Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de dezembro 2009

Saiba como fica o tempo na virada do ano no RS

31 de dezembro de 2009 0

Durante a noite e a madrugada o ar seco mantém o céu claro em grande parte das regiões gaúchas. A temperatura fica um pouco mais amena em relação aos últimos dias devido ao predomínio dos ventos mais frios que sopram do quadrante sul. Veja como fica o tempo e a temperatura em cada região do RS hoje a noite:

Região Norte:

Erechim recebe 2010 com 21°C e céu parcialmente nublado.

Região Centro:

Santa Maria recebe 2010 com 21°C e céu claro

Região Oeste:

São Borja recebe 2010 com 24°C e céu parcialmente nublado

Região Litoranea:

recebe 2010 com 22°C e céu parcialmente nublado

*exceto praias de Torres que terão céu nublado

* A água do mar junto a costa está com temperatura agradável em torno de 25°C

Região Sul:

Pelotas recebe 2010 com 19°C e céu parcialmente nublado

Região Metropolitana

Porto Alegre recebe 2010 com 20°C e céu parcialmente nublado

Região Serrana

Gramado recebe 2010 com 16°C e céu parcialmente nublado

Cambará do Sul recebe 2010 com 13°C e céu parcialmente nublado

Portanto 2010 é recebido no Estado com tempo seco em grande parte das regiões e temperaturas amenas. Durante o feriado e o primeiro fim de semana do ano novo não há previsão de mudanças significativas, exceto a temperatura que sobe gradativamente até o fim de semana.

****FELIZ 2010 AOS LEITORES DO BLOG DA CENTRAL DE METEOROLOGIA!SAÚDE E PROSPERIDADE A TODOS!******************

Postado por Estael Sias/POA

Bookmark and Share

2009 nos fez sobreviventes do clima no RS

31 de dezembro de 2009 1
O ano de 2009 sem dúvida foi um ano marcante em relação a meteorologia no Rio Grande do Sul. Em 12 meses experimentamos quase todo o vocabulário meteorológico no Estado, só faltou mesmo a atuação de um novo furacão. Fazendo um balanço cronológico do que tivemos: o ano começou com temperaturas abaixo da média e chuvarada no Litoral (primeiros dias de janeiro) e depois do abençoado calor um episódio de chuva forte expôs a nossa fragilidade frente aos desastres naturais. Na Zona Sul no dia 29, uma chuva forte provocou estragos e 14 mortes causando comoção a todos os gaúchos. No mês de fevereiro o destaque foi o calor acima da média em grande parte das regiões e mais uma vez o sul gaúcho, incluindo agora a campanha, tiveram fortes episódios de chuva.
O mês de março e, sobretudo, o de abril fizeram ressurgir o drama da seca que de tão intensa nos remetia a imagens do sertão nordestino. Aliás, não era para menos, pois foi o mês de abril mais seco dos últimos 80 anos no Estado. A partir do mês de maio o frio, as geadas, os nevoeiros e claro a tão esperada neve se tornaram comuns nos mostrando a força do La Nina que antecipou as ondas de frio e as manteve intensas até meados do inverno.
O mês mais frio do ano fez jus ao título e a Capital dos gaúchos voltou a registrar Zero grau depois de 16 anos sem um amanhecer tão gelado. A partir de agosto, o El Nino deu “as caras” mandou embora o frio e trouxe junto dele a chuva, o temporal e claro os transtornos que tiveram um alívio apenas no mês de outubro. Entretanto, em novembro as nuvens encobriram o céu e o sol só se via em cartões postais, porque em 80% dos dias do mês a chuva foi registrada em território gaúcho e os temporais de tão freqüentes já não chamavam a atenção nos alertas meteorológicos divulgados, na TV, no Rádio ou nos jornais impressos.
E novembro recebeu o titulo do mês mais chuvoso da história em algumas localidades gaúchas. E enfim chegou o último mês do ano, apesar dos anúncios de redução das chuvas a primeira semana fez até os mais apaixonados pela meteorologia duvidar dos prognósticos otimistas, mas o alento chegou e junto dele o calorão e o abafamento que tem feito os gaúchos sentir saudade do inverno!Mas o clima no Rio Grande do Sul é assim, extremos climáticos que se revezam ao longo do ano nos desafiam e fortalecem a cada dia!
E assim encerramos 2009, como sobreviventes, pois sobrevivemos a chuva, a seca, ao frio, aos tornados, ao calorão e a indiferença, pois toda a adversidade evidenciou a solidariedade do povo gaúcho que não mediu esforços para prestar socorro aos menos favorecidos e aos mais prejudicados pelos desastres climáticos de 2009. Que em 2010 a meteorologia possa prever o tempo bom que cada um almeja, mas é certo que os extremos irão se revezar mais uma vez.

Postado por Estael Sias/POA

Bookmark and Share

TEMPERATURAS AMENAS NO RS NA TARDE DE HOJE

31 de dezembro de 2009 0

Estimativa de chuva para amanhã no RS

PREVISÃO PARA TARDE – 31/12 – quinta-feira:
Na última tarde de 2009, as instabilidades perdem força, mas ainda chove até o fim do dia em pontos isolados da divisa com Santa Catarina, Serra e litoral norte. Para a hora virada, por enquanto, a expectativa é de tempo firme em todo o território gaúcho, porém com um pouco de nebulosidade no nordeste do Estado. A mudança do vento para quadrante sul/sudeste não deixa as temperaturas tão elevadas à tarde, mas a sensação fica de abafamento.
Em Porto Alegre espera-se sol entre nuvens e máxima de 28°C.
  
PREVISÃO PARA 01/01 – sexta-feira:
O início de 2010 será marcado por tempo firme na maior parte do Rio Grande do Sul. Somente em pontos bem isolados do noroeste e norte do estado chove fraco, rápido e localizado no fim do dia. Nas demais localidades dia bem aproveitável, com sol e sensação entre abafado e calor.
Em Porto Alegre sol entre poucas nuvens e máxima de 30°C.
 

Temperaturas minimas no sul do Brasil hoje – fonte: INMET

Tempo e temperatura nos próximos 5 dias em algumas cidades do RS e SC

Imagem de satélite + estimativa de chuva e temperatura RS hoje

Estimativa de chuva para amanhã no RS

Chuva e temperatura minima hoje no RS – fonte: INMET

Estimativa de chvua e temperatura amanhã RS

Previsão do tempo para a tarde de hoje e próximos dias no RS

Imagem de satélite da manhã de hoje no RS

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS

Bookmark and Share

A CHUVA AINDA ESTARÁ PRESENTE EM SC

31 de dezembro de 2009 0

Estimativa de chuva amanhã em SC

 QUINTA-FEIRA
A frente fria e áreas de instabilidade provocam muitas nuvens principalmente no litoral, serra e em todo o norte do Estado. Nesta região, o tempo permanecerá mais fechado, com chuva a qualquer hora do dia e temperatura máxima baixa. Apenas no extremo oeste do Estado, o sol aparecerá entre nuvens, fará calor e as chuvas na forma de pancadas virão principalmente à tarde. À meia-noite, se espera chuvas fracas em Joinville, Blumenau, boa parte do litoral norte e no Alto Itajaí. Nas demais áreas de Santa Catarina, o tempo permanece nublado e sem chuva. Na Capital a chance de chuva diminuiu em relação à ontem.
 
FIM-DE-SEMANA PROLONGADO
Durante o fim de semana prolongado de ano-novo, a sexta-feira ter tempo instável em boa parte do estado, mas sem previsão de temporais. Já no sul catarinense o tempo fica firme. A sensação ficará entre agradável e abafado tarde. No fim de semana, retorna uma condição típica de verão, com sol, calor e pancadas de chuva no fim do dia especialmente no interior.
 

Previsão do tempo para SC hoje e próximos dias

Estimativa de chuva e temperatura amanhã em SC

Estimativa de chuva e temperatura hoje em SC

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS

Bookmark and Share

TEMPO FIRME NA VIRADA NO RS

31 de dezembro de 2009 0

Estimativa de chuva para hoje no SUL do Brasil

PREVISÃO PARA 31/12 – quinta-feira:
No último dia de 2009, as instabilidades perdem força, mas ainda chove no começo do dia em pontos isolados da divisa com Santa Catarina, Serra e litoral norte. Para a hora virada, por enquanto, a expectativa é de tempo firme em todo o território gaúcho, porém com um pouco de nebulosidade no nordeste do Estado. A mudança do vento para quadrante sul/sudeste não deixa as temperaturas tão elevadas à tarde, mas a sensação fica de abafamento à tarde.
Em Porto Alegre espera-se céu nublado em boa parte do dia, mas sem chuva. Máxima de 26°C.
 
PREVISÃO PARA 1/01 – sexta-feira:
O início de 2010 será marcado por tempo firme na maior parte do Rio Grande do Sul. Somente em pontos bem isolados do noroeste e divisa com Santa Catarina chove fraco e localizado no fim do dia. Nas demais localidades dia bem aproveitável, com sol e sensação entre abafado e calor.
Em Porto Alegre sol entre poucas nuvens e máxima de 29°C.
 

Imagem de satélite na madrugada no RS

Previsão do tempo para hoje e próximos dias no RS

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS

Bookmark and Share

CHUVAS IRREGULARES SOBRE O RS AGORA A TARDE

30 de dezembro de 2009 1

Imagem de satélite da manhã de hoje no RS

PREVISÃO PARA TARDE – 30/12 – quarta-feira:
O tempo prosseguirá instável no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. A atuação de áreas de instabilidade juntamente com o avanço de uma fraca frente fria em direção ao Sudeste do país, mantém o tempo instável e condições para chuvas irregulares sobre o estado. Nas cidades mais próximas a fronteira com o Uruguai, a chance de chuva é menor comparado com o centro-norte gaúcho. O risco de temporais diminuiu no noroeste do estado e deve atingir agora o sul do Paraguai e oeste do Paraná. Mesmo com a nebulosidade e pancadas de chuva, a sensação fica entre abafado e calor.
Para Grande Porto Alegre esperam-se pancadas irregulares de chuva. Em POA a máxima alcança 31°C.
 
PREVISÃO PARA 31/12 – quinta-feira:
No último dia de 2009, as instabilidades perdem força, mas ainda chove até o fim do dia em pontos isolados da divisa com Santa Catarina, Serra e litoral norte. Para a hora virada, por enquanto, a expectativa é de tempo firme em todo o território gaúcho, porém com um pouco de nebulosidade no nordeste do Estado. A mudança do vento para quadrante sul/sudeste não deixa as temperaturas tão elevadas à tarde, mas a sensação fica de abafamento à tarde.
Em Porto Alegre espera-se céu nublado em boa parte do dia, mas sem chuva. Máxima de 26°C.
 

Previsão do tempo e temperatura agora a tarde no RS e tembém nos próximos dias

Imagem de satélite + estiamtiva de chuva e temperatura para Porto Alegre/RS

Estimativa de chuva para o RS amanhã, quinta-feira

Chuva e temperatura minima hoje no RS – fonte: INMET

Tempo e temperatura nos próximos 5 dias em algumas cidades do RS e de SC

Estimativa de chuva e temperatura para o RS amanhã, quinta-feira

Imagem de satélite do RS na manhã de hoje

Temperaturas minimas na região SUL do Brasil – fonte: INMET

Postado por Cléo Kuhn – Porto alegre/RS

Bookmark and Share

O calor permanece nessa quarta em SC

30 de dezembro de 2009 1

Chamamos atenção para o predomínio de nuvens nesse começo de quarta no oeste de SC/Cptec/Inpe

As temperaturas seguem elevadas hoje pelo estado que está tendo mais um amanhecer abafado já que as 6h fazia 25ºC na capital, 24ºC em Chapecó e 26ºC em Navegantes. Ao longo da tarde as máximas se aproximam dos 32 a 34ºC nos pontos mais quentes, sendo que o oeste as máximas ficam entre 28 e 30ºC.

A imagem de satélite aqui do lado mostra grande variação de nuvens no oeste devido a formação de um centro de baixa pressão entre Paraguai, Argentina e SC que traz pouco sol e chuva a qualquer hora nas cidades do oeste. Nas demais regiões, principalmente no litoral, a quarta começa seco com sol entre nuvens que permanece durante parte do dia já que só lá pelo meio da tarde em diante é que as nuvens deverão predominar trazendo possibilidade de chuva que continua com uma distribuição muito irregular, ou seja, chovendo por pontos de uma mesma região.

 

COMO SERÁ O ÚLTIMO DIA DO ANO?

 

A principal mudança é a diminuição desse forte calor que vem fazendo no estado. As máximas amanha não deverão passar dos 25 a 27ºC na maior parte das cidades. O dia será instável porque esse centro de baixa pressão que se forma hoje avança em direção ao oceano. Assim, teremos muitas nuvens, poucas aberturas de sol e possibilidade de chuva em determinados momentos do dia.

 

COMO SERÁ A NOITE DA VIRADA?

Destacamos esse comportamento das temperaturas que deverão estar mais dentro do normal desse turno, diferente do forte abafamento que vem fazendo no estado. Na serra, o dia 1º de Janeiro deverá até começar friozinho com temperaturas entre 10 e 13ºC. O tempo estará instável com muitas nuvens e boa parte da noite seco, mas não se descarta chuva isolada pelo estado…chance maior parte o litoral norte e chance menor para o oeste.

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share

Sensação térmica passa dos 40°C

29 de dezembro de 2009 2

Guarda-chuva para se proteger do calorão na Capital/Tadeu Vilani

A combinação de umidade e calor mantém a sensação de abafamento em todas as regiões do Estado. De acordo com a leitura do INMET ao longo da tarde as temperaturas passavam dos 30°C em grande parte do território gaúcho. Ainda de acordo com os dados do INMET os maiores índices de umidade relativa do ar, por enquanto, se concentam no meio oeste onde já ocorrem o aumento de nebulosidade devido a aproximação de áreas de instabilidade a partir da Argentina e claro nas cidades litorâneas.
As altas temperaturas em conjunto com os altos índices de umidade relativa do ar aumentam ainda mais a sensação de calor. Veja como estava a sensação térmica as 17h00 em algumas localidades:
 
Em Santa Rosa a temperatura era de 35°C com índices de umidade relativa do ar de 48% e com sensação térmica de 40°C
 
Em São Borja a temperatura era de 33,6°C com índices de umidade relativa do ar de 61% e com sensação térmica de 39,8°C (as 16h00)
 
Em Alegrete  a temperatura era de 31,5°C com índices de umidade relativa do ar de 67% e com sensação térmica de 37°C (15h00)
 
Em Santa Maria  a temperatura era de 33,6°C com índices de umidade relativa do ar de 67% e com sensação térmica de 42°C
 
Em Porto Alegre  a temperatura era de 34,4°C com índices de umidade relativa do ar de 56% e com sensação térmica de 40°C
 
Em Tramandaí  a temperatura era de 29°C com índices de umidade relativa do ar de 82% e com sensação térmica de 35°C
 

Postado por Estael Sias/POA

Bookmark and Share

Floripa com sensação de calor na casa dos 40C

29 de dezembro de 2009 0

A população da capital catarinense está sentido um calor como se o termômetro marcasse 40C nesse começo de tarde. Isso ocorre devido a combinação de calor, a temperatura do ar está em 32,6C, e umidade relativa do ar elevada, na casa de 70%.

Outras cidades do estado também estão sentido mais calor que o termômetro marca:

São Miguel do Oeste
Temp: 30,4C
UR: 57%
Sensação de Calor: 32C

Araranguá
Temp: 29,8C
UR: 84%
Sensação de Calor: 36C

Indaial
Temp: 34,1C
UR: 54%
Sensação de Calor: 39,8C

Postado por Leandro Puchalski – Met

Bookmark and Share

CHUVA E TROVOADAS EM PARTES DO RS DURANTE A TARDE

29 de dezembro de 2009 0

Imagem de satélite da manhã de hoje no RS

PREVISÃO PARA TARDE – 29/12 – terça-feira:
Áreas de instabilidade na altura da Argentina e a passagem de uma frente fria no oceano formam nuvens carregadas e provocam pancadas de chuva e trovoadas até o fim do dia em grande parte do Rio Grande do Sul. A exceção fica para o nordeste gaúcho (Serra, Grande Porto Alegre e boa parte do litoral), onde o ar seco dificulta a ocorrência de chuva. Devido ao tempo firme e o maior período com sol, as temperaturas rapidamente se elevam e faz bastante calor. Em Porto Alegre a máxima alcança até os 34°C.
 
PREVISÃO PARA 30/12 – quarta-feira:
Quarta-feira de tempo instável no Rio Grande do Sul. Mesmo com o afastamento da frente fria, áreas de instabilidade ainda atuam sobre o estado, provocando chuvas em forma de pancadas. No oeste, noroeste e até mesmo região central, as chuvas acontecem de forma alternada com períodos de céu nublado. Há risco de temporais de mais de 60 mm ao oeste e noroeste do Rio Grande do Sul. Em Garruchos, o acumulado pode passar dos 100 mm em apenas doze horas, correspondendo a quase 80% da média de todo o mês de dezembro. As rajadas chegam a 70 km/h na noite desta quarta-feira no oeste gaúcho com possibilidade de queda de granizo localizada. O aumento da quantidade de nuvens e a entrada dos ventos de quadrante sul não deixam os termômetros subirem tanto a ponto de provocar um calorão, mas a sensação fica entre agradável e abafado.
Em Porto Alegre sol entre nuvens pela manhã e pancadas de chuva no fim do dia. O risco de temporais é baixo. Máxima de 30°C.
 

Imagem de satélite da manhã de hoje no RS

Temperaturas minimas nos estados do SUL – fonte: INMET

Chuva e temperaturas minimas no RS hoje – fonte : INMET

Índices de tempestade no SUL do Brasil nos próximos dias

Previsão do tempo para a tarde de hoje e demais dias da semana no RS

Estimativa de chuva para amanhã no RS

Tempo e temperatura em algumas cidades do RS e SC nos próximos 5 dias

Estimativa de chuva e temperatura amanhã no RS

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS

Bookmark and Share