Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 15 agosto 2008

Veja onde o tempo não atrapalha a visão do eclipse

15 de agosto de 2008 0

Wagner Raupp

Se o tempo não estiver encoberto ou com chuva, o eclipse lunar parcial acontecerá neste sábado, 16 a partir do nascer da Lua previsto para às 17h57 em nossa região. O eclipse começa com a entrada da sombra da Terra às 16h36 o que significa que o eclipse já estará ocorrendo. A fase máxima será às 18h10 e nesta hora 81% do disco lunar estará invadido pela sombra da Terra. A fase parcial irá durar até às 19h44. Serão, portanto, quase duas horas de espetáculo. O próximo eclipse lunar está previsto para 21 de dezembro de 2010,será total e as fases finais serão invisíveis no Brasil.

Mas a pergunta que não quer calar é se o tempo irá contribuir para que as pessoas consigam enxergar este espetáculo. Infelizmente amanhã será um dia de tempo instável, termo que nós meteorologistas usamos para dizer que haverá de tudo um pouco, ou seja, sol, nebulosidade e pancadas de chuva que em alguns momentos ocorrem com forte intensidade. Portanto, será preciso sorte para que as nuvens ou a chuva abram espaço para que o eclipse seja visto. No mapa acima pontuamos as áreas na Região Sul com tempo ruim, bom e ótimo para visualização do eclipse lunar deste sábado. Em principio, o tempo colaborá mais entre o norte do RS e o PR.

 

Entenda como o fenômeno ocorre:

javascript:showFlashbox`grafico_eclipse_lua_19022008/loader600x400.swf`,600,400,`http%3A//zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/swf/`);

Postado por Estael Sias/Porto Alegre

Sábado Abafado em todo o RS

15 de agosto de 2008 0

Risco de temporais/SOMAR METEOROLOGIA

Calor fora de época=temporal

O calor dessa sexta-feira foi só uma provinha, pois o sábado será ainda mais quente!Hoje a máxima chegou a 28,5°C em Teutônia e passou dos 26°C na Capital. Os ventos sopram forte do quadrante norte e nesta viagem do Brasil central até o Estado trazem na bagagem ar quente e úmido que deixam esta sensação de ar pesado, abafado e com a impressão de que vai desabar água a qualquer momento..pois é, só que amanhã a água cai mesmo e na forma de temporais!

Os mapas de previsão indicam que o dia começa com sol e nuvens, no começo tudo muito bem, mas a partir da tarde a instabilidade aumenta junto com os termômetros que se aproximam dos 30°C em algumas áreas. Com isso, conforme indica o mapa de risco de temporais acima, as áreas do oeste, sul e centro são as mais vulneráveis a temporais amanhã. As chuvas são acompanhadas de rajadas de vento, raios e trovoadas nessas áreas. Não se descarta a possibildiade de queda de granizo de forma localizada. Por isso nem pense em sair sem o guarada-chuva amanhã!Bom fim de semana!

Postado por Estael Sias/Porto Alegre

VASCO X INTER - Rio de Janeiro

15 de agosto de 2008 0

Em São Januário na tarde deste domingo

Na capital fluminense, mas contra os vascaínos é que o colorado gaúcho vai tentar mais uma vez a sua reabilitação é em São Januário, pra chegar lá obrigatoriamente tem de passar pela ‘barreira do Vasco’, é perigoso.

Mais perigoso ainda é o próprio adversário também a procura de reabilitação, portanto será um belo espetáculo de futebol onde só a vitória interessa a ambos, ah, e o tempo, este vai ajudar, bem seco, amanhece com 16ºC e chega no meio do domingo aos 30°C, melhor não poderia ser, vale a pena conferir na TV, se puder, e, com o radinho ligado na Gaúcha.

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS

GRÊMIO X SÃO PAULO no Olímpico

15 de agosto de 2008 1

Na tarde deste domingo

No Olímpico Monumental na tarde deste domingo o tricolor gaúcho quer manter a escrita e continuar na liderança isolada do ‘Brasileião’ para isto precisa ao vencer ao tricolor paulista.
Para isto conta com a ajuda de sua imensa torcida, e vai precisar mesmo, o tempo será instável com pancadas de chuva e também com frio no fim da tarde, a temperatura será em torno de 15°C.

Apesar da chuva e do frio vale a pena enfrentar o clima adverso e ver de perto, de qualquer maneira radinho na Gaúcha.

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS

Muitas nuvens, chuvas isoladas e abafamento.

15 de agosto de 2008 0

Esquema desta sexta pela manhã no sul

Na figura acima está assinalada a área de instabilidade do PR que traz chuva para quase todo o estado, podemos ver muitas nuvens na costa de SC, também deixa o tempo instável no leste e norte catarinense. No centro-sul do RS um cavado instável que promete chuva principalmente para o sábado na metade sul e oeste do RS.
Nesta sexta-feira a chuva continua no norte do estado por causa de áreas de instabilidade que provocam chuva entre os estados do PR e SC.
Ficam sem chuva, mas com muitas nuvens, as áreas junto da fronteira com o Uruguai e parte do centro em função da presença de uma massa de ar com menos umidade.
Já no leste e litoral também teremos algumas pancadas de chuva alternadas com períodos de melhoria.
Na capital gaúcha com muitas nuvens, chance de chuva fraca e/ou chuviscos isolados.
Apesar de muitas nuvens os ventos quentes vindos do norte garantem uma elevação das temperaturas no estado, deixando o dia quente e abafado hoje.
Temperatura no estado hoje a tarde entre 23/25°C, na capital a temperatura a tarde fica em torno dos 24°C.
No sábado teremos um dia quente e a chuva deve atingir primeiro, no decorrer da tarde, o sul, oeste e centro de forma irregular e no fim do dia se espalhar para as outras partes. Temperatura no estado variando entre 12°C e 25°C.
No domingo teremos tempo instável com pancadas de chuva e temperaturas em declínio. Temperatura no estado variando entre 9°C e 21°C.
Informações do INMET – 8° DISME sobre as temperaturas mínimas na região sul do Brasil na manhã desta sexta-feira:
TEMPERATURAS MÍNIMAS DE HOJE DIA 15 -AGO- 2008
Rio Grande do Sul
INTERIOR
10,2°C São José dos Ausentes
PORTO ALEGRE
16,3°C
Santa Catarina
INTERIOR
7,5°C Urubici
FLORIANÓPOLIS
17,3°C
Paraná
INTERIOR
11,9°C Castro
CURITIBA
12,2°C

Prognóstico de temperatura para amanhã pela manhã no sul do Brasil

Prognóstico de temperatura para a tarde de hoje no sul do Brasil

prognóstico de temperatura para a manhã de domingo

Postado por Cléo Kuhn -`Porto Alegre/RS

A semana termina com tempo instável em SC

15 de agosto de 2008 0

Meia Praia. Com o tempo seco e temperaturas elevadas previstas para o fim de semana as praias de SC podem ser um bom lugar para os passeiso ao ar livre.

Como vocês podem observar na imagem de satélite que o Cléo colocou no post abaixo temos a sexta-feira começando com muitas nuvens em SC, sobretudo na faixa leste que tem chuva em algumas cidades, como é o caso de Florianópolis.

 

No entanto, esse tempo instável predomina nessa sexta-feira em todas as regiões do estado que terão sempre muitas nuvens e chuva em determinados momentos que intercalam com aberturas de sol, já que o tempo seco começa a predominar ao longo da noite, sobretudo madrugada.

As temperaturas passam dos 20ºC hoje à tarde mesmo com a nebulosidade predominando.

 

FIM DE SEMANA TEM MUDANÇA PREVISTA

Como informamos nos últimos dias, o sábado já terá o retorno do sol, do tempo seco e das temperaturas mais elevadas. A previsão aponta máximas variando entre 26 e 28ºC nas regiões mais aquecidas, como o litoral norte.

No domingo, o geral do dia também será assim com sol e temperaturas mais elevadas, mas muito nas cidades do leste. Isso porque entre a tarde e a noite vamos ter o aumento de nuvens em boa parte do estado, mas principalmente no oeste e sul já que no RS teremos chuva pela presença de uma frente fria que pode no final do dia provocar chuva em algumas cidades próximas do estado gaúcho.

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Elevação da temperatura e chuva

15 de agosto de 2008 0

Satélite da madrugada de hoje

Nesta sexta-feira a chuva continua no norte do estado por causa de áreas de instabilidade que provocam chuva por lá.
Ficam sem chuva as áreas junto da fronteira com o Uruguai e parte do centro em função da presença de uma massa de ar seco.
Já no leste e litoral também teremos algumas pancadas de chuva alternadas com períodos de melhoria.
Apesar de muitas nuvens os ventos quentes vindos do norte garantem uma elevação das temperaturas no estado, de um modo geral será um dia quente e abafado hoje.
Temperatura no estado hoje a tarde entre 22/24°C.
No sábado teremos um dia quente e a chuva deve atingir primeiro, no decorrer da tarde, o sul, oeste e centro de forma irregular e no fim do dia se espalhar para as outras partes. Temperatura no estado variando entre 12°C e 25°C.
No domingo teremos tempo instável com pancadas de chuva. Temperatura no estado variando entre 9°C e 21°C.
Na segunda-feira e na terça-feira a expectativa continua sendo de tempo ainda instável com pancadas de chuva, pode ter chuva forte no estado na segunda-feira. Temperatura no estado variando entre 3°C e 18°C na segunda-feira e entre 9°C e 25°C na terça-feira.
Algumas temperaturas mínimas até as 05.00h nas estações do INMET:

São José dos Ausentes 10,2°C; Vacaria 11,7°C; Uruguaiana 13,0°C; Chui 13,0°C; Santana do Livramento 13,3°C; Bagé 13,8°C; Jaguarão 13,8°C; Porto Alegre 16,9°C; na sede da RBS 17,4°C.

Prognostico de chuva para amanhã, sábado

Prognóstico de chuva para hoje, sexta-feira no sul do Brasil

Prognostico de chuva para domingo

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS