Tempo instável no RS nesta quarta-feira
SATÉLITE HOJE (23/09) – quarta-feira:
A presença de uma frente fria sobre o Sul do país fez a quarta-feira iniciar com muitas nuvens sobre o Rio Grande do Sul. Durante a madrugada e início da manhã choveu em diversos pontos do estado. Em Uruguaiana choveu de forma moderada às 6h.
Na Capital o aeroporto Salgado Filho registrou chuva fraca às 8h.
Além das chuvas, rajadas de vento de 61 km/h foram registradas no Chui.
PREVISÃO PARA A TARDE DE HOJE (23/09) – quarta-feira:
O tempo vai permanecer instável durante esta quarta-feira no Rio Grande do Sul. A frente fria associada ao Ciclone Extra Tropical sobre o oceano, provoca chuvas alternadas com períodos de céu nublado, principalmente sobre o centro, norte e leste gaúcho. Já no oeste a tendência de melhorias, porém o céu segue com muitas nuvens. O risco de chuvas fortes é baixo, porém rajadas de vento podem chegar a 55 km/h ao longo do dia litoral.
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
SATÉLITE PARA 24/09 – quinta-feira:
A frente fria se afasta da Região Sul do país. Porém, instabilidades vindas do mar causam chuvas fracas ao amanhecer em partes da Serra, litoral norte e região metropolitana de Porto Alegre. Já no interior gaúcho a expectativa é de tempo firme, porém com nebulosidade, principalmente sobre o noroeste e centro gaúcho.
A presença do ar frio deixa uma sensação de frio ao amanhecer. Em Bagé espera-se mínima de 5°C.
PREVISÃO PARA 24/09 – quinta-feira:
Nesta quinta-feira, o tempo volta a ficar estável em grande parte do Rio Grande do Sul. No litoral, parte da Serra e da região metropolitana de Porto Alegre ainda ocorre chuvas fracas e isoladas devido entrada dos ventos úmidos vindos do mar. Nestas regiões o horário preferencial para chuva até o fim da manhã, exceto no litoral norte, onde volta a chover em forma de garoa á noite.
A presença do ar frio mantém as temperaturas baixas durante toda a tarde. A máxima, de uma forma geral, no RS fica abaixo dos 20°C.
Na região metropolitana de Porto Alegre chove em forma de garoa ou com fraca intensidade até o período da manhã. A partir da tarde o tempo fica estável, porém com nuvens. Em POA espera-se mínima de 12°C e máxima de 17°C.
LITORAL PARA 24/09 – quinta-feira:
CICLONE EXTRATROPICAL SOBRE O OCEANO PROVOCA RESSACAS AO LONGO DO LITORAL GACHO NESTA QUINTA-FEIRA.
DESTAQUE PARA O LITORAL NORTE, ONDE AS ONDAS ATINGEM AT 3,2M DE ALTURA. AS RAJADAS DE VENTO ATINGEM QUASE 40 KM/H.
PREVISÃO PARA 25/09 – sexta-feira:
Os ventos úmidos vindos do mar mantêm condições para chuvas fracas e isoladas somente no alto da Serra e litoral norte gaúcho. Nas demais localidades o tempo fica firme e o sol aparece entre poucas nuvens, inclusive na região metropolitana de Porto Alegre.
A massa de ar frio enfraquece e as temperaturas sobem um pouco mais à tarde.
Em Porto Alegre dia aproveitável. Mínima de 11°C e máxima de 22°C.
PREVISÃO PARA 26/09 – sábado:
No sábado as áreas de instabilidade ganham força em partes do noroeste e oeste gaúcho, onde provocam pancadas de chuva no final do dia. No restante do Estado o tempo fica bem estável e o sol aparece com pouca variação de nuvens.
A sensação volta a ficar bem agradável durante a tarde, onde em todo o território gaúcho com as máximas entre 20 e 25 graus.
Em POA muito sol e máxima de 25°C.
PREVISÃO PARA 27/09 – domingo:
Tempo instável pancadas de chuva com trovoadas e chance de ventania. Temperatura no estado entre 12/24°C.
PREVISÃO PARA 28/09 – segunda-feira:
Tempo ainda instável no período da manhã com chuva na maior parte do estado, durante a tarde melhora na metade sul e oeste, a noite melhora também no norte. Temperatura diminui lentamente, no estado entre 12/21°C.
PREVISÃO PARA 29/09 – terça-feira:
Tempo seco e frio. Temperatura no estado entre 3/18°C.
Informações do INMET sobre as temperaturas na região sul do Brasil:
TEMPERATURAS MÍNIMAS REGISTRADAS NO DIA 23-set-2009
|
Rio Grande do Sul
|
INTERIOR
|
9.8°C SANTANA DO LIVRAMENTO
|
|
PORTO ALEGRE
|
15.8°C
|
|
Santa Catarina
|
INTERIOR
|
9.4°C Urubici
|
|
FLORIANÓPOLIS
|
18.5°C
|
|
Paraná
|
INTERIOR
|
12.7°C Inácio Martins
|
|
CURITIBA
|
14.2°C
|
Postado por Cléo Kuhn - Porto Alege/RS