Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de fevereiro 2010

Como será o tempo nos jogos do Catarinense?

28 de fevereiro de 2010 0

Na abertura do segundo turno deu empate entre CFZ Imbituba x Figueirense /Flávio Neves - Agência RBS

Hoje à tarde continua a primeira rodada do segundo turno do Campeonato Catarinense. Os jogos serão:

Brusque x Avaí – 17h em Brusque
Juventus x Metropolitano – 17h em Jaraguá do Sul
Chapecoense x Atlético Ibirama – 17h em Chapecó
Criciúma x Joinville – 19h30min em Criciúma

O domingo tem nessa manhã muitas nuvens e alguma chuva, no geral fraca, ocorrendo pelo estado. Isso devido uma instabilidade em níveis altos da atmosfera que acaba gerando a nebulosidade. A previsão é de um dia com muitas nuvens e chuva em momentos do dia, mesmo que intercale com algumas aberturas de sol. A chance é maior de chuva do meio do estado para o norte.  Temperaturas entre 24 e 26C, ou seja, não sobe muito. A exceção é o sul onde o calor será maior, mas com o jogo lá é à noite, a temperatura já não estará tão alta.

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share

Domingo de tempo instável em SC

28 de fevereiro de 2010 0

Cptec-Inpe

Separamos a imagem de satélite aqui do lado porque ela ilustra muito bem o predomínio de nuvens que temos nessa manhã de domingo em SC. Essa instabilidade é gerada pela ação de um vento forte em níveis mais altos da atmosfera que passa bem encima do estado catarinense.

A previsão é que o domingo todo seja de muitas nuvens com possibilidade de chuva, mas intercalando aberturas de sol que são mais escassas em apenas em algumas áreas. As cidades que estão do meio do estado para o norte, podemos pensar em uma linha que corte o estado de oeste até o litoral, tem maior possibilidade de chuva já que quanto mais para o sul mais ar seco…observem na imagem que o RS tem poucas nuvens.

As temperaturas vão variar entre 24 e 26C em boa parte das cidades podendo chegar a 28,29C no sul.

A SEMANA SERÁ DE TEMPO INSTÁVEL NO LITORAL

Nos próximos dias vamos ter um ar frio sobre o oceano, o mesmo que diminuiu as temperaturas no amanhecer dos últimos dias, que irá “mandar” umidade para o litoral e cidades próximas pela ação do vento leste. Assim, essa área terá muitas nuvens que tanto permitem aberturas de sol quanto vão provocar chuva em momentos do dia, isso durante boa parte da semana. Nas outras regiões, mais sol e chuva só passageira mal distribuída devido o calor.

As temperaturas à tarde permanecem elevadas, principalmente a partir de quinta-feira.

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share

Tempo na abertura do 2º Turno do Catarinense

27 de fevereiro de 2010 0

Hoje às 17h em Imbituba vamos ter a abertura do segundo turno do campeonato catarinense de futebol envolvendo CFZ Imbituba e Figueirense.

Nessa manhã de sábado o sul de SC é a região do estado onde o sol mais aparece. A previsão é de sol nas próximas horas apenas com um certo aumento da nebulosidade entre o final da tarde e noite. Vamos ter calor com máximas próximas dos 30ºC, mas ficando mais baixa no horário do jogo em torno de 25 a 27ºC.

No sul do estado há possibilidade de chuva apenas para a noite, mas mesmo a assim a possibilidade não é muito grande já que a chuva no estado deverá ficar hoje muito concentrada no oeste e sul.

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share

Sábado com condições diferentes do tempo em SC

27 de fevereiro de 2010 0

Cptec-Inpe

A imagem de satélite que colocamos aqui do lado é das 8h da manhã e ela mostra que a parte mais leste, principalmente da capital ao litoral sul, começa o sábado com sol e poucas nuvens. No entanto, também mostra que do oeste até a divisa com o PR o dia começa com bastante nebulosidade.

A previsão é que boa parte do dia fique assim, sol e tempo seco no leste com muitas nuvens, algumas aberturas de sol e chance de chuva, mais a tarde, do oeste ao norte. No período da noite, não se descarta chuva nas outras regiões, mas com menor possibilidade.

 

O SÁBADO TEVE TEMPERATURAS AMENAS NO AMANHECER

Novamente o dia começou com temperaturas amenas em boa parte das cidades e com frio na serra. No entanto, já não baixou tanto quanto ontem. Observem as mínimas registradas nas estações do Inmet:

Urubici 8,4C

São Joaquim 10,7C

Curitibanos 14,1C

Ituporanga 15,6C

RIo Negrinho 15,2C

Na maioria das cidades tivemos um amanhecer entre 16 e 19C como na capital que teve mínima 19,4C às 7h da manhã.

Agora à tarde máximas de 26 a 28C em boa parte das cidades.


O DOMINGO TERÁ MAIOR NEBULOSIDADE EM TODO O ESTADO

Para amanhã podemos “passar” uma linha imaginaria bem no meio do estado de oeste a leste. Para quem está do centro para a divisa com o PR a previsão é de muitas nuvens com possibilidade de chuva a qualquer hora. Já quem está do centro para a divisa com o RS, como a capital, a previsão é de nuvens, mas que permitem aberturas de sol já que a possibilidade de chuva fica mais para a tarde e noite e mal distribuída, ou seja, apenas em poucas cidades. As temperaturas novamente ficam baixas na serra e amenas em boa parte de SC no amanhecer. Já à tarde entre 22 e 24C à tarde grande parte das regiões chegando entre 25 e 27C no litoral.

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share

PREVISÃO DO TEMPO PARA O FIM DE SEMANA

27 de fevereiro de 2010 1

Última imagem de satélite/CPTEC/INPE

O sábado começa com nebulosidade variável no interior gaucho (como pode ser visto na imagem de satélite em anexo), porém essas nuvens não chegam a provocar chuva. Em relação as temperaturas, com o afastamento da massa de ar polar o frio do amanhecer diminuiu um pouco em todas as regiões. De acordo com a ultima leitura do INMET das 5h00 o dia começou com 10,8°C em São José dos Ausentes, 13,5°C em Vacaria, 16,2°C em Bento Gonçalves, 17,8°C em Porto Alegre, Santa Maria registrou 16,6°C,17,4°C em São Luiz Gonzaga e 21,5°C em Tramandaí.

Nas próximas horas, o sol aparece mais na faixa leste, nas áreas que incluem a Grande Porto Alegre, o Litoral e a Serra. No interior, as áreas de instabilidade mantêm o ingresso da umidade em direção ao RS o que continua a formar nuvens pelo interior gaucho. Ao longo da tarde, essas nuvens provocam pancadas de chuva que, de uma forma geral, serão de fraca intensidade, com baixo risco de temporais. A instabilidade irá ficar concentrada nas faixas oeste, norte e centro. Em relação às temperaturas a previsão é de elevação gradativa ao longo do dia, com máximas que beiram os 30°C na Região Metropolitana e em pontos da Campanha. No Litoral, a agitação marítima aos poucos diminui ao longo da costa. O sol predomina nas praias gauchas, mas a atuação de ventos mais frios do quadrante sul/sudeste reduz um pouco a sensação térmica apesar das temperaturas subirem e ficarem em torno de 27°C.  Amanha os ventos passam a soprar do quadrante norte/nordeste favorecendo assim a maior elevação das temperaturas em todas as regiões. A instabilidade continua restrita as áreas do interior do Estado.

 

Postado por Estael Sias/POA

Bookmark and Share

Previsão do tempo tarde desta sexta-feira no RS

26 de fevereiro de 2010 0

Estimativa de chuva para sábado no RS

PREVISÃO PARA TARDE – 26/02 – sexta-feira:
TEMPERATURA SOBE UM POUCO MAIS DURANTE A TARDE NO RS
A massa de ar de origem polar garante mais um dia seco e temperaturas baixas no Estado do RS. No decorrer da tarde, o predomínio de sol, afasta a sensação frio da manhã mas não gera muito calor. As máximas de uma forma geral ficam entre 21 e 27 graus.
Em Porto Alegre dia completamente seco e sol. Máxima de 26°C.
 
PREVISÃO PARA 27/02 – sábado:
No decorrer deste sábado o tempo fica instável no noroeste, partes do norte e da fronteira com a Argentina. Nestas localidades a previsão é de muitas nuvens ao longo do dia e chuva isolada. Devido a maior quantidade de nuvens, as temperaturas ficam mais baixas quando comparado com o restante do estado que terá tempo seco e predomínio de sol. Na capital das Missões, em Santo Ângelo, a máxima não passa dos 24°C. Já em Uruguaiana, os termômetros alcançam 29°C.
Na Capital mais um dia aproveitável com sol entre nuvens e tempo mais abafado à tarde. A máxima chega aos 28°C.
 
PREVISÃO PARA 28/02 – domingo:
TEMPO SECO EM BOA PARTE DO ESTADO E TEMPERATURA EM ELEVAÇÃO
A massa de ar frio enfraquece e já não faz tanto frio no RS, neste domingo. Aliás, até faz calor à tarde no interior gaúcho com máxima próxima dos 32°C em Uruguaiana. Com relação às chuvas, somente em partes da divisa com Santa Catarina existe uma pequena chance de chuva rápida e isolada pela manhã.
Em Porto Alegre dia proveitoso com predomínio de sol e sensação de calor. Máxima de 29°C.
 
PREVISÃO PARA 01/03 – segunda-feira:
Segunda-feira de tempo seco e predomínio de sol no Estado do Rio Grande do Sul. Uma massa de ar seco que cobre o território gaúcho inibe a formação de nuvens de chuva. O sol predomina e faz calor, principalmente no centro-sul gaúcho. Em Uruguaiana os termômetros chegam aos 32°C.
Na Capital muito sol e calor à tarde. Máxima de 30°C.
 
Litoral – Sábado e Domingo:
A agitação marítima diminui neste sábado no litoral gaúcho e não ocorrem ressacas. Entretanto, as ondas atingem 2,0m de altura no litoral norte. No domingo, previsão de mar calmo com ondas de 1,5m.
 

Estimativa de chuva para hoje no RS

Estimativa de chuva para amanhã no RS

Estimativa de temperatura minima para amanhã no RS

Chuva e temperaturas minimas hoje no RS, fonte: INMET

Estimativa de chuva e temperatura para amanhã no RS

Previsão do tempo para a tarde de hoje e demais dias para o RS

Estimativa de chuva e temperatura para hoje no RS

Imagens de satélite da manhã de hoje no SUL

Previsão do tempo e temperatura para 5 dias em algumas cidades do RS e SC

Temperaturas minimas no SUL do Brasil hoje, fonte:INMET

Postado por Cléo kuhn – Porto Alegre/RS

Bookmark and Share

Amanhecer frio em SC nessa sexta-feira - ATUALIZAD

26 de fevereiro de 2010 1

A imagem mostra um amanhecer com poucas nuvens no estado/Cptec/Inpe

A sexta-feira teve o amanhecer mais frio do ano até agora em SC. O dia começou com temperaturas baixas em todas as cidades do estado. No geral das cidades tivemos mínimas entre 13 a 15ºC sendo que no litoral, como na capital, o dia começou com 17ºC. No entanto, a serra o planalto norte e o oeste tiveram temperaturas bem menores até iguais ao inverno:

São Joaquim 7,2ºC
Rio Negrinho 10,5ºC
Caçador 11,2ºC
Ituporanga 11,8ºC
Curitibanos 11,7ºC
Joaçaba 13,1ºC
Xanxerê 12,9ºC

Essas foram as mínimas do dia segundo o INMET.

No entanto, como estamos no verão esse frio em parte do estado deverá dar espaço a temperaturas mais altas à tarde quando devem variar entre 26 e 28ºC.

FIM DE SEMANA TAMBÉM AMENO AO AMANHECER

Essa condição de noite e amanhecer mais ameno, frio na serra, deverá predominar tanto no sábado quanto no domingo. Além disso, o aquecimento para o turno da tarde também continua com máximas entre 27 e 29ºC em boa parte das cidades. O sol irá aparecer nos dois dias, mas em meio a variação de nuvens e por isso não se descarta chuva mal distribuída pelo estado, ou seja, em poucas cidades. No sábado a chance maior é para o extremo oeste e divisa com o PR sendo que nas outras regiões a possibilidade é menor.

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share

Amanhecer mais frio do ano até agora

25 de fevereiro de 2010 0

Massa de ar polar no RS/Mike Camara

A chegada de uma intensa massa de ar que polar, rompeu a longa sequencia de dias quentes e/ou abafados no Rio Grande do Sul. O ar polar favoreceu o intenso declínio das temperaturas entre a noite e a madrugada com registro de 8,1°C em São José dos Ausentes a menor temperatura registrada hoje no país. Em outros pontos do RS também fez frio, com mínimas de 11,2°C em Caxias do Sul, 11,9°C em Passo Fundo, 13,4°C em Pelotas, 12,2°C em Santa Maria e 16,5°C em Porto Alegre.

Nas próximas horas, a tendência é da temperatura baixar ainda mais na faixa leste, em áreas que inclui a Grande Porto Alegre, Serra, Zona sul e Litoral. As mínimas podem chegar a 6°C nos altos da Serra e a 13/14°C na Grande Porto Alegre.Depois do amanhecer frio a previsão é de uma tarde de sexta-feira ensolarada e de temperaturas agradáveis em todas as áreas. O mar segue agitado junto a costa.

Postado por Estael Sias/Porto Alegre

Bookmark and Share

Tempo para a tarde desta quinta-feira no RS

25 de fevereiro de 2010 0

Estimativa de chuva para sexta-feira no RS

SATÉLITE PARA 25/02 – quinta-feira:
O avanço de uma massa de ar polar fez com que a quinta-feira amanhecesse com muito sol e temperaturas baixas em diversos pontos do estado. A Região Sul registrou temperaturas que não eram vistas desde dezembro de uma forma geral. Em Bagé, a temperatura chegou a pouco mais de 9°C. Em São José dos Ausentes, também no Rio Grande do Sul, a temperatura alcançou pouco mais de 8°C, com sensação de -1°C. Em São Joaquim, Santa Catarina, a mínima chegou a 9°C. Em Urubici, também em Santa Catarina, a estação registrava 7,9°C às 02h00, quando saiu do ar.
Em Porto Alegre a mínima registrada pelo aeroporto Salgado Filho foi de 18°C, sendo que as 07h a sensação térmica era de 15,7°C.
 
PREVISÃO PARA TARDE – 25/02 – quinta-feira:
MASSA DE AR SECO E FRIO PREDOMINA SOBRE O RS
A tarde desta quinta-feira será de tempo firme e sol no Rio Grande do Sul. Somente em alguns pontos muito isolados do litoral norte pode chuviscar no fim do dia devido a propagação de instabilidades vindas do oceano. Com relação as temperaturas, depois da sensação de frio que há alguns meses não era sentida, o sol garante uma sensação agradável à tarde.
Em Porto Alegre predomínio de sol e máxima de 24°C.
 
SATÉLITE PARA 26/02 – sexta-feira:
A sexta-feira amanhece com tempo seco e com um pouco mais de frio na Serra. Destaque para Bom Jesus e Ausentes com mínima prevista de 6°C.
Em POA o dia deve iniciar com 15°C.
 
PREVISÃO PARA 26/02 – sexta-feira:
TEMPO SECO E TEMPERATURAS AINDA BAIXAS NO RS
A massa de ar de origem polar garante mais um dia seco e temperaturas baixas no Estado do RS. Na madrugada destaque para os pontos mais elevados da Serra, onde os termômetros caem a 6°C. No decorrer do dia, mesmo com sol, não faz muito calor. As máximas, de uma forma geral, ficam entre 21 e 26 graus.
Em Porto Alegre dia completamente seco e sol. Máxima de 26°C.
 
PREVISÃO PARA 27/02 – sábado:
Nada muda no Rio Grande do Sul. A massa de ar seco ainda inibirá a formação de nuvens de chuva sobre o território gaúcho. Portanto, a previsão é de mais um dia bastante aproveitável e sem muito calor. Na Serra a sensação de frio ainda estará presente. Em Bom Jesus a mínima chega a 7°C.
Na Capital o dia inicia com 16°C e encerra com 27°C.
 
PREVISÃO PARA 28/02 – domingo:
TEMPO SECO E TEMPERATURAS EM ELEVAÇÃO NO RS
A massa de ar frio enfraquece e já não faz tanto frio no RS, neste domingo. Alías, até faz calor à tarde no interior gaúcho com máxima próxima dos 30°C.
Em Porto Alegre dia bastante proveitoso. Máxima de 27°C.
 
Litoral – sexta-feira:
O mar permanece bastante agitado, e as ondas atingem 2,9 m de altura no litoral gaúcho. Portanto não é recomendável que embarcações avancem para alto-mar.


 

Estimativa de chuva e temperatura para sexta-feira no RS

Temperaturas mínimas no SUL do Brasil, fonte: INMET

Estimativa de temperatura mínima sexta-feira no RS

Estimativa de chuva hoje no RS

Imagens de satélite da manhã de hoje no SUL

Previsão do tempo para a tarde de quinta-feira e próximos dias no RS

Previsão do tempo e temperatura para 5 dias em algumas cidades do RS e SC

Estimativa de chuva e temperatura hoje no RS

Estimativa de chuva sexta-feira no RS

Temperaturas minimas e chuva no RS hoje, fonte: INMET

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS

Bookmark and Share

A Quinta está começando com frio na serra de SC

25 de fevereiro de 2010 0

A quinta em SC começa com temperaturas baixas e muitas nuvens./Cptec/Inpe

As temperaturas diminuiram bastante em SC nessas primeiras horas da quinta-feira. Na serra agora as 7h faz 6,8ºC em Urubici e 8,5ºC em São Joaquim, mas outras cidades do estado também apresentam temperaturas baixas para um dia de verão:

Caçador 13,9ºC
Curitibanos 12,3ºC

Xanxerê 14,2ºC

Joaçaba 14,4ºC

Na maior parte das cidades as temperaturas estão entre 15 e 17ºC ficando apenas o litoral com temperaturas entre 19 e 20ºC, mas com a presença do vento sul acabam tendo também um boa sensação de frio.

Para o período da tarde a temperatura sobe ficando num patamar entre 25 e 27ºC na maior parte das cidades. O dia terá uma nebulosidade presente que permite aberturas de sol em todas as cidades com tempo seco já que apenas no norte, mais próximo ao PR, essa variação de nuvens poderá trazer alguma chuva momentânea e passageira.

A SEXTA SERÁ TÃO OU MAIS FRIA AO AMANHECER

A próxima noite e o amanhecer dessa sexta também serão de temperaturas baixas e até com frio maior na serra já que a previsão é de mínimas entre 4 e 6ºC apenas. Na maior parte do estado 12 a 15ºC e no litoral 17 a 19ºC.
O sol irá aparecer em todas as cidades com tempo seco já que apenas na região de Joinville as nuvens, que permitem aberturas de sol, poderão provocar alguma chuva fraca e passageira.

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share