Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

CALOR DOMINA OS PRÓXIMOS DIAS NO SUL DO BRASIL

30 de outubro de 2009 0

Satélite + estimativa de chvua e temperatura amanhã RS

CALOR DOMINA OS PRÓXIMOS DIAS NO SUL DO BRASIL
 
DESTAQUES:
FERIADÃO PROVEITOSO EM GRANDE PARTE DO RS
Faz bastante calor sobre a maior parte do RS neste final de semana
O extremo do litoral sul recebe chuvas e as temperaturas ficam mais baixas
 
SATÉLITE PARA 30/10 – sexta-feira:
A sexta-feira amanheceu com maior nebulosidade sobre o extremo sul gaúcho provocada por uma frente fria sobre o oceano, porém até o momento não tivemos registros de chuvas na região.
Em Porto Alegre a madrugada foi abafada com mínima de 18°C.
 
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
 
Como foi outubro?
A figura de anomalia de chuva deste mês de outubro (de 01 a 29 de outubro – ver anexo) mostra que as chuvas ficaram um pouco abaixo da média em grande parte do Rio Grande do Sul. Se observarmos bem a figura, nota-se que os desvios positivos estão sobre o Paraná. Isso significa que as áreas de instabilidade ou frentes frias conseguiram organizar melhor a umidade da Amazônia sobre o oeste paranaense, onde provocaram bastante chuva e fortes temporais nas últimas semanas, inclusive tornados. Contudo, se boa parte desta umidade da AM ficou restrita ao norte da Região Sul, as chuvas de outubro sobre o território gaúcho até vieram, porém não muito volumosas e nem duradouras. Bom, esta diminuição das chuvas não foi tão prejudicial assim, pelo menos para os agricultores de trigo, que agradeceram bastante este “corte”, pois conseguiram prosseguir com a colheita do trigo. Mas nem tudo são flores. Os produtores de arroz foram os maiores afetados, porque, como dependem principalmente das chuvaradas de outubro para encher as barragens, as mesmas não foram o suficiente para que o nível atingisse 100%. E por conseqüência, o plantio deste ano pode ser realizado em uma área menor.
 
Como será novembro?
Em novembro as simulações mostram para chuvas dentro de uma normalidade. Porém deveremos ficar atentos a distribuição da mesma. O gráfico de chuva de 30 dias (ver anexo) para Porto Alegre, mostra que as chuvas devem concentrar-se em dois períodos, um no início do mês e outro no final. Neste meio tempo, principalmente os dias 8 a 21 de novembro, a expectativa é de dias mais secos, com no máximo dois ou três dias com chuvas isoladas e baixo volume. Além disso, neste intervalo mais estável, a tendência é dias de temperaturas mais elevadas no Estado.
 
PREVISÃO PARA TARDE – 30/10 – sexta-feira:
Tarde de tempo seco, predomínio de sol e BASTANTE CALOR em grande parte do Rio Grande do Sul. Somente em partes do sul do estado e da fronteira com o Uruguai áreas de instabilidade associadas à passagem de uma frente pelo oceano, provocam aumento da quantidade de nuvens, além de chuvas irregulares até o fim do dia. O risco de chuva forte é bem baixo.
Os ventos quentes e predominantes de quadrante norte garantem mais uma tarde de calor. Em Uruguaiana espera-se 36°C.
Em POA dia com muito sol e calor. Máxima de 33°C.
 
SATÉLITE PARA 31/10 – sábado:
A formação de uma área de baixa pressão próxima ao litoral sul gaúcho faz com que o sábado amanheça com muitas nuvens e chuvas no extremo sul gaúcho, inclusive na região de Chuí. Nessa região, o dia promete ser de muitas nuvens, chuvas e menos aproveitável em relação ao restante do litoral. De resto o sol aparece desde cedo e rapidamente eleva as temperaturas.
Em Porto Alegre o dia começa firme, com sol e bem abafado. Mínima de 21°C.
 
PREVISÃO PARA 31/10 – domingo:
O sábado fica proveitoso em praticamente todo o Rio Grande do Sul. Somente no extremo litoral sul gaúcho, instabilidades deixam o dia mais fechado, com chuvas alternadas com períodos de melhoria, além de temperaturas mais baixas. Em Chuí a máxima não ultrapassa os 24°C. No restante do sul do Estado, além da fronteira com o Uruguai também estão previstos pancadas isoladas de chuva e de baixo acumulado até o fim do dia. Nas demais localidades tempo seco, sol e calor, com máximas entre 32 e 35 graus.
Em Porto Alegre sol entre poucas nuvens e calor. Máxima de 33°C.
No litoral norte mesma condição da Capital. Em Tramandaí a máxima alcança 27°C.
 
PREVISÃO PARA 01/11 – domingo:
No domingo, as condições atmosféricas permanecem praticamente inalteradas comparadas com o sábado. Em boa parte do oeste, no noroeste, norte e nordeste gaúchos a massa de ar seco garante mais um dia proveitoso e calor. Já nas cidades do sul do RS, além de partes do centro e fronteira com o Uruguai, áreas de instabilidade provocam pancadas irregulares e de baixo acumulado no final do dia. A exceção ainda fica para o extremo sul do estado, que mesmo as chuvas ocorrendo em forma de pancadas alternadas com períodos de melhorias, as temperaturas permanecem baixas. Em Chuí espera-se máxima de apenas 22°C.
Em Porto Alegre mais um dia de sol e calor. Máxima de 34°C.
O litoral norte permanece com tempo seco, proveitoso e predomínio de sol. Em Capão da Canoa a máxima chega aos 29°C.
 
PREVISÃO PARA 02/11 – segunda-feira:
O feriado de Finados promete iniciar com tempo firme e terminar com nebulosidade e pancadas isoladas de chuva sobre o Rio Grande do Sul. Ao amanhecer o sol predomina, mas no decorrer do dia, a medida que uma frente fria se aproxima do Sul do país, as nuvens ficam mais carregadas e até o fim da tarde ocorrem pancadas isoladas no estado, ou seja, não atinge todas as cidades.
Para quem estiver no litoral o dia não será totalmente perdido, tendo em vista que as chuvas só devem vir no fim do dia.
Sobre as temperaturas, como o sol predomina em boa parte do dia, o calor novamente está garantido com máximas, em sua grande parte, acima dos 31°C.
Em Porto Alegre faz muito calor, com máxima de 34°C. A temperatura elevada associada à instabilidade provoca pancadas localizadas de chuva, que podem vir acompanhada de trovoadas.
 
Litoral – Fim de semana
Fim de semana prolongado de mar calmo ao longo do litoral gaúcho, com ondas abaixo de 1,2m de altura. Os ventos são predominantes de nordeste e as rajadas não ultrapassam os 32 km/h.
 
PREVISÃO PARA 3/11 – terça-feira:
No pós-feriadão a terça-feira promete tempo instável no estado com a formação de áreas de instabilidade associadas a frente fria. Ventos de norte a oeste. Temperatura no estado entre 14°C no sul e 30°C no oeste.
Na capital, segue o tempo ainda abafado pela manhã com pancadas de chuva preferencialmente da tarde para a noite.
 
PREVISÃO PARA 4/11 – quarta-feira:
Tempo instável com pancadas de chuva espalhadas pelo estado com chance de chuva forte em áreas isoladas. Temperatura no estado entre 12°C e 29°C.
 
PREVISÃO PARA 5/11 – quinta-feira:
Tempo segue instável e com pancadas de chuva espalhadas pelo estado mantendo a chance de chuva forte em áreas isoladas. Temperatura no estado entre 15°C e 30°C.
 
TEMPERATURAS MÍNIMAS REGISTRADAS NO DIA 30-OUT-2009
 
Rio Grande do Sul
INTERIOR
12.4°C CAMBARÁ DO SUL
PORTO ALEGRE
17.9°C
Santa Catarina
INTERIOR
11.2°C Caçador
FLORIANÓPOLIS
18.7°C
Paraná
INTERIOR
10.5°C Gen Carneiro
CURITIBA
14.6°C
 

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS

Bookmark and Share

Envie seu Comentário