Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de maio 2010

Tarde gelada no Rio Grande do Sul

31 de maio de 2010 0

Uma massa de ar polar aos poucos avança pelo território gaúcho, mas os primeiros sinais de sua aproximação foram sentidos desde o amanhecer desta segunda-feira. Pela manhã a menor temperatura foi registrada no RS foi em São José dos Ausentes, 4,3°C, as 9h00 da manhã com sensação térmica ao ar livre de -11°C devido a ação do vento. Em Porto Alegre o dia começou com 10,7°C.

Agora  a tarde, a sensação de frio não foi embora e na região da Serra permanece a maior sensação de frio do Estado.

As 14h00 os dados da aeronáutica de Caxias do Sul registravam apenas 5°C com chuva fraca.

Em São José dos Ausentes as 15h00 fazia 9,3°C, mas devido ao vento a sensação térmica era de -1°C.

Já em Vacaria a temperatura era de 10,7°C com sensação térmica ao ar livre de 5°C.

Em Bento Gonçalves a temperatura era de 9°C com sensação térmica de 3°C ao ar livre.

Em Dom Pedrito a temperatura era de 13,2°C mas com sensação térmica  de 5°C ao ar livre.

Em Santa Maria a temperatura era de 12,3°C mas lá o vento é fraco e não interfere na sensação térmica.

Em Santa Rosa a temperatura era de 15°C mas com sensação térmica de 10°C

Em Canguçu  a temperatura era de 11,3°C mas com sensação térmica ao ar livre de 0°C.

Em Porto Alegre a temperatura as 15h00 era de 17°C com sensação térmica ao ar livre de 11°C.

Nas próximas horas e na próxima madrugada a temperatura cai ainda mais em relação ao amanhecer de hoje devido a presença do ar polar. Há risco de formação de geada, sobretudo, no oeste e campanha gaúcha. Na faixa leste, como a umidade ainda permanecerá não se descarta a formação de nevoeiros no amanhecer de terça-feira. As temperaturas podem chegar a zero grau no próximo amanhecer em áreas da campanha. Nas áreas serranas a temperatura baixa ainda mais no amanhecer de quarta-feira quando o ar mais seco chegar por lá.

 

 

Bookmark and Share

Previsão do tempo para a tarde de hoje e próximos dias no RS

31 de maio de 2010 0

SATÉLITE:

A imagem de satélite mostra que a massa de ar polar já começa a tomar conta do Rio Grande do Sul derrubando as temperaturas. Somente em partes do norte, nordeste e leste do estado houve chuva fraca em alguns pontos na madrugada. Além disso, várias cidades registraram uma sensação térmica negativa em função dos fortes ventos, umidade elevada e temperaturas baixas. Destacamos a cidade de Canguçu, no sul do Rio Grande do Sul, com sensação térmica de -8°C às 05h00. No Morro da Igreja, em Urubici-SC, a mais de 1800 metros de altitude, apesar da temperatura de 5°C, os ventos de mais de 80km-h provocavam uma sensação térmica de -12°C.

 

PREVISÃO TARDE E NOITE – 31/05 – segunda-feira:

TARDE GELADA NO RIO GRANDE DO SUL  

A medida que a massa de ar polar avança pela Região Sul as instabilidades enfraquecem e o sol predomina na maior parte do Rio Grande do Sul. Mesmo assim, as temperaturas seguem baixas e o uso do casaco de frio se torna indispensável. No nordeste gaúcho e partes do litoral os ventos úmidos do oceano mantêm condições para chuvas leves. O frio intensifica entre a noite a próxima madrugada.

Em Porto Alegre nebulosidade com possibilidade de chuva leve até o fim do dia. Frio ao longo de todo o dia. A temperatura à tarde fica ao redor de 14°C.


SATÉLITE AMANHÃ – 01/06 – terça-feira:

A terça-feira amanhece com temperaturas baixas no estado. Apesar do frio e da umidade elevada, a chance de neve é remota no alto da Serra de Santa Catarina. Na serra gaúcha não há nenhuma condição de neve. A temperatura cai ainda mais, com possíveis recordes de frio. De uma forma geral, a mínima varia entre 2°C e 8°C na maior parte da Região. Entre Uruguaiana e Santana do Livramento há condição mínima para formação de geada fraca.


PREVISÃO PARA 01/06 – terça-feira:

FRIO CONTINUA NO RS

Instabilidades ainda provocam nebulosidade e chuva fraca entre a Serra e o litoral norte gaúcho. Nas outras localidades, mesmo com o tempo firme e sol as temperaturas permanecem baixas. Em geral, as máximas não passam dos 17 graus, formação de geada em vários municípios.

Em Porto Alegre tempo firme e frio durante todo o dia. Mínima de 10°C e máxima de 17°C.


PREVISÃO PARA 02/06 – quarta-feira:

POSSBILIDADE DE GEADA NA SERRA

A massa de ar polar segue influenciando o tempo no Sul do País. O frio segue intenso, principalmente na Serra. Destaque para Cambará do Sul, onde a mínima pode alcançar 2°C e ocorrer formação de geada fraca. Novos recordes de temperatura podem ser batidos na Serra.

Em Porto Alegre céu claro e muito frio. Mínima de 9°C e máxima de 19°C.

PREVISÃO PARA 03/06 – quinta-feira:

A massa de ar polar enfraquece um pouco. Mesmo assim, mínimas entre 6 e 8 graus serão registradas na fronteira oeste com o Uruguai e Serra. O sol até ameniza um pouco a sensação de frio. Durante a tarde as máximas ficam entre 17 e 20 graus. Há chance de chuva no fim da tarde e/ou a noite no noroeste do estado.

Em Porto Alegre frio sensação de frio durante todo o dia devido aos ventos. Mínima de 11°C e máxima de 20°C.

 

PREVISÃO PARA 04/06 sexta-feira:

O ar frio enfraquece e a quantidade de nuvens aumenta em todo o estado. No fim da tarde e/ou a noite tem chance de pancadas de chuva noroeste do estado, nas demais partes segue o tempo seco com mescla de sol e nuvens. A temperatura mínima fica em 6°C e a máxima em 19°C.

Em Porto Alegre segue o tempo seco com mescla de sol e nuvens, temperatura variando de 13°C a 18°C.

 

PREVISÃO PARA 05/06 sábado:

As pancadas de chuva: permanecem no sul e no leste também no nordeste do estado, nas demais áreas domínio do ar seco com o frio aumentando e muito em toda a região. A temperatura mínima fica em 6°C e a máxima em 18°C.

Em Porto Alegre segue as pancadas de chuva e o frio aumenta. Temperatura variando de 12°C a 15°C.


LITORAL – terça-feira:

ATENÇÃO PARA MAR BASTANTE AGITADO NO LITORAL GAÚCHO COM ONDAS AO REDOR DE 3,0M DE ALTURA. OS VENTOS DE SUL/SUDESTE GERAM RAJADAS DE 24 KM/H.

 

Bookmark and Share

Previsão do tempo para a tarde deste domingo e também próximos dias no RS

30 de maio de 2010 0

 

PREVISÃO PARA 30/05 domingo a tarde:

Domingo de tempo fechado, mas com algumas aberturas de sol, sensação de frio e chuvas a qualquer hora do dia no estado. Não há previsão de temporais e nem grandes volumes de precipitação. A densa cobertura de nuvens mantém os termômetros baixos. O tempo bastante úmido associado aos ventos aumentam a sensação de frio.

Em Porto Alegre chuva a qualquer momento do dia alternada com períodos de céu nublado, nuvens e aberturas de sol. A temperatura entra em declínio ao longo do dia. A mínima de 14°C será registrada à noite.


SATÉLITE AMANHÃ – 31/05 – segunda-feira:

Mesmo com o afastamento da frente fria em direção a Região Sudeste chuvas leves ocorrem ao amanhecer em partes da Serra, Grande POA e litoral. No interior gaúcho uma intensa massa de ar polar começa a ganhar força e derruba as temperaturas. Em Uruguaiana a mínima deve atingir 5°C.


PREVISÃO PARA 31/05 segunda-feira:

MASSA DE AR POLAR GANHA FORÇA NO RS

A frente fria se afasta em direção a Região Sudeste. Mesmo assim, instabilidades vindas do mar provocam chuvas isoladas no nordeste e partes do leste gaúcho. Por outro lado, uma massa de ar polar ganha força no interior do estado e as temperaturas despencam. O início da nova semana será gelado em todo o RS com máximas, em geral, abaixo dos 18°C. A mínima no oeste gaúcho cai a 5°C.

Em Porto Alegre, muitas nuvens com possibilidade de chuviscos a qualquer momento do dia. Mínima de 9°C e máxima de 14°C. A umidade elevada e os ventos geram sensação ainda menor.


PREVISÃO PARA 01/06 terça-feira:

FRIO AUMENTA AINDA MAIS NA REGIÃO SUL

A massa de ar polar avança, deixa o tempo firme e gera mais frio na Região Sul. Destaque para mínimas entre 0 e 3 graus na Serra Geral.

Na Capital mínima de 10°C e máxima de 17°C.

PREVISÃO PARA 02/06 quarta-feira:

FRIO INTENSO NA SERRA

A massa de ar polar segue influenciando o tempo no Sul do País. O frio segue intenso, principalmente na Serra. Destaque para Cambará do Sul, onde a mínima pode alcançar 1°C.  Novos recordes de temperatura podem ser batidos na Serra.

Em Porto Alegre muito frio. Mínima de 9°C e máxima de 19°C.

PREVISÃO PARA 03/06 quinta-feira:

Áreas de instabilidade associadas a outra frente fria trazem pancadas de chuva a tarde a grande parte do estado. A temperatura mínima fica em 6°C e a máxima em 20°C.

Em Porto Alegre o dia já começa com muitas nuvens e há pancadas de chuva a tarde e a noite, temperatura variando de 11°C a 20°C.

PREVISÃO PARA 04/06 sexta-feira:

As chuvas seguem no estado especialmente nas áreas ao leste, nordeste e norte, no sul e oeste tem chance de permanecer com tempo seco. A temperatura mínima fica em 6°C e a máxima em 18°C.

Em Porto Alegre o dia segue com muitas nuvens e pancadas de chuva durante o período, temperatura variando de 14°C a 18°C.


LITORAL – segunda-feira:

Mar agitado no litoral gaúcho com onda ao redor de 2,2m de altura. Os ventos predominantes de sudoeste geram rajadas de 33 km/h.

Bookmark and Share

Chuva e temperatura mínima hoje RS - fonte: INMET

30 de maio de 2010 0

 

TEMPERATURAS MÍNIMAS REGISTRADAS NO DIA 30-mai-2010 (domingo)

Rio Grande do Sul

INTERIOR

11,2°C São José dos Ausentes

PORTO ALEGRE

17,2°C

Santa Catarina

INTERIOR

8,1°C Urubici

FLORIANÓPOLIS

18,0°C

Paraná

INTERIOR

10,1°C Castro

CURITIBA

12,1°C

Temperatura mínima e chuva hoje 30 MAI no RS

MUNICÍPIOS

TEMP MN (°C)

Chuva das 9h deOntem às 9h de hoje (mm)

Irai

16.4

13,0

São Luiz Gonzaga

13.6

4,7

Cruz Alta

13.2

3,9

Passo Fundo

14.5

9,9

Lagoa Vermelha

13.5

12,3

Bom Jesus

12.8

3,2

Uruguaiana

13.0

17,8

Ibiruba

15.4

4,3

Santa Maria

16.1

0,7

Caxias do sul

15.4

1,3

Cambará do Sul

12.2

1,0

Torres

17.5

0,3

Santana do Livramento

12.0

11,4

Campo Bom

16.4

0,2

Encruzilhada do Sul

15.0

2,2

Porto Alegre

17.2

0,3

Teutônia

18.2

0,0

Bagé

14.1

9,1

Pelotas

16.4

2,5

Rio Grande

17.8

2,6

Santa Vitória do Palmar

14.6

20,6

Imagem de satélite – mesmo horario – diferentes visões

Bookmark and Share

Previsão do tempo - região SUL do Brasil - domingo e próximos dias

30 de maio de 2010 0

30/05 domingo:

A frente fria avança e provoca chuvas de baixo volume na Região Sul. O acumulado chega a 20 mm em boa parte do interior do Paraná,  no norte do Rio Grande do Sul. O frio avança pela Região Sul, com máxima que não passa dos 20°C em boa parte das localidades, exceto no centro-norte do Paraná, onde o tempo segue abafado.


31/05 segunda-feira:

Na segunda-feira, a frente fria ainda provoca chuva no nordeste do Rio Grande do Sul. Na maior parte da Região, retorna o tempo seco graças a entrada de uma forte massa de ar polar. A temperatura mínima oscila entre 3°C e 9°C em boa parte da Região Sul. As máximas no interior da Região, mesmo com sol, não ultrapassam os 17 graus em boa parte das cidades.

Previsão estendida

Na TERÇA-FEIRA, os ventos úmidos que sopram do mar causam chuva fraca em partes do litoral da Região. No interior, o tempo permanece seco, com sol entre nuvens e bastante frio. A mínima varia entre 3°C e 5°C em boa parte da Região.

Na QUARTA-FEIRA será mais um dia bastante gelado em boa parte da Região Sul. A mínima varia entre 0°C e 3°C na Serra Geral, entre o Rio Grande do Sul  Até o final da semana o frio persistirá no Sul do País, porém ficará menos intenso na madrugada, justamente porque áreas de instabilidade voltam a causar pancadas de chuva em boa parte da Região entre a próxima quinta-feira e o sábado.

Bookmark and Share

Infelizmente nova Ressaca no litoral de SC

29 de maio de 2010 0

Para a semana que vem tem previsão de uma nova ressaca meteorológica para o litoral catarinense, sobretudo entre o litoral sul e a capital.

Isso deverá ocorrer devido um nova ciclone extratropical que estará no mar, mais na altura do RS, a partir da noite de domingo, mas mais entre segunda e terça.

Como no mar as consequência são mais lentas, a previsão que tenhamos ondas altas começando na segunda e seguindo na próxima terça-feira. No alto mar as ondas serão ainda maiores se aproximando dos 5 metros. Não se aconselha navegação no início da próxima semana entre SC e RS.

Destruição do mar na Praia da Armação. Foto Guto Kuerten

Bookmark and Share

Avaí x Vitória com muitas nuvens

29 de maio de 2010 0

O céu encoberto que predomina nesse começo de tarde em Florianópolis permanece nas próximas horas, mas no geral sem provocar chuva.

Chance de chuva até tem, mas a possibilidade é pequena porque teremos muitas mais nuvens do que a presença da instabilidade.

As temperatura agora às 14h está casa do 22ºC devendo diminuir para algo torno dos 20ºC na hora do jogo.

A imagem mostra como o sul do Brasil está coberto pela nebulosidade nesse sábado:

Bookmark and Share

Chuva e temperaturas hoje no RS - fonte: INMET

29 de maio de 2010 0

TEMPERATURAS MÍNIMAS REGISTRADAS NO DIA 29-mai-2010 (sábado) 

Rio Grande do Sul

INTERIOR

11,1°C Vacaria

PORTO ALEGRE

17,0°C

Santa Catarina

INTERIOR

8,9°C Urubici

FLORIANÓPOLIS

17,7°C

Paraná

INTERIOR

6,8°C General Carneiro

CURITIBA

7,7°C

 Temperatura mínima e chuva hoje 29 MAI no RS

MUNICÍPIOS

TEMP MN(°C)

Chuva das 9h deOntem às 9h de hoje (mm)

Irai

13.0

0

São Luiz Gonzaga

14.9

0,7

Cruz Alta

13.4

0,5

Passo Fundo

13.5

0

Lagoa Vermelha

13.5

0

Bom Jesus

12.4

0

Uruguaiana

14.8

0,4

Ibiruba

13.3

0

Santa Maria

15.3

0,3

Caxias do sul

14.4

0,2

Cambará do Sul

11.4

4,6

Torres

17.9

2,7

Santana do Livramento

13.6

5,8

Campo Bom

15.1

0,4

Encruzilhada do Sul

14.8

1

Porto Alegre

17.0

0,2

Teutônia

13.8

0

Bagé

14.6

10,6

Pelotas

16.4

0

Rio Grande

16.4

0,4

Santa Vitória do Palmar

15.3

0

Bookmark and Share

Previsão do tempo na região SUL do Brasil próximos dias

29 de maio de 2010 0

29/05 – sábado:

A propagação de uma frente fria deixa o tempo instável no Rio Grande do Sul, partes de Santa Catarina e no extremo sudoeste do Paraná. Acumulados de 35 mm são previstos para o centro-sul gaúcho. Mesmo assim, não há previsão de grandes transtornos. Além das chuvas, rajadas de ventos podem alcançar até 60 km/h em alguns municípios. Na maior parte do Paraná tempo seco e proveitoso. Os ventos de quadrante norte garantem sensação agradável à tarde. Já no Rio Grande do Sul o tempo úmido e os ventos geram sensação de frio.


30/05 – domingo:

A frente fria avança e provoca chuvas em boa parte da Região Sul, com exceção do extremo oeste do Rio Grande do Sul, onde ocorrem melhorias no decorrer da manhã. O acumulado chega a 15 mm em boa parte do interior do Paraná, de Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. O frio avança pela Região Sul, com máxima que não passa dos 20°C em boa parte das localidades.

Previsão estendida:

Na SEGUNDA-FEIRA, a frente fria ainda provoca chuva no nordeste do Rio Grande do Sul . Na maior parte da Região, retorna o tempo seco graças a entrada de uma forte massa de ar polar. A temperatura mínima oscila entre 6°C e 8°C em boa parte da Região Sul. A máxima não consegue passar dos 7°C (!) nos Campos de Cima da Serra Geral, no Rio Grande do Sul e dos 10°C no sul do Paraná, boa parte do interior de Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul.


Na TERÇA-FEIRA, os ventos úmidos que sopram do mar causam chuva fraca em partes do litoral da Região. No interior, o tempo permanece seco, com sol entre nuvens e bastante frio. A mínima varia entre 3°C e 5°C em boa parte da Região. Nas regiões de Santana do Livramento e Urubici, a temperatura alcança 3°C.

A QUARTA-FEIRA será o dia mais frio da semana e do ano em boa parte da Região Sul. A mínima varia entre 0°C e 3°C na Serra Geral, entre o Rio Grande do Sul.

APESAR DO DECLÍNIO DA TEMPERATURA, AS SIMULAÇÕES DESTE SÁBADO DIMINUÍRAM AINDA MAIS A REGIÃO DE ABRANGÊNCIA DA GEADA NA PRÓXIMA SEMANA. NÃO HÁ PREVISÃO DE GEADAS NAS ÁREAS PRODUTORAS DE CAFÉ E MILHO DO PARANÁ NA TERÇA E QUARTA-FEIRA DA SEMANA QUE VEM.


 

 

Bookmark and Share

Previsão do tempo para a tarde de hoje e próximos dias no RS

29 de maio de 2010 0

SATÉLITE MANHÃ – 29/05 – sábado:

A aproximação de uma frente fria gera mais nuvens do que propriamente chuva no Estado do Rio Grande do Sul. Desde a madrugada foram observados baixos acumulados e chuvas mal distribuídas.

Na Capital o aeroporto Salgado Filho registrou chuva fraca as 06h.


PREVISÃO PARA TARDE – 29/05 – sábado:

O avanço de uma frente fria é a responsável pela densa nebulosidade e as chuvas no Rio Grande do Sul neste sábado. O acumulado alcança 30 mm em boa parte do centro-sul do Estado. Apesar do acumulado relativamente elevado, não há previsão de eventos extremos. Registraremos o que muitos produtores chamam de “chuva mansa”, constante e com uma taxa de precipitação variando entre o fraco e moderado. Além da chuva, rajadas de vento podem alcançar até 54 km/h em uma ou outra cidade do interior gaúcho à noite. Por conta do tempo fechado e das chuvas as temperaturas não variam muito durante o dia. Na Grande Porto Alegre o sábado dia nublado com chuva sem horário específico. Máxima de 21°C.

SATÉLITE AMANHÃ – 30/05 – domingo:

A frente fria avança rapidamente pela Região Sul. Mesmo assim, o tempo segue instável e chove de forma fraca ao amanhecer em diversos pontos do estado gaúcho, inclusive na Grande POA.


PREVISÃO PARA 30/05 domingo:

Domingo de tempo fechado, sensação de frio e chuvas a qualquer hora do dia no estado. Não há previsão de temporais e nem grandes volumes de precipitação. A densa cobertura de nuvens mantém os termômetros baixos. O tempo bastante úmido associado aos ventos aumentam a sensação de frio.

Em Porto Alegre chuva a qualquer momento do dia alternada com períodos de céu nublado. A temperatura entra em declínio ao longo do dia. A mínima de 14°C será registrada à noite.


PREVISÃO PARA 31/05 segunda-feira:

MASSA DE AR POLAR GANHA FORÇA NO RS

Na segunda-feira a frente fria se afasta em direção a Região Sudeste. Mesmo assim, instabilidades vindas do mar provocam chuvas isoladas no nordeste gaúcho. Por outro lado, uma massa de ar polar ganha força no interior do estado e derruba as temperaturas. O início da próxima semana será gelado em todo o RS com máximas, em geral, abaixo dos 18°C. A mínima no oeste gaúcho cai a 6°C.

Em Porto Alegre céu nublado com chuva isolada até o fim do dia. A sensação de frio aumenta com mínima de 9°C e máxima de apenas 16°C.

PREVISÃO PARA 01/06 terça-feira:

A TEMPERATURA CAI AINDA MAIS NO RS

A massa de ar polar avança, deixa o tempo firme e gera mais frio na Região Sul.

Destaque para mínimas entre 0 e 3 graus na Serra Geral e região de Quaraí, na fronteira com o Uruguai.

- Nestas regiões há risco de formação de geadas e recorde de temperatura no ano.

Na Capital mínima de 9°C e máxima de 17°C.

PREVISÃO PARA 02/06 quarta-feira:

O ar polar, frio e seco domina o RS, próximo de zero grau será a mínima, mas a tarde com sol a temperatura chega perto dos 20°C.

Na capital, sol e temperatura variando de 9°C a 20°C.

Bookmark and Share