Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de janeiro 2008

CHUVA DEIXA SC EM ALERTA

31 de janeiro de 2008 0

Até agora a chuva em Florianópolis já superou a média histórica para o mês de janeiro com 521mm até as 20:00h. O esperado era 172,mm. Isto significa que choveu praticamente 3 meses de janeiro seguidos. Desta forma se pode ser considerado o mês mais chuvoso que se tem registro superando os 375mm de 2004. E o acumulado de hoje 31/01/2008 é de 272mm.

E para amanhã segue a previsão muita chuva pela grande Florianópolis. O que causa isto é uma Área de baixa pressão responsável pela manutenção destas instabilidades. A tendência que este sistema continue mantendo a sua influencia. Por causa disso persiste os volumes altos de água que irão causar vários transtornos nas cidades nesta sexta-feira. Por conta das instabilidades as temperaturas não conseguem se elevar muito ficando em média pelo Estado na casa dos 25ºC.

Postado por Glauco Freitas

Bookmark and Share

"chove chuva chove sem parar..."

31 de janeiro de 2008 1

Última imagem de satélite sobre SC/Somar Meteorologia
Somando as chuvas ocorridas nas últimas horas em Florianópolis o total somente hoje já chega a 208,2 mm enquanto que a média é de 176 mm, ou seja, somente hoje choveu 18% acima da média histórica de todo o mês de janeiro!

A Central RBS de Meteorologia alerta que ENTRE AS PRÓXIMAS HORAS DESSA QUINTA-FEIRA E AMANHA, SEXTA-FEIRA, a chuva vai continuar PODENDO agravar ainda mais a situação no Estado. As próximas horas prometem mais chuva pelo Estado, especialmente no Norte, Vale do Itajaí, grande Florianópolis e parte da Serra EM DIREÇÃO AO LITORAL SUL. Estas regiões AINDA PODERÃO TER CHUVA MUITO FORTE EM ALGUNS momentos, que ATÉ podem NOVAMENTE atingir ou se aproximar do total esperado para o mês.  Lembrando que o solo já se encontra encharcado - o risco de alagamentos e de novos deslizamentos ainda persiste.

Postado por Estael Sias/Porto Alegre

Bookmark and Share

As chuvas não dão trégua a Santa Catarina

31 de janeiro de 2008 1

Chuva na Capital /Aurio Decarli (clicRBS)
As chuvas não dão trégua desde ontem em Santa Catarina, as chuvas tem sido contínuas e além disso em alguns momentos chove com forte intensidade ao longo do litoral catarinense.

De acordo com os dados do aeroporto de Florianópolis, chove desde as 3h00  da manhã e desde as 08h33 a visibilidade está abaixo de 1500 m enquanto que o recomendável para as operações de pouso e decolagens sem o auxílio de instrumentos varia de 9000 a 10.000 m. Com 1000m o aeroporto tem dificuldades em operar as atividades. Entre as 10h00 as 11h00 da manhã a visibilidade oscilou entre 550 e 800 m apenas. A situação não é diferente nos aeroportos de Joinville, Caçador e Navegantes.

De acordo com os últimos dados da estação automática do INMET de Florianópolis ontem choveu pouco mais de 44 mm, mas hoje até o momento foram 192 mm praticamente a média de todo o mês de janeiro que é de 176,2mm. E somente entre as 09 e as 10h00 da manhã choveram 60,2 mm, ou seja, chuva muito forte em um curto espaço de tempo.

Veja na tabela abaixo o levantamento da chuva feito pelo meteoorologista Glauco Freitas.

Cidades

Prec. Dia 30/01/08

(mm)

Prec. Dia 31/01/08 até   9h

(mm)

Ultimas 3h

(mm)

Ultima hora 15h

(mm)

Maior volume em uma hora

(mm)

Total do dia

(mm)

Total do mês

(mm)

Média climatológica

(mm)

São Francisco doSul        

46.26

138.7

4.83

0.0

10.7//10h

162.93

//

275

Florianópolis       

44.8

37.2

51.0

8.2

60.2//10h

194.0

443.6

176.2

Florianópolis DC

 

 

 

 

 

164

 

 

Indaial                

11.8

9.4

0.6

0.0

//

11.4

159.0

170.0

Itapoá               

25.2

35.0

2.0

0,0

10.8//3h

42.8

429.6

275

Itajaí                 

30.73

24.38

19.8

7.6

15.55//5h

 

//

260

Joaçaba            

41.0

0.2

0.0

0.0

//

0.2

//

140

 Em consequência das  chuvas inúmeras ocorrências de alagamentos e deslizamentos de terra tem sido atendidas pela Defesa Civil.

Em algumas cidades já se discute a possibidade de decretação de situação de emergência em função das ocorrências e do número de desabrigados pela chuva.

Postado por Estael Sias/Porto Alegre

Bookmark and Share

A PREVISÃO DO TEMPO NO CARNAVAL

31 de janeiro de 2008 0


Estamos trazendo as informações mais atualizadas dessa quinta-feira para o período do Carnaval. Temos informações do Estado e também para quem estiver se preparando para viajar em alguns pontos mais típicos de turismo.

Aqui no estado entre sexta-feira e o sábado de carnaval o tempo deverá seguir instável com predomínio de nuvens, algumas aberturas de sol, mais nas cidades do oeste, e chuva que poderá ocorrer a qualquer hora dos dois dias. Salientamos que não se descarta chuva forte no leste gaúcho ao longo do sábado.

NOITE DE SEXTA E SÁBADO NA CAPITAL?

Para esses períodos dos dois dias, quando teremos o desfile das escolas de samba de Porto Alegre,  a previsão ainda é de instabilidades que mantém uma possibilidade pequena de chuva, mas com uma boa possibilidade da chuva não ocorrer como mais ou menos vem ocorrendo durante as útlimas madrugadas. Claro que é uma inforamção que precisa de confirmação, mas já pode ser uma boa notícia para os foliões.

DOMINGO NO RIO GRANDE DO SUL

O domingo de carnaval será o dia da transição, ou seja, segue a tendência do sol aparecer um pouco mais e a chuva ficar muito localizada apenas no sul e leste, incluindo o litoral.

A BOA NOTÍCIA DO CARNAVAL

Na segunda e terça-feiras de carnaval a tendência é de tempo seco com sol e até possibilidade de temperaturas em elevação que poderão passar dos 30ºC no interior e se aproximar dessa casa no litoral.

SEGUNDA E TERÇA FEIRA DE CARNAVAL FORA DO ESTADO

No RIO DE JANEIRO a previsão de tempo instável se mantém para os dois dias que deverão ter predomínio de nuvens, poucas aberturas de sol e chuva que poderá inclusive ser forte em determinados momentos, sobretudo de segunda-feira. Não se descarta chuva no desfile das escolas de samba.

Em SALVADOR a previsão de tempo seco também permanece nos dois dias que terão sol com tempo seco até no período da noite. Temperaturas elevadas devendo variar entre 30 e 32ºC no turno da tarde.

Em PUNTA DEL ESTE a previsão de tempo seco também permanece para os dois dias com temperaturas em elevação.

No LITORAL DE SC a previsão é parecida com o RS. O meteorologista Glauco Freitas, da Central de Meteorologia de SC, mantém a previsão de tempo instável no sábado que deve ter tempo mais seco de manha e parte da tarde com a chuva ocorrendo mais para o final do dia. O domingo também deverá ser o dia da transição assim como no RS para trazer uma segunda e terça feiras de Carnaval de sol e calor.

Postado por Leandro Puchalski – Porto Alegre

Bookmark and Share

O tempo se mantém instável no Estado

31 de janeiro de 2008 0

Última imagem de satélite/Somar Meteorologia
Analisando as últimas imagens de satélite podemos observar que as nuvens mais carregadas se concentram entre o centro e o leste do Estado. Em geral as chuvas tem sido fracas e até agora não acumularam nem 10 mm na maior parte das regiões. O destaque hoje é a região da Serra onde as chuvas foram um pouco mais intensas e os volumes mais significativos.

Fazendo uma varredura nos das estações automáticas do INMET podemos ter um idéia do quanto choveu hoje no Estado. Acompanhe na tabela abaixo:

Cidade

Chuva (mm) registrada desde as 00h00

Santa do Livramento

2,6

Porto Alegre

1,6

Rio Pardo

12

São José dos Ausentes

35,4

Bento Gonçalves

10,4

Caçapava do Sul

3,6

Bagé

2

Lagoa Vermelha

2,4

Santo Augusto

0,2

Santana do Livramento

2,6

Passo Fundo

3,6

 

 

Postado por Estael Sias/Porto Alegre

Bookmark and Share

O tempo na região do Taim

31 de janeiro de 2008 0


O incêndio na Reserva Ecológica do Taim segue nessa quinta-feira que é um dia instável pela região com um predomínio das nuvens. Durante a madrugada passada choveu um pouco na região, mas no geral foi fraca. O tempo não deverá resolver o grave problema, mas deverá ajudar em parte já que as instabilidades deverão seguir de hoje até domingo de manhã no extremo sul gaúcho. No geral, essas instabilidades deverão provocar chuva fraca em determinados momentos desse período, salvo ao longo do sábado que poderá ter uma ou outra pancada forte de chuva.

 

Enquanto o problema não estiver resolvido vamos continuar momitorando o tempo para a região aqui pelo blog. Fique atento!!!

Postado por Leandro Puchalski

Bookmark and Share

Chuvas em Porto Alegre

30 de janeiro de 2008 1

 As chuvas que ocorrem no estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina são causadas pela passagem de uma frente fria. Hoje, durante o dia choveu cerca de 48 mm na capital Porto Alegre, segundo os dados do INMET.

 

E a previsão é de que as instabilidades se mantenham pelo sul do país nos próximos dias.

Postado por Cátia Valente Porto Alegre

Bookmark and Share

O tempo na Rodada do Gauchão

30 de janeiro de 2008 0


A terceira rodada do gauchão que começa hoje deve ser a primeira com tempo instável. A presença de áreas de instabilidade desde o início do dia em todas as regiões do RS deverá manter a condição de instabilidade ao longo da noite. Se você vai ao estádio saia de casa preparado. A previsão é a seguinte:

Guarany-BG x São José-PA – Bagé – Estrela D`Alva – 21h45min

Tempo: Instável com predomínio de nuvens e possibilidade de chuva. Temperatura entre 19 e 21ºC

 

XV de Novembro x Esportivo - Campo Bom - Sady Schmidt - 20h30min

Tempo: Predomínio de nuvens e previsão de chuva. Temperatura entre 19 e 21ºC

 

 

Postado por Leandro Puchalski – Porto Alegre

Bookmark and Share

O TEMPO NO CARNAVAL NO RS E FORA DELE

30 de janeiro de 2008 0


Nesse post estamos atualizando a previsão do tempo para o período do Carnaval que se aproxima. Ainda salientamos pessoal que ainda é apenas uma tendência para os dias de folia, ou seja, ainda poderemos ter mudanças. Mas vamos lá:

RIO GRANDE DO SUL

A previsão para sexta-feira e o sábado de carnaval continua sendo de tempo instável com predomínio de nuvens, algumas aberturas de sol, sobretudo sexta de manhã, e chuva que poderá ocorrer a qualquer hora dos dois dias.

Em relação ao período da noite dos dois dias, quando teremos o desfile das escolas de Porto Alegre,  a previsão ainda é de instabilidades, mas com uma boa possibilidade da chuva não ocorrer ou pelo menos ser fraca para não atrapalhar os desfiles. Claro que é uma inforamção que precisa de confirmação, mas já pode ser uma boa notícia para os foliões.

O domingo de carnaval será o dia da transição, ou seja, segue a tendência do sol aparecer um pouco mais e a chuva ficar muito localizada apenas no sul e leste, incluindo o litoral.

A BOA NOTÍCIA DO CARNAVAL

Na segunda e terça-feiras de carnaval a tendência é de tempo seco com sol e até possibilidade de temperaturas em elevação que poderão passar dos 30ºC no interior e se aproximar dessa casa no litoral.

CARNAVAL FORA DO ESTADO

Para quem estiver se programando para passar a segunda e terça feira de Carnaval no RIO DE JANEIRO a previsão não é muito animadora. Os dois dias deverão ter predomínio de nuvens, poucas aberturas de sol e chuva que poderá inclusive ser forte em determinados momentos, sobretudo de segunda-feira. Não se descarta chuva no desfile das escolas de samba. 

Para quem estiver se programando para passar a segunda e terça feira de Carnaval em SALVADOR a previsão é bem animadora. Nos dois dias o sol deverá predominar na capital baiana com tempo seco até no período da noite. Temperaturas elevadas devendo variar entre 30 e 32ºC no turno da tarde.

Para quem estiver se programando para passar a segunda e terça feira de Carnaval em PUNTA DEL ESTE a previsão é muito animadora.  O tempo seco começa a predominar a partir de amanha e deverá seguir na segunda e terça de Carnaval quando as temperaturas estarão bastante elevadas passando um pouco dos 33ºC durante a tarde dos dois dias.

Para quem estiver se programando para passar o Carnaval no LITORAL DE SC a previsão é parecida com o RS.  Segundo o meteorologista Glauco Freitas, da Central de Meteorologia de SC, o tempo instável predomina muito entre sexta e sábado, que devem ser de tempo mais seco de manha. O domingo também deverá ser o dia da transição assim como no RS para trazer uma segunda e terça feiras de Carnaval de sol e calor.

Postado por Leandro Puchalski – Porto Alegre

Bookmark and Share

Tempo instável no Rio Grande do Sul

30 de janeiro de 2008 0

Última imagem de satélite 13h45/Somar Meteorologia
 Tempo chuvoso na Grande Porto Alegre

Áreas de instabilidade desenvolvem nuvens carregadas pelo Estado e desde cedo deixaram o tempo chuvoso na Grande Porto Alegre o que reduziu a visibilidade, gerou alagamentos e causou alguns acidentes nas principais rodovias de acesso a Região Metropolitana e em alguns pontos da Capital.

E a Central de Meteologia chama a atenção que essas instabilidades devem permanecer nas próximas horas e mantendo, portanto, as pistas escorregadias por isso dirja com atenção e sem pressa!As chuvas devem atingir de forma irregular todas regiões e não se descarta alguma chuva mais intensa especialmente nas áreas do norte e do leste do Estado.

Acompanhe um levantamento preliminar das chuvas ocorridas hoje no Estado com base nas estações automáticas do INMET. Os maiores volumes se concentraram nas faixas leste e norte do RS. veja a tabela:

Cidade

Chuva (mm) registrada desde as 00h00

Torres

13,2

Porto Alegre

43,6

Santo Augusto

0,6

São José dos Ausentes

17,6

Bento Gonçalves

0,4

Caçapava do Sul

1,4

Bagé

0,8

Cruz Alta

11,2

Santo Augusto

10,2

Frederico westphalen

2,4

Passo Fundo

3,6

 

 

Postado por Estael Sias/Porto Alegre

Bookmark and Share