Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 24 dezembro 2008

Ar mais seco atua na maior parte do RS

24 de dezembro de 2008 0

Última imagem de satélite

De acordo com as últimas imagens de satélite a massa de ar seco já atua nas áreas do centro, oeste e sul do Estado, regiões onde o sol já retornou durante a tarde desta quarta-feira. Já no nordeste gaúcho incluindo aí a Serra, litoral norte e trechos da Grande Porto Alegre (áreas em amarelo,azul e verde) a instabilidade ainda é presente e causa pancadas de chuva. As temperaturas hoje ficaram próximas dos 30°C em Uruguaiana, Santa Maria, Iraí e Pelotas.

Em relação aos volumes de chuva de acordo com a medição das estações convencionais do INMET até as 10h00 da manhã de hoje choveu 58,6 mm em Ibirubá, 49 mm em Cambará do Sul, 32 mm em campo Bom, 30 mm em Caxias do Sul, 23 mm em Bom Jesus.

Nas próximas horas, a tendencia é do ar mais seco se espalhar por praticamente todo o Rio Grande do Sul com redução da chuva no Estado. Apenas nas áreas de divisa com SC a instabilidade permaece até a madrugada de quinta-feira. A partir de quinta-feira o tempo seco retorna ao RS e permanece assim até o fim de semana.

A central de meteorologia deseja um FELIZ  NATAL a todos os nosso leitores, ouvintes e telespectadores!

Postado por Estael Sias/Porto Alegre.

Chove em boa parte das regiões

24 de dezembro de 2008 0

Última Imagem de satélite/SOMAR METEOROLOGIA

As últimas imagens de satélite mostram a presença de muitas nuvens associadas a chuva  (mancha amarela, azul e verde da imagem) em boa parte das regiões. De acordo com as medições das estações automáticas do INMET choveu forte em alguns pontos do Estado com volumes expressivos de chuva. Acompanhe na tabela abaixo alguns volumes de chuva acumulados nesta manhã de quarta-feira:

Localidade
Acumulado de chuva (mm)
Santa Rosa
1,6
Santo Augusto
8,2
Bento Gonçalves
5
Rio Pardo
24,4
Porto Alegre
3,2
Canela
2,2
Camaquã
10
Canguçu
24,4
São Luiz Gonzaga
5,4
São Borja
26,8
Alegrete
5,8
Caçapava do Sul
3,2
Cruz Alta
3,2
Bagé
2,8

 Em São Borja choveu 22 mm em apenas 1 hora o que corresponde a 21% da média esperada para todo o mês de dezembro. Em Rio Pardo choveu mais forte por volta das 10h00 da manhã com 12 mm em 1hora o que corresponde a mais de 10% da média de todo o mês.

Nas próximas horas, estas instabilidades se deslocam no sentido sudoeste/nordeste e, com isso, a chuva atinge com mais força as localidades do norte, incluindo a Serra, as Missões e a divisa com SC nas próximas horas. Ao longo da tarde o tempo permanece instável mesclando céu nublado, aberturas de sol e pancadas de chuva. Com as aberturas de sol as temperaturas voltam a subir.

Postado por Estael Sias/Porto Alegre

A FRENTE FRIA MUDA O TEMPO EM SC

24 de dezembro de 2008 1

    Mas antes disso, o sol predomina e o ar fica bastante abafado. Este sistema que avança pelo mar gera áreas de instabilidade pelo Estado. Em alguns pontos como mostra a imagem de satélite pelas cores em laranja já ocorre algumas pancadas como no Oeste. Da grande Florianópolis ao Norte o sol segue aparecendo pelo menos até o meio da tarde. Quando áreas de instabilidade que pertencem à frente começam provocar chuva. Por isso, quem quer fazer atividades ao ar livre é bom aproveitar as próximas horas. O vento se encontra fraco de Norte e muda de direção e, passa para Sudeste no decorrer da tarde.  E a dica é usar protetor solar, porque a radiação se encontra alta por todo Estado.
    No mar, segue com uma ondulação fraca. Então a altura das ondas fica com meio metro na maioria das praias. A temperatura da água está morna em diversas praias, já as do Sul da ilha a água está gelada.

Postado por GLAUCO FREITAS

Tempo instável nesta quarta-feira

24 de dezembro de 2008 0

Última imagem de satélite/SOMAR METEOROLOGIA

As imagens de satélite mostram que a nebulosidade predomina em boa parte do Rio Grande do Sul associado a chuvas esparsas nas faixas leste e norte. De acordo com as estações automáticas do IMMET não houve registro de chuva expressiva pelo Estado nesta madrugada. Em relação as temperaturas a quarta-feira começa com 20,1°C em Cruz Alta, 21,3°C em Porto Alegre, 20,9°C em Alegrete, 18,3°C em Torres e em Canela, 22°C em Santa Maria, 19,1°C em Erechim e 20,4°C em Bagé.

Nas próximas horas, a instabilidade se mantém sobre o Rio Grande do Sul e, com isso, as nuvens continuam em grande quantidade, sobretudo, nas áreas da metade norte. Há previsão de pancadas de chuva a qualquer hora e não se descarta alguma chuva mais intensa de forma isolada em pontos da Grande Porto Alegre e Serra. O dia será quente nas áreas do sul e oeste onde o sol aparece mais. Nas áreas do norte e leste as máximas ficam mais baixas em relação aos últimos dias. Máximas na Grande Porto Alegre de 29°C e no interior do Estado passam de 33°C.

Nos próximos dias, o ar passa a predominar no RS e, com isso, a previsão é de dias ensolarados no interior do Estado e com poucas nuvens nas áreas do leste. A amplitude térmica aumenta e as manhãs não serão mais tão abafadas e pelo contrário faz um friozinho com mínimas na Serra em torno de 10°C. Por outro lado, o calor da tarde se mantém e aumenta gradativamente até o fim de semana.

Postado por Estael Sias/Porto Alegre