Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 2 dezembro 2009

Possível tornado atingiu Caxias do Sul

02 de dezembro de 2009 5

Caxias do Sul/Roni Rigon

Um forte temporal passou por Caxias do Sul na tarde de hoje provocando estragos em vários pontos da cidade. Com base nas imagens dos danos fotografadas pelo Roni Rigon do jornal pioneiro em conjunto com o relato de pessoas que estiveram no local, a central de meteorologia acredita na possibilidade de um tornado ter atingido a região de Caxias do Sul.

As imagens mostram que o fenômeno provocou estragos numa área bem restrita que seria um bosque, uma área arborizada. Nas fotos é possível ver que só parte das árvores foram derrubadas e cortadas pela metade. além disso, conforme relato, os danos se deram numa faixa estreita, caracteristicas de estragos causados pelo fenômeno.  Na área urbana os ventos foram fortes também e com base nos dados da aeronáutica as rajadas de vento chegaram a 111 km/h as 15h34.

 

 

Postado por Estael Sias e Leandro Puchalski/Central

Ventos passam de 100 km/h no RS

02 de dezembro de 2009 0

Última imagem de raios/ELAT/INPE

De acordo com os dados do INMET atualizados até as 16h00:
Em Bento Gonçalves as rajadas de vento chegaram a 103 km/h e choveu 40,2 mm
Em Canela o vento chegou a 69 km/h.
Em Caxias do Sul os ventos chegaram a 111 km/h de acordo com os dados da aeronaútica.
De acordo com os dados atualizados até as 15h00:
Em Canguçu choveu 24,2 nmm e as rajadas de vento chegaram a 84,6 km/h
Em Camaquã choveu 23,6 mm
Em Rio Grande choveu 21,8 mm
Em Porto Alegre choveu 9 mm
Em Rio Pardo choveu 38,8 mm
Em Santa Rosa choveu 17 mm
Em Cruz Alta choveu 17,6 mm e as rajadas de vento chegaram a 68 km/h.
Nas próximas horas, a instabilidade mantém as condições atmosféricas favoráveis a chuva, porém o risco de temporais diminui. Pela última imagem de raios é possível notar uma estreita faixa de descargas elétricas (áreas coloridas) no extremo norte do RS. Amanhã o sol volta, aos poucos, a todas as áreas. Pela manhã o tempo ainda fica nublado com risco de chuva fraca entre a Serra e a Grande Porto Alegre.

Postado por Estael Sias/Poa

Temporais atingiram o RS -Atualizado as 16h00

02 de dezembro de 2009 2

Última imagem de satélite/CPTEC/INPE

A última imagem de satélite em anexo mostra nas áreas coloridas que nuvens muito carregadas avançam pelo Estado e já provocaram temporais em vários pontos do RS. Com base no levantamento das informações mais interessantes as estações automáticas do INMET registradas até as 14h00, podemos destacar:
De acordo com os dados atualizados até as 16h00:
Em Bento Gonçalves as rajadas de vento chegaram a 103 km/h e choveu 40,2 mm
Em Canela o vento chegou a 69 km/h.
Em Caxias do Sul os ventos chegaram a 111 km/h de acordo com os dados da aeronaútica.
De acordo com os dados atualizados até as 15h00:
Em Canguçu choveu 24,2 nmm e as rajadas de vento chegaram a 84,6 km/h
Em Camaquã choveu 23,6 mm
Em Rio Grande choveu 21,8 mm
Em Porto Alegre choveu 9 mm
Em Rio Pardo choveu 38,8 mm
Em Santa Rosa choveu 17 mm
Em Cruz Alta choveu 17,6 mm e as rajadas de vento chegaram a 68 km/h.
Por enquanto o maior volume de chuva foi o registrado em Santa Maria com 70,8 mm até as 14h00. E a maior rajada de vento foi registrada em caçapava do Sul 100 km/h.
Dados registrados até as 14h00
Em Santa Maria choveu 70,8 mm metade da média histórica de dezembro desde as 7h00 da manhã;
Em Bento Gonçalves choveu 7,2 mm com ventos de 55 km/h;
Em São Luiz Gonzaga choveu 17,6 mm e os ventos chegaram a 63 km/h. Lá a temperatura despencou de 30,8°C para apenas 20,9°C em menos de 1 hora entre as 12h e as 13h;
Em Caçapava do Sul chveu 42 mm  – 32% da média do mês de dezembro- e os ventos chegaram a 100 km/h;
Em Camaquã choveu 9,4 mm;

 
Em Uruguaiana choveu 29,6 mm e as rajadas de vento foram de 87,4 km/h;
 
Em Quaraí choveu 25,2 mm e as rajadas de vento foram de 83 km/h;
 
Em Santana do Livramento choveu 50,4 mm e as rajadas de vento foram de 56 km/h;
 
Em São Borja choveu 7,6 mm e as rajadas de vento foram de 80 km/h;
 
Em São Gabriel choveu 32,6 mm e as rajadas de vento foram de 83 km/h;
 
Em Bagé choveu 7,4 mm e as rajadas de vento foram de 41 km/h;
 
Em Caçapava do Sul choveu 8 mm ;
 
Em Santiago choveu 20,6 mm ;
 
Em Canguçu choveu 2 mm ;
 
Em Soledade choveu 12,6 mm ;
 
Em Cruz Alta choveu 6,2  mm ;
 
Em Santa Rosa choveu 13,6 mm e as rajadas de vento foram de 74 km/h;
 
Nas próximas horas, o risco de temporais se mantém em praticamente todas as regiões, sobretudo, no Leste, Norte e Nordeste gaúcho.

Postado por Estael Sias/POA

TARDE DE QUARTA-FEIRA COM TEMPO INSTÁVEL NO RS

02 de dezembro de 2009 0

Imagem de satélite da manhã de hoje no RS

 
PREVISÃO PARA TARDE – 02/12 – quarta-feira a tarde:
No decorrer desta tarde de quarta-feira o tempo permanecerá instável sobre o Rio Grande do Sul. As chuvas mais fortes ficam agora concentradas sobre partes do nordeste e leste gaúcho. Além das chuvas, rajadas de vento entre 50 e 70 km/h podem trazer alguns transtornos em pontos destas regiões. Já nas cidades mais próximas à Argentina e oeste do Rio Grande do Sul aos poucos retorna a condição de tempo estável.
Na Grande Porto Alegre há previsão de chuvas entre moderada e forte intensidade, com trovoadas e ventos de rajada até o final do dia. A máxima não passa dos 27°C.
 
PREVISÃO PARA 03/12 – quinta-feira:
As instabilidades acabam se juntando à nova frente fria sobre o oceano e avança em direção a Região Sudeste do país. No nordeste e partes do leste do RS são instabilidades vindas do oceano que provocam nebulosidade e chuva fraca, principalmente na madrugada. A tarde também deve chover na Serra e litoral norte, porém de maneira muito mais isolada. No oeste, boa parte do sul e fronteira com o Uruguai não chove e o sol reaparece com força. A sensação fica entre abafado e calor, principalmente na região de Uruguaiana, onde se espera máxima ao redor dos 29°C.
Para Grande Porto Alegre tempo mais instável durante a madrugada e manhã com melhorias no decorrer do dia. Na Capital a máxima chega aos 27°C.
 

Tempo e temperatura em algumas cidades do RS e SC nos próximos dias

Temperaturas mínimas e chuva no RS de ontem para hoje

Imagem de satélite + incidência de raios + índice de tempestade

Previsão do tempo para a tarde de hoje e próximos dias no RS

Estimativa de chuva e temperatura amanhã no RS

Temperaturas mínimas no SUL do Brasil hoje

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS

Mais um dia instável em SC

02 de dezembro de 2009 0

As nuvens coloridas entre Paraguai e Argentina trazem tempo instável para o oeste. No entanto, a parte mais instável agora de manhã avança para o RS./Cptec/Inpe

A quarta-feira está começando com tempo instável em parte das regiões do estado com destaque para os extremos, ou seja, litoral e fronteira com a Argentina. No litoral, a umidade vinda do mar provoca isoladamente chuva fraca. No extremo oeste, a imagem aqui do lado, mostra predomínio de nuvens devido a formação de áreas de instabilidade entre o Paraguai e Argentina.

A previsão é de tempo instável em todas as cidades que terão variação de nuvens, algumas aberturas de sol e chuva que na maior parte do estado ocorre no decorrer do dia. Destacamos que há possibilidade de chuva forte e até temporais isolados no oeste!!

A QUINTA TAMBÉM SERÁ DE TEMPO INSTÁVEL

Amanhã, teremos muitas nuvens, poucas aberturas de sol e chuva em determinados momentos devido o deslocamento de uma nova frente fria que vem do RS e passa entre SC e o oceano.

A TEMPERATURA DEVERÁ DIMINUIR A PARTIR DE SEXTA

A entrada de uma massa de ar frio deverá trazer já no amanhecer de sexta temperaturas menores no estado. Claro que o frio estará mais presente na serra, onde as mínimas ficam abaixo dos 10ºC, mas também vamos perceber a diminuição em todas as regiões, sendo que o litoral será a região com menor diminuição. No sábado de manhã, a temperatura poderá diminui até um pouco mais.

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

FRENTE FRIA VOLTA A PROVOCAR TEMPORAIS NO RS

02 de dezembro de 2009 0

Imagem de satélite da madrugada RS

 
PREVISÃO PARA 02/12 – quarta-feira:
A formação de uma área de baixa pressão atmosférica volta a provocar temporais no oeste, centro e nordeste do Rio Grande do Sul, com acumulado de mais de 60 mm em apenas 24 horas. As chuvas iniciam ainda pela manhã no oeste e noroeste gaúcho e avançam, até o final do dia, em direção ao restante do Estado. Destacamos as micro-regiões de Alegrete, com acumulado em torno dos 60 mm em apenas seis horas (quase metade da média de dezembro) e Arroio dos Ratos, com acumulado de quase 80 mm em apenas doze horas (quase 85% da média de chuvas de dezembro ou equivalente a 26 dias de chuva). As rajadas alcançam 70 km/h e há risco de queda de granizo bem localizada. Mesmo com as chuvas a sensação permanece entre agradável e abafado.
Para Grande Porto Alegre esperam-se chuvas fortes e transtornos, principalmente a partir da tarde. O volume de chuva gira em torno de 54 mm, que se confirmado representa a 53% de toda a chuva média do mês de dezembro ou a quase 17 dias de chuva. Em POA a máxima alcança os 31°C.
 
PREVISÃO PARA 03/12 – quinta-feira:
As instabilidades acabam organizando uma nova frente fria sobre o oceano, que avança em direção a Região Sudeste do país. Para o leste e nordeste do RS são instabilidades vindas do oceano que provocam nebulosidade e chuva fraca até o final do dia. No oeste, boa parte do sul e fronteira com o Uruguai o tempo fica firme e o sol aparece com força. A sensação fica entre abafado e calor, principalmente na região de Manoel Viana, onde se espera máxima ao redor dos 31°C.
 

Previsão para hoje e próximos dias para o RS

Imagem de satélite + estimativa de chuva e temperatura RS

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS