Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 7 julho 2008

Chuva avança pelo Estado

07 de julho de 2008 0

Última imagem de satélite/Somar Meteorologia

As imagens de satélite mostram que as instabilidades avançam lentamente pelo Rio Grande do Sul e por enquanto as chuvas mais expressivas atingiram os municípios do centro ao sul do Estado. De acordo com as leituras das estações automáticas do INMET até as 17h00 o registro havia sido maior nos municípios de Alegrete e Quaraí.

Em Alegrete choveu 30,4 mm o que corresponde a 26% da média de todo o mês que é de 118 mm.

Já em Quaraí choveu 22,6 mm o que corresponde a 20% da média de todo o mês que é de 118 mm.

Em Uruguaiana choveu 14,6 mm.

Em São Gabriel foi registrado 18 mm

Em Bagé choveu  9,2 mm.
Em Jaguarão choveu pouco apenas 5 mm.
Em Caçapava do Sul  um pouco mais 7,2 mm.
Nas próximoas horas, a tendência é das instabilidades se espalharem por todo o Estado e não se descarta chuva forte de forma local, sobretudo no noroeste gaúcho.
Nos próximos dias:
Na terça-feira, a chuva atinge o centro-norte do estado do Rio Grande do Sul mais o estado de Santa Catarina e também partes do Paraná..
No Rio Grande do Sul, naqueles municípios junto a fronteira com o Uruguai a instabilidade diminui durante o dia, enquanto que nas demais partes do estado teremos ainda um dia chuvoso. No final do dia, a chuva começa a cessar, porém na divisa com Santa Catarina ainda teremos alguma chuva no começo da quarta-feira.
A partir de quarta-feira teremos o retorno do tempo seco ao estado, uma massa de ar frio sobre o mar joga muita umidade de encontro ao leste do estado e provoca nuvens e/ou nevoeiros ao amanhecer na metade leste da região sul do Brasil.
Quanto as temperaturas pode-se dizer que há uma pequena diminuição no leste em virtude desta massa de ar frio sobre o oceano.
Na segunda metade desta semana e também durante o próximo fim-de-semana tempo seco no RS com temperaturas amenas.
O frio está distante, pelo menos até o dia 20 deste mês os prognósticos não evidenciam nenhuma massa de ar frio na Argentina que venha em direção ao sul do Brasil. 

Mapa de chuva prevista para amanhã

Postado por Estael Sias e Cleo Kuhn/Porto Alegre

Bookmark and Share

Tarde quente no Estado

07 de julho de 2008 0

Última imagem de satélite/CPTEC/INPE

O fim de semana já havia registrado temperaturas elevadas e sensação de calor em vários pontos do Estado. Entretanto hoje, com a aproximação de uma frente fria os ventos que sopram do quadrante norte, os quais favorecem a entrada de ventos aquecidos do Brasil Central, ganharam força e por isso o calor pré-frontal fez os termômetros chegarem perto dos 30 graus. A temperatura mais alta desta tarde foi registrada em Iraí e em Campo Bom com 29.4°C de máxima. Em Iraí não fazia uma temperatura tão elevada desde o dia 08 de junho. Já em Campo Bom desde o dia 23 de maio os termômetros não subiam tanto.

Na Capital, hoje fez 27,2°C de máxima, temperatura que não era registrada desde o dia 23 de maio igualmente a Campo Bom.

Mas todo esse calor significa que vem chuva por aí. As imagens de satélite mostram muitas nuvens carregadas se aproximando da Grande Porto Alegre e ao longo da noite e da madrugada a chuva deve se espalhar por todas as regiões 

Postado por Estael Sias/Porto Alegre

Bookmark and Share

A chuva lentamente toma conta do RS hoje

07 de julho de 2008 0

Segunda-feira, 7 de julho

A chuva avança lentamente sobre o estado

Na imagem de satélite acima aparece de modo bem definida a frente fria na Bacia do Prata que deixa muito nublado e com um pouco de chuva grande parte do Rio da Prata e também o Uruguai, avançando a partir daí em direção ao RS durante esta segunda-feira.

Nesta segunda-feira:

Tempo com aumento de nuvens durante o dia, em todo o estado.

A chuva ocorre ainda pela manhã no oeste, na campanha e no sul, nas demais partes a chuva chega da tarde para a noite.

Temperaturas máximas: 22/24°C no estado.

Na capital também tem aumento de nuvens durante o dia e tem previsão de chuva para o fim do período, MX de 22/24°C.

Na terça-feira:

Tempo seco com nebulosidade variável junto a fronteira com o Uruguai, nas demais regiões instável, ainda com pancadas de chuva pela manhã em quase todo o estadomelhorando da tarde para a noite. Temperaturas MN 12°C e MX 23°C

Na quarta-feira:

Tempo seco com nebulosidade variável, no norte mais nuvens. Temperaturas MN 9°C e MX 24°C.

 

Central de Meteorologia – RBS

 

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS

Bookmark and Share

Mais um dia de Sol em SC

07 de julho de 2008 0

O sol volta a aparecer e a predominar em SC nessa segunda-feira. O tempo não muda muito em relação ao que já fez no fim de semana, incluindo os nevoeiros ao amanhecer de hoje em algumas regiões e as temperaturas mais altas um pouco para um mês de julho. Destacamos que hoje até as máximas da tarde podem ser 1 ou 2ºC mais elevadas do que fez no fim de semana.

A previsão é de máximas entre 23 e 25ºC ao longo da tarde em diversas cidades, sobretudo no oeste catarinense.

A única exceção será parte da divisa com o RS, cidades do oeste, onde as nuvens aumentam no final do dia podendo ter chuva bem isolada devido uma nova frente fria que passa hoje pelo estado vizinho.

E AMANHA, O TEMPO MUDA?

Muda sim. Esse sistema deverá chegar a SC mesmo amanhã, terça-feira, quando as cidades do sul e oeste podem amanehcer com nuvens e alguma chuva, ficando as demais regiões com tempo seco de manhã e alguma chuva somente ao longo da tarde e principalmente à noite, como é o caso da capital.

Destacamos que essa frente fria é fraca e deverá provocar pouca chuva no estado.

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share