Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 25 abril 2010

Ciclone extratropical volta a provocar chuva forte no RS

25 de abril de 2010 0

A semana começa com chuva forte seguida de frio de inverno no RS.

Hoje a instabilidade avança do norte em direção ao sul espalhando as nuvens e  a instabilidade por todas as áreas. Pode voltar a chover forte do centro ao norte do Estado. Devido a presença das nuvens e da chuva a temperatura oscila pouco nas próximas horas.  A partir da noite a chuva poderá registrar maiores volumes e fortes rjadas de vento devido ao processo de formação do Ciclone Extratropical.

Durante o clássico GRENAL  a tendência é de muitas nuvens e pancadas de chuva.

 

A segunda-feira começa com a presença da instabilidade devido ao canal de umidade que vem da Amazônia e converge em direção ao RS, formando um ciclone extratropical no mar na altura do sul Estado. Esse fenômeno mantém a chegada de umidade e a formação de nuvens, com previsão de chuva em qualquer momento do dia em grande parte das regiões. Os prognósticos indicam que os maiores volumes de chuva irão ficar concentrados do centro ao norte do Estado. Há risco de fortes rajadas de vento, sobretudo, na faixa leste, sul e norte. No sudoeste do Estado, região de Uruguaiana, por exemplo, algumas aberturas de sol deverão ocorrer com maior variação de temperatura. A temperatura oscila pouco na maioria das regiões devido à presença das nuvens e da chuva.  O mar fica revolto ao longo das praias gaúchas.

 

Na terça-feira, a chegada de uma massa de ar polar afasta a instabilidade do RS e favorece o gradativo declínio das temperaturas O sol volta a brilhar na maioria das regiões com previsão de céu nublado e risco de garoa nas áreas de divisa com SC nas primeiras horas da manhã.  Apesar do predomínio do sol durante a tarde a sensação de frio permanece devido a atuação dos ventos gelados que soprarão do quadrante sul.

 

Na quarta-feira o ar polar toma conta de todas as áreas e favorece um amanhecer gelado em todo o Estado. As temperaturas ao amanhecer poderão ficar perto de 0°C entre a campanha e a zona sul com condições favoráveis ao primeiro evento de geada no RS. As temperaturas mínimas ficarão abaixo dos 10°C em todo o RS, inclusive Região Metropolitana. Durante a tarde, a temperatura sobe lentamente devido a presença do ar frio.

A chuva marca presença novamente em SC

25 de abril de 2010 0

O tempo praticamente não apresenta mudanças nesse domingo que ainda tem muitas nuvens que voltam a provocar chuva em todas as regiões. Algumas aberturas de sol até ocorrem em poucos municípios, mas nada que mude o quadro de instabilidade que segue e que até poderá provocar, isoladamente, uma chuva de moderada a forte ao longo do dia. Por isso, as pessoas que moram tanto perto de rios quanto de encostas precisam ficar atentas devido a manutenção do tempo instável e por tudo que já choveu no estado nesses últims dias.

Em relação a passado podemos dizer que nesse fim de semana, de sábado até as 10h de hoje, já choveu bastante novamente em alguns cidades entre elas, segundo as estações do Inmet, temos:

Florianópolis: 39,6 mm

Indaial: 40,6 mm

Novo Horizonte: 50,2 mm

Rio do Campo: 22,2 mm

Rio Negrinho: 42,6 mm

Destacamos que entre o final desse domingo e a segunda-feira a formação de uma nova frente fria entre SC e RS irá manter o tempo instável também amanhã no estado que terá muitas nuvens e chuva, novamente sem descartar chuva forte a moderada.

BOA NOTÍCIA

Essa frente fria começa a se afastar ao longo da terça permitindo que uma massa de ar seco avance aos poucos ao longo desse dia que será a transição, ou seja, terminando essa onda de chuva e indo para um período de tempo seco durante boa parte dessa semana que serão mais típicos de outono, ou seja, com sol e temperaturas baixas ao amanhecer, período do dia onde o frio vai aumentar a partir de quarta, e bem agradáveis à tarde.