Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de outubro 2008

Termina o mês mais de chuvoso de 2008

31 de outubro de 2008 0

Chuva acumulada no mês de outubro 2008

Outubro de 2008 confirma o seu título de mês de mais chuvoso do ano. Isso acontece em função do retorno da umidade em direção ao Rio Grande do Sul que nos meses de inverno ficam impedidas de chegar ao Estado por conseqüência de uma intensa massa de ar seco no Brasil Central.

 

Analisando os dados de chuva do período, chama a atenção não somente os elevados volumes, que em algumas áreas superaram o dobro da média de todo o mês, mas também a freqüência em que a chuva ocorreu. Na maior parte das regiões foram mais de 15 dias com registro de chuva, sobretudo, na segunda metade do mês. No ano passado, o mês de outubro registrou pouco mais de 10 de chuva na maior parte das localidades gaúchas.

Em alguns municípios o acumulado diário superou os 100 mm, como foi o  caso de Cambará do Sul no dia 26 com 109,6 mm registrados pelo INMET em 24 hs. O maior acumulado ocorreu em Ibirubá no dia 6 de outubro com 139,8 mm em apenas um dia. Em Cruz Alta também no dia 26 choveu 115,4 mm.

Previsão para os próximos 15 dias:


A expectativa é de uma mudança no padrão atmosférico ao longo do mês de novembro. Essa é uma condição típica da época e sem a influência de El Nino e La Nina, aos poucos,as frentes frias sobem em direção ao Sudeste do país e, com isso, há uma redução na freqüência de chuva no Estado. (veja o mapa de previsao de chuva acada período de 5 dias no link abaixo) Associado a seqüência de dias de tempo seco, as ondas de calor ocorrem e lembram o verão que chega no dia 21/12 as 10h04. (veja a previsão de temperatura nmo link abaixo)É comum nesta época registrarmos temperaturas até mais elevadas do que o verão, geralmente antecedendo os temporais de primavera que ainda devem ocorrer em novembro, mas em menor freqüência do que o mês de outubro.

PREVISAO DE TEMPERATURA NA 1° QUINZENA DE NOVEMBRO

TEMPERATURA MAXIMA PROX 15 DIAS

Postado por Estael Sias/Porto Alegre

Bookmark and Share

Céu nublado para o jogo do Avaí!!!

31 de outubro de 2008 0

A semana em SC está terminando com tempo seco, sol e algumas nuvens na maior parte do estado. Hoje as nuvens estão muito no nordeste catarinense, ou seja, entre Florianópolis e Joinville devido a umidade que vem do mar.

 

A previsão para a Ilha de SC é de muita variação de nuvens que ora vão permitir aberturas de sol e ora céu mais nublado. Como a nebulosidade está mais para o lado de Joinville podemos até dizer que temos mais sol no sul da ilha do que no norte.

 

Bom, para o jogo de hoje as 20:30h contra a Ponte Preta a dica é levar um agasalho já que o vento sul vai soprar e a temperatura estará um pouco baixa.

O céu deverá estar nublado.

 

BOA SORTE AO AVAÍ!!!

 

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share

Adeus outubro!!

31 de outubro de 2008 0

Esse mês que termina hoje deixou uma forte característica: a chuva. Em todas as regiões do estado a chuva superou o normal esperado para outubro, sendo que em algumas cidades o acumulado foi o dobro do que é normal. Em algumas cidades tivemos recordes históricos, como foi o caso de São Joaquim e Indaial que desde o começo das observações nunca tinham registrando tanto chuva num mês de outubro, e olha que estamos falando de 1961 em São Joaquim e 1970 em Indaial.

 

Com tudo isso os problemas para a população só poderiam ser enormes. O estado já tem 13 cidades em estado de emergência com outros 5 municípios na expectativa de entrarem.

Os 13 já em estado de Emergência são:

Quilombo, Zortéa, Saudades, Descanso, Abelardo Luz, Galvão, Passos Maia, Iraceminha, São Domingos, Santiago do Sul, Serra Alta, Rio dos Cedros e Corupá.

 

O link abaixo é de uma matéria completa do Diario.com que mostra os problemas de SC:

 

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a2274782.xml

 

PREVISÃO DE MAIS CHUVA

Como vocês podem ver no post abaixo do Fernando, ainda tem volumes elevados de chuva previstos para os próximos dias em SC conforme a figura em destaque. No post ele fala da chuva forte para o norte do RS que também poderá ocorrer sobre SC ao longo do domingo, sobreutdo no oeste e serra.

SEGUE O ALERTA PARA A POPULAÇÃO!!!

Chuva ocorrida durante o mês de Outubro em SC

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share

Alerta!! chuva forte retorna ao RS.

31 de outubro de 2008 2

volume de chuva (mm) 31 out à 7 de nov

ALERTA DE CHUVA FORTE NO NORTE DO ESTADO.
 
Nos próximos dias as áreas de instabilidade que se formam no norte da Argentina voltam a provocar chuva forte no estado. Novamente os maiores volumes de chuva estão previstos para o norte do RS.
As pancadas de chuva acontecem principalmente entre este Sábado e o Domingo.  Na figura ao lado estão o volume de chuva previsto até a semana que vem. Chove no final de semana, seca o tempo no começo da semana, mas a chuva retorna novamente na próxima quarta-feira.

VIDEO – CHUVA FORTE NO FINAL DE SEMANA

Postado por FERNANDO NUNES, POA

Bookmark and Share

O tempo muda no fim de Semana.

31 de outubro de 2008 0

Dia começa mais frio e com nuvens em muitas regiões do RS
 
O dia começa com nebulosidade em parte do Estado, mas o ar seco ainda predomina, por isso o sol aparece no decorrer do dia e a temperatura deve chegar a 25°C em muitas regiões do estado.
 
A chuva retorna no final de semana.
 
No sábado as pancadas de chuva acontecem entre o oeste, o centro e o norte. No final do dia a chuva se desloca também para a região da serra e da capital, A tendência é que o tempo permaneça seco em parte do sul e da campanha gaúcha. Estas pancadas podem ser fortes, com trovoadas.
 
No domingo o tempo fica fechado com chuva em grande parte do RS. O sul do estado terá chuva rápida,,,,nesta região e também na fronteira com Uruguai a nebulosidade aumenta mas não ficará chovendo
 

Previsão Sexta

Postado por FERNANDO NUNES, POA

Bookmark and Share

Muitas nuvens e sol nessa sexta em SC

31 de outubro de 2008 0

As cidades do oeste, como Concórdia, poderão ter chuva forte novamente nesse fim de semana.

O mês de outubro que foi marcado por muita chuva, que chegou bater recorde histórico em algumas cidades catarinenses, termina com tempo mais seco. A presença do vento sul faz um ar seco predominar permitindo a presença do sol entre variação de nuvens ao longo do dia na maior parte do Estado. Na região de Joinville a nebulosidade ainda predomina devido a umidade vinda do mar que nos extremos do dia até pode provocar algum chuvisco e/ou chuva fraca bem localizada. Essa condição de instabilidade poderá ocorrer ao longo da noite também no sul catarinense.

O FRIO MARCOU PRESENÇA NO AMANHECER

As temperaturas começaram o dia um pouco baixas devido o vento sul que trouxe para a capital um amanhecer de 16ºC e de 12ºC em Chapecó. A exceção foi a região de Joinville onde a maior nebulosidade não deixou a temperatura baixar muito já que o dia começou com 19ºC.

O SEXTO FIM DE SEMANA DE PRIMAVERA VEM AÍ E SERÁ DE CHUVA NOVAMENTE

No sábado, o sol apareça entre nuvens na maior parte do estado ainda com maior nebulosidade ao amanhecer na região de Joinville e no oeste. Ao longo da tarde a nebulosidade aumenta em todas as regiões, sendo que no oeste já poderemos ter chuva novamente. Essa instabilidade estará presente em todas as regiões no domingo que será de muitas nuvens e chuva a qualquer hora, sendo que não se descarta novamente chuva forte e temporais isolados pelo interior do estado. O alerta para deslizamento de encostas e enchentes devido o nível dos rios permanece

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share

O sol retorna ao Rio Grande do Sul

30 de outubro de 2008 0

Última imagem de satélite/SOMAR METEOROLOGIA

A quinta-feira ainda começou com grande quantidade de nuvens nas áreas mais do norte gaúcho, mas aos poucos o ar seco invade o Estado pelo oeste e assim favorece o predomínio de sol.

Nas próximas horas, a expectativa é de tempo aberto nas áreas da metade oeste e com poucas nuvens nas demais áreas. A noite as temperaturas entram em declínio rapidamente e faz frio nas áreas da campanha e da Serra na próxima madrugada. De uma forma geral, as mínimas da sexta-feira oscilam entre 8°C na camopanha a 11°C na Grande Porto Alegre. Nos altos da Serra as mínimas chegam a 7°C. As máximas passam dos 25°C na Grande Porto Alegre.

MAR AGITADO APARTIR DE AMANHÃ

Um centro de alta pressão (com ventos que circulam no sentido anti-horário) posicionado no oceano deixa o mar agitado em todo o litoral gaúcho e aumentam a força dos ventos em toda a faixa leste, que inclui o litoral, a Grande Porto Alegre, Serra e cidades que ficam ao redor. As rajadas de vento passam dos 50 km/h em todo o leste gaúcho, sobretudo no período da tarde.As ondas passam de 1,5 metro no litoral norte.

Postado por Estael Sias/Porto Alegre

Bookmark and Share

Imagem impressionante da chuva em SC

30 de outubro de 2008 1

Que o mês de outubro está tendo muita chuva todo mundo já percebeu e nós já mostramos em dados essa condição por toda SC. No entanto, o vídeo gravado pela telespectadora da RBS TV Thais Fernanda Lima mostra a força da chuva na região de Rio do Ouro, em Quilombo, no Oeste.

 

 

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share

Muitas nuvens, mas pouca chuva em SC

30 de outubro de 2008 0

Chapecó. A cidade do oeste começou o dia com nevoeiros isolados.

O dia em SC terá predomínio de nuvens em todas as regiões. Porém, no geral, essas nuvens não estarão associadas a chuva  já que o vento sul, que irá predominar na maior parte das regiões, consegue manter as nuvens mais carregadas do PR ao centro do Brasil. O sol aparece em algumas aberturas durante o dia, mas sempre com muitas nuvens que no norte do estado podem provocar chuva devido a aproximação com as instabilidades do estado vizinho.

É importante destacar que alguns nevoeiros se formam nessa manhã e as vezes provocam chuviscos isolados, mas que devem diminuir ao longo do dia. Porém, à noite quando a umidade aumenta essa condição poderá voltar a se repetir em algumas regiões.

A SEXTA FEIRA SERÁ BEM PARECIDA COM HOJE

Amanhã, o tempo não deverá mudar muito. As nuvens continuam predominando e o sol aparecendo apenas em algumas aberturas. Não se descarta nevoeiros que possam se transformar em chuviscos nos extremos do dia na faixa leste, sobretudo no litoral norte.

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share

Outubro chuvoso conforme dados do INMET

29 de outubro de 2008 0


O Instituto Nacional de Meteorologia fez um levantamento dos volumes de chuva das localidades onde o Instituto possui estações de coleta de dados. O resultado do levantamento é surpreendente e identifica as áreas onde a chuva foi mais frequente e forte com volumes muito acima da média esperada para todo o mês de outubro. Veja dados da  tabela:

Chuva nas Estações Meteorológicas do INMET no RS no mês de OUT até hoje:

 

Município

Total de chuva de 1° a 29 de OUT

Média de OUT

% da Média

Bagé

98,9 mm

130,7 mm

76%

Bom Jesus

301,0 mm

144,3 mm

206%

Caxias do Sul

273,9 mm

151,6 mm

181%

Cruz Alta

367,4 mm

185,6 mm

198%

Encruzilhada do Sul

145,1 mm

127,2 mm

114%

Irai

333,7 mm

175,4 mm

190%

Lagoa Vermelha

282,9 mm

154,0 mm

184%

Passo Fundo

327,1 mm

167,1 mm

196%

Porto Alegre

219,5 mm

114,3 mm

192%

Rio Grande

33,5 mm

97,8 mm

34%

Santa Maria

255,3 mm

145,9 mm

175%

S. Vitória do Palmar

13,3 mm

87,1 mm

15%

S. do Livramento

184,3 mm

122,0 mm

155%

São Luiz Gonzaga

468,9 mm

197,7 mm

237%

Torres

172,5 mm

123,6 mm

140%

Uruguaiana

236,2 mm

165,3 mm

143%

Postado por Estael Sias/Porto Alegre

Bookmark and Share