Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de novembro 2009

Chuva histórica registrada em novembro

30 de novembro de 2009 0

Mapa de chuva registarda em novembro/2009/8° DISME - INMET

A chuva frequente e acima da média histórica no mês de novembro já não é novidade no Rio Grande do Sul. Desde o começo do mês com a intensificação do aquecimento das águas superficiais do Oceano Pacífico, o El Nino, a evaporação foi maior e as nuvens ficaram mais carregadas o que contribuiu e muito para a maior frequencia e quantidade de chuva durante o mês.
Os temporais são típicos desta época do ano em que a umidade e o calor, principais ingredientes das tempestades, estão mais presentes na Região Sul, o que surpreendeu os gaúchos foi a alta frequencia do fenômeno. Em grande parte dos munícipios em 2/3 dos dias do mês houve registro de chuva, ou seja, dos 30 em 20 a chuva esteve presente. Veja no quadro abaixo um levantamento do acumulado e do quanto isso representa da média histórica e a quantidade de dias de chuva em casa uma das estações oficiais do INMET:
 
 

 
Chuva 1° a 30 (mm)
Percentual da média (%)
Dias de chuva
Bagé
582,7
549%
19
Bom Jesus
240,8
229%
18
Cambara do Sul
293,4
279%
18
Campo Bom
301,9
317%
15
Caxias do Sul
302,2
287%
20
Cruz Alta
500,4
397%
20
Encruzilhada do Sul
514,6
463%
17
Ibirubá
416,5
306%
18
Irai
320,9
235%
16
Lagoa Vermelha
225,2
214%
19
Passo Fundo
271,2
215%
18
Pelotas
387,5
412%
20
Porto Alegre
286,6
304%
18
Rio Grande
265,3
282%
14
Santa Maria
443,6
372%
19
Santa Vitória do Palmar
159,9
170%
17
Santana do Livramento
474,6
447%
14
São Luiz Gonzaga
672,2
501%
19
Teutônia
339,9
269%
15
Torres
149
158%
14
Uruguaiana
549,8
404%
16

  

 
Em São Luiz Gonzaga o acumulado mensal foi muito alto com quase 700 mm distribuídos em 19 dias. Nos municípios de Bagé e Uruguaiana que até há pouco tempo ainda sofriam reflexos da estiagem em poucos dias passou da seca para a inundação com mais de 500 mm distribuídos em pouco mais de 16 dias.
RECORDE
 
De acordo com o INMET na capital foi o mês de novembro mais chuvoso da série histórica, ou seja, desde que a estação meteorológica foi instalada há quase 100 anos.
 
TEMPERATURAS
 
Outro dado que nos chama a atenção é a temperatura que em períodos chuvosos é de se esperar que ela fique mais amena e até baixa. Entretanto, não foi isso que ocorreu em novembro, mesmo com poucas aberturas de sol e períodos de tempo seco predominaram os dias de abafamento e temperaturas altas, ou seja, um combustível a mais que esteve sempre presente para “alimentar” os temporais no RS.
 
Em Campo Bom, por exemplo, a média da temperatura máxima foi de 30°C.
Em São Luiz Gonzaga a média foi de 29,1°C
Na capital a média da máxima foi de 27,7°C
Em Iraí a média da máxima foi de 30,8°C

Postado por Estael Sias/POA

Bookmark and Share

RISCO DE TEMPORAIS E TRANSTORNOS DIMINUI A TARDE

30 de novembro de 2009 0

Estimativa de chuva para hoje no RS

PREVISÃO PARA TARDE – 30/11 – segunda-feira:
No decorrer desta tarde de segunda-feira a frente fria começa a se afastar do Rio Grande do Sul. Consequentemente o risco de temporais e de transtornos começa a diminuir, principalmente a partir de meados da tarde. Muitas nuvens ainda vão cobrir o Estado, e chuvas fracas acontecem entre o fim da tarde e a noite nas áreas próximas a Santa Catarina e nordeste do RS. Já na fronteira com o Uruguai e oeste gaúcho aos poucos retorna uma condição de tempo firme.
As chuvas, a grande quantidade de nuvens e a entrada dos ventos mais frios de sul não deixam os termômetros subirem muito à tarde.
Em Porto Alegre tarde de muitas nuvens e chuvas. A temperatura entra em declínio ao longo do dia.
PREVISÃO PARA 01/12 – terça-feira:
As chuvas fortes dão uma trégua neste início de dezembro no RS. Somente em partes da divisa com Santa Catarina, áreas de instabilidade mantêm condições para pancadas fracas e bem irregulares de chuva. No nordeste gaúcho, o que inclui litoral norte, Serra e Grande Porto Alegre, os ventos úmidos do oceano deixam o céu mais nublado comparado com o restante do Estado. Por outro lado, no oeste, sul e fronteira com o Uruguai o sol reaparece com força.
A sensação fica entre agradável e abafado à tarde.
Na Capital há possibilidade de chuvisco na madrugada. No restante do dia previsão de tempo seco e predomínio de sol. Máxima de 25°C.
 

Estimativa de chvua e temperatura amanhã no RS

Previsão do tempo tarde de segunda e demais dias da semana no RS

Temperaturas mínimas no sul do Brasil – fonte: INMET – 8° DISME

chuva e temperatjura minima no RS hoje – fonte:inmet

Imagem de satélite + Incidência de raios + índice de tempestade

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS

Bookmark and Share

Temporais ocorrem no oeste de SC - ATUALIZADO

30 de novembro de 2009 0

Em Chapecó a segunda começa com temporais/internet

A imagem de satélite do post abaixo já mostrava muitas nuvens carregadas entre o RS e o oeste de SC. Essa nebulosidade vem provocando temporais  com destaque nessa manhã para Chapecó que tem chuva forte e ventos que alcançaram 92 km/h agora de manhã.

Outras cidades da região, como São Miguel do Oeste também registraram chuva forte e ventos de até 72 km/h. Em Xanxerê, o vento chegou a 61 km/h. Em Dionísio Cerqueira o vento chegou a 64 km/h. Em Itapiranga, divisa com o RS e fronteira com a Argentina, não temos estação meteorológica, mas as fotos enviadas da cidade mostram que o vento também foi muito forte.


Felizemente as imagens de satélite mostram que as instabilidades estão perdendo força, mas ainda há possibilidade de novos temporais, sobretudo no oeste. A previsão completa do dia está no post abaixo.

Estragos em Itapiranga 1 – Studio Marino

Estragos em Itapiranga 6 – Studio Marino

Estragos em Itapiranga 5 – Studio Marino

Estragos em Itapiranga 2 – Studio Marino

Estragos em Itapiranga 7 – Studio Marino

Estragos em Itapiranga 4 – Studio Marino

Estragos em Itapiranga 3 – Studio Marino

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share

SC: Calor no litoral e temperatura menor no oeste

30 de novembro de 2009 0

A imagem do final da madrugada mostra nuvens carregadas entre o RS e oeste de SC. O estado gaúcho tem novamente fortes temporais.

Essa diferança de condições no comportamento da temperatura irá ocorrer devido a instabilidade que já nesse período inicial da manhã ocorre sobre o oeste catarinense.


A imagem aqui do lado mostra uma grande cobertura de nuvens coloridas sobre a região de cidades como Mondaí, Palmitos, Itapiranga, Riqueza entre outras devido o deslocamento de uma frente fria. Nessa faixa de SC, a previsão é de chuva a qualquer hora, sendo que não se descarta temporais, sobretudo cidades próximas do RS e da Argentina. As temperaturas à tarde não passam muito dos 20 a 22ºC.


Nas outras áreas do estado a segunda começa quente com nuvens que permitem a presença do sol. O calor será forte com máximas entre 30 e 32ºC, sobretudo pelo Vale do Itajaí. Nessas regiões, a nebulosidade aumenta gradativamente ao longo do dia com possibilidade de chuva, sendo que no litoral a chance é menor e novamente com má distribuição, ou seja, chovendo numa cidade e no município vizinho não passando de céu nublado.

A SEMANA SERÁ DE TEMPO INSTÁVEL

Ao longo da semana a previsão não é muito diferente da semana passada, ou seja, uma mescla de sol, mais de manhã, com nuvens, que predomina mais entre tarde/noite, e chuva em forma de pancada devido o aquecimento.

Destacamos que a serra e o planalto terão temperaturas mínimas, as que ocorrem ao amanhecer, menores ao longo da semana. A tendência é que no final da semana a temperatura diminua em todas as cidades.

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share

A SEMANA COMEÇA COM CHUVA E TROVOADA NO RS

29 de novembro de 2009 0

Imagem de satélite de domingo no fim da tarde no RS

PREVISÃO PARA 30/11 – segunda-feira:

O tempo volta a mudar neste início de semana no Rio Grande do Sul. A passagem de uma nova frente fria sobre o Estado traz novas condições para transtornos e temporais, que atingem principalmente fronteira com o Uruguai, partes do centro, noroeste e nordeste gaúcho. O aumento da quantidade de nuvens e as chuvas deixam as temperaturas mais baixas, especialmente no sul do RS, onde o tempo fica mais fechado. Em Chuí a máxima não passa dos 22°C.

Para grande Porto Alegre espera-se aumento da quantidade de nuvens pela manhã e pancadas de chuva, preferencialmente a partir da tarde. Até chega a fazer calor à tarde, com máxima de 30°C na Capital.

 

PREVISÃO PARA 01/12 – terça-feira:

As chuvas fortes começam a dar uma trégua neste início de dezembro no RS. Somente em partes da divisa com Santa Catarina e da região central, áreas de instabilidade mantêm condições para pancadas de chuva fracas e irregulares. No nordeste gaúcho, o que inclui litoral norte, Serra e grande Porto Alegre, os ventos úmidos do oceano provocam chuvas fracas alternadas com períodos de melhoria. Por outro lado, no oeste, sul e fronteira com o Uruguai não chove.

As temperaturas ficam mais baixas no nordeste do RS.

Na Capital as chuvas fracas alternadas com períodos de céu nublado. Máxima de 24°C.

 

previsão para segunda-feira e demais dias da semana que começa

Informações de temperatuas extremas no SUL do Brasil – fonte: INMET

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS -

Bookmark and Share

Tarde de domingo com muito calor no RS

29 de novembro de 2009 0

Imagem de satélite do final da manhã no RS

PREVISÃO PARA 29/11 – domingo:

Neste domingo a tarde tempo seco com nebulosidade variável no estado. O maior risco para chuva (à noite) fica para áreas próximas a fronteira com o Uruguai, devido à aproximação de uma nova frente fria.

Com maiores aberturas de sol, a sensação entre abafado e calor retorna a grande parte do RS, especialmente ao oeste gaúcho. Em Uruguaiana espera-se máxima de 33°C.

Em POA também tempo seco com nebulosidade variável. Máxima de 32°C.

 

PREVISÃO PARA 30/11 – segunda-feira:

O tempo volta a mudar neste início de semana no Rio Grande do Sul. A passagem de uma nova frente fria sobre o Estado traz novas condições para transtornos e temporais, que atingem principalmente fronteira com o Uruguai, partes do centro, noroeste e nordeste gaúcho. O aumento da quantidade de nuvens e as chuvas deixam as temperaturas mais baixas, especialmente no sul do RS, onde o tempo fica mais fechado. Em Chuí a máxima não passa dos 22°C.

Para grande Porto Alegre espera-se aumento da quantidade de nuvens pela manhã e pancadas de chuva, preferencialmente a partir da tarde. Até chega a fazer calor à tarde, com máxima de 30°C na Capital.

 

Temperaturas mínimas e chuva no RS hoje – fonte: INMET

Tempo e temperatura em algumas cidades do RS e SC próximos dias

Temperaturas mínimas no SUL do Brasil hoje – fonte: INMET

ìndice de tempestade próximos dias no RS

Previsão do tempo para tarde de hoje e próxima semana no RS

Imagem de satélite + estimativa de chvua e temperatura amanhã RS

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS

Bookmark and Share

Domingo com domínio do tempo seco no RS

29 de novembro de 2009 0

Imagem de satélite começo da manhã RS

PREVISÃO PARA 29/11 – domingo:

Neste domingo as pancadas de chuva prosseguem sobre o Rio Grande do Sul, porém de forma bastante irregular, ou seja, já não chegam atingir todos os municípios. O maior risco para temporais (à noite) fica para áreas próximas a fronteira com o Uruguai, devido à aproximação de uma nova frente fria.

Com maiores aberturas de sol, a sensação entre abafado e calor retorna a grande parte do RS, especialmente ao oeste gaúcho. Em Uruguaiana espera-se máxima de 33°C.

Em POA pancadas isoladas de chuva no fim da noite. Máxima de 31°C.

 

PREVISÃO PARA 30/11 – segunda-feira:

O tempo volta a mudar neste início de semana no Rio Grande do Sul. A passagem de uma nova frente fria sobre o Estado traz novas condições para transtornos e temporais, que atingem principalmente o sul e partes do centro, noroeste e nordeste gaúcho. O aumento da quantidade de nuvens e as chuvas deixam as temperaturas mais baixas, especialmente no centro-sul do RS.

Para Grande Porto Alegre não se descarta o risco de chuvas fortes e transtornos localizados.  Em POA a máxima chega aos 29°C.

 

Previsão do tempo para domingo e semana que começa

Imagem de satélite + Estimativa de hvua e temperatura hoje RS

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS

Bookmark and Share

Domingo de chuva irregular no RS

28 de novembro de 2009 0

Imagem de satélite da tarde de sábado RS

PREVISÃO PARA 29/11 – domingo:

Neste domingo as pancadas de chuva prosseguem sobre o Rio Grande do Sul, porém de forma bastante irregular, ou seja, já não chegam atingir todos os municípios. O maior risco para temporais (à noite) fica para áreas próximas a fronteira com o Uruguai, devido à aproximação de uma nova frente fria.

Com maiores aberturas de sol, a sensação entre abafado e calor retorna a grande parte do RS, especialmente ao oeste gaúcho. Em Uruguaiana espera-se máxima de 33°C.

Em POA pancadas isoladas de chuva no fim da noite. Máxima de 31°C.

 

PREVISÃO PARA 30/11 – segunda-feira:

O tempo volta a mudar neste início de semana no Rio Grande do Sul. A passagem de uma nova frente fria sobre o Estado traz novas condições para transtornos e temporais, que atingem principalmente o sul e partes do centro, noroeste e nordeste gaúcho. O aumento da quantidade de nuvens e as chuvas deixam as temperaturas mais baixas, especialmente no centro-sul do RS.

Para Grande Porto Alegre não se descarta o risco de chuvas fortes e transtornos localizados.  Em POA a máxima chega aos 29°C.

 

 

Informações de temperaturas extremas no SUL – fonte: INMET

Chuva e vento no RS até as 17h local

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS

Bookmark and Share

SÁBADO CHUVOSO NO RS

28 de novembro de 2009 1

Imagem de satélite da manhã deste sábado no RS

 
PREVISÃO PARA TARDE – 28/11 – sábado:
A formação de uma área de baixa pressão entre o Brasil e Argentina está fazendo com que a umidade da Amazônia desça um pouco mais para o Sul do país do que o previsto anteriormente. Por conta disso, durante a manhã e período da tarde são esperadas chuvas fortes e até mesmo transtornos localizados sobre partes do oeste, noroeste, norte e até mesmo centro do RS. Nas demais localidades as chuvas prometem ser menos intensas.
Na Grande Porto Alegre há previsão de pancadas de chuva até o fim do dia. Não está descartada a possibilidade de chuva moderada em alguns pontos da Região Metropolitana.
 
PREVISÃO PARA 29/11 – domingo:
Neste domingo as pancadas de chuva prosseguem sobre o Rio Grande do Sul, porém de forma bastante irregular, ou seja, já não chegam atingir todos os municípios. O maior risco para temporais (à noite) fica para áreas próximas a fronteira com o Uruguai, devido à aproximação de uma nova frente fria.
Com maiores aberturas de sol, a sensação entre abafado e calor retorna a grande parte do RS, especialmente ao oeste gaúcho. Em Uruguaiana espera-se máxima de 33°C.
Em POA pancadas isoladas de chuva no fim da noite. Máxima de 31°C.
 

Estimativa de chuva e temperatura para domingo no RS

Imagem de satélite + incidência de raios + Índices de tempestade no SUL

Temperaturas minimas e chuva no RS – fonte: INMET

Temjperaturas minimas na região sul do Brasil – fonte: INMET

Tempo e temperatura em algumas cidades do RS e SC nos próximos dias

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS

Bookmark and Share

Fim de semana instável em SC

28 de novembro de 2009 0

A imagem da manhã mostra muitas nuvens em SC, menos no oeste onde o sol aparece em mais cidades./Cptec/Inpe

O sábado está começando com muitas nuvens e chuva entre o litoral e cidades próximas, mas com sol e menor concentração de nuvens no oeste de SC. Isso vem ocorrendo devido a formação de um centro de baixa pressão entro o mar e o litoral do estado que não chega a trazer influência para o oeste.

A previsão é de um dia com muitas nuvens e chuva que até poderá dar trégua em momentos do dia no litoral e cidades próximas. Nas outras regiões, como no oeste o sol aparece, mas o calor que segue por lá poderá trazer chuva mal distribuída no final do dia.

Temperaturas durante à tarde entre 24 e 26ºC no leste e entre 27 e 29ºC no oeste.

O DOMINGO SERÁ QUENTE!!

A temperatura amanhã volta a subir um pouco mais em todas as regiões porque durante a madrugada o centro de baixa pressão irá se afastar para o oceano e por isso o domingo deverá começar com nebulosidade variável, mas com aberturas de sol que ajudarão ao trazer máximas entre 28 e 30ºC em grande parte do estado. No entanto, essa nebulosidade da manhã aumenta e entre tarde/noite deverá chover pelo estado em forma de pancada mal distribuída.

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share