Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de março 2008

Tempo instável neste começo de semana.

31 de março de 2008 0


A semana começou com temperaturas amenas, em torno dos 16°C em Porto Alegre. Nas imagens de Satélite do período da manhã aparece muita nebulosidade que provoca chuva com trovoadas no oeste do Estado.

Previsão para esta segunda-feira de pancadas de chuva entre a campanha, o oeste e o norte, mas o sol aparece na maioria das regiões. A temperatura máxima fica entre 25 e 27ºC.

Amanhã as pancadas de chuva se espalham pelo estado. A formação de um sistema de baixa pressão atmosférica, a partir desta terça-feira começa a acelerar o vento. Principalmente entre quinta e sexta-feira as rajadas podem passar dos 80 km/h entre o leste e o sul gaúcho.

Está prevista a entrada de uma massa de ar frio para o fim desta semana, a temperatura da madrugada deverá ficar abaixo de 10ºC em vários municípios do Estado. 

Postado por Fernando Nunes, Porto Alegre-RS

Bookmark and Share

Parece que o outono chegou

28 de março de 2008 0


A sexta-feira foi um dia de garoa com céu encoberto, por vezes nublado e com poucas aberturas de sol na metade leste do Rio Grande do Sul. Por consequencia deste tempo mais fechado a tarde foi de temperatura amenas. O o céu cinzento nos remete a lembrar que estamos enfim no outono que tem como marca estas transições nas situações do tempo e das temperaturas.

Por outro lado, os gaúchos da fronteira com o Uruguai e a Argentina tiveram  uma sexta-feira de sol, variação de nuvens e temperaturas um pouco mais elevadas. O noroeste do Estado infelizmente só ouviu falar da frente fria e até se animou com as rajadas de vento de ontem a tarde, mas chuva que é bom, NADA!

As máximas no Estado chegaram a 29,9°C em São luiz Gonzaga e 28,4°C em Uruguaiana. Em Porto Alegre a máxima chegou a 25,6°C e no litoral norte a máxima ficou em 25,5°C. Em Pelotas e Passo Fundo fez 27°C.

Nas próximas horas, as nuvens ainda predominam nas faixas leste e norte e as condições de chuva fraca permanecem nessas áreas. No oeste e sul do Estado a noite deve ser de poucas nuvens e com temperaturas em declíneo que podem resultar em temperatura mínima de 14°C na Campanha neste sábado.

Os mapas de previsão de tempo indicam que as manhãs daqui para frente terão um padrão mais típico de outono e alguns dias pode até fazer frio.

Postado por Estael Sias – Porto Alegre

Bookmark and Share

4 anos depois do furacão Catarina

28 de março de 2008 0

Processo de com SC é afetada/Diário Catarinense
Depois de 4 anos do primeiro furacão que atingiu o país muito ainda se discute, mas na prática pouco tem sido feito para prevenir este tipo de fenômeno. Alguns estudos foram motivados pela atuação do %22Catarina%22 e um deles foi exposto numa reportagem especial do Diário Catarinense de hoje confira alguns trechos abaixo:

Estado está na rota das mudanças climáticas

Furacão Catarina

Nos últimos anos, tempestades, chuvas de granizo, estiagens, ciclones tropicais e até mesmo um furacão dão uma prévia do que pode vir com as mudanças climáticas que estão em andamento no planeta. Em Santa Catarina, é cada vez mais freqüente a ocorrência de enxurradas e vendavais, como o tornado registrado em fevereiro, no interior de Tubarão, no Sul do Estado, que feriu uma moradora da cidade.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Climatologia, João Lima Sant´Anna Neto, mais de 80% dos tipos de desastres naturais têm origem derivada em processos climáticos.

- Devido à geografia bastante peculiar, Santa Catarina é palco de uma gama de processos naturais, com resultados que revelam desastres naturais das mais variadas magnitudes, desde típicas inundações provocadas por chuvas intensas nos vales dos principais rios até o grandioso fenômeno Catarina – comenta Neto.

Para o pesquisador do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, Wagner Soares, Santa Catarina está na rota dos locais mais atingidos pelos efeitos do aquecimento global projetado pelo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Estudo prevê mais enchentes e mais perdas na agricultura

De acordo com a tese de doutorado de Soares, feita no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP), que analisou os jatos de ar que levam a umidade da Amazônia para o Sul e que influenciam no clima por quatro anos, se a previsão de aumento da temperatura de 2ºC a 7ºC se concretizar na Amazônia, o fluxo de umidade e, conseqüentemente, de chuvas na Bacia do Prata pode crescer 50%, o que afetaria diretamente o Estado.

Através de um software inglês, ele calculou quantos jatos de ar de baixos níveis ocorreram nos anos 1980 e projetou quantos deverão ocorrer na década de 2080. O resultados prevê um aumento de até 86% na incidência desses jatos nos anos 2080.

Além disso, conforme Soares, outro sistema ainda age sobre Santa Catarina. É a alta subtropical do Atlântico Sul, um giro de vento que traz ainda mais umidade do oceano e alimentar as frentes frias, aumentando as precipitações de chuva. Ou seja, mais enchentes e perdas na agricultura.

Como SC é afetada

Postado por Estael Sias/Porto Alegre

Bookmark and Share

Sexta-feira de muita nebulosidade e chuva isolada

28 de março de 2008 0


Uma frente fria no oceano ainda coloca muitas nuvens sobre o RS. A previsão é de chuva isolada na maioria das regiões, principalmente entre o leste, a serra e o norte. Já não há previsão de temporais, o ar mais frio diminuiu bastante a instabilidade da atmosfera. Mesmo assim, nos municípios mais próximos da  divisa com Santa Catarina ainda é necessário um certo cuidado pois a chuva pode ganhar força no decorrer do dia.

 

Hoje as temperaturas não sobem muito, as máximas ficam entre 24ºC e 26ºC

 

Descrição da imagem

 

1.ar seco e mais frio já deixando o sol aparecer em parte do sul e da campanha gaúcha.

2.nebulosidade baixa (dando origem a chuviscos) vindo do oceano, atingindo o leste e litoral.

3. Instabilidade do norte da Argentina ainda dando origem a pancadas de chuva no Oeste, Norte e Serra.

 

Postado por Fernando Nunes, Porto Alegre-RS

Bookmark and Share

Ventos passam de 100 km/h em Cruz Alta

27 de março de 2008 0


Como voce pode acompanhar na imagem de satélite ao lado a frente fria avança e com gera mais pancadas de chuva entre o sul, centro e parte do norte do Estado.

Em Cruz Alta as rajadas de vento passaram dos 100 km/h as 15h00. Choveu 0,6 mm e as temperatura passaram de 29,8°C para 21°C em menos de 1 hora.

Em Bagé,  as chuvas acumularam 6,8 mm.

Em São Borja as rajadas passaram de 50 km/h com registro de 14 mm de chuva.

Em São Gabriel as chuvas acumularam 15,4 mm com rajadas de quase 60 km/h.

Em Alegrete choveu 15 mm com rajadas de 50 km/h.

Em São Luiz Gonzaga choveu apenas 0,6 mm, com rajadas de vento que atingiram 65 km/h. A temperatura passou de 29°C para 20°C em menos de 1 hora.

Em Santa Maria choveu 20,2 mm em uma hora ( a média de todo o mês oscila entre 97 e 124 mm). A temperatura passou de 29 para 19°C em pouco mais de 1 hora, com rajadas de vento de mais de 50 km/h.

Em Porto Alegre a máxima chegou a 33,1°C ainda sem registro de chuva. A temperatura mais elevada no Estado foi registrada em Campo Bom com 34,8°C.

Postado por Esatel Sias/Porto Alegre

Bookmark and Share

Frente fria já causa pancadas de chuva

27 de março de 2008 0


A imagem de satélite mostra o avanço da nebulosidade pelo sul e oeste do Estado. Associado a isso as estações meteorologicas já regitraram algumas pancadas de chuva em alguns municípios da campanha.

Em Santana do Livramento choveu 40,2 mm

Em Uruguaiana choveu 21,4 mm

Em Quaraí choveu 29,2 mm com rajadas de 80 km/h

Em São Borja ainda não choveu mas os ventos já atingiram 54 km/h.

Nas faixas leste e norte com o predomínio de sol as temperaturas estão elevadas e com intensa sensação de calor. Em Porto Alegre os termômetros registram 30,5°C, 31.7°C em Santa Rosa, 29,2°C em Santa Maria, 26,3°C em Bento Gonçalves, 28,9°C em Tramandaí.

Nas próximas horas, as nuvens tomam conta do Estado e aumentam as condições de chuva em todas as áreas. Tendo em vista as temperaturas elevadas do norte e leste do Estado não se descarta alguns temporais isolados associados a chuva e vento forte.

Postado por Estael Sias/Porto Alegre

Bookmark and Share

Sol, calor e pancadas isoladas de chuva no RS.

27 de março de 2008 0

Nuvens de chuva já presentes sobre a campanha gaúcha nesta Quinta-Feira.

Mais um dia quente no Rio Grande do Sul, a aproximação de um sistema frontal força a intensificação do ar quente sobre o estado. A umidade vai aumentando no decorrer do dia intensificando ainda mais a sensação de calor.

A previsão é de pancadas de chuva no decorrer do dia, principalmente na região da campanha e sul do estado. As áreas de instabilidade devem se espalhar mais no fim do dia.

Amanhã a condição é de chuva principalmente entre o leste (incluindo Porto Alegre) a serra e o norte. Mesmo assim ainda ficará nebulosidade nas outras áreas dando origem a pancadas de chuva.

Postado por Fernando Nunes, Porto Alegre.

Bookmark and Share

O tempo no Gauchão 2008

26 de março de 2008 0


Hoje vamos ter mais um jogo pelo Campeonato Gaucho. A partida será realizada em Campo Bom, onde o XV enfrenta o Grêmio as 21h45.

Se você vai ao Sady Arnildo Schmidt assistir o jogo saiba que vamos ter uma noite de tempo abafado e pouca nebulosidade e temperaturas agradáveis que devem variar entre 24 e 26ºC.

O Internacional recebe em casa o Inter de Santa Maria as19h30. Se voce pretende ir ao estádio Beira Rio também pode contar com o tempo abafado e com poucas nuvens. As temperaturas devem oscilar entre 23 e 25°C.

Bom jogo!!!

Postado por Estael Sias/Porto Alegre

Bookmark and Share

Tarde de Forte calor e chuva isolada

26 de março de 2008 0

Porto Alegre/Estael Sias
A tarde dessa quarta-feira está sendo de muito calor em todo o Rio Grande do Sul. Isso se deve ao fato da massa de ar seco que atua em boa parte do Estado desde as primeiras horas do dia associada a ventos quentes provenientes do quadrante norte. Além disso, os índices de umidade relativa do ar estão abaixo dos 40% em boa parte das localidades o que intensifica ainda mais o calor.

A maior temperatura do Estado foi  registrada em Uruguaiana com 36,1°C. Acompanhe abaixo outras temepraturas registradas:

Quaraí 35°C

Santa Maria 34,4°C

São Borja 33,3°C

Santa Rosa 33,1°C

Campo Bom 34,8°C

Porto Alegre 32,3°C

Bagé 29,8°C

Por outro lado, nuvens carregadas atingiram de forma isolada o Estado e causaram pancadas de chuva em Soledade e Passo Fundo em torno das 15h00. Em Soledade a temperatura reduziu de 27,3 para 19,3°C, com 23,2 mm em uma hora e rajadas de vento que atingiram 82,8 kmh.

Em Passo Fundo, a temperatura passou de 28°C para 20,5°C, com registro de 11,6 mm em uma hora e rajadas de vento de 65 km/h.

Postado por Estael Sias/Porto Alegre

Bookmark and Share

Porto Alegre comemora 236 anos com muito sol

26 de março de 2008 0


 

O dia já começou com temperatura  mais alta no estado gaúcho e a tarde as máximas devem superar os 30°C na maioria das regiões.

 

Temperaturas Mínimas das estações automáticas ontem(25/03) e hoje.

 

Jaguarão       ontem     12,3   hoje   16,9

Santa Maria  ontem     16,3   hoje  18,6

Camaquã       ontem     17,3  hoje   18,2

Alegrete         ontem     16     hoje   19

 

O sol permanece aparecendo nesta quarta feira em praticamente todo o estado. No fim do dia algumas áreas de instabilidade avançam do Uruguai sobre parte do sul e campanha provocando pancadas. A chuva será isolada, ou seja, restrita a somente alguns municípios destas regiões. Amanhã a chuva se espalha um pouco mais, mas somente a sexta-feira terá uma melhor distribuição da chuva.

Postado por Fernando Nunes, Porto Alegre

Bookmark and Share