Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 29 maio 2008

Forte massa de ar polar favorece a neve na Serra

29 de maio de 2008 0

Mike Camara

A formação de neve no Rio Grande do Sul é um fenômeno que faz parte daqueles fenômenos típicos de inverno apesar de sua ocorrência não ser uma rotina. Isso porque apesar do clima e da altitude da serra que em alguns pontos ultrapassa os 1000 metros serem favoráveis a precipitação necessita de algumas condições especiais para seu desenvolvimento. E é isso que a Central de meteorologia tem visualizado em seus prognósticos por meio de modelos de previsão, uma condição toda especial que reúne o avanço de uma forte massa de ar polar pelo oeste gaúcho e na outra ponta muitas nuvens baixas que causam chuva fraca. A combinação do avanço deste ar frio com a umidade reservada pelas nuvens pode resultar neste espetáculo tão aguardado ano a ano pelos turistas, principalmente, quando chega o inverno, a neve.
 
A expectativa é de o fenômeno ocorrer entre a serra gaúcha e catarinense entre a noite desta quinta-feira e a manhã de sexta-feira e também entre a noite de sexta e manhã de sábado. As temperaturas ao amanhecer desta sexta-feira devem ficar em torno de 3°C em Caxias do Sul e na região de Campos de cima da Serra as mínimas podem se aproximar de zero grau.
A Central de meteorologia ainda chama a atenção para o sábado, pois a massa de ar polar toma conta do Estado e a expectativa é do amanhecer mais gelado do ano com mínimas que podem atingir –4°C nos altos da serra.
 
No meio oeste as mínimas devem oscilar entre 0 e –2°C.
Na fronteira com o Uruguai entre 0 e –1°C.
Na faixa norte do Estado entre +2 e –2.
Na Região Metropolitana de Porto Alegre: 0 a 4°C.
Na parte central do Estado as mínimas oscilam entre –1 e 3°C.

Postado por Estael Sias/Porto Alegre

Bookmark and Share

Temperatura está em declínio no Estado.

29 de maio de 2008 0

Ar seco e frio avança em direção ao Estado

O dia ainda começou com muita nebulosidade em boa parte do Estado devido a atuação da frente fria que ainda causa chuvas nas faixas leste e norte do RS. A temperatura mais baixa de hoje foi registrada em Santana do Livramento com 4,8°C e a máxima ocorreu em Torres com 19,7°C.

No meio o este uma nova massa de ar polar aos poucos vai tomando conta da região e por causa disso, ao contrário do que sempre acontece as temperaturas durante a madrugada estiveram mais elevadas do nas últimas horas.

Em Cruz Alta por exemplo a temperatura no início da madrugada estava em torno de 17°C e as 15h00 da tarde a estação meteorologica do INMET registrava 7.1°C.

 Em São Luiz Gonzaga no início da madrugada os termômetros registravam 13,5°C e pela última medição as 15h00 os termômetros registravam 9,5°C.

Em Palmeira das Missões não foi diferente da madrugada os termômetros registravam 16,6°C e pela última medição as 15h00 os termômetros registravam 7,9°C.

Em Santa Maria na parte central do Estado as temepraturas estão baixando mais lentamente no início da madrugada os termômetros registravam 11,5°C e pela última medição as 15h00 os termômetros registravam 9,2°C.

Na Capital onde ainda predomina o tempo instável associado a presença de muitas nuvens e a uma chuva que vai e volta, no início da madrugada os termômetros registravam 16°C e ao longo do dia as temperaturas tem se mantido na média de uns 11°C.

Nas próximas com o avanço do ar polar a instabilidade aos poucos é deslocada para o norte e assim as temperaturas continuam baixando ao longo das próximas horas.

Postado por Estael Sias/Porto Alegre

Bookmark and Share

Acompanhando o frio que se aproxima de SC

29 de maio de 2008 1

yuzuru.wordpress.com

     Estamos monitorando o avanço da forte massa de ar frio de origem polar que começa a chegar no sul do Brasil. As baixas temperaturas que vem sendo observadas nos países vizinhos, Uruguai e Argentina, são oriundas dessa mesma massa de ar polar que aos poucos chega ao Brasil.

     Para se ter uma boa idéia onde o ar frio se encontra nesse início de tarde informamos a temperatura em algumas cidades do RS e SC:

Porto Alegre: 12ºC (faixa leste gaúcha)
Palmeira das Missões: 8ºC (oeste gaúcho)
Erechim: 10ºC (norte gaúcho, divisa SC)
Chapecó: 12ºC (oeste catarinense)
São Miguel do Oeste: 9,3ºC (oeste catarinense)
Caçador: 17ºC (noroeste catarinense)
Florianópolis: 20ºC (leste catarinense)
Criciúma: 20ºC (sul catarinense)
Navegantes: 21ºC (leste catarinense)
Joinville: 26ºC (litoral norte catarinense)
     As cidades em destaque são as que já estão sobre a influência do ar frio que começa a chegar.
     Observem que no RS como um todo já temos o ar polar que em SC atua apenas no oeste, ficando as demais regiões ainda com o período de transição entre a massa de ar de ontem e a que está chegando.
     A previsão é que nas próximas horas cada vez mais esse ar frio, que está no oeste, avance mais para as outras regiões que terão no turno da noite a redução das temperaturas para trazer um amanhecer de sexta frio em todas as cidades, mas ainda com maior intensidade no oeste e serra.
O SÁBADO PODERÁ SER O DIA MAIS FRIO DO ANO NO ESTADO?
     Há possibilidade sim. A tendência é que na noite de sexta para sábado o frio aumente ainda mais com mínimas ao amanhecer negativas na serra e entre 7 e 9ºC na capital, sem esquecer que a menor temperatura em Florianópolis até agora nesse ano de 2008 foi 9,4ºC no último dia 10. Desta forma, poderemos não só na capital, mas em todo o estado, ter o dia mais frio de 2008.

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share

A Frente Fria chegou e mudou o tempo em SC

29 de maio de 2008 0

Imagem de hoje de manhã mostrando a frente fria, tons de amarelo, entre SC e PR/Cptec/inpe

     Desde a última madrugada a presença de uma frente fria comanda o tempo em todas as regiões do estado. O dia terá predomínio das nuvens com possibilidade de chuva que no geral deverá ser de intensidade fraca, ja que o avanço do sistema ocorreu muito durante a madrugada permitindo que nesse início da manhã a frente já se encontre mais entre SC e PR. Desta forma, destacamos que Vale do Itajaí e litoral norte ainda possam ter uma chuva mais forte de manhã, mas diminuindo essa possibilidade ao longo da tarde.
    
E OS PRÓXIMOS DIAS?
Nessa sexta o sol já volta a aparecer no estado porque a frente fria irá se afastar para São Paulo permitindo que a forte massa de ar frio polar tome conta e baixe ainda mais as temperaturas. O dia deverá ter uma mescla de sol e nuvens que poderão provocar apenas uma chuva fraca e muito localizada na faixa leste e mesmo assim intercalando com aberturas de sol. O frio vai aumentar com máximas, ou seja, temperaturas da tarde não passando dos 11ºC na serra e dos 19ºC na capital. Porém, o frio será mais acentuado na noite de sexta para sábado quando deveremos ter geadas em pontos do interior e frio com mínimas negativas na serra, dos 2 a 4ºC boa parte do interior e dos 7 a 9ºC apenas na capital. Nesse dia, o sol aparece entre nuvens.

Velocidade do Vento observada na passagem da frente fria. Fonte: Inmet/Aeroportos

Chuva ocorrida até as 7h da manhã. Fonte: Inmet

Temperaturas mínimas (ºC) previstas de sexta a domingo.

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share

Chuva e Frio nesta Quinta-feira

29 de maio de 2008 0

Imagem de Satélite mostra a umidade no sul do Brasil

 

Quinta-feira 29 de maio

 

Tempo instável neste começo de manhã no RS, a concentração do volume maior de chuva está na metade norte e no leste, no sul e oeste e até centro chove pouco, basicamente chuviscos.

Faz frio com mínimas até o momento de 5,4 em Livramento, 6,6 em Canguçu, 6,7 no Quarai, 6,8 em Uruguaiana, 7,4 em Bagé, 7,9 em Caçapava do Sul, na serra a temperatura cai mais próximo ao meio dia e a tarde/noite.

Dados colhidos junto as estações aumáticas do INMET.

Durante o fim de tarde e/ou durante a noite tem pequena chance de queda de neve nas partes altas aqui do RS e também em SC.

Para a sexta-feira teremos ao amanhecer mauitas geadas espalhadas pelo estado, a concentração maior deve ser no centro-sul e oeste do RS. Na sextafeira teremos temperaturas negativas na metade sul.

No sabado o frio será ainda maior e um numero grande de municipios tera temperaturas negativas, as geadas vão dominar o interio gaúcho nas primeiras horas da manhã.

No domingo o frio diminui de intensidade.

 

Central de Meteorologia – RBS

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre

Bookmark and Share