Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 8 março 2010

Monitoramento Ciclone -Atualização

08 de março de 2010 2

Última imagem de satélite/CPTEC/INPE

Analisando as últimas imagens de satélite podemos verificar que o aglomerado de nuvens associado ao ciclone está mais próximo da costa conforme o esperado.Veja na imagem de satélite acima como o sistema está mais próximo da costa entre do RS e o SC na área em destaque. Por enquanto, essa proximidade ainda não gera efeitos significativos nos ventos de acordo com as estações automáticas do INMET. É possivel notar que aumentou a intensidade do vento na ultima medição, mas ainda venta fraco na região.

A situação ainda mantém o monitoramento nas próximas horas devido as águas mais quentes do que o normal e aos ventos fracos em altitude, sem força suficiente para deslocar o ciclone para alto mar. Portanto, mantemos as condições de risco de vento forte entre o Litoral Sul de SC, desde Florianópolis até o Litoral Sul do Rio Grande do Sul. Além dos ventos, o mar continua muito agitado e há risco de pancadas de chuva, que podem adquirir forte intensidade.

Postado por Estael Sias e Leandro Puchalski/POA

Bookmark and Share

MONITORAMENTO ON LINE DO CICLONE

08 de março de 2010 2

Trajetória Prevista/NCEP

TRAJETÓRIA DO CICLONE:

Analisando um modelo prognóstico que faz a análise do passado, presente e futuro da atuação de ciclones podemos na posição A do mapa, o ciclone teve início na altura do Espírito Santo. Hoje está em C na altura de SC/RS, com núcleo quente e deslocamento para sudoeste, ou seja, com características de um ciclone subtropical. E o percurso até Z representa a trajetória prevista de deslocamento do fenômeno. Vejam que, em principio, a tendência é do ciclone avançar ao longo do mar não muito próximo do continente. Nesse primeiro momento, hoje e manhã de terça, na mar bem na altura da divisa dos dois estado sendo que na quarta e na quinta apenas na alturas do RS.

NAS PRÓXIMAS HORAS

CHUVA: o ciclone subtropical se propaga pelo Litoral Gaúcho intensificando a força dos ventos e mantendo a agitação do mar ao longo da costa de todo o RS. Há risco de pancadas de chuva de intensidade fraca/moderada com perioso de forte intensidade e, por vezes contínua que podem dar origem a grandes acumulados.

VENTO: No link abaixo voce pode acompanhar um mapa com a previsão de força dos ventos no oceano e no continente. Nas áreas em azul sobre o mar, o vento previsto é de até 110 km/h. Já em verde, em boa parte do RS e no Litoral de SC, sobretudo, na faixa de Florianópolis e Litoral Sul algo em torno de 70 km/h. Entretanto, esses ventos podem ser mais intensos devido a água do mar mais quente.

CONDIÇÕES DO MOMENTO
Por enquanto, ainda não houve registro de chuva expressiva e nem ventos fortes no litoral devido a distância que a baixa ainda se encontra em relação ao continente, mas o mar já se encontra agitado e em algumas praias de SC e do Litoral Norte do RS as ondas já atingem 3 metros de altura junto a orla. 

Ressaca de hoje à tarde em Torres:

 

 O QUE PODERÁ MUDAR?

Entretanto, precisamos levar em consideração a água do mar  aquecida, conforme imagem no link abaixo, de acordo com a estimativa dos satélites, a temperatura pode estar em torno de 27°C (nas áreas amarelas, em branco a medição nao foi feita por causa das nuvens) o que poderia disponibilizar mais energia para dar força ao sistema. Além disso,  em altos níveis não há ventos com força suficiente para empurrá-lo para alto mar.

Fique Atento!Estaremos atualizando as informações nas próximas horas.

 

Imagem de satélite mostram aglomerado de nuvens

Trajetória prevista e tsm – NCEP

Vento previsto – NCEP

Postado por Estael Sias e Leando Puchalski/Central de Meteoro

Bookmark and Share

Acompanhe a nebulosidade associada ao ciclone

08 de março de 2010 1


Nesse post separamos 3 imagens de satélite dessas últimas horas para mostrar a posição das nuvens geradas pelo ciclone subtropical e que estão associadas a chuva cada vez mais estão indo em direção a divisa do RS com SC, principalmente no estado gaúcho. Assim, a partir dessa tarde o ciclone não está trazendo somente influencia no mar com ondas de 2 a 3 metros em praias como Armação-SC; Silveira-SC e Torres RS, mas também no litoral com as nuvens e chuva. Essas nuvens chegam também a Grande Porto Alegre e Serra com condições de pancadas  e não se descarta chuva localmente forte.

Imagem de satélite das 14h30min de hoje

Imagem de satélite das 11h de hoje

Imagem de satélite das 13h de hoje

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share

ERRATA: Ontem SC teve uma Tromba d`água!!

08 de março de 2010 0

A imagem mostra a tromba d`água de ontem/Luciano Rassolin
Ontem divulgamos um video que mostra a ocorrência de um dos eventos meteorológicos extremos mais interessantes: Tornado e/ou Tromba d`água.

A diferença entre um e outro é apenas a superfície que ocorre. Chamamos de tornado quando ocorre no continente e de tromba quando ocorre na água.

Nesse vídeo que desde ontem mostramos fica dificil ver qual a superfície que o evento ocorreu e por uma avaliação errada informamos que era um tornado.

No entanto, no final da manhã de hoje o telespectador Luciano Rassolin nos enviou um outro vídeo do mesmo evento e nesse fica muito claro que ele ocorreu no mar, portanto: em Barra Velha ontem tivemos a ocorrência de TROMBA D`ÁGUA!!

Veja o vídeo feito por Luciano Rassolin:


Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share

Instabilidade em SC com ciclone no mar

08 de março de 2010 0

A segunda-feira é outro dia de tempo instável em SC que terá novamente de tudo um pouco no mesmo dia, ou seja, nuvens que tanto permitem aberturas de sol quanto provocam pancadas de chuva em todas as cidades, mas principalmente no litoral e cidades próximas. 

Destacamos que um sistema que chamamos de vórtice ciclónico em níveis médios e altos da atmosfera deixará novamente as nuvens mais carregadas e por isso não se descarta chuva forte com alguns temporais de maneira mal distribuída, ou seja, felizmente de maneira bastante isolada no litoral.

Outro assunto do tempo nesse início de semana é a presença de um centro de baixa pressão, ciclone, no mar bem na altura de SC. Isso ocorre hoje e as consequências dele são:

- No mar vento muito forte acima de 100 km/h com chuva igualmente forte. Ondas altas, mar revolto, num primeiro momento no alto mar e até o final do dia no litoral. NÃO SE ACONSELHA NAVEGAÇÃO entre hoje e amanhã na costa de SC e RS.

- no litoral o vento deverá aumentar de intensidade do vento ao longo do dia, sobretudo no litoral sul. Tudo depende do quanto esse ciclone irá se aproximar da costa para sabermos a intesidade do vento. Por precaução alertamos ventos moderados com possibilidade de rajadas fortes entre o final dessa segunda e a terça, sobretudo no litoral sul.

 

Postado por Leandro Puchalski – Florianópolis

Bookmark and Share

Ciclone provoca vento e deixa o mar agitado

08 de março de 2010 1

Última imagem de satélite/CPTEC/INPE

A semana começa com tempo seco e poucas de nuvens no interior gaúcho. Na faixa leste a presença das nuvens é maior com potencial para pancadas de chuva no Litoral. Em relação as temperaturas as estações do INMET registram até agora  12,5°C em São José dos Ausentes, 15,8°C em Canela, 19,2°C em Torres, 17,6°C em São Luiz Gonzaga, 21°C em Santa Maria, 19,3°C em Canguçu.

Nas próximas horas, os prognósticos mantêm a aproximação de um centro de baixa pressão – ciclone pelo mar, porém um pouco mais afastado do que indicava inicialmente. Por causa disso, os efeitos no continente tendem a serem um pouco atenuados. Ainda há risco de pancadas de chuva entre a Grande Porto Alegre e a Serra com predomínio de sol entre nuvens em grande parte do dia. No Litoral, a previsão é de variação de nuvens e pancadas de chuva que podem ocorrer com forte intensidade em alguns períodos. Há previsão de rajadas de vento com intensidade moderada a forte em toda a faixa litorânea, as rajadas podem passar de 80 km/h. O mar começa a ficar agitado, com risco de ressaca marítima entre a terça e a quarta-feira. No oeste, centro noroeste o sol predomina e as temperaturas sobem gradativamente com máximas superiores a 30°C.

Amanhã o ciclone continua a influenciar o tempo no leste gaúcho. Ainda analisamos com certa cautela a atuação do fenômeno porque o oceano continua aquecido, com temperaturas acima da média e os ventos em altos níveis mais fracos do que o normal deixam o deslocamento do ciclone para alto mar mais lento (geralmente esses ventos empurram os ciclones para dentro do oceano afastando os rapidamente da costa) e assim o fenômeno permanece por mais tempo próximo a costa. Com isso, segue a previsão de instabilidade na faixa leste com risco maior de chuva forte para o litoral, mas não se descarta algumas pancadas de chuva localmente fortes entre a Grande Porto Alegre e a Serra. No interior gaúcho o tempo segue seco e com temperaturas em rápida elevação.

 

Postado por Estael Sias/POA

Bookmark and Share