Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de março 2010

Previsão do tempo para SC

31 de março de 2010 2

Última imagem de satélite/CPTEC/INPE

QUINTA-FEIRA

Mais um dia com previsão de sol e oscilação térmica no Estado. O dia começa com predomínio de sol e nebulosidade variável, mas ao longo da tarde o céu limpa e a tarde será ensolarada em grande parte das áreas. As temperaturas se mantêm amenas entre a madrugada e as primeiras horas da manhã, mas durante a tarde a temperatura volta a subir.

SEXTA-FEIRA

O sol predomina ao longo do dia em todas as regiões e favorece assim uma maior amplitude térmica condição típica de outono. Pela manhã as temperaturas se mantêm mais amenas e a tarde o aquecimento tende a ser maior com previsão de calor em grande parte das áreas, inclusive nas praias. A nebulosidade varia ao longo do dia, mas sem previsão de chuva.

SÁBADO
 
 O sábado ainda será influenciado por uma intensa massa de ar quente. A umidade é alta e forma nuvens em todas as regiões, por isso, não se descarta alguma chuva bem isolada e passageira, mas nada que comprometa as atividades de lazer. O frio do amanhecer perde força.
 

Postado por Estael Sias/POA

Bookmark and Share

Tempo na tarde dequarta-feira e próximos dias RS

31 de março de 2010 0

Imagem de satélite da manhã de hoje no SUL

PREVISÃO PARA TARDE – 31/03 – quarta-feira:
O mês de março encerra com tempo seco, sol e sensação entre abafado e calor no Rio Grande do Sul. A atuação de uma massa de ar seco inibe a formação de nuvens de chuva e o sol predomina. Faz calor acima dos 30°C no interior gaúcho. Em São Borja os termômetros alcançam os 31°C.
 
INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR:
 
Como será abril?
Simulações indicam que o mês de abril será com a influência de um El Niño diferenciado (Modoki). O Niño Modoki acontece quando as águas do Oceano Pacífico Leste ficam mais frias que o normal, enquanto que a região central do Oceano permanece mais quente. Esta mudança na temperatura da porção leste faz com que as chuvas passem a se distribuir de forma diferente do El Niño convencional. Ao invés de chover forte no Sul, as precipitações mais significativas ficam concentradas mais ao norte do país. A previsão para abril é de um mês mais seco que o normal em boa parte do Sul. Ou seja, o volume mensal de chuva deve ficar abaixo da média climatológica no RS. Tomando como exemplo Porto Alegre, a previsão é de uma única frente fria mais intensa na primeira quinzena de abril (dia 6), capaz de causar chuva generalizada. Na segunda quinzena ocorrem pancadas de chuva, porém de forma muito irregular a cada 3 ou 6 dias, o que contribuirá para deixar o acumulado de chuva abaixo do normal. Com relação as temperaturas, duas ondas de frio chegam ao Sul neste mês. O na segunda semana do mês e o outro, mais intenso entre abril e maio. O segundo sistema, talvez, possa provocar as primeiras geadas (fracas) do ano nos pontos mais elevados (Serra) da Região Sul, inclusive do Rio Grande do Sul. Cenário que, por enquanto, não traz preocupação ao agricultor, mas necessitará de monitoramento diário.
 
SATÉLITE AMANHÃ – 01/04 – quinta-feira:
O mês de abril inicia com tempo firme e sol no Rio Grande do Sul.
Em Porto Alegre a mínima prevista é de 19°C.
 
PREVISÃO PARA 01/04 – quinta-feira:
A massa de ar seco e frio atua no Rio Grande do Sul e não chove neste primeiro dia de abril. Com pouca nebulosidade no céu, as temperaturas rapidamente se elevam e espanta a sensação de frio do período da manhã dos pontos mais elevados do estado.
Em Porto Alegre dia ensolarado e abafado à tarde. Mínima de 19°C e máxima de 29°C.
 
PREVISÃO PARA 02/04 – sexta-feira:
Na sexta-feira Santa o tempo não muda no Rio Grande do Sul. A previsão é de mais um dia completamente seco e ensolarado. Faz calor à tarde.
Em Porto Alegre a máxima atinge 30°C.
 
PREVISÃO PARA 03/04 – sábado:
No sábado, uma fraca frente fria chega ao Rio Grande do Sul. As simulações ainda apontam apenas para um sistema muito fraco que deve trazer mais nebulosidade do que chuva ao Estado. O tempo seguirá completamente seco no nordeste gaúcho. Como o sol aparece em boa parte do dia faz calor.
Em Porto Alegre dia aproveitável e sem chuva. Máxima de 30°C.
 
TENDÊNCIA PARA PÁSCOA:
 
TEMPERATURAS DESPENCAM NO RS.
Na Páscoa, a frente fria se afasta do RS. Mas a entrada de ventos úmidos vindos do oceano gera muitas nuvens e provocam chuvas fracas no nordeste gaúcho. O restante do Estado fica sob a influência de uma massa de ar frio que fará as temperaturas despencar. Em Bagé a máxima não deve passar dos 19°C.
Em Porto Alegre chuva fraca alternada com períodos de céu nublado. A temperatura despenca e a máxima não passa dos 21°C, porém os ventos de 30 km/h podem trazer sensação menor ainda.
 
Litoral – Quinta-feira:
Mar calmo no litoral gaúcho, com ondas de 1,0m de altura. Os ventos predominantes de nordeste provocam rajadas de 31 km/h.
 

Chuva e temperaturas minimas no RS hoje, fonte: INMET

Imagem de satélite da manhã de hoje no RS

Estimativa de chuva para hoje no RS

Estimativa de chuva amanhã no RS

Estimativa de chuva e temperatura próximos dias RS

Tempo e temperatura para 5 dias em algumas cidades do RS e SC

Chuva para os próximos dias no RS

Estimativa de chuva e temperatura hoje no RS

Temperaturas minimas registradas no SUL hoje, fonte: INMET

Tempo hoje a tarde e próximos dias no RS

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS

Bookmark and Share

O sol volta a brilhar em SC

30 de março de 2010 1

Última imagem de satélite/CPTEC/INPE

QUARTA-FEIRA

A influência do ar seco mantém o predomínio de sol e um amanhecer com temperaturas mais baixas em todas as áreas. Nos altos da Serra as temperaturas irão ficar em torno de 6°C. Na Capital o dia começa com mínimas em torno de 17°C. Durante a tarde a tendência é de aquecimento com previsão de temperaturas próximas de 30°C em grande parte das regiões, com uma oscilação térmica típica de outono. Em algumas localidades a temperatura poderá oscilar mais de 15°C entre o amanhecer e as primeiras horas da tarde.

QUINTA-FEIRA

Mais um dia com previsão de sol e oscilação térmica no Estado. O dia começa com predomínio de sol e nebulosidade variável, mas ao longo da tarde o céu limpa e a tarde será ensolarada em grande parte das áreas. As temperaturas se mantêm amenas entre a madrugada e as primeiras horas da manhã, durante a tarde a temperatura volta a subir. Há previsão de mínimas me torno de 12°C nos altos da Serra e a tarde a temperatura se aproxima de 30°C na faixa oeste.

SEXTA-FEIRA

O sol predomina ao longo do dia em todas as regiões e favorece assim uma maior amplitude térmica condição típica de outono. Pela manhã as temperaturas se mantêm mais amenas e a tarde o aquecimento tende a ser maior com previsão de calor em grande parte das áreas, inclusive nas praias. A nebulosidade varia ao longo do dia, mas sem previsão de chuva.

Postado por Estael Sias/POA

Bookmark and Share

Tempo Tarde de Hoje no RS e Próximos Dias

30 de março de 2010 0

Imagem de satélite da manhã de hoje no SUL

PREVISÃO PARA TARDE – 30/03 – terça-feira:
Nesta terça-feira o padrão da atmosfera muda com a entrada de uma massa de ar seco no Sul do país. Com o afastamento da frente fria em direção a São Paulo, uma massa de ar seco e frio toma conta do estado gaúcho e não chove. Mesmo com a nebulosidade e nevoeiro em alguns pontos do estado pela manhã, a tendência é que o sol apareça com força e as temperaturas fiquem elevadas no interior gaúcho esta tarde.
Em Porto Alegre sol entre nuvens à tarde. Máxima de 28°C.
 
SATÉLITE AMANHÃ – 31/03 – quarta-feira:
A quarta-feira inicia com sol e temperaturas um pouco baixas nos pontos mais elevados do estado. Em Ausentes e em Bom Jesus a mínima prevista é de 10°C.
Na Capital chega a 18°C.
 
PREVISÃO PARA 31/03 – quarta-feira:
A massa de ar de origem polar atua no Rio Grande do Sul e não chove. Com pouca nebulosidade no céu, o dia será marcado por grande amplitude térmica, ou seja, madrugada fria alternada com tarde de calor. Em Bagé mínima de 16°C e máxima de 30°C.
Em Porto Alegre dia ensolarado e abafado à tarde. Mínima de 18°C e máxima de 28°C.
 
PREVISÃO PARA 01/04 – quinta-feira:
Nada muda no Rio Grande do Sul. A massa de ar seco e frio garante mais um dia de firme e calor à tarde. Em Uruguaiana espera-se mínima de 15°C e máxima de 32°C.
Em Porto Alegre dia bastante aproveitável com sol e calor. Máxima de 31°C.
 
PREVISÃO PARA 02/04 – sexta-feira:
Na sexta-feira Santa o tempo não muda no Rio Grande do Sul. A previsão é de mais um dia completamente seco e ensolarado. Faz calor à tarde.
Em Porto Alegre a máxima atinge 32°C.
 
TENDÊNCIA PARA O FIM-DE-SEMANA:
 
No sábado, uma fraca frente fria chega ao Rio Grande do Sul. Neste momento, as simulações apontam apenas para um sistema muito fraco que deve trazer mais nebulosidade do que chuva ao estado. Tanto é, que a maior parte das cidades tem previsão de tempo seco.
 
No domingo, o sistema se afasta, mas ficam as nuvens e a chuva fraca no litoral norte, Grande POA e partes da Serra. A entrada do ar frio provoca declínio da temperatura, especialmente no sul e leste gaúcho. Na Capital a máxima não deve passar dos 23°C.
 
Litoral – Quarta-feira
Mar calmo no litoral gaúcho, com ondas abaixo de 1,0m de altura. Os ventos predominantes de leste/sudeste provocam rajadas de 16km/h.
 

Imagem de satélite da manhã de hoje no SUL

Chuva e temperatura mínima no RS hoje, fonte: INMET

Previsão do tempo para 5 dias em algumas cidades do RS e SC

Estimativa de chuva próximos dias no RS

Estimativa de chuva e temperatura amanhã RS

Estimativa de chuva e temperatura hoje no RS

Temperaturas minimas no SUL hoje, fonte: INMET

Previsão do tempo para a tarde de terça-feira e próximos dias no RS

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS

Bookmark and Share

O tempo seco retorno aos poucos a SC

29 de março de 2010 1

Última imagem de satélite/CPTEC/INPE

SEMANA COMEÇOU COM CHUVA E FRIO EM ALGUNS PONTOS

Choveu 21 mm em 1 hora em Urussanga, isso ocorreu entre as 14 e 15h. Esse volume corresponde a 14% da média de todo o mês de março.

Em São Joaquim a temperatura registrada as 15h00 estava em torno de 16°C sob a ação do vento a sensação térmica era reduzida para 9°C ao ar livre.

Em Urubici também a temperatura estava em torno de 16°C e sob a ação do vento a sensação térmica ao ar livre era reduzida para algo em torno de 9°C. Lá choveu 8 mm.

Em Florianópolis a temperatura já chegou a 27,4 e na última medição do INMET às 15h caiu para 25,1°C. Durante a tarde não houve registro de chuva pelo aeroporto e pelo INMET.

COMO FICARÁ O TEMPO EM SC NOS PRÓXIMOS DIAS

TERÇA-FEIRA

Uma massa de ar seco e frio se aproxima do Estado e causa maior influencia no interior e sul do Estado. O amanhecer será mais frio em relação aos últimos dias. Entretanto, o dia ainda será de instabilidade no leste do Estado, mantendo assim o predomínio de nuvens e risco de pancadas de chuva nas áreas litorâneas. No oeste, o sol predomina desde as primeiras horas do dia e, com isso, a temperatura sobe gradativamente.

QUARTA-FEIRA

Na quarta-feira finalmente uma massa de ar seco rompe essa seqüência de dias de tempo instável, principalmente, na faixa leste do Estado. Nos altos da Serra as temperaturas irão ficar em torno de 10°C. Na Capital o dia começa com mínimas em torno de 18°C, mas a tarde a temperaturas volta a subir. Durante a tarde a tendência é de aquecimento com previsão de temperaturas próximas de 30°C em grande parte das regiões, com uma oscilação térmica típica de outono. No Litoral as nuvens ainda serão presentes, mas o risco de chuva é pequeno.

QUINTA-FEIRA

Uma massa de ar seco avança com força suficiente para romper essa seqüência de dias de instabilidade em SC. O dia começa com predomínio de sol e nebulosidade variável, mas ao longo da tarde o céu limpa e a tarde será ensolarada em grande parte das áreas. As temperaturas se mantêm amenas entre a madrugada e as primeiras horas da manhã, durante a tarde a temperatura volta a subir.

Postado por Estael Sias/POA

Bookmark and Share

Previsão do tempo tarde desta segunda no RS

29 de março de 2010 0

Imagem de satélite da manhã do hoje no SUL

PREVISÃO PARA TARDE – 29/03 – segunda-feira:
Os ventos úmidos vindos do oceano e a atuação de áreas de instabilidade mantêm condições para chuvas na faixa norte e no nordeste do RS. No litoral norte, Serra e partes da Região Metropolitana as chuvas ocorrem de forma alternada com períodos de céu nublado. Já no norte e Missões ocorrem em forma de pancada muito isolada. As demais localidades ficam sob a influência do ar seco. Faz calor acima dos 30°C no oeste gaúcho.
Na Capital previsão de muitas nuvens e chuva fraca sem horário preferencial. A máxima não passa dos 26°C.
 
PREVISÃO PARA 30/03 – terça-feira:
O padrão da atmosfera muda com a entrada de uma massa de ar seco no Sul do país. Com o afastamento da frente fria em direção a São Paulo, o ar seco toma conta do estado gaúcho e não chove. Na Serra e litoral norte ainda esperam-se muitas nuvens, porém a chance de chuva é muito pequena. No restante do RS, o sol predomina e as temperaturas ficam acima dos 26°C no centro-norte gaúcho. No oeste faz calor acima dos 31°C.
Em Porto Alegre sol entre nuvens ao longo do dia. A máxima atinge 26°C.
 
PREVISÃO PARA 31/03 – quarta-feira:
O ar seco atua no Rio Grande do Sul e não chove. Com pouca nebulosidade no céu o dia será marcado por grande amplitude térmica, ou seja, madrugada fria alternada com tarde de calor. Em Bagé mínima de 13°C e máxima de 29°C.
Em Porto Alegre dia ensolarado e calor à tarde. Mínima de 16°C e máxima de 28°C.
 
PREVISÃO PARA 01/04 – quinta-feira:
Nada muda no Rio Grande do Sul. A massa de ar seco garante mais um dia de firme e calor à tarde.
Em Porto Alegre dia bastante aproveitável com sol e calor. Máxima de 31°C.
 
TENDÊNCIA PARA O FERIADÃO:
 
Na sexta-feira o tempo segue seco, aproveitável na maior parte do Estado do Rio Grande do Sul. A aproximação de uma nova frente fria aumenta a chance de chuva fraca no extremo sul gaúcho. Não há previsão de temporais.
 
No sábado o sistema avança e provoca pancadas de chuva em boa parte do Estado. No centro-norte gaúcho as chuvas acontecem a partir da tarde. Portanto o dia não será totalmente perdido.
 
No domingo de Páscoa a previsão é de chuva fraca e muita nebulosidade no litoral norte, Serra e Grande Porto Alegre. No restante do estado retorna a condição de tempo seco, mas as temperaturas despencam. A entrada de uma massa de ar frio derruba as temperaturas em todo o Estado. Na Capital a máxima não deve passar dos 23°C.
 
Litoral – Terça-feira:
Mar calmo no litoral gaúcho, com ondas ao redor de 1,2m de altura. Os ventos predominantes de sul provocam rajadas de 18 km/h.
 

Estimativa de chuva para hoje no RS

Previsão para a tarde de hoje e próximos dias no RS

Estimativa de chuva para amanhã no RS

Temperaturas mínimas no SUL do Brasil hoje, fonte: INMET

Estimativa de chuva para os próximos dias no RS

Imagem de satélite da manhã de hoje no RS

Chuva e temperatura mínima no RS hoje, fonte: INMET

Previsão do tempo e temperatura para 5 dias em algumas cidades do RS e SC

Estimativa de chuva e temperatura hoje no RS

Estimativa de chuva e temperatura amanhã no RS

Postado por Cléo Kuhn – Porto Alegre/RS

Bookmark and Share

Semana ainda irá começar com tempo instável no RS

28 de março de 2010 0

Imagem de satélite canal visível/cptec/inpe

Depois de um fim de semana marcado pela persistente instabilidade no norte do Estado, boa parte da semana que vem deve ser de tempo seco e variação térmica típica de outono.

A segunda-feira marca o oitavo dia consecutivo de instabilidade no norte gaucho. O canal de umidade da Amazônia continua voltado em direção a Região Sul do país e assim mantém as nuvens carregadas no norte do Estado. De uma forma geral os prognósticos indicam baixos volumes, porém a seqüência de dias úmidos deixa o solo encharcado e ainda há risco de deslizamentos. Nas demais regiões do Estado o sol predomina com previsão de calor na faixa oeste.

Na terça-feira, uma massa de ar seco e frio avança pelo Uruguai e influencia o clima aqui no RS também. A proximidade dessa massa de ar seco provoca queda nas temperaturas do amanhecer. A temperatura baixa mais nas áreas da metade sul, com mínimas previstas em torno de 13°C na campanha.  Já no nordeste do Estado, onde a chuva não deu trégua desde o começo da semana passada, a tendência ainda é de nebulosidade variável que intercala boas aberturas de sol, mas sem previsão de chuva.  Ao longo do dia predominam os ventos gelados que sopram do quadrante sul, com intensidade que varia de fraca a moderada e ,por isso, a sensação térmica ao ar livre será reduzida, sobretudo, depois que o sol se puser.

Postado por Estael Sias/POA

Bookmark and Share

O risco de chuva continua no leste do SC

27 de março de 2010 0

Última imagem de satélite/SOMAR MET

A presença de uma frente fria e os ventos fortes que sopram do mar em direção ao continente, lestada, mantém a constante formação de nuvens sobre o leste de SC e não deixa a chuva ir embora. Há risco de chuva eventualmente forte, mas devido a frequência da instabildade ao longo da semana o sol já se encontra encharcado e assim qualquer chuva mesmo que fraca poderá ser suficiente para deflagrar novos transtornos na região. Devido a presença das nuvens a temperatura sobe lentamente e a máxima não passa de 25°C na Grande Florianópolis. No interior, sobretudo, no oeste onde o sol predomina com pancadas isoladas de chuva a temperatura se aproxima de 30°C.

 

AMANHÃ TEMPO NÃO MUDA

As condições do tempo não mudam ao longo do domingo e a lestada mantém a instabilidade no Estado. Os ventos que vem do mar chegam com força e mantém a presença das nuvens e as condições de pancadas de chuva no leste de SC. Há risco de voltar a chover forte em alguns pontos do Litoral e também em parte da Serra. No interior, o sol predomina com risco de chuva isolada e passageira.

 

QUANDO O SOL VOLTA A BRILHAR EM TODAS AS ÁREAS

Na terça-feira, uma massa de ar seco avança com força suficiente para romper essa seqüência de dias de instabilidade em SC. O dia começa com predomínio de sol e nebulosidade variável, mas ao longo da tarde o céu limpa e a tarde será ensolarada em grande parte das áreas. As temperaturas entram em declínio entre a madrugada e as primeiras horas da manhã, durante a tarde a temperatura volta a subir. Há previsão de mínimas me torno de 10°C nos altos da Serra e a tarde a temperatura se aproxima de 30°C na faixa oeste.

 

 

Postado por Estael Sias/POA

Bookmark and Share

Fim de semana de instabilidade no norte do RS

27 de março de 2010 0

Última Imagem de satélite/cptec/inpe

A última imagem de satélite mostra a presença das nuvens no norte do Estado e em algumas áreas houve registro de pancadas de chuva entre a noite de ontem e o começo da madrugada. Na metade sul, o tempo está mais seco com poucas nuvens na região da campanha. Já na Zona Sul há registro de chuva fraca em Pelotas e arredores. Pelos dados dos aeroportos e base aérea em Porto Alegre faz 23°C, em Pelotas 24°C e 22 em Santa Maria.

Nas próximas horas, o sol predomina em grande parte das regiões. Entre a Serra e o Litoral Norte, o sol aparece por curtos períodos e predomina a nebulosidade, com previsão de pancadas de chuva a qualquer hora. Na Grande Porto Alegre, o dia ainda será instável com períodos de sol que intercalam períodos de chuva, algo semelhante ao que registramos ontem. As aberturas de sol serão suficientes para elevar a temperatura e a previsão é de máximas próximas de 30°C nos municípios da Região Metropolitana. Na campanha faz calor e a temperatura deve ultrapassar os 33°C. Na Serra a temperatura não passa muito dos 23°C. No noroeste as chuvas serão rápidas e isoladas com temperatura superior a 30°C.

No domingo, a instabilidade ganha reforço e as nuvens aparecem mais entre a Grande Porto Alegre e a divisa com SC, incluindo a Serra e as praias do Litoral Norte. Por isso, a temperatura sobe menos e as pancadas de chuva tendem a ser mais freqüentes ao longo do dia. Há risco de voltar a chover forte em pontos da metade norte do Estado.

A central de meteorologia chama a atenção pela instabilidade freqüente no nordeste do Estado que deixa o solo encharcado com risco de queda de barreiras, sobretudo, entre a Serra e trechos do Litoral Norte. Na região da campanha o tempo não muda, com previsão de mais um dia de sol e calor.

 

Postado por Estael Sias/POA

Bookmark and Share

Fim de semana será de instabilidade em SC

26 de março de 2010 0

Última imagem de satélite/CPTEC/INPE

A sexta-feira foi de instabilidade no leste de SC mais uma vez. Na capital somente hoje choveu mais de 50 mm o que corresponde a 41% da média histórica de março.

Em Araranguá, sul catarinense, choveu 58 mm o que também corresponde a algo em torno de 40% da média de todo o mês na região.

A presença das nuvens amenizou a elevação das temperaturas e a máxima hoje no Estado foi de 28,6°C em Indaial. Informações do INMET.

Nos altos da Serra choveu e fez frio. Em Urubici em SC choveu 16 mm desde a madrugada até agora. Lá faz frio com temperatura de 15°C e sensação térmica de apenas 7°C.

AMANHÃ A INSTABILIDADE NÃO VAI EMBORA:

 

O sábado começa com tempo instável em todo o leste catarinense. Os altos níveis de umidade favorecem a formação de nevoeiros nas primeiras horas da manhã entre a Serra e o Litoral. Os ventos úmidos que vem do mar, chamados de “lestada”, mantém a convergência de umidade em direção ao Litoral e parte da Serra. Com isso, a previsão é de mais um dia de pancadas de chuva desde a madrugada e em alguns momentos volta a chover forte.

A persistência da instabilidade mantém o risco de escorregamentos e alagamentos no Leste do Estado. No oeste do Estado, a nebulosidade varia e intercala bons períodos de sol com temperaturas em elevação. A agitação marítima diminui gradativamente ao longo do dia.

Postado por Estael Sias/POA

Bookmark and Share