Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 22 abril 2010

Choveu forte em SC e a chuva continua á tarde

22 de abril de 2010 0

As áreas de instabilidade que desde ontem a tarde se formam na Argentina e levam muitas nuvens ao Estado de SC provocaram intensas pancadas de chuva que acumularam elevados volumes de chuva em algumas regiões. Em Novo Horizonte somente hoje desde as 00h00 já choveu 115 mm o que corresponde a 78% da média de todo o mês de abril na localidade.

Em outras localidades desde ontem os volumes também foram elevaodos de acordo comas estações meteorologicas do INMET. Veja:

 

Chuva das 24h (mm)

Porcentagem da chuva em 24h em relação à média de Abril (%)

Dionísio Cerqueira-SC

91,0

62

Xanxerê-SC

76,8

42

General Carneiro-PR

73,0

66

São Miguel do Oeste-SC

64,0

43

Manaus (Rio Urubu)-AM

58,0

19

Joaçaba-SC

57,4

36

 

A última imagem de satélite (áreas coloridas) indicam que há muitas nuvens carregadas sobre boa parte do Estado e com isso continua o risco de voltar a chover forte nas próximas horas. Além do risco de chuva forte, não se descarta a ocorrência de fortes rajadas de vento, raios e granizo em pontos isolados.

 

Bookmark and Share

Tempo hoje e nos proximos dias no RS

22 de abril de 2010 0

SATÉLITE – 22/04 – quinta-feira:
Instabilidade gerada pela frente fria fez com que a quinta-feira iniciasse com nuvens carregadas, chuvas e trovoadas em diversas cidades das Missões, centro e norte gaúcho. Até o momento não tivemos nenhum registro transtornos nestas regiões.
Em Porto Alegre o aeroporto Salgado Filho registrou muitas nuvens e mínima na madrugada de 20°C.

PREVISÃO PARA TARDE – 22/04 – quinta-feira:
Nesta quinta-feira, muita água ainda é esperada para toda a faixa norte e nas Missões. Nestas regiões segue alto o potencial para transtornos. Em algumas cidades do noroeste e divisa com Santa Catarina as rajadas de vento podem atingir até 70 km/h. No sul gaúcho as chuvas acontecem de forma mais branda e uma massa de ar frio começa a ganhar força, fazendo com que as temperaturas fiquem um pouco mais baixas. Em Bagé a máxima não passa dos 20°C.
Na Capital chove de forma alternada com períodos de céu encoberto. Há previsão de chuva moderada em alguns períodos. Os ventos de sul não deixam as máximas ultrapassarem os 22/23°C.

SATÉLITE AMANHÃ – 23/04 – sexta-feira:
A frente fria avança em direção ao Sudeste, mas muitas nuvens e até mesmo chuvas acontecem ao amanhecer em partes da divisa com Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul. Não há previsão de temporais. Já na fronteira oeste com o Uruguai, uma massa de ar polar ganha força, o sol aparece e faz frio. Em Quaraí a mínima atinge 9°C.

PREVISÃO PARA 23/04 – sexta-feira:
A instabilidade diminui sobre o centro-sul do RS. Somente na divisa com Santa Catarina ocorrem chuvas, porém com baixo volume devido ao resquício de instabilidade deixada pela frente fria. A entrada mais efetiva da massa de ar frio provoca acentuado declínio das temperaturas em todo o território gaúcho e as máximas, de forma geral, não passam dos 20/21 graus. Em Santa Vitória do Palmar mínima de 13°C e máxima de apenas 17°C.
Em Porto Alegre, muitas nuvens pela manhã, com possibilidade de chuviscos em partes da região Metropolitana. A partir da tarde o sol aparece entre nuvens, mas as temperaturas não sobem. Em POA a máxima não ultrapassa os 19°C.

PREVISÃO PARA 24/04 – sábado:
No sábado a massa de origem polar mantém o tempo firme e as temperaturas baixas na maior parte do RS. Somente no noroeste gaúcho, a propagação de áreas de instabilidade provoca pancadas de chuva à noite. Mesmo com o sol aparecendo na maior parte do dia, as máximas ficam abaixo dos 22/23°C em praticamente todo o estado. Ao amanhecer destaque para mínima de 8°C em Santa na do Livramento.
Em Porto Alegre sol entre nuvens ao longo do dia e sensação de frio. Mínima de 12°C e máxima de 22°C.

PREVISÃO PARA 25/04 – domingo:
A trégua da chuva será muito curta. No domingo a propagação de uma área de baixa pressão atmosférica vinda da Argentina volta a causar fortes temporais no centro-norte gaúcho. O volume de chuva pode superar os 60 mm em 24h e as rajadas atingem até 70km/h em alguns municípios. Somente na fronteira com o Uruguai e no sul gaúcho recebem as chuvas de forma bem irregular e baixo acumulado. A densa cobertura de nuvens não deixa as temperaturas variarem muito ao longo do dia.
Em Porto Alegre chuvas alternadas com períodos de céu nublado. Há possibilidade de chuva moderada no fim do dia. Mínima de 17°C e máxima de 21°C.

Litoral – Sexta-feira
O mar um pouco agitado com ondas ao redor de 1,6m. Os ventos predominantemente de quadrante sul geram rajadas de quase 15 km/h.

Bookmark and Share