Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de novembro 2008

Instabilidade avança pelo RS

30 de novembro de 2008 0

A imagem de satélite mostra em verde e amarelo as áreas mais vulneráveis a pancadas de chuva neste instante. nas proximas horas essa instabilidade aos poucpos avança para o leste a atinge também a Serra e a Grande Porto Alegre.

Até o momento já houve registro de chuva em Livramento onde choveu 30 mm, em Bagé onde choveu 23 mm e rajadas de vento de aproximadamente 80 km/h. Em Rio Grande choveu 5 mm e em Cruz Alta choveu pouco mais de 4 mm com declínio de 10 graus na temperatura em menos de 1 hora. As rajadas atingiram 60 km/h.

PREVISAO PARA O COMEÇO DA SEMANA

O mês de dezembro começa trazendo alívio ao calor intenso que predominou na segunda quinzena de novembro e ao tempo seco que causou falta de chuva em áreas do sul. No oeste a chuva ocorre, mas ainda não em volumes suficientes para restabelecer a umidade do solo.
 
A semana começa com tempo instável por praticamente todo o Rio Grande do Sul por conta do avanço de uma nova frente fria associada a áreas de instabilidade. Em algumas áreas as instabilidades da madrugada podem trazer transtornos para o começa da semana dos gaúchos. Há risco de temporais isolados, sobretudo nas áreas do centro/leste. Ao longo do dia o sol volta a parecer nas áreas do oeste do Rio Grande do Sul e, com isso, as temperaturas se elevam, mas sem previsão de calor extremo. Durante o dia a instabilidade atua mais no leste do Estado com previsão de céu nublado e pancadas de chuva a qualquer hora. Em razão disso, as temperaturas sobem menos nessas áreas.

Postado por Estael Sias/POA

Bookmark and Share

A Lestada Mantém o Tempo Instável em parte de SC.

29 de novembro de 2008 0


 

O tempo segue com grande variação neste sábado e também no domingo no leste de Santa Catarina. A imagem mostra muita nebulosidade nesta parte do Estado.  A faixa que compreende parte da Serra, Florianópolis, Vale até o Norte ainda terá chuva intercalando com períodos em que o sol aparece. Isto ocorre pela ação dos ventos de leste que jogam umidade para o litoral o que forma esta nuvens de chuva. O Oeste, Centro e Sul o tempo seco e sol predominam e faz calor nestas regiões. Na tarde a máxima em Florianópolis será vinte cinco e também em Joinville.

Postado por glauco freitas

Bookmark and Share

O calor continua no fim de semana

29 de novembro de 2008 0

Última imagem de satélite/SOMAR METEOROLOGIA

As imagens de satélite mostram forte instabilidade atuando no norte da Argentina que favorece o aumento de nuvens na fronteira oeste e sul do Rio Grande do Sul. Na maior parte do Estado o que predomínio é o céu limpo por influencia de um ar mais seco. No litoral os ventos sopram do quadrante norte com rajadas de 40 a 50 km/h. O dia começa abafado mais uma vez e de acordo com a leitura do INMET das 5h00 os termômetros registravam 12,7°C em Ausentes, 21°C em Santa Maria, 24,6°C em São Borja, 25,5°C em Quaraí, 18°C em Tramandaí, 21,1°C em Jaguarão, 17,4°C em Canguçu e na capital 20,4°C.
Nas próximas horas, o sol brilha forte em todo o território gaúcho e mantém o calor intenso dos últimos dias. Os ventos que sopram do quadrante norte intensificam a sensação de abafamento. Não se descarta alguma chuva rápida e isolada nas faixas sul e oeste do Estado por conta da instabilidade nos países viinhos. Temperaturas hoje passam dos 37°C no interior e na Grande Porto Alegre oscilam entre 33 e 35°C. Os índices ultravioletas atingem valores extremos e por isso o uso do filtro solar se torna indispensável.
No domingo, o sol predomina na maior parte do dia e mantém o calor intenso no Estado, mas o tempo começa a mudar. A previsão é de que entre a tarde e a noite, aos poucos a instabilidade avança pelo oeste de forma isolada e entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira a chuva se espalha por todo o Rio Grande do Sul. Há risco de temporais.

Postado por Estael Sias/Porto Alegre

Bookmark and Share

Tempo instável na despedida do Avaí da Série B!

28 de novembro de 2008 0

Como diz o nosso colega Mario Motta, apresentador do Jornal do Almoço, a vida continua. As atenções estão nesse momento todas voltadas para os sérios problemas enfrentados no Vale do Itajaí, mas mesmo assim, vamos trazer informações do tempo para o torcedor do Avaí que tem o jogo amanhã à tarde na Ressacada… até porque tem uma campanha de arrecadação de alimentos para os flagelados.

 

O jogo é contra o São Caetano e começa as 16h20min. A previsão é de tempo instável bem como vem ocorrendo na Ilha durante essa semana. Novamente amanhã o sol consegue aparecer, mas em meio uma grande variação de nuvens que ainda pode trazer pancadas de chuva intercalada com o sol.

 

As temperaturas seguem estáveis na casa dos 24 a 26ºC durante à tarde.

 

BOA SORTE AO AVAÍ!!

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share

A semana termina com tempo instável no leste de SC

28 de novembro de 2008 0

A cidade de Joinville amanheceu com chuva fraca novamente.

A sexta-feira em SC tem tempo instável predominando novamente no leste do estado. As condições dos últimos dias, onde a chuva ocorreu intercalada com aberturas de sol, segue no dia de hoje entre o litoral e o Vale do Itajaí ainda pelo fato dos ventos estarem soprando de leste/nordeste carregados de umidade vinda do mar. Nas cidades entre o centro e o oeste, o dia terá maior variação de nuvens que nos últimos dias, mas com o sol ainda aparecendo com temperaturas altas próximas dos 30ºC.

FIM DE SEMANA COM TEMPO INSTÁVEL

As alterações previstas são pequenas já que teremos novamente a faixa leste de SC com muita variação de nuvens que hora permitem a presença do sol e hora provocam pancadas de chuva. No oceano, finalmente o ar frio irá se afastar par ao alto mar deixando de influenciar o tempo depois de um longo período. No entanto, o problema é que teremos com isso a entrada de um outro sistema, chamado de baixa pressão, que irá manter os ventos de leste que não deixam o tempo mudar muito no fim de semana.

ALERTA A POPULAÇÃO

Destacamos que o tempo instável vai continuar ocorrendo durante a semana que vem. Para esse período há previsão de chuva para todo o estado, incluindo o Vale do Itajaí que foi a região mais atingida. Portanto, é importante as pessoas ainda ficarema atentas ao tempo e seguir as recomendações da Defesa Civil.

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share

Calor se mantém forte no RS

28 de novembro de 2008 0

Última imagem de satélite /SOMAR METEOROLOGIA

Chove rápido e isolado no fim do dia

As imagens de satélite mostram um aglomerado de nuvens nas áreas do norte gaúcho, com nuvens mais carregadas, entre Passo Fundo e Erechim. Não se descarta alguma chuva isolada nessas áreas. Na metade oeste o tempo está seco e praticamente sem nuvens. Nas demais áreas há registro de algumas nuvens baixas sem potencial de chuva. A sexta-feira começa abafado em vários pontos e de acordo com a leitura do INMET das 5h00 os termômetros registram 22°C em Alegrete, 19,7°C em Livramento, 22,9°C em Uruguaiana,  21,5°C em Frederico Westhphalen, 15,6°C em Vacaria, 18°C em Tramandaí, 20,8°C em Rio Grande, 16,2°C em Canela e 20,1°C em Porto Alegre. No litoral as rajadas de vento oscilam entre 40 e 50 km/h.

Nas próximas horas, o sol predomina e as temperaturas entram em rápida elevação. O Rio Grande do Sul está sob o domínio de uma massa de ar quente e seco que aos poucos está tendo um aumento da umidade. Por isso, o ar mais úmido associado a temperaturas elevadas favorece a formação de nuvens de chuva com previsão de pancadas isoladas de chuva no Estado. O potencial maior se concentra nas áreas do sul, oeste e nordeste gaúcho incluindo a Serra, o litoral norte e até mesmo a Grande Porto Alegre. Não descarta algum temporal isolado com fortes rajadas de vento, descargas elétricas e até granizo isolado. As máximas hoje atingem os 37°C em alguns pontos do oeste e oscilam  entre 32 e 35°C na Grande Porto Alegre.

No fim de semana, uma frente fria que hoje leva chuva forte e temporais para a Argentina aos poucos avança em direção ao Rio Grande do Sul e, por isso, o sábado será de tempo muito abafado e com chuva isolada nas áreas da metade sul. No domingo, o tempo muda mais significativamente entre a tarde e a noite com a chegada da frente fria na madrugada de segunda-feira. No início da semana que vem por influência deste sistema o tempo fica instável até a quarta-feira e com isso o calorão que predominou durante esta semana será amenizado com máximas que irão oscilar entre 26 e 28°C na maior parte das regiões.

Postado por Estael Sias/Porto Alegre

Bookmark and Share

Chuva moderada novamente no Vale do Itajaí

27 de novembro de 2008 0

Blumenau/Adriana Franciosi
 

No período entre ontem e hoje de manhã voltamos ter chuva representativa nas áreas do leste de SC. Os ventos úmidos que sopram do mar associado as aberturas de sol, que aumentaram a evaporação na atmosfera, deram origem a nuvens mais carregadas que atingiram o litoral e o Vale do Itajaí.

Segundo a Epagri/Ciram no período entre ontem de manhã e hoje de manhã tivemos chuva na casa dos:

 

22,0 mm em Florianópolis;

20,1 mm em Itajaí;

16,2 mm em São Francisco do Sul;

36,6 mm em Balneário Camboriú;

Em Blumenau, onde temos mais de uma estação pela cidade, foi registrado 22,2 mm num ponto e 60,8 mm em outro ponto da cidade.

 

Salientamos que as chuvas de Blumenau e Balneário são representativas já que a média normal de novembro na região varia entre 130 a 150 mm, ou seja, tivemos chuva em torno de 20 a 40%. Lembrando que por tudo que choveu, essa instabilidade acaba tendo impacto ainda maior na região que normalmente teria.

Os dados de Blumenau são exemplos da distribuição irregular da chuva que teremos a partir de agora, ou seja, numa mesma cidade poderemos ter chuva com intensidade diferente.

 

PREVISÃO DO TEMPO PARA A REGIÃO

 

            Salientamos que a chuva deverá continuar ocorrendo entre hoje e amanha no litoral e Vale do Itajaí no geral na casa dos 30 mm. No entanto, a distribuição é muito irregular, ou seja, algumas cidades podem ter menos que isso e outras um pouco mais. Isso ocorre pelo tipo de sistema que provoca a instabilidade que é a ação dos ventos úmidos que sopram do mar que ao encontrarem a barreira natural, morros e a serra geral, se elevam na atmosfera trazendo a chuva que intercala com aberturas de sol.

Essa condição de sol em determinados momentos acaba prejudicando por um lado já que a radiação enviada, fig. 1, aumenta a evaporação, fig. 2, ajudando a intensificar as nuvens, fig. 3, que provocam chuva intercalada com sol, fg. 4. Essa condição normalmente final de tarde ou ao longo da noite.

Fig. 1

Fig. 3

Fig. 2

Fig. 4

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share

Instabilidade não alivia o leste de SC

27 de novembro de 2008 0

Na capital catarinense as últimas 24hs foram de chuva na casa dos 21 mm, segundo os nossos colegas da Epagri./Giovani Cordoni

A faixa leste do estado ainda terá instabilidade ao longo dessa quinta-feira pela ação dos ventos úmidos que continuam soprando do mar em direção a costa. Esse comportamento traz mais um dia onde a nebulosidade será variável hora permitindo aberturas de sol e hora provocando chuva entre o litoral e o Vale do Itajaí. Infelizmente a chuva um pouco mais concentrada entre o Vale e o litoral norte. Nas outras regiões do estado, o sol aparece entre nuvens com o tempo mais seco, em especial no oeste, onde os termômetros ficam próximos dos 30ºC. Nas outras regiões, máximas não tão altas na casa dos 24 a 26ºC.

PRÓXIMOS DIAS COM SOL, MAS AINDA COM INSTABILIDADE NO LESTE

A previsão para sexta-feira e sábado ainda é de tempo instável na faixa entre o Vale do Itajaí e o litoral que terão variação de nuvens, aberturas de sol e até um período maior de tempo seco. Isso ocorre porque aos poucos nesse período o ar frio do oceano, que gera os ventos úmidos, vai se afastando para o alto mar. Porém, ainda não se pode descarta uma chuva, só que no geral fraca e em momentos mais curtos dos dois dias e muito concentrada no litoral.

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share

Instabilidade isolada e muito calor para hoje

27 de novembro de 2008 0

Última imagem de satélite /SOMAR METEOROLOGIA

As imagens de satélite desta manhã mostram céu nublado na metade oeste do Rio Grande do Sul, mas com baixo potencial de chuva. Nas demais regiões, o céu está limpo sob domínio do ar mais seco. Em relação as temperaturas as estações do INMET estão inoperantes, mas de acordo com os dados dos aeroportos o dia começa com 20°C em Santa Maria, Canoas e Porto Alegre. Ontem a máxima no Estado ocorreu em Uruguaiana com termômetros na marca dos 37,6°C. Na capital a máxima alcançou 32,6°C.

Nas próximas horas, a nebulosidade persiste sobre as áreas do sul gaúcho e, com isso, as temperaturas sobem menos em algumas localidades, porém o calor segue intenso. Nessas áreas chove de forma isolada e passageira. Entre a Serra, litoral e Grande Porto Alegre a nebulosidade aumenta no período da tarde com chance de instabilidade isolada nessas regiões. As temperaturas atingem 37°C no interior e 32/35°C na Região Metropolitana.

Postado por Estael Sias/Porto Alegre

Bookmark and Share

Instabilidades atuam no Rio Grande do Sul

26 de novembro de 2008 0
 
O forte calor associado a entrada de áreas de instabilidades pelo oeste podem favorecer pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados no meio oeste gaúcho nas próximas horas. Podemos visualizar as instabilidades se deslocando de forma isolada pelo estado na imagem de satélite. 
Até o momento  temos regsitro de forte calor em várias localidades.
Uruguaiana: 37,2 ºC
Alegrete: 36,6ºC
Quaraí: 35,2ºC
São Borja: 35,2ºC
Santa Maria: 34,2 ºC
Porto Alegre: 32,2 ºC
 

Postado por Cátia Valente – Porto Alegre

Bookmark and Share