Uma massa de ar polar influencia o tempo no Estado desde a última madrugada ocasião em que a temperatura mais baixa do Estado foi regisrada em Cambará do Sul com apenas 1,5°C. A tarde a temperaturas até subiu em algumas áreas do norte gaúcho como ira´que registrou a maior temperatura da tarde com 23 graus, porém os ventos gelados que sopravam de sul garatiram a sensacao de frio nas ruas durante a tarde desta sexta-feira.
Neste início de noite, os termômetros do INMET no sul do Estado já indicam o forte declinio que as temperaturas devem sofrer durante a próxima madrugada nas localidades situadas mais ao sul do Estado.
Exemplo disso é Bagé que as 19h00 registrava 8,1°C,
Em Canguçu neste horario os termômetros registravam 6,7°C;
Em Rio Grande a noite começa com 7,7 °C
Em Santana do Livramento os termômetros operavam na casa dos 8°C
Em Jaguarão apenas 7,6°C
No extremo sul, no Chuí termômetros registravam 8,7 e
na capital temperaturas de 10.7°C.
Nas próximas horas as temperaturas baixam ainda mais, por conta do ar polar que garante uma noite sem nuvens nas áreas do sul do Estado. Com isso o calor armazenado durante o dia se perde para atmosfera e a superficie se resfria rapidamente. Por isso, o amanhecer será gelado novamente, com grande risco de geadas nas localidades mais próximas do Uruguai e na região de Pelotas e Canguçu.
Amanhã cedinho voce confere aqui no blog da Central as mínimas deste sábado.
Postado por Estael Sias/Porto Alegre