Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de abril 2010

Abril 2010 foi um dos mais chuvosos em SC

30 de abril de 2010 0

O mês de abril que termina hoje teve na chuva um comportamento bastante interessante. Em termos de volume ele termina como um dos abril mais chuvosos dos últimos 12  anos já que apenas em 1998, segundo o Ciram, choveu mais que agora. No mapa abaixo você percebe que boa parte de SC, sobretudo o oeste e vale do itajaí, tiveram acumulados entre 250 e 300 mm o que para esse mês é de uma vez e meia a duas vezes mais que o normal. No litoral, não choveu tanto, mas os volume em torno dos 120 a 19 mm também ficaram acima da normalidade já que em abril o normal é algo 70 e 110 mm.

A outra característica interessante desse abril foi a distribuição dessa chuva toda…boa parte dos dias foram secos porque a maior parte da chuva ocorreu apenas num período de 21 a 26.

O QUE PODEMOS ESPERAR DO INÍCIO DE MAIO

A previsão é que durante a primeira quizena tenhamos pouca chuva. Até alguma instabilidade está prevista para a próxima semana, mais final de segunda e terça, mas no geral com pouca chuva que não deverá aparecer muito. A previsão também indica a possibilidade da entrada de uma massa de ar frio mais intensa no final da primeira quizena que poderia trazer geada em boa parte do estado. No entanto, essa é uma tendência apenas e precisa ser acompanhada mais de perto nos próximos dias.

Bookmark and Share

Temperaturas Mínimas e chuva hoje RS

30 de abril de 2010 0

TEMPERATURAS MÍNIMAS REGISTRADAS NO DIA 30-abr-2010 sexta-feira 

Rio Grande do Sul
INTERIOR
4.1°C Quaraí
PORTO ALEGRE
10.3°C
Santa Catarina
INTERIOR
6.2°C Urubici
FLORIANÓPOLIS
15.9°C
Paraná
INTERIOR
11.7°C Clevelândia
CURITIBA
12.3°C

Temperatura mínima e chuva hoje 30 ABR no RS

 

MUNICÍPIOS

TEMP MN

Chuva das 9h de

Ontem as 9h de hoje

Irai

12.0°C

0,2 mm

São Luiz Gonzaga

09.7°C

0

Cruz Alta

12.2°C

0

Passo Fundo

11.8°C

0

Lagoa Vermelha

10.1°C

0,1 mm

Bom Jesus

08.4°C

0

Uruguaiana

06.6°C

0

Ibiruba

13.6°C

0

Santa Maria

06.1°C

0

Caxias do sul

11.0°C

0,1 mm

Cambará do Sul

07.8°C

0

Torres

14.6°C

0

Santana do Livramento

10.6°C

0

Campo Bom

11.4°C

0

Encruzilhada do Sul

11.0°C

0

Porto Alegre

10.3°C

0

Teutônia

10.8°C

0

Bagé

08.6°C

0

Pelotas

07.2°C

0

Rio Grande

10.2°C

0

Santa Vitória do Palmar

09.7°C

0

 


Mapa da Temperatura Mínima de hoje no RS

 

Bookmark and Share

Como foi ABRIL e como será MAIO

30 de abril de 2010 0

Como foi o mês de abril?

O mês de abril pode ser dividido em dois períodos, um seco e outro chuvoso.

Se analisarmos o mês como um todo e também a figura em anexo do desvio mensal de precipitação, observamos que o mês de abril fechou com chuva acima da média na maior parte do Sul do Brasil.

Mesmo com um início bem seco por causa de uma frente fria que estacionou por mais de uma semana na Bahia, as chuvas retornaram a Região Sul na segunda metade do mês.

Com o Pacífico Leste mais quente, as frentes frias nesta segunda quinzena foram bloqueadas e potencializadas na altura do Paraná (condição típica em anos de El Nino), culminando em elevados volumes de precipitação, principalmente entre Santa Catarina e o Paraná e no norte do RS (como mostra a figura).

Já o centro-sul do Rio Grande do Sul ficou com chuvas dentro do normal ou até um pouco abaixo da média.

Porque, isso se deve exclusivamente ao posicionamento do bloqueio atmosférico.

Neste caso, ele se formou bem ao norte do Paraná, fazendo com que as chuvas ocorressem de forma mais irregular na faixa sul gaúcha, em especial na fronteira oeste com o Uruguai.

Com relação às temperaturas, tanto as mínimas quanto as máximas ficaram próximas à média climatológica.

 

Como será o mês de maio?

O mês de maio ainda apresentará características do fenômeno El Nino (mesmo já em fase de enfraquecimento).

Isso significa que as frentes frias, de forma geral, ainda ficarão atuantes no Sul do País proporcionando chuvas dentro da normalidade, ou até mesmo um pouco acima da média, no centro-norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e até mesmo no sul de Mato Grosso do Sul.

Especificamente no Rio Grande do Sul, as maiores chuvas devem se concentrar em meados do mês e um outro evento no finalzinho de maio.

Com relação às temperaturas, à primeira quinzena apresentará temperaturas bem amenas durante as tardes e mínimas não muito baixas nas madrugadas.

Já na segunda quinzena a expectativa da entrada de uma onda de frio mais duradouro, que deixará tanto as tardes quanto as madrugadas mais frias.

Vale a pena ressaltar que até o momento não há previsão de formação de geadas.

Porém, por volta do dia 15 de maio deveremos ficar atentos para o acentuado declínio da temperatura na Região Sul.

Se for confirmada, essa por enquanto será a onda de frio mais intenso do ano.

 

 

 

Bookmark and Share

Tempo na tarde de hoje e próximos dias RS

30 de abril de 2010 0

SATÉLITE – 30/04 – sexta-feira:

A sexta-feira amanheceu com tempo firme e sensação de frio no Rio Grande do Sul.Destaque para Quaraí com mínima de 5,1°C até as 06h.

Na Capital o aeroporto Salgado Filho registrou mínima de 11°C e formação de nevoeiro com visibilidade de apenas 600m as 05h40.

PREVISÃO PARA TARDE – 30/04 – sexta-feira:

A semana encerra com tempo seco e ensolarado no Rio Grande do Sul. O predomínio de sol ameniza a sensação de frio do amanhecer, mas ainda não gera muito calor à tarde. As máximas de forma geral ficam entre 21 e 25 graus.

Em Porto Alegre tarde proveitosa com predomínio de sol.. Máxima de 23°C.

SATÉLITE AMANHÃ – 01/05 – sábado:

A massa de ar polar que cobre o Sul do país faz o mês de maio iniciar seco e sensação de frio no Rio Grande do Sul. As temperaturas mais baixas ainda ficam restritas a Campanha e Serra, porém sem recordes. Em Quaraí a mínima deve alcançar 5°C e em Porto Alegre 11°C.

PREVISÃO PARA 01/05 – sábado:

O Dia do Trabalho será completamente seco, aproveitável e com amplitude térmica no Rio Grande do Sul, ou seja, madrugada fria alternada com tarde de temperatura mais amena. Não chega a fazer muito calor à tarde, mesmo com o predomínio de sol.

Em Porto Alegre a mínima atinge 11°C e a máxima alcança 24°C.

 

PREVISÃO PARA 02/05 – domingo:

Nada muda no território gaúcho neste domingo. O tempo segue seco e bastante proveitoso no Rio Grande do Sul. No fim do dia a quantidade de nuvens até aumenta no centro e oeste gaúcho por causa da propagação de áreas de instabilidade, mas que ainda não geram chuvas no estado. A sensação de frio continua ao amanhecer, porém menos intenso comparado com os últimos dias. Durante a tarde a sensação fica agradável, mas sem calorão. Em Quaraí a mínima atinge 8°C.

Em Porto Alegre predomínio de sol. Mínima de 12°C e máxima de 25°C.

 

PREVISÃO PARA 03/05 – segunda-feira:

Na segunda-feira, uma área de baixa pressão avança em direção ao Rio Grande do Sul e volta aumentar a instabilidade. No decorrer do dia as pancadas de chuva atingem principalmente a fronteira com o Uruguai, oeste, centro e Missões. Não há previsão de fortes temporais, mas as precipitações podem vir com moderada intensidade, trovoadas e com volume acumulado em algumas cidades (24h) entre 15-30mm. O tempo segue firme somente em partes do nordeste do estado.

Em Porto Alegre o sol predomina na maior parte do dia e no fim do dia chove de forma localizada. Sensação agradável ao longo do dia. Mínima de 15°C e máxima de 26°C.

 

 

Bookmark and Share

Semana termina com sol em SC

30 de abril de 2010 0

O tempo se mantém estável ainda devido o ar seco que chegou ao estado. A sexta terá sol entre nuvens que ainda predominam em momentos do dia, prinpalmente agora cedo quando temos nevoeiros isolados que devem se dissipar aos poucos ao longo da manhã.

As temperaturas que novamente estão baixas nesse amanhecer, com 6,3ºC em Urubici e 8,1ºC em São Joaquim, entram em gradativa elevação à tarde quando variam entre 22 e 24ºC em boa parte das cidades.

A imagem abaixo é desse amanhecer e mostra que há poucas nuvens no sul do Brasil nessa sexta.

FIM DE SEMANA COM TEMPO SECO

O sol estará presente nos dois próximos dias, sobretudo sábado, com variação de nuvens em todas as cidades. As temperaturas seguem de outono, ou seja, nos turnos da noite e amanhecer baixas e no turno da tarde de agradável a quente já que devem variar entre 23 e 25ºC em boa parte das cidades.

Destacamos que a menor nebulosidade prevista para as próximas noites deverá diminuir um pouco mais a temperatura do amanhecer em relação ao que vem fazendo nessa semana. Claro que na serra o frio será maior com previsão de mínimas tanto no sábado quanto no domingo entre 3 e 5ºC nos pontos mais altos, bem isoladamente não se descarta formação de geada. Em boa parte do estado, mínimas entre 10 e 14ºC.

Quem quiser lembrar do inverno nesse fim de semana, a dica é passear pela serra, por lá pelo menos entre a noite e a manhã vamos ter uma amostra.

Bookmark and Share

Há risco de nevoeiros no amanhecer de sexta-feira

29 de abril de 2010 0

A imagem de satélite acima do CPTEC mostra, nas manchas em azul, as áreas que registraram nevoeiros por volta das 6h00 da manhã desta quinta-feira.

No amanhecer de sexta-feira a central de meteorologia chama a atenção para o risco de nevoeiros densos que podem reduzir a visibilidade para quase zero em algumas regiões da Grande Porto Alegre, na Serra, na parte central e nas áreas de divisa com SC.  Depois disso, aos poucos, o sol volta a brilhar com previsão de temperaturas em gradativa elevação o que garante uma tarde muito agradável em todas as áreas.

Bookmark and Share

Temperaturas Mínimas no SUL e chuva no RS hoje

29 de abril de 2010 0

TEMPERATURAS MÍNIMAS REGISTRADAS NO DIA 29-abr-2010 quinta-feira 

Rio Grande do Sul

INTERIOR

4.1°C Quaraí

PORTO ALEGRE

9.2°C

Santa Catarina

INTERIOR

5.3°C Urubici

FLORIANÓPOLIS

14.5°C

Paraná

INTERIOR

10.4°C General Carneiro

CURITIBA

15.0°C

 Temperatura mínima e chuva hoje 29 ABR no RS

MUNICÍPIOS

TEMP MN

Chuva das 9h de

Ontem as 9h de hoje

Irai

12.0°C

0,2 mm

São Luiz Gonzaga

10.2°C

0

Cruz Alta

10.8°C

0

Passo Fundo

9.6°C

0

Lagoa Vermelha

10.7°C

0

Bom Jesus

7.8°C

0

Uruguaiana

6.2°C

0

Ibiruba

NIL

NIL

Santa Maria

6.7°C

0

Caxias do sul

9.0°C

0

Cambará do Sul

5.0°C

0,4 mm

Torres

13.8°C

0

Santana do Livramento

10.8°C

0

Campo Bom

9.8°C

0

Encruzilhada do Sul

10.2°C

0

Porto Alegre

9.2°C

0

Teutônia

9.8°C

0

Bagé

7.7°C

0

Pelotas

6.4°C

0

Rio Grande

8.2°C

0

Santa Vitória do Palmar

9.0°C

0

Bookmark and Share

Tempo para a tarde desta quinta-feira e próximos dias no RS

29 de abril de 2010 0

SATÉLITE – 29/04 – quinta-feira:
A quinta-feira amanheceu com tempo firme e sensação de frio no Estado do Rio Grande do Sul. Destaque para a cidade de Quaraí, onde foi registrado novo recorde de temperatura. A mínima atingiu 4,1°C, batendo o recorde do dia anterior (28 de abril) quando alcançou 5,3°C.
Em Porto Alegre além do frio de 9°C houve formação de nevoeiro com visibilidade de apenas 600m.

PREVISÃO PARA TARDE – 29/04 – quinta-feira:
Nesta tarde de quinta-feira o tempo continua completamente seco em todo o Estado do Rio Grande do Sul. O sol predomina desde cedo e de forma gradual ameniza a sensação de frio da manhã. Na maior parte do território gaúcho as máximas ficam entre 20 e 23 graus durante a tarde.
Em Porto Alegre tarde aproveitável com sol. Máxima de 22°C.

SATÉLITE AMANHÃ – 30/04 – sexta-feira:
A sexta-feira amanhece com tempo seco e sensação de frio, especialmente nos pontos mais elevados. No Quaraí a mínima atinge 6°C e Bom Jesus 8°C. Há condição para formação de nevoeiro em alguns pontos do estado, inclusive da Grande Porto Alegre.

PREVISÃO PARA 30/04 sexta-feira:
Na sexta-feira, o tempo segue ensolarado no Rio Grande do Sul. O sol ameniza a sensação de frio do amanhecer, mas ainda não gera muito calor á tarde. As máximas de forma geral ficam entre 23 e 25 graus.
Em Porto Alegre mínima de 9C e máxima de 23°C.

PREVISÃO PARA 01/05 sábado:
O Dia do Trabalho será completamente seco e com amplitude térmica no Rio Grande do Sul, ou seja, madrugada fria alternada com tarde de temperatura mais amena.
Em Porto Alegre a mínima atinge 11°C e a máxima alcança 24°C.

PREVISÃO PARA 02/05 domingo:
Domingo de tempo seco e bastante proveitoso no Rio Grande do Sul. A sensação de frio continua ao amanhecer, porém menos intenso comparado com os últimos dias. Durante a tarde a sensação fica agradável, mas sem calorão.
Em Porto Alegre muito sol. Máxima de 25°C.

Bookmark and Share

Como será o tempo no jogo beneficiente dessa noite

29 de abril de 2010 0

Na Ressacada hoje às 20h30min teremos um belo espetáculo de futebol num jogo benefiente em favor do Haíti. Amigos do Falcão x Amigos do Zico vai reunir grandes jogadores de várias gerações como: Cafú, Roque Júnior, Márcio Santos, Ivan Rocha, Zé Elias, Falcão, Denílson, Luizão, Edinho, Maurinho, Júnior Baiano, Alexandre Torres, Serginho, Valber, Júnior, Romário, Alex Dias, Nélio, Adilson Heleno, Serginho Chulapa, Biro Biro, Balduíno, Flávio Roberto, Alexandre Lopes e Vampeta.

Para quem for o jogo a previsão é de tempo seco, mas com variação de nuvens na capital que deverá ter temperaturas entre 18 e 20ºC.

Bookmark and Share

Ar seco ainda predomina em SC nessa quinta

29 de abril de 2010 0

O tempo não muda muito no dia de hoje no estado devido o ar seco que avançou nos últimos dias. A imagem de satélite que colocamos abaixo mostra o amanhecer no sul do Brasil que está tendo apenas uma nebulosidade mais presente no PR.

O sol aparece entre nuvens em todas as cidades que terão tempo seco, sendo que na divisa com o PR teremos maior predomínio de nuvens e até não se descarta alguma chuva fraca bem isolada, ou seja, em poucas cidades dessa região.

As temperaturas agora de manhã seguem um pouco baixas, entre 12 e 15ºC boa parte do estado, mas devido o sol entram em elevação chegando no geral a 23 a 25ºC à tarde.

OS PRÓXIMOS DIAS TERÃO A MANUTENÇÃO DESSE QUADRO

A previsão é igual para os próximos dias com sol e nuvens, mas com menor nebulosidade no fim de semana em todo o estado. Essa condição associada a mudança na direção do vento que passa de sul/sudeste para norte/nordeste vai ajudar a trazer tardes com temperaturas mais elevadas um pouco no sábado e no domingo.

Bookmark and Share