano.

Postado por Estael Sias/Porto Alegre

Bookmark and Share

Chuva forte no norte e calor no sul do RS

30 de dezembro de 2007 0


 O último domingo do ano foi de extremos

Àreas de instabilidade se propagam desde ontem do Paraguai em direção ao litoral gaúcho. Entretanto, é no noroeste do Estado que essas instabilidades geraram os maiores volumes de chuva ao encontrarem as temperaturas elevadas as nuvens que já tinham um potencial de chuva razoável encontraram um ingrediente a mais para se intensificar.

No sabado, já havia sido registrado 50 mm de chuva em Caxias e neste domingo o volume se repetiu no periodo da manhã, o que somando já dá 2/3 da média de todo o mês de dezembro nesta região.

Os volumes foram elevados também Frederico Westphalen com 67.8 litros por metro quadrado de água acumulada em poucas horas, entre as 6h00 e as 15h00. Em Santo Augusto mais uma vez a chuva acumulou valores elevados com registro de praticamente 70 mm de chuva entre as 5h00 da manha e as 15h00 da tarde. Esse foi o maior volume de chuva registrado hoje em todo o país.

Em Santa Rosa foram 42 mm de chuva.

No litoral norte, as chuvas ocorreram intercaladas por períodos de melhoria, mas o sol não apareceu. Os volumes não foram muito significativos e por isso os banhistas não arredaram o pé das praias.

As chuvas foram associdas as instabildades e por isso atuaram mais ao norte do Estado. Mais ao sul não houve registro de chuva e o predominio de sol  deixou as temperaturas elevadas com registro de máximas em torno de 33°C em Uruguaiana, 34°C em Quaraí, 31,3°C em Bagé e quase 30°C em Canguçu. NA praia do Cassino o predomínio de sol e calor animaram os turistas e os termometros por lá chegaram a  32,4°C.

 

 

Postado por Estael Sias/Porto Alegre

Bookmark and Share

O calor ganha força neste domingo

30 de dezembro de 2007 1

última imagem de satélite/Somar Meteorologia

As instabilidades não dão trégua ao norte gaúcho

 

Para quem já estava desanimando com o tempo no último fim de semana do ano, temos uma nboa notícia o sol resolve dar o %22ar da graça%22 e favorece um domingo de tempo mais aproveitável em algumas áreas do Estado.

 

Por outro lado, a situação fica complicada para aqueles que vão passar o feriadão no norte e noroeste do RS.

 

Por lá o domingo já começou com chuva e e em Santo Augusto choveu 50 mm entre as 6h00 e as 8h00 da manhã. Nas cidades de Santa Rosa, Passo Fundo e Frederico Westhphalen choveu mais de 20 mm até o momento. E se vc prestar atenção na imagem de satélite ao lado tem mais instabilidade se desenvolvendo entre o norte da Argentina e o Paraguai (manchas em amarelo e azul) que nas próximas horas podem trazer novos temporais.

 

A previsão é que a  frente fria avança um pouco mais para o norte e hoje associada as instabilidades provenientes do Paraguai mantém as condições de pancadas de chuva entre o centro e o norte do Estado. Ainda há risco de chuva e ventos fortes nessas áreas.

 

Já na metade sul a nebulosidade varia com boas aberturas de sol ao longo do dia que ajudam a elevar as temperaturas com previsão de calor intenso para essas áreas. Apesar do tempo mais aberto não se descarta a ocorrência de chuvas rápidas e isoladas. No oeste gaúcho as máximas passam dos 35°C. No litoral as máximas chegam a 28°C em algumas praias e a sensação de abafamento permanece.

Postado por Estael Sias

Bookmark and Share

TEMPERATURAS DE 30ºC NAS PRAIAS DE FLORIPA

29 de dezembro de 2007 0

A massa de ar quente que cobre o Sul do Brasil, faz o sol aparecer e deixas as temperaturas elevadas em todas as regiões de Santa Catarina. Novamente os termômetros estão superando os 30ºc no período da tarde , com picos de até 33º no Vale do Itajaí, Norte e algumas cidades da grande Florianópolis. Assim, este forte aquecimento e alta umidade do ar formam áreas de instabilidade que causam pancadas rápidas de chuva, que já estão acontecendo pelo Sul do Estado. Em alguns locais pode chover forte de curta duração. O vento continua girando entre Norte a Nordeste ao longo do dia. Amanhã domingo, o tempo muda um pouco o sol volta parecer só com mais de nebulosidade, assim, as temperaturas não se elevam tanto, mas mesmo assim ficam altas na casa dos 28ºC. O vento predominante segue do quadrante Norte. O mar continua calmo, com boa formação para a pratica do surfe e a água está aquecida principalmente no Litoral Norte. Em relação à chuva permanece ocorrendo da tarde para a noite em forma de pancadas localizadas e passageira.

Postado por glauco freitas

Bookmark and Share

A madrugada teve temporais no Estado

29 de dezembro de 2007 0

Última imagem de satélite das 10h00/CPTEC/INPE
Áreas de instabilidade provenientes do paraguai avançaram pelo Rio Grande do Sul ao longo da noite e madrugada e causaram temporais especialmente entre o norte do Estado. Em algumas áreas os volumes de chuva foram elevados como foi o caso de Caxias do Sul e Ibirubá onde a chuva acumulou aproximadamente 50 mm, ou seja, o correpondente a mais de 1/3 da média de todo o mês de dezembro. Em Cambará do Sul foram regitrados 35 mm de chuva e em Torres 25 mm.

O tempo estava abafado ontem a noite e até o início da madrugada as temperaturas estavam bem elevadas com até 27°C em torno das 00h00 em Santa Maria, 25°C em Porto Alegre, 22°C em Lagoa Vermelha e 23°C em Torres neste mesmo horário.

Portanto, as instabilidades ao chegarem no Estado encontraram cenário ideal para desenvolver os temporais que atuaram pricipalmente no norte do Estadom, inlcuindo a serra, o litoral e também a Grande Porto Alegre.

Acompanhe nos links abaixo as imagens de satelite que mostram o rápido deslocamento das instabilidades ao longo da última madrugada. As manchas em amarelo e azul ilustram as nuvens com maior potencial de temporais.

Imagem de satélite das 21h15

Imagem de satélite das 21h45

Imagem de satélite das 23h15

Postado por Estael Sias

Bookmark and Share

Tempo instável acompanha quem pegar a estrada

28 de dezembro de 2007 0

Ultima imagem de satélite /CPTEC/INPE
Recomendamos cautela aos motoristas

Veja na imagem de satélite ao lado.

Nas próximas horas e ao longo da noite de hoje e parte da madrugada chamamos a atenção para a possibilidade de temporais gerados pelas instabilidades que se forma entre o norte da Argentina e o sul do Paraguai que estão em deslocamento para o leste e devem atingir o Rio Grande do Sul e SC em especial entre o centro e o norte do RS e toda SC depois se propagar ao longo do litoral.

Essas chuvas vem acompanhadas de raios e rajadas de vento moderadas. Por isso, os motoristas devem ficar atentos pois além do transito carregado e da ansiedade de chegar ao destino, as pistas ficam escorregadias e a visibilidade fica reduzida. 

 

 

Postado por Estael Sias

Bookmark and Share

Feriadão no RS terá fim de semana de chuva

28 de dezembro de 2007 0


Mas a virada do ano deve ter tempo seco em boa parte do Estado

Muita expectativa para aqueles que terão o feriadão prolongado e já preparam as malas para a viagem! A Central de meterologia recomenda levar também um guarda-chuva pois pelo que os modelos de previsao de tempo indicam amanhã temos uma frente fria chegando ao Estado que deve trazer chuva já nas primeiras horas do dia para as regiões de divisa com o Uruguai. Ao longo do dia, especialmente a tarde essas chvuas se espalham pelo Estado e não descartamos o risco de temporais de forma isoalda.

No domingo, a frente fria mantém o tempo instável no Estado e assim com o  nublado e com chuva as temperaturas não sobem muito e as máximas não devem ultrapassar os 27°C em boa parte do território gaúcho. Mais ao sul e no oeste algumas aberturas de sol acontencem no fim do dia e por lá os termometros sobem um pouco mais e podem passar dos 30°C em algumas áreas.

Entre a segunda e terça-feira com a frente fria atuando sobre SC a tendência é de tempo instável nas regiões de divisa com o Estado vizinho, isto inclui o litoral norte, região de Erechim,  Frederico westaphalen, Vacaria, Lagoa Vermelha.

Na maior parte do RS tempo aproveitável com temperaturas em elevação.

Por enquanto, os modelos de previsão indicam a virada do ano terá tempo seco em boa parte do RS. Apenas mais ao norte a frente fria ainda terá influência

 

Postado por Estael Sias

Bookmark and Share

Como será o último fim de semana de 2007 em SC

28 de dezembro de 2007 0

Praia Joaquina SC

2007 se despede com sol, calor e chuva típica da estação

 

 

Nada melhor que o ultimo final de semana com sol, calor e, assim, só a água do mar e as pancadas de chuva entre tarde e a noite  para refrescar . O Estado vem sendo influenciado por uma massa de ar quente e úmido de origem tropical que está sendo a responsável pelo abafamento de hoje e também pela formação de nuvens de chuva, em alguns momentos do dia especialmente entre a tarde e a noite.   Como esse ar quente e úmido se mantêm, nos próximos dias, o que irá gerar fortes áreas de instabilidade, ou seja, alguns temporais de curta duração. Dentro da mesma área de uma cidade pode receber estas fortes instabilidades enquanto ao lado sequer chove. O tempo estará muito abafado o que deixa uma sensação de desconforto nas pessoas que trabalham expostas ao sol. A radiação continua no extremo da escala, e deve atingir o ultimo nível 14 entre o Vale do Itajaí e o litoral Norte, no Domingo. Nestas condições se torna obrigatório a todas as pessoas que irão fazer a atividades ao livre o uso bloqueador solar. 

O mar se encontra calmo com fraca ondulação de Leste, mas com boa formação e ondas de no máximo de 0,5m de altura. O vento estará soprando de Noroeste fraco pela manhã e, se intensificando de Nordeste durante à tarde. Água do mar está aquecida no litoral Norte com 26ºC, já nas praias do Leste da ilha , como a Mole ela se encontra um pouco mais fria 23ºC , mas mesmo, assim, fica agradável.

 

 

E a temperatura? Como irá se comportar?

Como informamos no aviso anterior e como podemos observar pela tabela abaixo, os próximos dias serão abafados pela ação desse ar quente e úmido que fará as temperaturas das manhãs e também das tardes permanecerem elevadas, ficando entre 2 e 4ºC acima da média de dezembro.

 

Cidade

Sábado

Domingo

 

Chapecó

19/28

20/24

 

Lages

17/26

18/21

 

Criciúma

22/34

22/28

 

Florianópolis

24/34

26/29

 

Blumenau

25/37

26/32

 

Joinville

24/33

26/30

 

Joaçaba

18/27

22/23

 

itajaí

19/28

20/32

 

Balneário  Camboriú 

22/32

22/29

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por enquanto, os modelos de previsão de tempo indicam que a instabilidade se mantém entre a segunda-feira por conta da passagem de uma nova frente fria ao Estado. Com isso, além da nebulosidade mais presente as temperaturas máximas ficarão um pouco mais baixas e com isso a sensação de abafado tende a diminuir no fim do feriadão.

Postado por Glauco Freitas e Estael Sias

Bookmark and Share