Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 20 abril 2010

Forte instabilidade se desenvolve no sul do Paraguai

20 de abril de 2010 0

A última imagem de satélite mostra uma aglomerado de nuvens com elevado potencial de gerar temporais no sul do Paraguai. Essas nuvens estão em movimento lento para o leste de forma a atingir o norte e oeste do RS e o oeste de SC nas próximas horas.

A imagem de monitoramento de raios do RINDAT/INPE também mostra uma grande concentração de descargas elétricas ocorridas nos últimos 15 minutos representadas pelos pontos vermelhos na imagem abaixo:

Entre as 18h00 e 19h00 o INMET registrou 13 mm em Santo Augusto o que corresponde a 7% da média de todo o mês de abril.

Nas próximas horas e até a madrugada não se descarta a ocorrência de temporais isolados no norte e oeste do Estado devido a instabilidade agora presente no sul do Paraguai.

Bookmark and Share

Nos próximos dias instabilidade não deixa o RS

20 de abril de 2010 0

Os prognósticos não mudaram muito em relação aos próximos dias. A frente fria continua a influenciar o clima no RS mantendo as condições de muitas nuvens e pancadas de chuva, sobretudo do centro ao norte do Estado. Nas áeras do sul e sobretudo nas regiões mais próximas da fronteira com o Uruguai irão ocorrer algumas aberturas de sol que irão elevar mais as témperaturas por lá.  Já na faixa norte a temperatura oscila pouco devido ao céu encoberto com chuva em qualquer momento. Na quinta-feira a frente fria ganha reforço da umidade que vem da Amazônia e isso deve intensificar a chuva entre o meio norte do RS e grande parte de SC.  Alguns prognósticos sugerem até 100 mm em 24 horas nessas regiões.

No mapa abaixo voce pode ver o acumulado de chuva prevista para ocorrer no RS até o dia 24 de abril. Fique atento as áreas em vermelho onde os acumulados previstos devem ultrapassar os 130 mm.

Na sexta-feira uma massa de ar polar, aos poucos, irá ajudar a dissipar as nuvens e a chuva em grande parte das regiões. Além disso, essa massa de ar irá provocar queda nas temperaturas mínimas. Veja no mapa abaixo o mapa de previsão de temperatura mínima para a Região Sul do país. Na faixa sul do Estado a mínima irá oscilar entre 9 e 12°C.

Bookmark and Share

A instabilidade se concentra no meio norte do RS

20 de abril de 2010 0

RINDAT/INPE

A imagem de descargas elétricas do INPE mostra que grande parte da instabailidade mais propícia a temporais está concentrada na parte norte do RS, conforme voce pode identificar nas áreas coloridas do mapa acima.

Já a imagem de satélite, nas áreas coloridas, sobretudo, nos tons de azul escuro e lilás podemos ver que grande parte das nuvens mais carregadas estão atuando na parte do RS. Entretanto, outros aglomerados menores também atuam no sudoeste e sul gaúcho nos arredores de Alegrete e Santana do Livramento. Nessas regiões do norte e do sul podem ocorrer novas pancadas de chuva que podem ser acompanhadas de raios e rajadas de vento.

VOLUMES DE CHUVA

De acordo com a leitura do INMET  desde as 0h0 de hoje, os maiores volumes de chuva foram registrados no centro do Estado. Veja alguns volumes:

Santa Maria 57,6 mm

Rio Pardo 52,8 mm

São Gabriel 47 mm

Quaraí 34,8 mm

Esses acumulados correspondem a 40% da média histórica do mês de abril.

Bookmark and Share

Erupção do vulcão Imagem de satélite da NASA mostra a impressionante erupção do vulcão Eyjafjallajökull

20 de abril de 2010 0

veja Na imagem de satélite da NASA  que voce pode conferir acima é possível identificar impressionante pluma de fumaça gerada pela erupação do vulcão Eyjafjallajökull na Islândia que tantos transtornos tem gerado pela Eurpa.

O vulcão NÃO é um fenômeno meteorológico, porém a ação dos ventos é que gera os transtornos em áreas distantes. Isso porque  a corrente de ventos nos altos níveis da atmosfera, por volta de 10 km de altura, “transporta”a nuvem de fumaça a locais distantes da erupção impedindo o trafego aéreo, entre outras coisas.

Bookmark and Share