Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Primeira onda de frio prevista para abril

25 de março de 2008 0


Análises de mapas de previsão de tempo indicam que a primeira onda de frio mais intensa deve atingir a Região Sul do país entre os dias 04 e 08 de abril. De uma forma geral as temperaturas ficam mais baixas nas primeiras horas do dia, as chamadas temperaturas mínimas. Assim o padrão de clima típico de outono continua, com friozinho entre a madrugada e a manhã e temperaturas mais elevadas e alguns casos até faz calor durante as tardes.

Os mapas indicam na média entre os dias 04 e 08 de abril as temperaturas mínimas entre o norte do RS e boa parte do PR oscilarão em torno de 9°C. Na campanha as mínimas ficarão em torno de 12°C. E na faixa leste, desde Santa Vitória do Palmar até Torres, incluindo todo o litoral as mínimas ficarão em torno de 15°C.

La Nina favorece ondas de frio precoces

A La Nina ainda influenciará o clima mundial durante os meses de outono e inverno. Na Região Sul do país o impacto deste fenômeno se manisfesta de duas formas, redução nos volumes de chuva e ondas de frio precoce. Tipicamente sabemos que o outono por marcar este período de transição entre a estação mais quente do ano, o verão para a mais fria, o inverno, intercala ondas de calor e frio. Entretanto, no início do outono prevalece as condições típicas de verão e no fim passam predonminar as características de inverno, ou seja, normalmente o mês de abril é marcado por verânicos que muitas vezes se estende até o mês de maio. Mas neste ano sob a influência da La Nina algumas ondas de frio chegarão mais cedo aumentando também o risco de geadas precoces, principalmente a partir de maio.

 

Temperatura mínima prevista de 30/03 a 03/04

Temperatura mínima prevista de 04 a 08 de abril

Postado por Estael Sias/Porto Alegre

Bookmark and Share

Envie seu Comentário