Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 19 março 2009

BALANÇO GERAL DO VERÃO

19 de março de 2009 0

arquivo zh

RESUMO DO VERÃO 2008/09

 

                A Central RBS de Meteorologia realizou um resumo com as principais curiosidades do verão que termina sexta-feira. A base vem dos dados oficiais que recebemos diariamente de 21 estações meteorológicas do INMET no Estado.

 

-                     A cidade que teve o mês mais seco da estação foi Santana do Livramento que em janeiro acumulou apenas 57,6 mm, somente 32% do total normal da cidade que varia entre 102 e 184 mm;

 

 

-                     A cidade que teve o mês mais chuvoso da estação foi Pelotas que em fevereiro acumulou 257,4 mm, volume que corresponde a de 2 vezes o valor da normal da cidade que varia entre 100 e 130 mm no período;

 

-                     A cidade que teve a menor temperatura absoluta na estação foi Bagé e São José dos Ausentes no dia 16 de março com 6,7°C; temperatura que há 11 anos não ocorria em um mês de março.

 

-                     Na capital a menor temperatura absoluta na estação foi 13,9 ºC no dia 16 de março;

 

-                     A cidade que teve a maior temperatura absoluta na estação foi Uruguaiana no dia 20 de fevereiro 39,3ºC;

 

-                     Na capital a maior temperatura absoluta na estação foi 34,3ºC no dia 10 de fevereiro;

 

-                     A maior chuva ocorrida em 24h foi registrada em Pelotas com 134,4 mm no dia 29 de janeiro quase a chuva de todo o mês em algumas horas; de acordo com o INMET a última vez que houve registro de uma chuva tão intensa foi no dia 15 de fevereiro de 1983, nesta ocasião choveu 219,6 mm.

 

-           A maior chuva ocorrida em 24h na capital foi dia 03 de janeiro com registro de 46,3 mm, volume que representa quase 50% do total normal do mês na cidade.  

 

-                     A cidade que teve a menor média de temperatura mínima foi Cambará do Sul, com 13,2°C em janeiro, ou seja, foi a cidade que teve as manhãs mais fria da estação;

 

-                     A cidade que teve a maior média de temperatura máxima foi registrada em Uruguaiana e em Campo Bom com 32,2ºC no mês de janeiro;

 

-                     Ao longo da estação tivemos 6 ondas de calor intenso sobre o RS (Consideramos as massas de ar de ar quente que provocaram máximas superiores a 30ºC):

 

Ø      25 a 28 de dezembro

Ø      06 a 09 de janeiro

Ø      21 a 31 de janeiro

Ø      01 a 10 de fevereiro

Ø      13 a 22 de fevereiro

Postado por Estael Sias/POA

retrospectiva do verão

19 de março de 2009 0

Clique aqui e veja no audioslide a retrospectiva do verão em imagens e com a narração dos principais eventos da estação

Postado por Estael Sias/POA

Como será o outono 2009 em SC?

19 de março de 2009 1

A nova estação deverá ter influência de um fenômeno climático global, a chamada La Niña.

 O QUE É LA NIÑA?

Nada mais é que a mudança no comportamento dos ventos e da temperatura do Oceano Pacífico na linha do equador. Quando nessa região do Pacífico temos águas mais frias que o normal e ventos mais fortes que o normal temos uma La Niña. Essas mudanças na atmosfera e no oceano acabam desencadeando mudanças no clima de diversas regiões do globo.

 

QUAL INFLUÊNCIA EM SC? QUAL A PREVISÃO PARA A ESTAÇÃO?

Quando o clima é influenciado pela La Niña durante o outono uma das principais mudanças, em relação ao que estamos acostumados a passar nessa estação, é a antecipação do frio. Normalmente em anos de La Niña temos as massas de ar frio polar, típicas de inverno, chegando até o estado um pouco antes, ou seja, trazendo um outono mais frio. Tudo depende da intensidade do fenômeno, é claro. Nesse ano ela estará fraca e por isso a influência será menor.

Porém, poderemos ter frio já chegando no início da estação e por conseqüência ter o veranico, normalmente de maio, atrasado ficando mais propício para junho, por exemplo.

 

 FENÔMENOS METEOROLÓGICOS TÍPICOS DA ESTAÇÃO

Independente da previsão da estação algumas características são presentes sempre no outono. Entre elas temos geadas, formação de nevoeiros devido a temperaturas baixas no amanhecer, presença de ciclones extratropicais que provocam ventos fortes e mar agitado resultando as vezes em ressaca e também uma certa diminuição dos volumes de chuva em relação ao verão. Nos dois próximos meses a chuva no geral varia entre 100 mm a 150 mm em boa parte do estado em cada um dos meses. Destacamos também que em algumas oportunidades temos registro de neve no planalto sul.

 

CONSEQUÊNCIA PARA A ECONOMIA DO ESTADO?

Com essa previsão para o outono 2009 poderemos ter duas influências:

            – Poderemos ter a safra da Tainha antecipada já que a presença de ar frio mais cedo traz ventos de sul que forçam a corrente das Malvinas avançarem em direção a costa catarinense trazendo os cardumes que “fogem” dessas águas frias que predominam no sul do continente.

            – O comércio da serra também deverá ser beneficiado com dias mais frios.

 

Acompanhe no vídeo uma explicação do meteorologista Glauco Freitas sobre o outono.

 

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Como foi o verão 2008/2009 em SC?

19 de março de 2009 0

Amanhã precisamente às 8h44min teremos o sol incidindo na linha do Equador emitindo radiação igual para os dois hemisférios da terra, ou seja, originando o Equinócio que para nós do hemisfério sul dá início oficial ao outono 2009.

A Central RBS de Meteorologia fez então um resumo dos destaques desse verão que teve dias extremamente quentes e outros com temperaturas até mesmo de inverno na serra, o que é comum ocorrer no verão do estado.

 

- A maior temperatura da estação no interior foi:

                        40ºC em Joinville no dia  31/01

 

            – A maior temperatura da estação na capital foi:

                        34,8ºC em 30/01

 

            – A menor temperatura da estação no interior foi:

                        4,7ºC em Urubici no dia 05/01

 

            - A menor temperatura da estação na capital foi:

                        15,7ºC no dia 06/01

 

Ao longo da estação tivemos muito a influência de massas de ar quente e úmido tropical que avançam nessa época do ano do centro do Brasil para SC. A conseqüência é a elevação da temperatura e chuva em forma de pancada típica de verão. O calor desse tipo de massa de ar trouxe forte sensação de abafamento em alguns dias, precisamente no início de março, dias 3 e 5. Nessa oportunidade a sensação de calor chegou:

 

            - No dia 03/03

51,5ºC em Blumenau;

51ºC em Joinville;

45ºC em Florianópolis

 

            - No dia 05/03

                        48ºC em Joinville

                        42,6ºC em Indaial

                        39,5ºC em Criciúma

                        37ºC em Florianópolis

 

Essa massa de ar quente e úmida tropical também ajudou a provocar eventos extremos como TORNADOS. Ao todo da estação tivemos 4:

 

            – No dia 31/12 em Urupema

            – No dia 08/03 tivemos 3: Bocaina do Sul, Turvo e Ponte Alta

 

 

Uma outra característica da estação mais quente do ano também ocorreu nesse verão 08/09. Essa mesma massa de ar quente e úmida também provocou chuva forte. Um dia que ficou marcado foi 09/03 quando em apenas 24h tivemos:

 

            – 103, 4 mm em Itapoá;

            – 11,6 mm em Painel;

            – 99 mm em Florianópolis;

            – 103,8 mm em Ituporanga (nessa cidade não chovia tanto num dia desde 1992, ou seja, a 17 anos.

 

 

As maiores temperaturas da estação foram:

 

37,8ºC em Indaial no dia 02/03;

            35,0ºC em Criciúma no dia 23/12;           

            34,8ºC em Itajaí no dia 31/01;

33,6ºC em Chapecó no dia 23/12;

            32,8ºC em Campos Novos no dia 13/02;

            32,0ºC em Lages em 22/02;

27,3ºC

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Nebulosidade variável no RS agora a tarde

19 de março de 2009 0

Prognósticos para amanhã, sexta-feira

ANÁLISE:
Áreas de instabilidade que se desenvolvem a tarde em áreas isoladas de SC e do PR têm chance de atingir algumas áreas próximas a divisa do RS com SC.
Este sistema é fraco por isto a chuva envolvida nestas áreas de instabilidade deve também ser de fraca intensidade e caráter isolado.
Para amanhã este sistema cresce e produza pancadas de chuva na metade norte do RS. Chuva esta que na sexta-feira pode ter caráter moderado e áreas isoladas na sexta-feira.
No sábado o sistema enfraquece e a chuva volta a ficar restrita ao norte do RS, no domingo tempo seco e com variação na quantidade de nuvens sobre o estado.
 
PREVISÃO:
Nesta quinta-feira no RS tempo seco com nebulosidade variável domina o estado durante o dia de hoje. Apenas do meio para o final da tarde tem chance de pancada de chuva em áreas isoladas próximas a divisa com o estado de SC. Ao sul do estado junto da fronteira com o Uruguai teremos tempo com muito sol.
Temperaturas no RS a tarde entre 30/31°C no oeste e norte.
Na capital tempo seco com nebulosidade variável domina o estado durante o dia de hoje.
Temperaturas no RS a tarde entre 28/29°C.
 
Na sexta-feira e no sábado no RS tempo de céu mais nublado na parte central, norte e nordeste com chance de pancadas de chuva, nas demais partes, metade sul e oeste tempo seco com nebulosidade variável.
Temperaturas no RS entre 12°C e 30°C na sexta-feira e entre 13°C e 32°C no sábado.
No domingo no RS tempo de céu mais nublado na parte norte e nordeste com chance de pancadas de chuva, nas demais partes, metade sul e oeste tempo seco com nebulosidade variável.
Temperaturas no RS entre 13°C e 33°C
Na segunda-feira, na terça-feira e na quarta-feira no RS tempo seco com nebulosidade variável.
Temperaturas no RS entre 12°C e 33°C na segunda-feira, entre 11°C e 33°C na terça-feira e entre 10°C e 33°C na quarta-feira.
 
Informações do INMET – 8° DISME sobre as temperaturas mínimas na região sul do Brasil na manhã desta quinta-feira:
 
TEMPERATURAS MÍNIMAS REGISTRADAS NO DIA 19-mar-2009
Rio Grande do Sul
INTERIOR
11.5°C Bagé
PORTO ALEGRE
17.8°C
Santa Catarina
INTERIOR
9.4°C Urubici
FLORIANÓPOLIS
20.3°C
Paraná
INTERIOR
14.5°C Inácio Martins
CURITIBA
16.2°C
 

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS

Chuva do fim de DEZ/08 ao meio de MAR/09

19 de março de 2009 0

Chuva entre dez/08 e mar/09 no SUL do Brasil

No mapa podemos ver o volume de chuva registrado entre os dez últimos dias de dezembro e esta reta final de março.
 
Nele podemos ver um volume grande chuva no leste do RS e de SC, que em média nas áreas próximas a lagoa dos patos andou em torno dos 200 mm acima daquilo que normalmente se espera para a região.
 
Enquanto isto no oeste de SC, parte do noroeste do RS e no sul do PR a situação foi inversa e o volume de chuva ficou com 200 mm abaixo daquilo que normalmente se espera para a região.
 
Também podemos notar que a área de déficit de chuva no sul do Brasil foi maior do que a área de excesso de chuva nos três estados do sul.
 

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS

O Verão termina em SC com tempo instável

19 de março de 2009 0

A imagem de hoje mostra muitas nuvens no leste de SC.

O último dia do verão 08/09 deverá ter predomínio de nuvens em boa parte do estado. O sol irá aparecer em todas as regiões, mas muito no oeste já que nas outras regiões as nuvens ainda irão predominar ao longo do dia. No geral, a nebulosidade não estará associada a chuva deixando o dia mais seco, salvo pontos do estado que poderão ter uma chuva fraca, como ocorreu no início da manhã em Joinville.

Temperaturas amenas entre 24 e 26ºC ao longo da tarde.

O PRIMEIRO DIA DE OUTONO SERÁ DE TEMPO INSTÁVEL

O outono começa com tempo instável já que na sexta-feira teremos novamente um dia com bastante nuvens, poucos momentos de sol e previsão de chuva fraca entre a tarde/noite em algumas cidades do estado. As temperaturas vão permanecer estáveis, ou seja, parecidas com as de hoje.

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Nebulosidade variável no RS nesta quinta-feira

19 de março de 2009 0

Prognósticos para hoje, quinta-feira

ANÁLISE:
Áreas de instabilidade que se desenvolvem a tarde em áreas isoladas de SC e do PR têm chance de atingir algumas áreas próximas a divisa do RS com SC.
Este sistema é fraco por isto a chuva envolvida nestas áreas de instabilidade deve também ser de fraca intensidade e caráter isolado.
Para amanhã este sistema cresce e produza pancadas de chuva na metade norte do RS. Chuva esta que na sexta-feira pode ter caráter moderado e áreas isoladas na sexta-feira.
No sábado o sistema enfraquece e a chuva volta a ficar restrita ao norte do RS, no domingo tempo seco e com variação na quantidade de nuvens sobre o estado.
 
PREVISÃO:
Nesta quinta-feira no RS tempo seco com nebulosidade variável domina o estado durante o dia de hoje. Apenas do meio para o final da tarde tem chance de pancada de chuva em áreas isoladas próximas a divisa com o estado de SC. Ao sul do estado junto da fronteira com o Uruguai teremos tempo com muito sol.
Temperaturas no RS a tarde entre 30/31°C no oeste e norte.
Na capital tempo seco com nebulosidade variável domina o estado durante o dia de hoje.
Temperaturas no RS a tarde entre 28/29°C.
 
Na sexta-feira e no sábado no RS tempo de céu mais nublado na parte central, norte e nordeste com chance de pancadas de chuva, nas demais partes, metade sul e oeste tempo seco com nebulosidade variável.
Temperaturas no RS entre 12°C e 30°C na sexta-feira e entre 13°C e 32°C no sábado.
No domingo no RS tempo de céu mais nublado na parte norte e nordeste com chance de pancadas de chuva, nas demais partes, metade sul e oeste tempo seco com nebulosidade variável.
Temperaturas no RS entre 13°C e 33°C
Na segunda-feira, na terça-feira e na quarta-feira no RS tempo seco com nebulosidade variável.

Temperaturas no RS entre 12°C e 33°C na segunda-feira, entre 11°C e 33°C na terça-feira e entre 10°C e 33°C na quarta-feira.

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS