Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 16 dezembro 2009

Chuva isolada atinge o RS

16 de dezembro de 2009 0

Última imagem de satélite/CPTEC/INPE

De acordo com as últimas imagens de satélite e de radar, instabilidade isoladas se desenvolvem pelo Estado e já provocam pancadas isoladas de chuva em vários pontos. Por enquanto, as estações do INMET registraram chuva nos municípios de Soledade, Santa Maria e Ausentes e arredores. Veja os dados mais interessantes registrados até o momento:

Em Santa Maria choveu 8,2 mm e a temperatura caiu de 29,6°C para 19,7°C em pouco mais de 1hora. As rajadas de vento chegaram a 52 km/h.

Em Soledade choveu 4,8 mm, com registro de rajadas de 63 km/h. Lá a temperatura baixou de 30,2°C para 19,3°C em menos de 1 hora, ou seja, uma queda de 11 graus num curto espaço de tempo.

Em Torres choveu 8 mm, sem registro de vento forte ou mudança brusca de temperatura.

Por outro lado, onde a instabilidade ainda não chegou o calor é intenso. Esse é caso de Santa Rosa que registra 34,7°C. Em São Luiz Gonzaga o INMET registra 34,6°C.

Postado por Estael Sias/POA

Primeira Quinzena de Dezembro foi de chuva em SC

16 de dezembro de 2009 0

Volume de chuva previsto para os próximos dias no sul do Brasil

Podemos dizer que dentro dos 15 primeiros dias de dezembro tivemos uma boa distribuíção da chuva por todas as regiões do estado. No geral, as cidades que tem estações meteorológicas apresentaram volume acumulado entre 40 e 60% do normal do mês inteiro só dentro da primeira quinzena. Claro que sempre há comportamento pontuais diferentes quando se fala de chuva e nesse caso quando falamos de maiores volumes de chuva, falamos de Xanxerê e Urubici que já acumularam quase o normal de dezembro inteiro. Já quando falamos de menor volume acumulado, falamos de Joaçaba, Curitibanos e Itajaí que registraram volumes bastante baixos em relação ao normal.

SEGUNDA QUINZENA DE DEZEMBRO TAMBÉM DEVERÁ TER  TEMPO INSTÁVEL

A previsão para a segunda metade do mês é mais ou menos a permanencia desse tempo que vem predominando no estado, ou seja, normalmente dias com ar quente e úmido que trazem pancadas de chuva entre tarde/noite, só aumento de intensidade quando da passagem de frentes frias. Abaixo temos mapas que mostram a quantidade de chuva, em mm, que deveremos ter até o final do ano.

Chuva prevista entre 16 e 23 de dezembro no sul do Brasil

Chuva prevista de 24 a 31 de dezembro no sul do Brasil

Chuva ocorrida na primeira quinzena de dezembro/09. Fonte: Inmet

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

CHUVA E TROVOADAS EM PARTES DO RS

16 de dezembro de 2009 0

Estimativa de chvua para hoje no RS

PREVISÃO PARA TARDE – 16/12 – quarta-feira:
O avanço de uma frente fria pelo oceano aumenta a instabilidade sobre boa parte do Rio Grande do Sul. Até o fim do dia estão previstos pancadas de chuva e trovoadas sobre partes do norte, noroeste e noroeste gaúcho. Como o sistema não vem acompanhado com o suporte de umidade da Amazônia o risco para temporais é baixo. Nas cidades mais a oeste e central do RS a chance de chuva é pequena.
Em relação às temperaturas, o calor prossegue especialmente no interior gaúcho, onde as máximas ficam acima dos 30°C.
Em Porto Alegre ocorrem chuvas isoladas no fim do dia. A máxima alcança 28°C.
  
PREVISÃO PARA 17/12 – quinta-feira:
A quinta-feira segue com tempo instável nas áreas mais próximas a Santa Catarina. Mesmo com o afastamento da frente fria em direção a região Sudeste, instabilidades permanecem e provocam chuvas fracas e isoladas sobre partes do norte e noroeste do RS. Nas demais localidades não há previsão de chuva.
Em relação às temperaturas, o calor prossegue no interior gaúcho. Já na faixa leste a sensação fica agradável.
Para Grande Porto Alegre espera-se nebulosidade ao longo do dia, mas não chove. A máxima em POA não passa dos 26°C.
 

Temperatura e chuva de ontem para hoje no RS – fonte:INMET

Previsão do tempo para a tarde de hoje e demais dias no RS

Temperaturas mínimas no sul do Brasil hoje – fonte:INMET

Estimativa de chuva e temperatua para amanhã no RS

Tempo e temperatura no próximos 5 dias em algumas cidades do RS e SC

Imagem de satélite da manhã de hoje no RS

Imagem de satélite + Estimativa de chuva e temperatura para hoje no RS

Estimativa dos índices de tempestade nos próximo dias

Postado por Cléo Kuhn – Porto alegre/RS

Renuncia na presidencia da 15ºCOP

16 de dezembro de 2009 0

Hoje a presidente da 15º Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças do Clima renunciou depois das críticas que estava enfrentando sobre proteger as nações ricas. Connie Hedegaard, ministra dinamarquesa do Ambiente e Energia, será substituida pelo primeiro-ministro do país, Lars Lokke Rasmussen.

No início da semana, parte dos países africanos chegaram a se retirar das negociações e só resolveram voltar depois que os dinamarqueses asseguraram que os interesses desses países seriam mais observados.

HOJE DE MANHÃ TIVEMOS MAIS CONFUSÃO

Um grupo de 100 ativistas foram presos por tentarem invadir a Conferência das Nações Unidas. O objetivo era torna-lá uma “assembleia popular”. Um outro grupo  de ambientalistas de uma organização chamada Amigos da Terra realizou um protesto em frente da conferência porque não tinham credenciais.

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Quarta-feira de tempo instável em SC

16 de dezembro de 2009 1

A imagem do final da madrugada mostra que no sul do Brasil o dia começa apenas com nebulosidade variável.

O dia hoje terá predomínio de nuvens com o sol aparecendo apenas em algumas aberturas. O dia segue quente com máximas entre 27 e 29ºC na maior parte das cidades.

Agora de manhã o sol aparece, mas no litoral e cidades próximas com bastante nuvens que até podem trazer chuviscos bem localizados nas regiões próximas de encostas. No entanto, será do meio da tarde em diante que a nebulosidade deverá predominar com a passagem de uma frente fria pelo oceano que irá trazer chuva em forma de pancada em todas as cidades.

A QUINTA É OUTRO DIA INSTÁVEL

Para amanhã a previsão é de muitas nuvens, poucas aberturas de sol e chuva a qualquer hora do dia devido a presença da frente fria no oceano. As temperaturas à tarde não sobem muito devendo variar entre 24 e 26ºC em boa parte das cidades.

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis