Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Abril registra chuva acima da média na faixa norte

30 de abril de 2008 0

Desvio da chuva ocorrida no mês de abril/Somar Meteorologia

No sul as chuvas continuaram escassas

 

Analisando os dados de chuva registrados no mês de abril observamos que a campanha e zona sul do Estado se mantiveram com chuvas escassas e bem abaixo da média neste mês de abril.

 

O destaque são as localidades da campanha e da zona sul onde a chuva não acumulou muito mais do que 30 mm, assim como Pelotas e Rio Grande com acumulados mensais inferiores a 30 mm. Em Uruguaiana o acumulado de todo mês ficou em torno de 30 mm apenas.

Em Bagé onde o racionamento de água teve início nesta semana, os acumulados foram um pouco mais expressivos e somaram 88 mm de chuva aproximadamente.

 

Por outro lado, o setor norte do Estado que também vem sendo atingido pela estiagem desde a primavera, desta vez tem algo para comemorar com volumes de chuva acima da média. Entretanto, seguindo um padrão típico de La Nina com bastante irregularidade na distribuição temporal das chuvas, esses volumes foram geradas por poucos episódios como foi o caso de Iraí onde somente no dia 14 de abril foram registrados 151 mm de chuva. Enfim a situação é boa na região, mas nem tanto!

 

Já nas localidades do centro, leste e da Serra as chuvas ocorreram dentro da normalidade e os acumulados ao longo do mês de abril ficaram dentro do esperado para estas regiões.

No link abaixo voce acessa o gráfico das chuvas:

Linha amarela – chuva abaixo da média

Linha verde – chuva dentro da média

Linha azul – chuva acima da média

Gráfico da chuva acumulada em abril

Postado por Estael Sias/Porto Alegre

Bookmark and Share

Envie seu Comentário