Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de agosto 2009

Mês de agosto termina com calor e avanço da chuva

31 de agosto de 2009 0

Última imagem de satélite/SOMAR MET

O mês de agosto se despede com calor intenso no Rio Grande do Sul. De acordo com os dados oficiais do INMET a temperatura máxima passou dos 30°C em grande parte regiões. Veja como foi a máxima nas localidades que possuem estação do INMET:

Localidade
Temperatura máxima HOJE (°C)
Bagé
30,9
Bom Jesus
26,4
Cambará do Sul
26,5
Campo Bom
35,2
Caxias do Sul
27,4
Cruz Alta
30,5
Encruzilhada do Sul
29,7
Ibirubá
29,9
Irai
31,8
Lagoa Vermelha
27
Passo Fundo
28
Pelotas
33
Porto Alegre
32,8
Rio Grande
30
Santa Maria
33
Santa Vitória do Palmar
26,9
Santana do Livramento
31,6
São Luiz Gonzaga
32,8
Teutônia
33,4
Torres
21,6
Uruguaiana
34,6

Em Pelotas o calor registrado hoje não ocorria em um mês de agosto desde 2002.

Como já é de se esperar o aquecimento nesta época do ano antecipa a chegada da instabilidade. A última imagem de satélite mostra a aproximação de nuvens com potencial de chuva . No Chuí o forte declínio das temperaturas já indica a chegada dos temporais a região. Entre as 12h e as 18h00 a temperatura despencou mais de 10°C, por volta das 12h00 a temperatura era de 25,3°C e as 18h00 fazia 14,3°C, mas ainda não há registro de chuva no município.

Nas próximas horas, a frente fria leva nuvens e pancadas de chuva para toda a fronteira sul e oeste. Há risco de temporais isolados nessas áreas e pode chover forte. as rajadas de vento ocorrem associadas a chuva e podem passar dos 60 km/h de forma isolada.

Postado por Estael Sias/POA

Bookmark and Share

Sol e Calor na maior parte do estado à tarde

31 de agosto de 2009 1

Imagem de satélite + estimativa de chuva e temperatura para amanhã

Sol e Calor na maior parte do estado à tarde
SATÉLITE HOJE
A semana começou com tempo aberto no Rio Grande do Sul devido a presença de uma forte massa de ar seco que inibe a formação de nuvens. O sol brilha desde cedo e a temperatura encontra-se em elevação. A mínima foi de 14 graus.
 
PREVISÃO DA TARDE DE HOJE (31/08):
O sol brilha forte nesta segunda-feira e a temperatura dispara. Nesta tarde os termômetros oscilam em torno dos 35 graus no centro e sul gaúcho. No fim do dia o tempo começa a mudar na fronteira com o Uruguai devido a aproximação de uma frente fria. Este sistema traz nebulosidade e chuvas em forma de pancadas que podem vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento.
Porto Alegre fica com sol nesta segunda-feira e a temperatura sobe rapidamente. Máxima de 31 graus para a tarde. A noite segue com tempo firme e muito abafado.
 
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
 
SATÉLITE PARA 01/09 – terça-feira:
Madrugada abafada no Rio Grande do Sul devido a presena da massa de ar quente. A frente fria que avana do Uruguai gera nebulosidade sobre o centro e sul do Estado, onde a tera-feira comea com pancadas de chuva.
 
PREVISÃO PARA 01/09 – terça-feira:
A frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e muda o tempo no Estado no decorrer do dia. As pancadas de chuva atingem todo o Estado e há risco de temporais com rajadas de vento (50 km/h) e granizo. O aumento da nebulosidade dificulta a elevação da temperatura e já não faz tanto calor como nos últimos dias. A temperatura fica um pouco mais alta na metade norte gaúcha, com máxima em torno de 26 graus. Na fronteira com o Uruguai a máxima varia entre 20 e 23 graus, mas a temperatura cai no fim do dia e a mínima será registrada a noite, quando os termômetros caem para 14 graus em Arroio Grande.
O sol aparece na Grande Porto Alegre e deixa o tempo abafado, com máxima de 27 graus. Durante a tarde a quantidade de nuvens aumenta com a chegada da frente fria que provoca pancadas de chuva. H risco de temporais isoladas com possibilidade de rajadas de vento e granizo. Temperatura em declínio durante a noite.
 
PREVISÃO PARA 02/09 – quarta-feira:
A frente fria desloca-se lentamente pelo Rio Grande do Sul e deixa o tempo fechado em todo o Estado na quarta-feira. Maior volume de chuva esperado para o noroeste gaúcho com acumulados entre 40 e 60 mm. Também há risco de temporais com rajadas de vento (60 km/h) e granizo no noroeste. Por conta da grande quantidade de nuvens, a temperatura no sobe muito.
Em Porto Alegre o tempo fica fechado com chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 12 e máxima de 24 graus.
 
PREVISÃO PARA 03/09 – quinta-feira:
Mais um dia chuvoso em grande parte do Estado devido a presença da frente fria. Chuvas em torno de 60 mm atingem o norte e o noroeste gaúcho. Persiste o risco de temporais com ventos fortes e granizo nessas regiões. Somente no sul do Estado ocorrem períodos de melhoria, mas o tempo permanece encoberto.
Mais um dia chuvoso na Grande Porto Alegre. Mínima de 13 e máxima de 25 graus.
 
TENDÊNCIA:
 
A frente fria finalmente se afasta do Rio Grande do Sul e na sexta-feira ocorrem períodos de melhoria. Uma forte massa de ar frio avança pelo Estado e derruba as temperaturas.
 
Litoral:
A passagem da frente fria gera ventos fortes no decorrer do dia no litoral gaúcho, com rajadas que podem chegar a 50 km/h. A altura das ondas gira em torno de 1m.
No próximo fim-de-semana:
 
No sábado: tempo seco com céu parcialmente nublado pela manhã no estado a tarde fica nublado e a noite tem chuva no norte e na metade oeste.
Temperatura no estado entre 9/26°C.
No domingo: tempo instável, haverá muitas nuvens e também algumas pancadas de chuva no decorrer do dia.
Temperatura no estado entre 12/24°C.
Na segunda-feira: O tempo segue instável e com pancadas de chuva.
Temperatura no estado entre 9/25°C.
 
Informações do INMET sobre as temperaturas na região sul do Brasil:
 
TEMPERATURAS MÍNIMAS REGISTRADAS NO DIA 31-ago-2009
 
Rio Grande do Sul
INTERIOR
8.1°C Vacaria
PORTO ALEGRE
16.0°C
Santa Catarina
INTERIOR
4.9°C Maj Vieira
FLORIANÓPOLIS
13.8°C
Paraná
INTERIOR
4.9°C Gen Carneiro
CURITIBA
8.6°C

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS

Bookmark and Share

Mais um dia de sol e calor em SC

31 de agosto de 2009 1

Em Criciúma ontem a temperatura foi de verão. Chegou a 34ºC segundo o aeroporto da cidade. O dia mais quente desse inverno na cidade.

O domingo foi mais um dia de tempo seco com sol em todo o estado. Além disso, tivemos temperaturas típicas de verão em algumas cidades com destaque para o sul onde a máxima alcançou 34ºC e 34,9ºC em Criciúma e Urussanga, respectivamente. Além desse calor tivemos:

32,4ºc em Araranguá

30,6ºC em Joaçaba

29,0ºC em Chapecó

28,8ºC em São Miguel do Oeste

28,2ºC em Indaial

27,5ºC em Ituporanga

Essas temperaturas fizeram do domingo, até agora, o dia mais quente do inverno 2009 nessas cidades.


Hoje não será muito diferente. A segunda-feira será de sol e poucas nuvens em todas as regiões com previsão de calor à tarde com máximas entre 32 e 34ºC no sul, 29 a 31ºC no oeste e 26 a 28ºC na maior parte das cidades.


COMO SERÁ  TEMPERATURA AO LONGO DA SEMANA

O ápice do calor em todo o estado deverá ser amanhã. A terça-feira terá o calor de verão que está ocorrendo no sul e o oeste presente em todas as cidades já que as máximas deverão variar entre 29 e 31ºC na maior parte das cidades, incluindo o litoral. No sul, os termômetros poderão passar dos 34ºC.

No período entre quarta e quinta, o calor fica restrito a região entre o Vale do Itajaí e o litoral norte. Nas outras regiões, a temperatura não deverá subir tanto. A partir de sexta, a temperatura estará mais amena em todas as cidades.


O QUE ESPERAR DO TEMPO NA SEMANA


Mudanças estão previstas. Hoje, sol e calor. Amanhã, sol e calor, mas com aumento de nuvens e previsão de chuva entre oeste, serra e sul. Nas demais regiões, as nuvens aumentam à noite, mas a chance é pequena.

Na quarta, o tempo instável predomina nas cidades próximas do RS com possibilidade de chuva a qualquer hora. Ao longo do dia e, sobretudo na quinta, teremos pancadas de chuva em todas as regiões.


PODEREMOS TER TEMPORAIS?

Sim. Na terça, muito isoladamente entre oeste e serra. No entanto, na quarta e principalmente na quinta não se descarta temporais e chuva forte pelo estado sempre com maior possibilidade para as cidades do oeste, serra e sul.

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share

Chuva no final do dia no sul do estado

31 de agosto de 2009 0

Imagem de satélite + estimativa de chuva e temperatura para hoje -

Chuva no final do dia no sul do estado
 
SATÉLITE – SEGUNDA-FEIRA:
Pouca coisa muda em relação ao domingo. A grande massa de ar seco que atua sobre o país mantém na segunda-feira mais um dia ensolarado em praticamente todo o país.
 
PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA, REGIÃO SUL:
Mais um dia de tempo firme em praticamente toda a região Sul do país. A semana começa ensolarada e faz calor durante à tarde. A formação de uma nova frente fria aumenta a instabilidade e provoca pancadas de chuva entre a tarde e a noite na região de fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, onde são esperadas rajadas de vento de até 50 km/h.
 
LITORAL – SEGUNDA-FEIRA
A semana começa com mar calmo em todo o litoral brasileiro.
 
PRÓXIMOS DIAS
 
TERÇA-FEIRA – SUL:
A frente fria avança em direção a região sul do Brasil, onde deixa o dia chuvoso entre o oeste e o sul gaúcho e provoca pancadas de chuva no restante do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. As pancadas podem vir acompanhadas de rajadas de vento de até 50 km/h. A maior nebulosidade deixa as temperaturas mais baixas entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, mas ainda faz calor na maior parte das cidades. No Paraná o calor continua em todo o Estado.
 
TENDÊNCIA:
 
Na quarta-feira finalmente o sistema avança sobre todo o Rio Grande do Sul e provoca chuvas generalizadas e grandes temporais. Em apenas 24h, o RS e SC podem receber um volume de chuva superior a 60 mm. Temperatura no estado entre 12/24°C.
Na quinta-feira a chuva tem seguimento no RS com volumes maiores nas áreas junto da divisa com SC, aproximadamente 40 mm, já na metade sul e oeste o volume de chuva diminui e no fim do dia a chuva cessa. Temperatura no estado entre 12/24°C.
Na sexta-feira a chuva segue acontecendo no estado de forma leve e a temperatura diminuindo gradativamente. Temperatura no estado entre 9/22°C.
 
No próximo fim-de-semana:
 
No sábado: tempo seco com céu parcialmente nublado pela manhã no estado a tarde fica nublado e a noite tem chuva no norte e na metade oeste.
Temperatura no estado entre 9/26°C.
No domingo: tempo instável, haverá muitas nuvens e também algumas pancadas de chuva no decorrer do dia.
Temperatura no estado entre 12/24°C.
Na segunda-feira: O tempo segue instável e com pancadas de chuva.
Temperatura no estado entre 9/25°C.
 

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS

Bookmark and Share

Chuva no final da segunda-feira no sul do estado

30 de agosto de 2009 0

Satélite + chuva para metade da semana + dados de Porto Alegre

Chuva no final da segunda-feira no sul do estado
 
SATÉLITE DESTE DOMINGO:
Pouca coisa muda em relação ao sábado. A grande massa de ar seco que atua sobre o país mantém o domingo mais um dia ensolarado em praticamente todo o país. Os ventos úmidos do oceano geram maior nebulosidade apenas entre o leste mineiro, leste baiano e de forma mais espalhada entre o Maranhão, Pará, Tocantins e Amazonas, mas mesmo nessas áreas o sol predomina e aparece com poucas nuvens na maior parte das cidades. 
 
SATÉLITE – SEGUNDA-FEIRA:
Praticamente sem alterações em relação as condições da manhã de domingo.
 
PREVISÃO PARA AMANHÃ, SEGUNDA-FEIRA, REGIÃO SUL:
Mais um dia de tempo firme em praticamente toda a região Sul do país. A semana começa ensolarada e faz calor durante à tarde. A formação de uma nova frente fria aumenta a instabilidade e provoca pancadas de chuva entre a tarde e a noite na região de fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, onde são esperadas rajadas de vento de até 50km/h.
 
LITORAL – SEGUNDA-FEIRA
A semana começa com mar calmo em todo o litoral brasileiro.
 
PRÓXIMOS DIAS
 
TERÇA-FEIRA – SUL:
A frente fria avança em direção a região sul do Brasil, onde deixa o dia chuvoso entre o oeste e o sul gaúcho e provoca pancadas de chuva no restante do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. As pancadas podem vir acompanhadas de rajadas de vento de até 50km/h. A maior nebulosidade deixa as temperaturas mais baixas entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, mas ainda faz calor na maior parte das cidades. No Paraná o calor continua em todo o Estado.
 
TENDÊNCIA:
 
Na quarta-feira finalmente o sistema avança sobre todo o Rio Grande do Sul e provoca chuvas generalizadas e grandes temporais. Em apenas 24h, o RS e SC podem receber um volume de chuva superior a 60 mm. Temperatura no estado entre 13/24°C.
Na quinta-feira a chuva tem seguimento no RS com volumes maiores nas áreas junto da divisa com SC, aproximadamente 40 mm, já na metade sul e oeste o volume de chuva diminui e no fim do dia a chuva cessa. Temperatura no estado entre 11/20°C.
Na sexta-feira a chuva segue acontecendo no estado de forma leve e a temperatura diminuindo gradativamente. Temperatura no estado entre 6/24°C.
No próximo fim-de-semana tempo seco com céu parcialmente nublado. Temperatura no estado entre 6/24°C no sábado e também no domingo.
 
Informações do INMET sobre as temperaturas na região sul do Brasil:
 
TEMPERATURAS EXTREMAS REGISTRADAS NO DIA 30-ago-2009
 
Rio Grande do Sul
INTERIOR
Mínima
7.9°C Vacaria
Máxima
33,8°C Uruguaiana
PORTO ALEGRE
Mínima
15.6°C
Máxima
31,2°C
Santa Catarina
INTERIOR
Mínima
6.2°C Maj Vieira
Máxima
32,4°C Araranguá
FLORIANÓPOLIS
Mínima
14.4°C
Máxima
24,1°C
Paraná
INTERIOR
Mínima
3.7°C Gen Carneiro
Máxima
31,9°C Cidade Gaúcha
CURITIBA
Mínima
10.6°C
Máxima
28,7°C
 

Postado por Cléo Kuhn – Porto Algre/RS

Bookmark and Share

Evolução da chuva na região SUL do Brasil

30 de agosto de 2009 1

Avanço da chuva sobre o sul o Brasil
Podemos ver na figura o avanço da chuva sobre a região sul do Brasil no decorrer da semana que está começando. 

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS

Bookmark and Share

Calor neste domingo no RS

30 de agosto de 2009 0

Satélite + estimativa de chuva e temperatura para segunda-feira

Calor neste domingo no RS

REGIÃO SUL: O domingo será outro dia ensolarado e com temperaturas elevadas à tarde. Entretanto, na madrugada, o frio aumenta um pouco, com mínima em torno dos 8°C no sudeste do Paraná. Já a máxima alcança 32°C no extremo oeste do Rio Grande do Sul.

LITORAL – DOMINGO: Fim de semana com mar calmo em todo o litoral brasileiro.

SEGUNDA-FEIRA NO SUL: Mais um dia de tempo firme em praticamente toda a região Sul do país. A semana começa ensolarada e faz calor durante à tarde na maioria das cidades. A formação de uma nova frente fria aumenta a instabilidade e pode provoca algumas pancadas entre a tarde e a noite no sul e oeste gaúcho.

Informações do INMET sobre as temperaturas na região sul do Brasil:

TEMPERATURAS EXTREMAS REGISTRADAS NO DIA 30-ago-2009

Rio Grande do Sul

INTERIOR

Mínima

7.9°C Vacaria

Máxima

@maximars°C @localmaximars

PORTO ALEGRE

Mínima

15.6°C

Máxima

@maximapoa°C

Santa Catarina

INTERIOR

Mínima

6.2°C Maj Vieira

Máxima

@maximasc°C @localmaximasc

FLORIANÓPOLIS

Mínima

14.4°C

Máxima

@maximafl°C

Paraná

INTERIOR

Mínima

3.7°C Gen Carneiro

Máxima

@maximapr°C @localmaximapr

CURITIBA

Mínima

10.6°C

Máxima

@maximacu°C

 

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS

Bookmark and Share

Tarde de calor neste domingo no RS

30 de agosto de 2009 0

Satélite e chuva e temperatura para hoje no SUL

Tarde de calor neste domingo no RS

 

REGIÃO SUL:

O domingo será outro dia ensolarado e com temperaturas elevadas à tarde. Entretanto, na madrugada, o frio aumenta um pouco, com mínima em torno dos 8°C no sudeste do Paraná. Já a máxima alcança 32°C no extremo oeste do Rio Grande do Sul.

 

LITORAL – DOMINGO

Fim de semana com mar calmo em todo o litoral brasileiro.

 

SEGUNDA-FEIRA NO SUL:

Mais um dia de tempo firme em praticamente toda a região Sul do país. A semana começa ensolarada e faz calor durante à tarde na maioria das cidades. A formação de uma nova frente fria aumenta a instabilidade e pode provoca algumas pancadas entre a tarde e a noite no sul e oeste gaúcho.

 

TENDÊNCIA:

 

A partir de terça-feira o tempo muda completamente no estado do Rio Grande do Sul. O avanço de uma frente fria, acompanhada com o suporte de umidade da Amazônia, causa fortes temporais no Estado, especialmente na terça-feira e na quarta-feira. As cidades do noroeste gaúcho deverão ser as mais atingidas e o volume de chuva em 48h, deve superar os 100 mm.

 

Na terça-feira as chuvas se espalham sobre todo o estado, mas, no centro e sul do RS, causam temporais nas cidades do oeste do Estado e na fronteira com o Uruguai ainda no período da manhã, da tarde para a noite os temporais são possíveis nas demais partes do RS. Temperatura no estado entre 12/28°C.

Na quarta-feira finalmente o sistema avança sobre todo o Rio Grande do Sul e provoca chuvas generalizadas e grandes temporais. Em apenas 24h, o RS e SC podem receber um volume de chuva superior a 60 mm. Temperatura no estado entre 13/24°C.

Na quinta-feira a chuva tem seguimento no RS com volumes maiores nas áreas junto da divisa com SC, aproximadamente 40 mm, já na metade sul e oeste o volume de chuva diminui e no fim do dia a chuva cessa. Temperatura no estado entre 11/20°C.

Na sexta-feira a chuva segue acontecendo no estado de forma leve e a temperatura diminuindo gradativamente. Temperatura no estado entre 6/24°C.

No próximo fim-de-semana tempo seco com céu parcialmente nublado. Temperatura no estado entre 6/24°C no sábado e também no domingo.

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS

Bookmark and Share

O calor continua neste domingo no RS

29 de agosto de 2009 0

Imagem de satélite e estimativa de chuva e temperatura amanhã

O calor continua neste domingo no RS

 

SATÉLITE DESTE SÁBADO:

A atuação de uma grande massa de ar seco sobre o país deixa o céu apenas com poucas nuvens na maior parte do Brasil neste sábado. Entre o leste mineiro, leste baiano, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, leste da Paraíba, Ceará e Maranhão os ventos do oceano e áreas de instabilidades geram muitas nuvens, mas o sol aparece nessas áreas também de forma geral. No Norte há também presença de nebulosidade em algumas partes da região devido ao calor e a disponibilidade de umidade. Em praticamente todo o Centro-Oeste, Sudeste e Sul, céu com poucas nuvens.

 

SATÉLITE – DOMINGO:

A massa de ar seco continua atuando sobre a maior parte do território do país e o domingo terá uma madrugada de céu com poucas nuvens em praticamente todo o Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Os ventos do oceano e instabilidades ainda geram nuvens e chuvas isoladas em partes do Nordeste e por fim no Norte, haverá presença de várias nuvens principalmente no oeste da região.

 

PREVISÃO PARA AMANHÃ, DOMINGO:

 

REGIÃO SUL:

O domingo será outro dia ensolarado e com temperaturas elevadas à tarde. Entretanto, na madrugada, o frio aumenta um pouco, com mínima em torno dos 8°C no sudeste do Paraná. Já a máxima alcança 32°C no extremo oeste do Rio Grande do Sul.

 

LITORAL – DOMINGO

Fim de semana com mar calmo em todo o litoral brasileiro.

 

SEGUNDA-FEIRA NO SUL:

Mais um dia de tempo firme em praticamente toda a região Sul do país. A semana começa ensolarada e faz calor durante à tarde na maioria das cidades. A formação de uma nova frente fria aumenta a instabilidade e pode provocar algumas pancadas, mas ainda de forma bem isolada, entre a tarde e a noite no extremo sul gaúcho.

 

TENDÊNCIA:

 

A partir de terça-feira o tempo muda completamente no estado do Rio Grande do Sul. O avanço de uma frente fria, acompanhada com o suporte de umidade da Amazônia, causa fortes temporais no Estado, especialmente na terça-feira e na quarta-feira. As cidades do noroeste gaúcho deverão ser as mais atingidas e o volume de chuva em 48h, deve superar os 100 mm.

 

Na terça-feira as chuvas se espalham sobre todo o estado, mas, no centro e sul do RS, causam temporais nas cidades do oeste do Estado e na fronteira com o Uruguai ainda no período da manhã, da tarde para a noite os temporais são possíveis nas demais partes do RS. Temperatura no estado entre 12/28°C.

Na quarta-feira finalmente o sistema avança sobre todo o Rio Grande do Sul e provoca chuvas generalizadas e grandes temporais. Em apenas 24h, o RS e SC podem receber um volume de chuva superior a 60 mm. Temperatura no estado entre 12/24°C.

Na quinta-feira a chuva tem seguimento no RS com volumes maiores nas áreas junto da divisa com SC, aproximadamente 40 mm, já na metade sul e oeste o volume de chuva diminui e no fim do dia a chuva cessa. Temperatura no estado entre 9/21°C.

Na sexta-feira a chuva segue acontecendo no estado de forma leve e a temperatura diminuindo gradativamente. Temperatura no estado entre 3/18°C.

No próximo fim-de-semana tempo seco com céu parcialmente nublado. Temperatura no estado entre 6/18°C no sábado e entre 3/18°C no domingo.

Temperturas extrema na região SUL do Brasil hoje

Postado por Cléo Kuhn – Poro Alegre/RS

Bookmark and Share

Fim-de-semana quente no RS

29 de agosto de 2009 0

Satélite + estimativa de chuva no RSD

Fim-de-semana quente no RS
 
SATÉLITE PARA 29/08 – sábado:
O sábado amanhece com tempo firme e sol em todo o Rio Grande do Sul.
 
PREVISÃO PARA 29/08 – sábado:
Sábado com tempo firme e sem mudanças no Rio Grande do Sul.
Uma grande massa de ar seco ainda cobre o Sul e grande parte do Sudeste do país, o que garante mais um dia de muito sol, aproveitável e calor durante tarde em todo o território gaúcho. As máximas no estado, de uma forma geral, ficam entre 27 e 31 graus.
Em POA muito sol e calor. A máxima alcança 31°C.
 
LITORAL PARA 29/08 – sábado:
Fim-de-semana com mar bem calmo em todo o litoral gaúcho, com ondas no passando 1,1m de altura. Os ventos predominantes de norte/nordeste causam rajadas de até 26 km/h, tanto no sábado quanto no domingo.
 
PREVISÃO PARA 30/08 – domingo:
Domingo de tempo seco e ensolarado em todo o Rio Grande do Sul.
A sensação de calor a tarde continua em todo o território gaúcho.
Na Capital nada de chuva e máxima de 32°C.
 
PREVISÃO PARA 31/08 segunda-feira:
Na segunda-feira, o tempo permanece seco, aproveitável e ensolarado em grande parte do Rio Grande do Sul. Somente no extremo sul gaúcho (Santa Vitória do Palmar), a aproximação de uma nova frente fria volta a causar pancadas isoladas e de baixo acumulado na região.
As temperaturas permanecem bem elevadas e faz calor em todo o território gaúcho tarde. De uma forma geral, as máximas ficam entre 27 e 31 graus.
Em POA muito sol e calor. A máxima alcança 32°C.
 
TENDÊNCIA:
 
A partir de terça-feira o tempo muda completamente no estado do Rio Grande do Sul. O avanço de uma frente fria, acompanhada com o suporte de umidade da Amazônia, causa fortes temporais no Estado, especialmente na terça-feira e na quarta-feira. As cidades do noroeste gaúcho deverão ser as mais atingidas e o volume de chuva em 48h, deve superar os 100 mm.
 
Na terça-feira as chuvas se espalham sobre todo o estado, mas, no centro e sul do RS, causam temporais nas cidades do oeste do Estado e na fronteira com o Uruguai.
Na quarta-feira finalmente o sistema avança sobre todo o Rio Grande do Sul e provoca chuvas generalizadas e grandes temporais. Em apenas 24h, o centro e sul do RS pode receber um volume de chuva superior a 60 mm.

Na quinta-feira a chuva tem seguimento no RS com volumes maiores nas áreas junto da divisa com SC, aproximadamente 40 mm, já na metade sul e oeste o volume de chuva diminui.

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS

Bookmark and Share