Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 1 dezembro 2009

O TEMPO FICA ESTÁVEL EM GRANDE PARTE DO RS

01 de dezembro de 2009 1

Estimativa de chuva para amanhã, quarta-feira

PREVISÃO PARA TARDE – 01/12 – terça-feira:
O tempo volta a ficar estável em grande parte do Rio Grande do Sul. Somente na fronteira com a Argentina e partes das Missões e divisa com Santa Catarina ocorrem chuvas rápidas e de baixo acumulado no fim do dia. De resto, inclusive Grande Porto Alegre, espera-se tempo seco.
Em relação às temperaturas, a sensação entre abafado e calor retorna a todo o Estado.
Em Porto Alegre tempo firme à tarde e máxima de 26°C.
 
PREVISÃO PARA 02/12 – quarta-feira:
A formação de uma área de baixa pressão atmosférica volta a provocar temporais no oeste, centro e nordeste do Rio Grande do Sul, com acumulado de mais de 60 mm em apenas 24 horas. As chuvas iniciam ainda pela manhã no oeste e noroeste gaúcho e avançam, até o final do dia, em direção ao restante do Estado. Destacamos as micro-regiões de Alegrete, com acumulado em torno dos 60 mm em apenas seis horas (quase metade da média de dezembro) e Arroio dos Ratos, com acumulado de quase 80 mm em apenas doze horas (quase 85% da média de chuvas de dezembro ou equivalente a 26 dias de chuva). As rajadas alcançam 70 km/h e há risco de queda de granizo bem localizada.
Mesmo com as chuvas a sensação permanece entre agradável e abafado.
Para Grande Porto Alegre esperam-se chuvas fortes e transtornos, principalmente a partir da tarde. O volume de chuva gira em torno de 54 mm, que se confirmado representa a 53% de toda a chuva média do mês de dezembro ou a quase 17 dias de chuva. Em POA a máxima alcança os 31°C.
 

Chuva ocorrida em NOV no RS – fonte:INMET

Estimativa de chuva e temperatura amanhã no RS

Imagem de satélite + Incidência de raios + Indices de tempestade

Tempo e temperatura próximos dias em algumas cidades do RS e SC

Previsão para a tarde de terça-feira e demais dias da semana

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS

Bookmark and Share

Novembro 2009 foi quente e chuvoso em SC

01 de dezembro de 2009 1

As temperaturas mínimas ficaram mais elevadas que o normal em todo o estado.

O mês de novembro foi de temperaturas acima da média na maior parte do estado que teve também mais um mes de chuva acima do padrão normal. A combinação de calor e chuva foi o responsável pela maior parte dos temporais que ocorreram no estado. As figuras abaixo mostram as anomalias, a diferença entre o observado e o normal de ocorrer em novembro, de temperaturas mínimas, máximas e chuva.


MÍNIMAS:


As temperaturas que normalmente ocorrem ao amanhecer ficaram acima da média em todas as regiões com destaque para o litoral e cidades próximas que tiveram até 2 a 4ºC mais altas que o normal.


MÁXIMAS:


As temperaturas que normalmente ocorrem no turno da tarde ficaram acima da média no litoral e cidades próximas, ficando as demais regiões com o calor normal de um mês de novembro.


CHUVA:


Os volumes ainda ficaram acima da normalidade na maior parte das cidades, ficando algumas com padrão normal. O destaque foi São Miguel do Oeste e as 3 cidades da serra que tiveram chuva bem acima do normal. Apenas Major Vieira e Florianópolis tiveram chuva abaixo, mas mesmo assim bem próximo do normal.

 

Lembramos que a chuva acima da média é a influência do El Niño que continua atuando no estado. O período de maior influência ao longo do ano em SC é o trimestre outubro-novembro-dezembro com destaque para novembro que é o mais influenciado. Portanto, dezembro ainda deverá ter mais chuva que o normal da época do ano, mesmo que o começo dele seja um pouco mais seco.

Anomalia da temperatura máxima

Anomalia de chuva

Volume de chuva (mm) ocorrido por cidades em novembro 2009. Fonte: Inmet

Anomalia da temperatura mínima

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share

Terça de tempo instável, mas com sol em SC

01 de dezembro de 2009 0

Entre as 22 e 23h de ontem a capital teve 32 mm de chuva. Esse valor é 24% da chuva normal de todo mês de novembro./Giovani Cordoni

O dia está começando com sol entre nuvens na maior parte das cidades. Apenas em parte do sul e do norte de SC que temos um amanhecer com mais nuvens que gradativamente devem diminuir nas próximas horas, só permanecendo um pouco mais presente no norte.

O dia terá sol entre nuvens em todas as regiões com temperaturas que devem variar entre 26 e 28ºC em boa parte das cidades, sendo que no extremo oeste o calor poderá passar da casa dos 30ºC.

O dia terá sol, nuvens e tempo seco na maior parte do estado que apenas durante a próxima noite terá mais nuvens e chance de chuva fraca, mal distribuída, ou seja, em poucos municípios. A exceção é parte da divisa com o PR, especial o litoral norte, que poderá ter chuva isolada ao longo do dia.

A SEMANA TEM AR QUENTE E ÚMIDO

Na quarta e na quinta, o tempo deverá ter muitas nuvens, aberturas de sol, que ocorrem mais na quarta, e chuva em forma de pancada devido a combinação de umidade com calor. A tendência continua mostrando uma diminuição das temperaturas no final da semana, sobretudo noite de sexta para sábado.

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share