Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 3 setembro 2009

Tarde com chuva no RS, chance de chuva forte.

03 de setembro de 2009 0

Satélite + estimativa de chuva e temperatura amanhã

Tarde com chuva no RS, chance de chuva forte.
 
SATÉLITE HOJE (03/09):
Uma frente fria avança lentamente pela Região Sul, onde causa pancadas de chuva, trovoadas e rajadas de vento nos três Estados. Destacamos as chuvas moderadas com trovoadas em Porto Alegre entre 04h00 e 05h00, rajadas de mais de 100 km-h em Cruz Alta. Em Santa Maria, choveu aproximadamente 50 mm na última madrugada, correspondendo a um terço da média de todo o mês de setembro.
Ontem o destaque foi Santana do Livramento com acumulado, em 24h, de 113 mm, o corresponde a quase todo o esperado para este mês de setembro para a cidade, que é de 120 mm.
 
PREVISÃO DA TARDE DE HOJE (03/09):
A partir desta tarde a frente fria começa a se afastar da Região Sul. Por conta disso, o risco de chuva forte diminui sobre o Estado, exceto no noroeste e norte gaúchos, que ainda podem receber eventos moderados com trovoadas. Nas cidades mais próximas da fronteira com o Uruguai ocorrem chuvas mais fracas e isoladas.
A grande quantidade de nuvens e as chuvas no deixam as temperaturas variarem muito. A máxima, de uma forma geral entre 18 e 22 graus.
 
Para grande Porto Alegre, muitas nuvens e chuvas a qualquer hora do dia, podendo ser com moderada intensidade em alguns pontos. Em POA a máxima não passa dos 20°C.
 
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS.
 
SATÉLITE PARA AMANHÃ (04/09):
A frente fria avança em direção ao Sudeste do país, mas instabilidades ainda atuam sobre o Rio grande do Sul ao amanhecer desta sexta-feira, mantendo o céu com muitas nuvens e com possibilidade de chuva, especialmente no centro-leste gaúcho. Não há previsão de temporais, somente algumas cidades poderão receber eventos moderados em alguns momentos.
Em Porto Alegre o dia inicia com muitas nuvens e chuvas. A mínima de 16°C só será registrada à noite.
 
PREVISÃO PARA 04/09 – sexta-feira:
Nesta sexta-feira o risco de temporais diminui bastante sobre o Rio Grande do Sul.
A frente fria que gerou muita instabilidade e temporais nos últimos dias avança em direção ao Sudeste do país, mas ainda deixa instabilidade suficiente para provocar muitas nuvens e chuvas no estado.
Pela manhã há condições para chuvas fracas moderadas em todo o Estado, mas à medida que o dia passa as chuvas ficam restritas ao centro-leste dos gaúchos. E mesmo com esta tendência de tempo mais firme no noroeste e oeste gaúchos a partir da tarde, o céu continuar com muitas nuvens, ou seja, o sol no chega a aparecer muito forte e as temperaturas novamente no sobem muito. As máximas no RS oscilam entre 17 e 20 graus no centro, norte, oeste e nordeste do estado. Já no sul entre 14 e 17 graus.
Para grande Porto Alegre pouca coisa muda. A previsão de mais um dia bem fechado e com chuvas a qualquer hora do dia alternada com períodos de céu encoberto. A única diferença agora é que o risco de temporal é bastante baixo. A máxima em POA não ultrapassa 19°C.
 
PREVISÃO PARA 05/09 – sábado:
No sábado as instabilidades perdem bastante força e o sol consegue reaparecer mais forte no território gaúcho. Na faixa leste, que inclui litoral, Grande Porto Alegre e alguns pontos da Serra, ainda ocorrem chuvas fracas e isoladas até o fim do dia. Já no centro, oeste e noroeste gaúchos o sol brilha desde cedo e assim permanece até o fim da tarde. As máximas no interior do estado ficam entre 21 e 23 graus. Na faixa leste gaúcha, como o céu fica com um pouco mais de nebulosidade, as máximas variam entre 17 e 20 graus.
Em Porto Alegre chuvas fracas e isoladas acontecem até o fim do dia. A máxima chega aos 20°C.
 
PREVISÃO PARA 06/09 – domingo:
No domingo tempo seco e aproveitável em todo o estado do Rio Grande do Sul. O predomínio do sol favorece o aumento das temperaturas da tarde, porém ao amanhecer a sensação fica de frio em algumas cidades do norte e oeste gaúchos.
Em Porto Alegre a mínima chega a 13°C e a máxima alcança 23°C.
 
Litoral:
FIM DE SEMANA COM RESSACAS NO LITORAL GAÚCHO.
A frente fria causa aumento da agitação marítima em todo o litoral gaúcho neste fim de semana. Desta sexta-feira até o domingo, as ondas ficam entre 3,0 e 3,5m de altura. Portanto não recomendável que pequenas embarcações avancem para alto-mar nos próximos dias.
 
Na próxima semana:
 
Na segunda-feira: tempo instável nebulosidade variável com pancadas de chuva espalhadas pelo estado.
Temperatura no estado entre 12/24°C.
Na terça-feira: tempo de céu nublado e com pancadas de chuva, chance de chuva forte em áreas isoladas.
Temperatura no estado entre 6/21°C.
Na quarta-feira: O tempo melhora e a temperatura diminui.
Temperatura no estado entre 4/18°C.
 
Informações do INMET sobre as temperaturas na região sul do Brasil:
 
TEMPERATURAS MÍNIMAS REGISTRADAS NO DIA 03-set-2009
 
Rio Grande do Sul
INTERIOR
11,2°C TEUTÔNIA
PORTO ALEGRE
17,2°C
Santa Catarina
INTERIOR
11,4ºC Urubici
FLORIANÓPOLIS
17,7ºC
Paraná
INTERIOR
12,3ºC CASTRO
CURITIBA
15,1ºC
 

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS

Bookmark and Share

A chuva marca a quinta-feira em SC

03 de setembro de 2009 0

A imagem do início da manhã mostra nuvens coloriadas, associadas a chuva, sobre grande parte de SC.

A formação de um centro de baixa pressão entre Paraguai, RS e Santa Catarina deixa o tempo bastante instável nessa quinta-feira. A imagem de satélite aqui do lado mostra que o dia já começa com muitas nuvens em grande parte das regiões catarinenses com destaque para o oeste onde já choveu e ventou forte na madrugada passada segundo o Inmet.

Dionísio Cerqueira com 25,6 mm e rajada de vento as 3h de 64 km/h

Novo Horizonte com 36,4 mm e rajada de vento as 4h de 75 km/h

São Miguel do Oeste com 19,0 mm e rajada de vento as 2h de 57 km/h

Xanxerê com 14,0 mm e rajada de vento as 4h de 70 km/h

A quinta será de muitas nuvens e chuva a qualquer hora na maior parte das cidades, ficando a região entre a capital, Vale do Itajaí e litoral norte com algumas poucas aberturas de sol agora cedo, aumento de nuvens e chuva ao longo do dia.

NOVOS TEMPORAIS E CHUVA FORTE

Destacamos que poderá voltar a chover forte associado a temporais e rajadas de vento ao longo do dia. A região mais propícia fica sendo as cidades entre o oeste e serra. Atenção!!

A SEXTA-FEIRA AINDA SERÁ INSTÁVEL

O dia amanhã ainda deverá começar instável, sobretudo durante a próxima madrugada que deverá ter chuva pelo estado. O amanhecer ainda será instável com possibilidade de chuva, mas gradativamente ao longo da manhã e sobretudo à tarde o tempo seco vai retornando e o sol aparecendo. Apenas nas cidades próximas do RS é que há possibilidade de chuva a qualquer hora entre as aberturas de sol.

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share

Mais chuva e mais temporais nesta quinta-feira.

03 de setembro de 2009 0

Satélite + estimativa de chuva e temperatura

Mais chuva e mais temporais nesta quinta-feira.
 
SATÉLITE PARA 03/09 – QUINTA-FEIRA:
A quinta-feira amanhece com muitas nuvens e chuvas sobre o Rio Grande do Sul. As chuvas moderadas e/ou fortes concentram-se mais sobre o noroeste, norte e sul gaúchos, onde ainda ocorrem rajadas entre 50 e 70 km/h. As demais localidades amanhecem com chuvas mais fracas.
Na Grande Porto Alegre chove com até moderada intensidade ao amanhecer.
 
PREVISÃO PARA 03/09 – QUINTA-FEIRA:
O tempo continua bastante instável em todo o Rio Grande do Sul.
A situação permanece inalterada, a frente fria ainda organiza nuvens bastante carregadas, o que mantém o dia chuvoso em todo território gaúcho. Os maiores volumes de chuva concentram-se sobre o noroeste, norte e nordeste gaúchos, onde o risco de transtornos, como alagamentos é maior. Em toda a região de Santo Ângelo, em Irai, Palmeira das Missões, Erechim, Passo Fundo e Soledade, se espera algo entre 60 a 100 mm de chuva em 24h o que representa entre 1/3 a 2/3 de toda a chuva esperada para este mês de setembro. Por exemplo, em Santo Ângelo, se realmente for confirmado 100 mm, isso corresponde a 20 dias de chuva.
Agora para as cidades da fronteira com o Uruguai e sul do RS, as chuvas ocorrem mais mansas e o risco de transtorno é menor. No sul do Estado, as chuvas acontecem de forma alternada com períodos de céu encoberto.
As temperaturas novamente não variam muito, e de uma forma geral ficam entre 18 e 22 graus à tarde.
Em Porto Alegre mais um dia com muitas nuvens e chuvas. A máxima não passa dos 20°C.
 
PREVISÃO PARA 04/09 – SEXTA-FEIRA:
Na sexta-feira, a frente fria avança em direção ao Sudeste do país e retorna uma condição de tempo mais firme com sol entre nuvens no interior do Estado. Já no centro-leste gaúcho, instabilidades deixam condições para chuvas fracas alternadas com períodos de céu encoberto, mas sem transtornos.
A presença mais efetiva do vento frio vindo do quadrante sul faz as máximas oscilarem entre 17 e 20 graus no centro, leste e sul gaúchos.
Em POA chove fraco, principalmente até o fim da manhã. Já à tarde o tempo fica mais firme, porém com muitas nuvens. A máxima chega a 20°C e a mínima, que só será registrada noite, alcança 16°C.
 
PREVISÃO PARA 05/09 – SÁBADO -
No sábado as instabilidades finalmente perdem força, o tempo volta a ficar seco e o sol reaparece entre poucas nuvens em todo o Estado a partir da tarde, na manhã de sábado tem chuva no sul, leste e nordeste do estado, mas, na metade oeste e no norte o dia já começa seco. A entrada da massa ar frio deixa a madrugada mais fria, mas não chega a causar geada. Na fronteira com o Uruguai as mínimas ficam entre 5 e 9 graus. Já as máximas, de uma forma geral, oscilam entre 20 e 23 graus.
 
LITORAL NA QUNTA-FEIRA E SEXTA-FEIRA:
Quinta-feira de mar um pouco agitado na costa do RS, com ondas ao redor de 1,5m de altura.
Na sexta-feira, a frente fria deixa o mar bem agitado e as ondas chegam a 2,5m ao longo do litoral gaúcho.
 
Próxima semana:
 
No domingo: tempo seco com céu apresentando nebulosidade variável no decorrer do período, no fim do dia chance de chuva no norte e noroeste do RS.
Temperatura no estado entre 9/27°C.
Na segunda-feira: tempo instável nebulosidade variável com pancadas de chuva espalhadas pelo estado.
Temperatura no estado entre 12/24°C.
Na terça-feira: tempo de céu nublado e com pancadas de chuva, chance de chuva forte em áreas isoladas.
Temperatura no estado entre 6/21°C.
Na quarta-feira: O tempo melhora e a temperatura diminui.
Temperatura no estado entre 4/18°C.

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS

Bookmark and Share