Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de setembro 2008

Relembre setembro em imagens. . .

30 de setembro de 2008 0

ZERO HORA

O mês de setembro marca a transição do inverno – estação mais fria – para a primavera – estação mais instável- e neste percurso muitas mudanças bruscas ocorrem pelo caminho e, por isso, este mês sempre reserva muitas surpresas, até mesmo para os meteorologistas, que sempre reservam uma certa ansiedade para este período de muitas alternâncias de frio e calor que dão origem a sistemas meteorológicos surpreedentes, pelo menos do ponto de vista técnico.

Deixe seu relato sobre o que mais o surpreendeu em relação a meteorologia ao longo deste mês de setembro!

Participe do blog da central!

 

Postado por Estael Sias

Bookmark and Share

Mistura de sol e nuvens nesta tarde

30 de setembro de 2008 0

Última imagem de satélite CPTEC/INPE

Nesta terça-feira o dia começou com pancadas de chuva em vários pontos do RS, sobretudo nas áreas do norte e com maiores volumes na Serra. De forma gradativa as instabilidades perderam força e o sol voltou a aparecer em boa parte das regiões com uma lenta elevação das temperaturas. A máxima no Estado ocorreu em Campo Bom com registro de 25,8°C e na capital a máxima chegou a 24,5°C.

Ao longo da tarde, o vai e vem das nuvens nas áreas do norte e leste em alguns momentos deu a impressão que vinha chuvarada por aí, mas os dados indicam que  não houve registro de chuva significativa durante a tarde. Além disso, as nuvens que atuam hoje no RS são do tipo stratus que são mesmo nuvens baixas, com aspecto cinzento e geralmente associadas a episódios de garoa apenas, sem risco, portanto, de chuva forte.

Por isso, nas próximas horas a umidade ainda segue elevada nas áreas do norte e leste, com chance de alguns episódios de garoa e ao longo da próxima madrugada essa umidade pode resultar emalguns nevoeiros na metade norte. Veja no link abaixo.

Índice de neblina para amanhã

Postado por Estael Sias/POA

Bookmark and Share

Chuva na 1° quinzena de outubro no centro-oeste

30 de setembro de 2008 0

Prognósticos 1° quinzena de outubro

Podemos ver analisando a seqüência de mapas de prognóstico a distribuição de chuva a cada cinco dias no centro-oeste do Brasil.
No começo, nesta primeira pêntada, conjunto de cinco dias consecutivos, mostra uma chuva de intensidade muito boa no MS como um todo e num segundo momento chove bem também no sul de GO e no sul do MT. O norte de GO e o norte e nordeste do MT seguem com tempo seco.
Na segunda pêntada, há uma diminuição grande da chuva no sul de GO e no sul do MS, o norte dos dois estados segue seco. Já no MS seguem as pancadas de chuva em praticamente todo o estado.
Na pêntada final, terceira, temos a manutenção das pancadas de chuva no MS, chove fraco no sul de GO e temos um crescimento da chuva no sul do MT.

Como as chuvas são ainda bem irregulares, os produtores ainda devem aguardar para começar o plantio das lavouras de verão, pois ainda não há garantias de que as estas chuvas possam sustentar o desenvolvimento inicial das sementes recém plantadas.

Postado por Cléo Kuhn – Portio Alegre/RS

Bookmark and Share

O tempo melhora a tarde no sul do Brasil

30 de setembro de 2008 0

Prognósticos para o dia de hoje

Nas imagens de satélite da manhã mostram uma quantidade grande de nuvens baixas no estado, isto mantém as condições de chuva fraca na maior parte do estado.
Temos também nuvens baixas no Uruguai e Argentina.
Estas nuvens estão associadas a um CCM, complexo convectivo de meso-estala, que está em dissipação sobre a região sul.
Nesta terça-feira tempo instável com chuva, mas durante a tarde melhora, retornando o quadro seco e com nebulosidade variável. No oeste temos tempo seco e com temperaturas em elevação. Temperatura no estado variando entre 23/24°C.
Na quarta-feira e na quinta-feira tempo seco e quente com nebulosidade variável, tem chance de chuva em áreas isoladas junto da divisa com SC. Temperatura no estado variando entre 9°C e 26°C na quarta-feira e entre 9°C e 27°C na quinta-feira.
Na sexta-feira tempo instável, a chuva atinge o norte e nordeste do estado no decorrer do dia, acompanhada de trovoadas, já na metade sul e oeste tempo seco com nebulosidade variável. Temperatura no estado variando entre 9°C e 29°C.
No sábado tempo instável com pancadas de chuva e possíveis trovoadas, estas pancadas de chuva atravessam o estado durante o dia, pode ter chuva forte na metade norte do estado. Temperatura no estado variando entre 12°C e 27°C.
No domingo tempo instável com chuva no inicio do dia, mas, fica seco no decorrer da tarde. Temperatura no estado variando entre 6°C e 21°C.
Na segunda-feira tempo seco com nebulosidade variável, pode ter formação de geada na fronteira com o Uruguai. Temperatura no estado variando entre 3°C e 24°C.
Informações do INMET – 8° DISME sobre as temperaturas mínimas na região sul do Brasil na manhã desta terça-feira:
TEMPERATURAS MÍNIMAS DE HOJE DIA 30 -set- 2008
Rio Grande do Sul
INTERIOR
9,4°C São José dos Ausentes
PORTO ALEGRE
17,0°C
Santa Catarina
INTERIOR
6,9°C Urubici
FLORIANÓPOLIS
18,3°C
Paraná
INTERIOR
10,9°C Inácio Martins
CURITIBA
12,3°C

Postado por Cléo Kuhn – Porto alegre / RS

Bookmark and Share

Nuvens e chuva em boa parte de SC

30 de setembro de 2008 0

A capital amanheceu com chuva e temperatura de 16ºC./Giovani Cordoni

A presença de áreas de instabilidade comanda o tempo hoje em SC. O dia será de muitas nuvens em todas as regiões que terão chuva em determinados momentos do dia.

Como essas instabilidades avançaram ontem pelo oeste, nessa região há possibilidade de chuva isolada mais para essa manhã, ficando o restante do dia com o retorno do tempo seco.

Nas outras áreas, teremos o tempo instável predominando durante todo o dia.

O TEMPO FICA MAIS SECO AMANHÃ

Nessa quarta-feira, a previsão é que tenhamos uma grande variação de nuvens que permite a presença do sol ao lado do tempo seco na maior parte do estado. Apenas nas cidades próximas ao PR, poderemos ter chuva devido a instabilidades no estado vizinho.

VAI AQUECER NO OESTE

Destacamos que o oeste catarinense deverá ter entre quarta e sexta um aquecimento com temperaturas que podem variar entre 28 e 30ºC em algumas cidades. Nas outras regiões, a temperatura também deverá subir um pouco, mas num patamar menor entre 24 e 26ºC nos pontos mais aquecidos.

 

PODE CHOVER FORTE NA VÉSPERA DAS ELEIÇÕES

É importante destacar que estamos monitorando a possibilidade de chuva forte para o próximo sábado, sobretudo no oeste que poderá ter volumes de chuva em 24h próximos do normal de todo o mês de outubro nessa região.

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share

Chuvas no Rio Grande do Sul.

29 de setembro de 2008 0

As áreas de instabilidade que se propagam pelo sul do Brasil provocam chuvas no oeste e noroeste do Rio Grande do Sul. Até o momento as chuvas mais fortes ocorreram em Uruguaiana onde já choveu cerca de 61 mm.

Nas próximas horas as chuvas se expalham do centro em direção ao leste do estado onde podem vir acompanhadas de temporais isolados.

Amanhã as instabilidade se juntam a uma frente fria e formam um sistema de baixa pressão no mar que deve favorecer chuvas mais fortes com ventos especialmente no leste gaúcho. O mar deve ficar bastante agitado com ondas entre 2 e 2,5 metros de altura.

As rajadas de vento podem variar entre 40 e 60 km/h.

Postado por Cátia Valente

Bookmark and Share

Temporais no sul do Brasil nesta segunda-feira

29 de setembro de 2008 0

prognósticos para hoje

Nas imagens de satélite da manhã mostram uma nebulosidade intensa, onde a espessura das nuvens aumenta todo o instante sobre o Sul e também centro-norte da Argentina e norte do Uruguai.
Estas nuvens estão associadas a um CCM, complexo convectivo de meso-estala, que está em crescimento naquela região, comuns no inicio da primavera, derivam da umidade e do calor associada ao vento, tem curta duração, hoje e amanhã.
Este sistema deixa esta segunda-feira com chuva e com trovoadas, pode ter chuva forte com ventanias em áreas isoladas.
Nesta segunda-feira tempo instável com pancadas de chuva com trovoadas, estas pancadas de chuva atravessam o estado durante a tarde e/ou noite, e poderemos ter chuva forte com ventanias em áreas isoladas. Temperatura máxima no estado entre 21/22°C.
Na capital hoje tem chuva do meio para o fim da tarde e temperatura em torno de 23°C, pode ter chuva e vento forte a exemplo do estado.
Na terça-feira tempo instável com chuva no inicio do dia em quase todo o estado, mas ainda pela manhã melhora, no oeste tempo seco e com temperaturas em elevação. Temperatura no estado variando entre 9°C e 24°C.
Na quarta-feira e na quinta-feira tempo seco e quente com nebulosidade variável. Temperatura no estado variando entre 9°C e 26°C na quarta-feira e entre 9°C e 28°C na quinta-feira.

Informações do INMET – 8° DISME sobre as temperaturas mínimas na região sul do Brasil na manhã desta segunda-feira:

TEMPERATURAS MÍNIMAS DE HOJE DIA 29 -set- 2008
Rio Grande do Sul
INTERIOR
6,5°C São José dos Ausentes
PORTO ALEGRE
16,1°C
Santa Catarina
INTERIOR
5,5°C Urubici
FLORIANÓPOLIS
16,3°C
Paraná
INTERIOR
9,8°C Inácio Martins
CURITIBA
12,1°C

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS

Bookmark and Share

Segunda-feira de muitas nuvens em SC

29 de setembro de 2008 0

A semana começa com tempo instável sobre SC. No oeste, onde o fim de semana foi de sol e tempo seco, já temos muitas nuvens como a imagem de satélite aqui do lado mostra. Nessa faixa do estado o dia será assim com nuvens e chuva que ocorre principalmente no final da tarde até podendo se de intensidade forte.

Nas outras regiões, como no litoral, o dia será muito parecido com ontem, já que começa com muitas nuvens e aberturas de sol com possibilidade de uma chuva passageira e isolada.

TERÇA-FEIRA COM CHUVA NOVAMENTE

Amanhã, as instabilidades do oeste tomam conta do estado que já começa o dia com muitas nuvens e chuva em todas as regiões.

No período da tarde a instabilidade diminui no oeste.

TEMPERATURAS MAIS ELEVADAS NO MEIO DA SEMANA

No período entre quarta e quinta teremos uma temperaturas um pouco mais elevada, sem grande calorão, mas em elevação.

Temperaturas mínimas de ontem e hoje ocorridas em SC.

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share

Temporais no sul do Brasil nesta segunda-feira

29 de setembro de 2008 0


Nas imagens de satélite da madrugada mostram uma nebulosidade intensa no centro-oeste e norte do RS, também centro-norte da Argentina e norte do Uruguai.
Estas nuvens estão associadas a um CCM, complexo convectivo de meso-estala, que está em crescimento naquela região, comuns no inicio da primavera, derivam da umidade e do calor associada ao vento, tem curta duração, hoje e amanhã.
Este sistema deixa esta segunda-feira com chuva e com trovoadas, pode ter chuva forte com ventanias em áreas isoladas.
Nesta segunda-feira tempo instável com pancadas de chuva com trovoadas, estas pancadas de chuva atravessam o estado durante o dia, e poderemos ter chuva forte com ventanias em áreas isoladas. Temperatura máxima no estado entre 21/22°C.
Na capital hoje tem chuva do meio para o fim da tarde e temperatura em torno de 20°C, pode ter chuva e vento forte a exemplo do estado.
Na terça-feira tempo instável com chuva no inicio do dia em quase todo o estado, mas ainda pela manhã melhora, no oeste tempo seco e com temperaturas em elevação. Temperatura no estado variando entre 9°C e 24°C.
Na quarta-feira e na quinta-feira tempo seco e quente com nebulosidade variável. Temperatura no estado variando entre 9°C e 26°C na quarta-feira e entre 9°C e 28°C na quinta-feira.
Na sexta-feira tempo instável, a chuva atinge o norte e nordeste do estado no decorrer do dia, acompanhada de trovoadas. Temperatura no estado variando entre 9°C e 28°C.
No sábado tempo instável com pancadas de chuva e possíveis trovoadas, estas pancadas de chuva atravessam o estado durante o dia. Temperatura no estado variando entre 8°C e 21°C.

No domingo tempo instável com chuva no inicio do dia, mas, fica seco no decorrer da tarde. Temperatura no estado variando entre 6°C e 21°C.

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS

Bookmark and Share

Temporais no sul do Brasil nesta segunda-feira

28 de setembro de 2008 1

Prognósticos para amanhã no sul

Nas imagens de satélite da tarde, há muitas nuvens espalhadas pelo Uruguai, leste, centro e norte da Argentina e também no oeste do RS. Estas nuvens estão associadas a uma frente fria que atravessa o RS nesta segunda-feira trazendo chuva com trovoadas, pode ter chuva forte com ventanias em áreas isoladas.

Tivemos pancadas de chuva na Bacia do Rio da Prata no domingo.

Nesta segunda-feira tempo instável com pancadas de chuva com trovoadas, estas pancadas de chuva atravessam o estado durante o dia, e poderemos ter chuva forte com ventanias em áreas isoladas. Temperatura no estado variando entre 9°C e 22°C.

Na terça-feira tempo instável com chuva no inicio do dia no nordeste e leste, mas ainda pela manhã melhora, nas demais regiões tempo seco e com temperaturas em elevação. Temperatura no estado variando entre 9°C e 26°C.

Na quarta-feira e na quinta-feira tempo seco e quente com nebulosidade variável. Temperatura no estado variando entre 9°C e 28°C na quarta-feira e entre 9°C e 29°C na quinta-feira.

Na sexta-feira tempo instável, a chuva atinge o norte e nordeste do estado no decorrer do dia, acompanhada de trovoadas. Temperatura no estado variando entre 9°C e 30°C.

No sábado tempo instável com pancadas de chuva e possíveis trovoadas, estas pancadas de chuva atravessam o estado durante o dia. Temperatura no estado variando entre 12°C e 24°C.

No domingo tempo instável com chuva no inicio do dia, mas, fica seco no decorrer da tarde. Temperatura no estado variando entre 10°C e 25°C.

Temperaturas extrems de domingo no sul do Brasil

Ventos -rajadas- no litoral do RS e na capital até as 16h de domingo

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS

Bookmark and Share