Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de dezembro 2008

Calor Traz chuva ao nordeste do RS

31 de dezembro de 2008 0

Massa de ar seco domina o estado nesta quarta-feira.
No entanto, nas áreas junto da divisa com SC, áreas junto aos rios Uruguai e Pelotas, terão algumas pancadas de chuva no fim da tarde e/ durante a noite, também atinge o planalto médio de forma isolada, a serra praticamente toda, no litoral norte com chuva no fim da tarde e durante a noite, e chance de chuva também em municípios da capital e área da região metropolitana.
Estas pancadas virão de áreas de instabilidade em função do calor úmido que se estende do PR e SC em direção ao norte e nordeste do RS.
 
Para a quarta-feira no RS tempo instável com pancadas de chuva no fim da tarde/noite no nordeste e partes do norte. Na metade sul, oeste e área central tempo seco e quente a tarde
Temperatura no RS a tarde entre 35/36°C.
Na capital tempo seco na maior parte do dia, chance de chuva a noite.
Temperatura a tarde entre 31/32°C.
 
Na quinta-feira no RS segue instável a tarde no nordeste do RS, nas demais partes seco e quente.
Temperatura no RS entre 15°C e 33°C.
Na capital ainda com pancadas de chuva no fim da tarde.
Temperatura no RS entre 23°C e 28°C.
 
Na sexta-feira e no sábado tempo seco instável com pancadas de chuva e chance de trovoadas, pode ter chuva forte principalmente na sexta-feira na metade norte do RS. A temperatura cai e faz um pouco d frio nos dois dias especialmente junto ao litoral norte. Temperatura no RS entre 15°c e 23°C na sexta-feira e entre 9°C e 29°C no sábado.
 
No domingo ainda tem chuva no litoral norte, mas melhora no decorrer do dia, nas demais partes tempo seco diminuindo a quantidade de nuvens. Temperatura no RS entre 9°C e 31°C.
 
Informações do INMET – 8° DISME sobre as temperaturas mínimas na região sul do Brasil na manhã desta quarta-feira:
 
No PR e em SC da tarde para a noite nebulosidade e pancadas esparsas de chuva. Tem pancadas de chuva junto ao litoral dos dois estados na noite da ‘virada’. Por causa da umidade temperaturas amenas nos dois estados a noite.
 
TEMPERATURAS MÍNIMAS REGISTRADAS HOJE DIA 31-dez-2008
 
Rio Grande do Sul
INTERIOR
11.7°C São José do Ausentes
PORTO ALEGRE
18.4°C
Santa Catarina
INTERIOR
8.0°C Urubicí
FLORIANÓPOLIS
19.7°C
Paraná
INTERIOR
12.6°C Clevelândia
CURITIBA
14.4°C
 

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS

Bookmark and Share

2008 termina com abafamento em SC

31 de dezembro de 2008 0

Um dos pontos altos da virada de ano em SC são os fogos na Capital.
 

Nessa quarta-feira a presença de uma massa de ar quente e úmido de origem tropical traz temperaturas elevadas mesmo com a pouca presença do sol em SC. Os termômetros devem variar entre 28 e 30ºC na maior parte do interior e entre 26 e 28ºC no litoral.

O dia terá predomínio de nuvens e algumas aberturas de sol nas cidades entre a serra, Vale do Itajaí e litoral, ficando as cidades do oeste e meio oeste com predomínio maior do sol. A combinação do abafamento com a umidade elevada deixa o tempo instável com possibilidade de chuva passageira na faixa leste.

 

NOITE DA VIRADA

 O tempo estará instável em todo o estado e por isso não se descarta chuva entre a serra e o litoral passando pelo Vale do Itajaí, mas mais propício antes da meia-noite, visto que ao longo da madrugada o tempo vai ficando mais seco.

Salientamos que a instabilidade terá felizmente duas características que ajudam as festas ao ar livre:

 

- Irregularidade na distribuição: chove numa cidade e não passa de aumento de nuvens no município vizinho;

- Passageira: a instabilidade ocorrendo será em momentos, ou seja, intercala com períodos secos, apenas com nuvens.

 

 2009 COMEÇA ABAFADO E COM TEMPO INSTÁVEL

 Para o primeiro dia de 2009 a previsão é de pouca alteração em relação a hoje, ou seja, teremos um dia abafado com muitas nuvens, algumas aberturas de sol e possibilidade de chuva irregular e passageira no final do dia.

 

ALERTA PARA A POPULAÇÃO CATARINENSE

 A Central RBS de Meteorologia chama atenção para sexta-feira e sábado no estado.

A formação de um centro de baixa pressão no sul do Paraguai que irá se deslocar por SC de oeste para leste traz para esses dois dias previsão de muitas nuvens e chuva que na sexta-feira poderá ser forte no oeste e meio oeste e no sábado no Vale do Itajaí e litoral.

 

DESTACAMOS QUE:

 

- Para o oeste, essa chuva representativa poderá ajudar a minimizar os prejuízos da estiagem;

- No Vale do Itajaí e litoral, a chuva poderá trazer novos transtornos a população devido a forte intensidade e pelo fato do solo da região ainda permanecer saturado, ou seja, extremamente úmido.

FELIZ 2009!!!!

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share

Boas notícias para quem vive a estiagem em SC

30 de dezembro de 2008 0

Os primeiros dias de 2009 reservam boas notícias para o oeste catarinense. A expectativa é que no final do dia 1º de Janeiro e principalmente no dia 2, sexta-feira próxima, tenhamos a presença de nuvens carregadas trazendo chuva significativa para a região devido a formação de um centro de baixa pressão no sul do Paraguai que irá avançar para SC cruzando todo o estado.

 

Claro que essa não é boa notícia para o litoral do estado que terá na sexta-feira um dia muito ruim para a região.

 

Nesse link:

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a2351422.xml

temos informações da colega Francine Cadore do Diário Catarinense que mostram a grande preocupação com a pouca chuva e as perdas na agricultura do oeste catarinense.

 

PREVISÃO DE CHUVA

No mapa em anexo temos os volumes de chuva previstos para os próximos dias. Observem que a chuva mais forte no sul do Brasil irá ocorrer no Paraná. Assim em SC, a chuva será mais representativa no norte. O mapa mostra o volume previsto de chuva de hoje até sábado, mas boa parte dessa instabilidade ocorre na sexta-feira.

Chuva prevista de hoje até sábado.

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share

Temperaturas diminuem um pouco em SC

30 de dezembro de 2008 0

Joinville amanheceu com temperatura de 22ºC

A terça-feira terá sol e variação de nuvens em todas as regiões com temperaturas menores em relação ao forte calor ocorrido ontem. A ação do vento sul faz as temperaturas hoje à tarde não passarem muito da casa dos 25 a 27ºC na maior parte das cidades. Na faixa leste, não se descarta no final do dia uma chuva isolada, mas a possibilidade é pequena.

DIA 31 DE DEZEMBRO DE 2008

Para o último dia do ano, a previsão é de sol e temperaturas em elevação se aproximando da casa dos 27 a 29ºC. No entanto, entre a tarde e início da noite não se descarta chuva entre a serra e o litoral devido o aquecimento, mas a princípio nada que possa estragar muito a noite da virada, pois a distribuição será irregular, ou seja, chovendo numa parte e em outra próxima, não. A tendência é que essa instabilidade ocorra antes da meia noite, diminuindo e até parando na virada, sobretudo na madrugada do dia 1º de Janeiro.

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share

A terça-feira começa com frio na campanha

30 de dezembro de 2008 0

Última imagem de satélite/CPTEC/INPE

As imagens de satélite mostram poucas nuvens atuando no Estado mais concentradas nas áreas do norte gaúcho. Uma massa de ar frio atua entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai e por isso o amanhecer é gelado em alguns pontos do sul do Estado. De acordo com a última leitura das estações automáticas das 5h00 do INMET faz frio na campanha e o dia começa com 8,4°C em Bagé. Em Jaguarão o dia começa com 10,1°C, em Livramento faz 10,5°C, em Rio Grande 11,6°C, 10,3°C em Canguçu, 14,5°C em Santa Maria, 19,3°C em Santa Rosa,15,7°C em Alegrete e em São Borja, 13,1°C em vacaria, 19,1°C em Porto Alegre13,2°C em Canela e 15,8°C em Cruz Alta.

Nas próximas horas, a massa de ar seco continua influenciando o tempo no Estado e, por isso, o sol aparece desde as primeiras horas do dia em todas as regiões. Ao longo da terça-feira o tempo fica aberto nas áreas da metade sul e com poucas nuvens nas demais regiões. Durante a tarde, os mapas de previsão indicam que os ventos sopram com mais força e as rajadas devem ultrapassar os 50 km/h em boa parte das regiões. As temperaturas máximas hoje ficam mais amenas em relação aos últimos dias por conta do vento mais frio que sopra do quadrante sul. As máximas no Estado ficam em torno dos 32°C no interior e dos 26/28°C na Grande Porto Alegre.

Postado por Estael Sias/Porto Alegre

Bookmark and Share

Últimas chuvas de 2008 trazem alívio

29 de dezembro de 2008 0

arquivo ZH

Com base nos dados das estações do INMET o último mês de 2008 registrou uma certa recuperação em relação as chuvas em comparação com o mês de novembro. Por outro lado, sabemos que fazer a análise de um dado mensal é sempre muito periogoso. De uma forma geral, essas chuvas foram distribuídas em poucos dias (irregularidade) e mesmo que uma localidade tenha registrado elevados volumes esse dado nem sempre representa toda aquela região (mal distribuição) afinal é verão e as chuvas desta época são irregulares e mal distribuídas, o que explica em parte tantos municípios em situação de emergência. Digo em parte porque em vários localidades do sul não chove de forma mais signficativa desde o mês de setembro.

Ao longo de dezembro, as chuvas foram mais frequentes e ocorreram em maior volume nas áreas da Serra, da Grande Porto Alegre e a surpresa: em Santa Vitória do Palmar o acumulado de chuva até hoje já ultrapassou a média de todo o mês o que não ocorria desde o mês de agosto. A média na cidade é de 94 mm e até agora choveu 95,9 mm distribuidos em 10 dias de chuva. Em novembro choveu apenas em 2 dias dos 30.

Nas localidades da Região Metropolitana durante o mês de novembro não choveu mais do 20 mm em muitas áreas. Já em dezembro as chuvas passaram de 100 mm e passaram da média em Porto Alegre e Campo Bom.  (veja link no fim do post com os volumes de chuva no RS)

Nas áreas mais afetadas, sobretudo no noroeste, apesar das chuvas continuarem abaixo da média no total mensal, durante o mês de dezembro a quantidade de dias de chuva foi maior e os volumes também tiveram um pequeno aumento.

* Nas tabelas abaixo as linhas amarelas representa que a chuva foi abaixo da média.

* A linha de cor verde significa que choveu dentro da média

* e a linha azul representa que choveu acima da média.

Acumulado de chuva no mês de dezembro

Acumulado de Chuva no mês de novembro

Postado por Estael Sias/Porto Alegre

Bookmark and Share

Tarde de sol, nuvens e chuva isolada

29 de dezembro de 2008 0

Última imagem de satélite/SOMAR METEOROLOGIA

A passagem de uma frente fria pelo oceano deixou o tempo instável desde a madrugada com registro de pancadas de chuva em pontos do leste e norte do Estado. Na maior parte das estações automáticas do INMET não houve registro de chuva significativa, exceto Rio Grande onde choveu 14 mm. Na maior parte das localidade a frente fria mais desenvolveu nuvens do que chuva. As rajadas de vento ocorreram com forte intensidade em algumas áreas como foi o caso de Chuí com 62km/h pela manhã. Na campanha também ventou forte com rajadas de mais de 50 km/h. No litoral também o dia começou com vento forte de mais de 50 km/h.

Por outro lado, o aumento da umidade e das nuvens ajudaram a amenizar a sensação de calor do últimos dias, sobretudo, nas áreas da metade leste. De acordo com a última medição do INMET das 13h00 os termômetros registravam 33,6°C em, São Luiz Gonzaga, 29,8°C em Quaraí, 30,5°C em Cruz Alta, 31,1°C em Santa Maria, 28,7°C em Palemira das Missões, 32,8°C em Santa Rosa, 28,2°C em Soledade, 29,6°C em Porto Alegre e 30,5°C em Tramandaí.

Nas próximas horas, as temperaturas ainda sobem um pouco mais em todo o Estado com o predomínio de sol. O calor associado a umidade elevada e a presença das nuvens pode dar origem a pancadas isoladas de chuva, principalmente, nas áreas da metade norte do Estado, inclusive na Grande Porto Alegre. Não se descarta algum temporal de forma isolada nesses pontos, acompanhados de raios, rajadas de vento e chuva localmente forte.

 

Veja na Zerohora.com a chuva que atingiu a capital por volta das 14h50 desta tarde:zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp

Postado por Estael Sias/Porto Alegre

Bookmark and Share

Sol e muito calor em SC

29 de dezembro de 2008 0

A última segunda-feira de 2008 será marcada pelo forte calor. O sol predomina na maior parte do dia e junto com o domínio de uma massa de ar quente faz a temperatura subir se aproximando de 29 a 31ºC na maior parte das cidades, sendo que em algumas cidades do sul, oeste e Vale do Itajaí os termômetros devem se aproximar dos 33 a 35ºC.

Apesar do sol, o tempo muda ao longo da tarde/noite quando teremos aumento de nuvens devido ao calor e o deslocamento de uma frente fria que nessa manha passa pelo RS e no final da segunda estará por SC podendo trazer chuva em forma de pancada em todas as regiões.

O CALOR DIMINUI AMANHÃ

Na terça-feira, o calor segue, mas diminui de intensidade e o sol aparece entre maior variação de nuvens em todas as regiões. No final do dia, também não se descarta chuva.

Para o último dia do ano, a tendência por enquanto é que tenhamos o sol aparecendo entre nuvens e ainda com calor. No entanto, há possibilidade de chuva no final do dia, inclusive à noite, em todas as regiões.

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share

Domingo de sol e variação de nuvens

28 de dezembro de 2008 0

ùltima imagem de satélite/CPTEC/INPE

As imagens de satélite mostram uma frente fria de fraca intensidade atuando no mar na altua do Uruguai. Esse sistema já causa aumento de nuvens no extremo sul gaúcho, em áreas como Chuí e Jaguarão.

Nas próximas horas, a frente fria continua a atuar pelo oceano e deixa a nebulosidade variável no leste do Estado, sobretudo nas áreas do litoral e Lagoa Patos. Por outro lado, esse sistema aumenta os índices de umidade em todas as regioes e ajuda a diminuir o desconforto causado pela combinação de ar seco e calor dos últimos dias. Em grande parte do Rio Grande do Sul, o sol predomina neste domingo e garante mais um dia muito quente na maior parte das regiões. As máximas passam dos 37°C nas áreas do oeste do RS e dos 33°C na Grande Porto Alegre. De acordo com a leitura do INMET das 10h00 já fazia 29°C em Uruguaiana, Alegrete e Santa Rosa. Na capital as 10h00 os termômetros registravam 26°C. No litoral, os mapas indicam uma tarde quente, com ventos fracos e variação de nuvens.

A passagem deste sistema frontal entre hoje a noite e começo da segunda-feira ajuda a refrescar o calorão dos últimos e até causa pancadas de chuva que no geral são muito isoladas e irregulares ao longo da segunda-feira. Nas áreas mais afetadas pela estiagem, os mapas não mostram chuvas signficativas. A médio prazo, o quadro muda um pouco. No início de janeiro os mapas indicam o retorno das chuvas para estas regiões, em alguns dias pode voltar a chover forte, mesmo mal distribuída a chuva deve trazer um pouco de alívio as lavouras. 

Postado por Estael Sias/Porto Alegre

Bookmark and Share

O tempo nunca é 100% bom - apenas uma reflexão

27 de dezembro de 2008 1

 Hoje me chegou um comentário que me fez pensar, refletir sobre a previsão do tempo, nada que eu já não soubesse, enfim, mas as reações a previsão são ambíguas e por mais que eu saiba que o “bom” é uma questão de referencial sempre me surpreendo com as reações negativas. E percebi que de uma forma geral as pessoas sempre se sentem injustiçadas de alguma forma pelo tempo e as vezes até pelos meteorologistas como que se fossemos capazes de comandar o comportamento da atmosfera. Eles que me perdoem, mas preciso contar a verdade não fazemos nada mais a não ser analisar dados, campos meteorológicos tentando ao máximo elaborar uma previsão do tempo mais precisa possível dentro dos recursos de que dispomos.

Por outro lado, o velho dilema: previsão de sol:

Reações:

Oba!Vamos a praia, curtir o feriadão!

Puxa vida! A chuva não vem! Lá se vai o investimento de todo o ano!As lavouras não irão resistir!

E aí nos surge a dúvida!Um ano se encerra, todos de alguma forma tiveram desafios, dificuldades, trabalharam muito, deram duro pelo sustento da família, do próprio ou apenas pela vaidade de ter chegado além!Últimos dias de 2008 sentimento de dever cumprido ou sentimento de que esses dias passem para renovar as esperanças em algo que está por vir. Que tal darmos um empurrãozinho e falar do aspecto positivo do tempo, que o sol vem para favorecer o descanso, a confraternização em família que o natal proporciona?Ou devemos dar o tiro de misericórdia e dizer que a  estiagem será severa, que o pouco que restou nas lavouras será consumido pelo tempo seco e quente e que não adianta a chegada de um ano novo porque as coisas não irão melhorar. Acho que o otimismo sempre vale a pena quando não temos nada além disso para oferecer! Se não temos uma boa notícia para dar aqueles que precisam, quem sabe tentamos mudar o foco em respeito a esperança que eles ainda precisam ter?Mas a culpa?

Culpa de quem?Do tempo é claro!Que é sempre seco e com chuva irregular no verão, mas a agricultura tem dificuldades para se adaptar e por mais que se repita todo ano, exceto em anos de El Nino. Por isso caros leitores, agricultores, produtores rurais,pecuaristas e todos aqueles a falta de chuva tem causado prejuízo, quando coloquei no post da sexta-feira que o tempo iria colaborar com quem iria aproveitar o feriadão queria enaltecer as coisas boas, a vida que segue mesmo nas maiores dificuldades, me criei no campo e sei muito bem como é dura essa realidade e jamais em algum momento tive a intenção de ignorar seu sofrimento, sou apenas uma profissional otimista, que adora o que faz e que respeita cada usuário de nossa informação que é preciosa a todos os ramos da sociedade. Os senhores tenham certeza que a chuva que é bem vinda para os senhores não será boa para aqueles que tiram seu sustento do turismo, do sol que lota as praias!Ambos os setores – turístico e agrícola – são importantes para a economia do país!Enfim preciso me conformar que minhas noticias nunca serão 100% boas!Um dia me acostumo!

Postado por Estael Sias/Porto Alegre

Bookmark and Share